terça-feira, 31 de março de 2015

BORRAZÓPOLIS - "Combate a dengue gera até confusão"

POLÊMICA - Até o prefeito Adilson Luchetti foi chamado para resolver o problema de uma casa na Vila Bom Jesus. Em dois locais havia denúncias

      Na terça-feira, 31 de março, o que não faltou foi polêmica em Borrazópolis. Agentes de Saúde encontraram uma moradora revoltada na Vila Bom Jesus, bem na esquina do conhecido "Bar do Jaime" próximo ao Posto de Saúde. O motivo é que foram localizados vários materiais inutilizados e que eram mantidos nos fundos do quintal, entre eles: uma caixa de máquina de lavar roupas, um sofá velho, garrafas petis e outros. A equipe que identificou o problema estava acompanhada do Claudemir Aparecido Tozzi, que é da Regional de Saúde de Apucarana. Ele foi até a Rádio Nova Era, pedir que o repórter Berimbau fosse até o local, porque a moradora só liberava a entrada da equipe, se fosse com a presença do radialista. Com a chegada da equipe Nova Era e Blog do Berimbau no local, a filha da dona da casa de nome Viviane desabafou: "Minha mãe já colocou materiais recicláveis na rua duas vezes e foi multada porque tem um calendário para seguir e a prefeitura só pensa em multar os moradores, mesmo em época de epidemia, Por isso acumulamos os materiais aqui. Então a culpa é da prefeitura", disse ela. O Prefeito Adilson Luchetti que estava no local, afirmou que as agentes de saúde foram ameaçadas quando faziam o trabalho de verificação, e não havia como ignorar o problema que era a quantidade de lixo que estava servindo como criadouro do mosquito da dengue. OUTRO PROBLEMA - Logo em seguida, os agentes foram até uma outra casa que fica a 100 metros, enfrente o "Bar da dona Lourdes". Lá um morador mantinha uma espécie de galinheiro e havia supostos focos do mosquito. Várias reclamações levaram a equipe de Combate a dengue ao local. O morador não se encontrava no momento em que as ações foram realizadas. (VEJA MAIS FOTOS NO LINK ABAIXO)

IVAIPORÃ - "Menor é sequestrado e torturado"

VIOLÊNCIA - Menor que sofre de ataque epilético é sequestrado e torturado na zona rural de Ivaiporã 
Uma ação eficiente e corajosa de duas Conselheiras Tutelares, de Ivaiporã, resultou na localização de um menor que foi sequestrado, torturado e abandonado no meio de uma plantação de café na localidade dos Três Ranchinhos, que fica distante da cidade, próximo ao Jacutinga. Segundo a Polícia Civil, familiares procuraram a delegacia  no dia 30 de março, de 2015, dizendo que ele havia desaparecido. Como neste mês de março aconteceram outros registros de sumiço de menores, o fato era preocupante. Depois de várias buscas, uma denúncia feita no  início da tarde deste dia 31 de março,  apontou que havia uma pessoa com aparência de menor no Bairro Rural dos Três Ranchinhos.  Duas Conselheiras: Solange da Silva Rozendo e Analeia Caleffi Gonçalves, foram imediatamente para o local, e sozinhas conseguiram localizar o menor que estava debilitado. Ele apresentava ferimentos na cabeça (sinal de pancadas)  cortes nos braços, queimaduras nas mãos, e até perfuração nas orelhas, provocadas por um pedaço de pau. Como ele sofre de ataque epilético, o mesmo desmaiou logo que começou a ser agredido, e conseguiu contar muito pouco do que aconteceu.  Inclusive os agressores estavam encapuzados e usaram um carro preto para o raptar no perímetro urbano.  Familiares e amigos não conseguiu entender os motivos da violência, pois o adolescente tem bom comportamento, não tem passagens pela polícia e é muito querido por todos. O caso será investigado. Nossa reportagem ressalta o bom trabalho do Conselho Tutelar de Ivaiporã, que é formado por membros capacitados e tem recebido elogios da comunidade. 

Destaque - SÃO PEDRO DO IVAÍ

Prefeita busca investimentos da Sanepar para obras de infraestrutura
Da Assessoria
A prefeita de São Pedro do Ivaí Maria Regina Della Rosa Magri entregou ofício na sexta-feira (27) ao presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, apresentando o Plano de Aplicação - Obras de Proteção ao Meio Ambiente, requerendo investimentos da empresa estatal para a execução de obras de contenção e proteção ao Córrego Mogorim e emissários.   Segundo a prefeita, tais obras são uma necessidade, mas os investimentos são altos para serem bancados apenas pelo município. “Queremos renovar o contrato que concede a Sanepar o direito de executar os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto pelos próximos 30 anos, mas gostaríamos que a empresa de comprometesse com esses importantes pleitos para a infraestrutura da cidade”, comentou.  Chaowiche garantiu a prefeita que estará analisando a proposta nos próximos dias, visto que a Sanepar está disposta a investir para melhorar seus serviços em todos os municípios do Paraná.

ARAPONGAS - "Jovem é encontrado morto e amarrado"

IDENTIFICADO -  O menor encontrado morto tem 14 anos e era morador de Arapongas 
Um menor encontrado morto em Arapongas neste dia 31 de março, de 2015, tem apenas 14 anos e é morador de Arapongas.    No local do crime, que fica no  Conjunto Palmares, na zona rural, conhecido como "Ponte Seca", a vítima estava com as mãos e os pés amarrados. Os primeiros levantamentos indicavam  que ele recebeu cinco tiros e apresentava diversos ferimentos pelo corpo.  Há também informações de que moradores da região ouviram o barulho do motor de uma motocicleta deixando o local, a qual poderia estar sendo conduzida pelo assassino. Policiais apreenderam um chinelo e outros objetos deixados do local, e eles seriam do agressor ou agressores. O crime está sendo investigado.   (Foto e informações numa colaboração de Bonassa Júnior)

GRANDES RIOS - "Acidente na Lagoa Seca"

ACIDENTE - Veículo teria descido sozinho e passado por cima do corpo de um homem
Um acidente aconteceu na zona rural de Grandes Rios, mais precisamente na Estrada da Lagoa Seca ou Flórida do Ivaí. Segundo a Polícia Militar, o destacamento não foi acionado, mas no Hospital Municipal o rapaz de nome Rogério Aparecido de Oliveira, deu entrada. Ele tinha ferimentos e há informações de populares que ele estava consertando uma camioneta, quando o veículo desceu sozinho e passou por cima do seu corpo. A vítima foi transferida para Apucarana.

CRUZMALTINA - "Prefeito se defende de acusação"

Prefeito vai recorrer de uma avaliação feita pelo TCE que estabeleceu multa por causa da contratação de três servidoras       
  O atual prefeito de Cruzmaltina  José Maria dos Santos, vai recorrer de uma decisão do Tribunal de Contas, do Paraná que estabeleceu uma  multa alegando que houve contratação irregular.  O prefeito não se conforma com as acusações e segundo seus  advogados, ele tem alegações suficientes para contestar e comprovar que em nenhum momento houve má fé ou desejo de beneficiar esse ou aquele contratado.  Segundo nota do Tribunal, o pleno do TCE-PR aceitou representação da Ouvidoria do Tribunal, que abriu processo a partir de notícia de irregularidade encaminhada por cidadão do município.  São duas  multas  pela contratação de três pessoas – duas delas suas parentes – sem prévia aprovação em concurso público ou teste seletivo.   Na apuração da representação, a Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (Dicap)  apurou que foi contratada:  Josiane de Fátima dos Santos e Leila Franciele dos Santos, respectivamente como gari e vigia, funções permanentes da administração municipal.  Também foi julgada irregular a contratação de Franciele Reigota Ávila, que ocupou indevidamente o cargo de enfermeira por sete meses, antes de ser aprovada em concurso para esta função. 

CÂNDIDO DE ABREU - "Operação no Rio do Tigre"

   Operação denominada “Tiger River” é realizada pela Polícia Civil 


Em Cândido de Abreu, foi realizada uma Operação denominada “Tiger River”, e aconteceu em Rio do Tigre, que é um Bairro Rural, e fica na divisa com Rio Branco do Ivaí. Segundo informações da Polícia Civil, o comando da ação foi do Delgado Dr. Ribeiro com apoio de equipes de Ortigueira. O objetivo foi cumprir mandados de busca e apreensão e verificar situações suspeitas de crimes. A operação foi bem sucedida e resultou em seis pessoas encaminhadas para a delegacia, armas apreendidas, motocicletas e veículos com alerta de roubo. Em breve, um relatório da ação completa será divulgado. (Colaboração – (Roberto Carlos, o Faiska)

PARANÁ - "Nota Fiscal Paranaense segue para sanção"

            Aprovado em redação final, na sessão plenária da última segunda-feira (30), o Projeto de Lei nº 135/15 que cria a Nota Fiscal Paranaense, segue para sanção governamental.    O deputado Artagão Júnior, antigo defensor do projeto, relembra que o programa prevê o retorno em dinheiro de até 30% do ICMS ao consumidor em cada compra feita, através do acumulo de pontos.   “O consumidor ao adquirir mercadorias, bens e serviços poderá solicitar que o valor do crédito seja depositado em conta corrente ou caderneta de poupança de sua titularidade. Outra opção para o cidadão é que ele poderá utilizar os créditos para reduzir o valor do IPVA do exercício seguinte. E ainda o Estado deve aumentar significativamente sua arrecadação, o que consequentemente aumenta o seu poder de investimento em todas as áreas da administração pública”, reforça o deputado Artagão Júnior, que vem trabalhando no projeto desde 2011, ano em que apresentou a Indicação Legislativa nº 2328. Foto: Divulgação Alep

FAXINAL - "Polícia realiza bate grade no presídio"

Foto de Claudinho, da cidade de Faxinal 
BATE GRADE - Em Faxinal, a Polícia Civil contou com apoio da Polícia Militar para realizar um "Bate Grade", na manhã desta terça-feira, 31 de março, de 2015.  Segundo informações do investigador Erick, foram apreendidos  aproximadamente 10 celulares, carregadores, objetos pontiagudos (estoques)  e outros. A ação foi rápida e houve a participação de uma equipe da Rotam.  Objetivo foi evitar fugas e outros delitos, como crimes ordenados de dentro da cadeia, por presos que usam celulares.  

APUCARANA - Protenza, hoje uma mega empresa do Paraná

NEGÓCIOS - Ouça entrevista com  o empresário Odeirlei, dono da "Protenza", especializada em estruturas metálicas e de concreto 
NO VÍDEO - Ouça entrevista com o Diretor Odeirlei e mais informações 
A equipe de reportagem da Rádio Nova Era\ Vale do Ivaí e Blog do Berimbau, fez uma visita especial e de surpresa a sede da empresa Protenza, especializada em pré-moldados de concreto protendidos e estruturas metálicas.  Descobrimos que ela está localizada na  BR 376 – Km 248 no Parque Industrial Vila Reis, em Apucarana, no eixo Londrina Maringá. A resposta que fomos buscar, é porque a Protenza hoje é uma referência no Paraná, atendendo especialmente municípios que estão em um raio de 250 quilômetros de Apucarana. Segundo o gerente de vendas, além da construção de estruturas metálicas e pré–moldados; a Protenza se especializou em  paredes moduladas de concreto, e galpões prontos. Tudo é feito com criatividade, versatilidade,  qualidade, nobreza, custo reduzido, segurança e sempre pensando no meio ambiente e  no desenvolvimento com sustentabilidade.  Segundo  Odeirlei, que é  diretor e idealizador da empresa, um dos motivos da credibilidade conquistada  é a agilidade e seriedade com que a Pronteza trata os seus clientes, além da equipe especializada: "Temos aqui em todos os setores, como: vendas, projetos, direção e na linha de produção, pessoas experientes, alguns há mais de 20 anos trabalhando neste ramo de atividade. Isso explica o porque a Protenza é a empresa, que nos últimos anos, foi a  que menos em marketing, pois o nosso divulgador é o próprio cliente, que satisfeito nos indica para o amigo, colega, conhecido, enfim, uma corrente que não para de crescer", disse Odeirlei.  Na sede da empresa constatamos um parque fabril com mais de 16.000m, elevada capacidade de produção, usina de concreto  e laboratório próprios, formas metálicas, e uma estrutura automatizada e de última geração.  "Atendemos com a construção de edificações industriais e comerciais. Na agricultura construímos barracões com capacidade de atender com muita rapidez e sem perder a qualidade. Salões de Igreja, enfim, executamos uma vasta linha de projetos e temos certeza que o investimento e a modernização tem sido a receita para combater qualquer crise ou dificuldade que venha ocorrer. Venha nos conhecer e com certeza não seremos apenas um local de bons negócios, mas sim um ambiente de amizade e confiança", salientou Dirlei.  LIGUE GRÁTIS - No site da empresa  www.protenza.com.br, voce tem mais detalhes, pode conhecer um pouco mais da Protenza, e ainda pode usar o ligue grátis, ou seja, voce cadastra e coloca o seu número de telefone, e assim que envia as informações, recebe uma ligação instantânea, se desejar, para falar com a Protenza. ENDEREÇO -   Maiores informações no site www.protenza.com.br, telefone 43 3456 1666; ou visite a empresa na BR 376 – Km 248 no Parque Industrial Vila Reis, em Apucarana.   CLICK AQUI e veja mais fotos da empresa. 

CRUZMALTINA - Embriagado no volante é detido pela PM

        Por volta das 15 horas, de 30 de março, um homem foi detido acusado de estar dirigindo embriagado o seu veículo. O grau de embriaguez era tanto, que segundo a PM, ele trafegava fazendo Zigue e Zague. A detenção foi na  Av Dionísio Diniz,  na Vila Diniz. O acusado é Odair José Teixeira. No momento da abordagem, foi constatado que com o carro estava tudo correto, mas Odair não tinha carteira de habilitação. Ao fazer  o teste do bafômetro, foi aferido  1,15 Mg/l, de álcool no sangue, por isso recebeu voz de prisão  e foi encaminhado até a 53º Delegacia de Faxinal, para providencias cabíveis.

CAMBIRA - "Prefeito acusado de praticar racismo"

DENÚNCIA -  Jogo de futebol termina em confusão, ameaça e acusação de racismo contra o Prefeito Maurílio dos Santos 
Uma situação supostamente  ocorrida em Cambira, provavelmente será investigado pela Polícia, se a vítima provocar a justiça.  Nossa reportagem recebeu uma denúncia anônima de um  jogador de Futebol,  que participava de uma das partidas realizadas pela Campeonato de Futebol de Campo, que está ocorrendo na cidade. Há informações, que durante um dos jogos, houve uma confusão evolvendo as equipes que estavam em campo e o árbitro. Neste  instante, algumas pessoas, cerca de dez, teriam partido para cima do árbitro promovendo ameaças, inclusive segundo a acusação, o juiz teria sofrido racismo por parte do prefeito Maurílio dos Santos. "O árbitro é negro, e foi xingado de macaco e de outros nomes pelo prefeito. Acho que um representante do povo ou qualquer pessoa jamais deveria fazer isto, foi vergonhoso para nós que somos de Cambira", disse o Jogador ao repórter Berimbau. Na prefeitura, não conseguiu localizar o prefeito, e segundo informações, depois episódio ele foi para Curitiba.  Um assessor de Maurílio, negou que ele tenha cometido o crime de racismo.   REGISTRO DA OCORRÊNCIA - Segundo o Sargento Marcelo Amorim, de Cambira, no momento dos fatos, o árbitro Airdon da Cruz Ramos, acionou a PM, alegando que havia sido acusado pelo prefeito de pegar dinheiro do time adversário e vender o resultado do jogo. Airdon ainda alega que foi xingado por diversos palavrões como: "Nego safado", ladrão, filho da puta,  e outros. A PM registrou o Boletim e levou o árbitro até Apucarana por questões de segurança.   Em Apucarana, a informação é que o prefeito foi intimado para comparecer na delegacia na quarta-feira, e prestar esclarecimentos.  O caso  ainda deve gerar denúncias. 

MANDAGUARI - "Foragido de Ivaiporã é recapturado"


Foragido de Ivaiporã é recapturado pela Polícia    

Um homem  de nome Rodrigo Damacena dos Santos, foi preso pela Polícia de Mandaguari, neste dia 31 de março, de 2015. Ele era considerado foragido da Polícia de Ivaiporã, e tinha um mandado de prisão expedido desde agosto de 2014. Segundo informações, investigações levaram as autoridades até a Estrada Vitória de São Pedro,  em Mandaguari, onde o acusado estava homiziado.   (Foto da Pm e colaboração de Rubens Silva e Portal Agora)

LEI - Projeto dobra a pena para estelionato contra idoso

               O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (30) o Projeto de Lei 6920/10, do deputado Márcio Marinho (PRB-BA), que dobra a pena de reclusão para estelionato, atualmente de um a cinco anos, se o crime for cometido contra pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. O projeto será analisado ainda pelo Senado. O texto aprovado é um substitutivo do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), apresentado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

LUTO - " Ivaiporã, Lidianópolis, Pitanga e Cruzmaltina

IVAIPORÃ -  Na cidade de Ivaiporã, no dia 30 de março, faleceu a pessoa de Francisco Vicente Ferreira, de 56 anos. Velório no Salão Comunitário, na Rua Rui Barbosa, 350, e sepultamento no cemitério municipal, de Ivaiporã. LIDIANÓPOLIS - Em Lidianópolis, faleceu no dia 31 de março, de 2015, o senhor Geraldo Honório Machado, de 87 anos. Segundo Edvaldo Viana, ele era pai da Lourdes Maciel. Corpo velado na Capela Mortuária, Lidianópolis  com seu sepultamento às  17/00 horas,  no dia 31/03/2015 no cemitério municipal. (Colaboração dos agentes Luiz e Sandro, da Funerária Aliança).  PITANGA - Em Pitanga faleceu o senhor  Doraci Ferreira dos Santos, no dia 30 de março. A família definiu logo em seguida que o velório seria   capela municipal de  seu sepultamento  no dia 31/03/2015. (Informações da Funerária Aliança, de Pitanga).    CRUZMATLINA - Faleceu José Lemes dos Santos, de 71 anos, morador de Cruzmaltina, filho do já falecido João Fermino, de Lidianópolis. Corpo velado no Salão Comunitário, de Cruzmaltina e corpo sepultado na manhã de 31 de março.  

IVAIPORÃ - Menor no volante quase bateu em Viatura

         No dia 30 de março, de 2015, na cidade de Ivaiporã, por volta das 15 horas, um menor de 15 anos foi apreendido no perímetro urbano da cidade.  Em seu boletim a Polícia Militar informou  detalhes do ocorrido: "O Corpo de Bombeiros, informou que havia um menor conduzindo um veículo e quase colidiu contra uma viatura. No local foi verificado que tratava-se de um adolescente de 15 anos que estava conduzindo um Ford/eco Sport de cor prata e em um dos cruzamentos na região central, atravessou uma preferencial e quase colidiu contra a  Viatura prefixo ABS-8706, conduzida pelo soldado Sanchez", informou a PM. No local compareceu o pai do adolescente e devido ao perigo de dano gerado na direção, o infrator foi conduzido pelo seu pai até a 54 Delegacia para as devidas providências.

IVAIPORÃ - Vítima conseguiu recuperar o carro furtado

O morador flagrou um indivíduo dirigindo o veículo. Ele chegou a fugir, mas depois foi encontrado pela PM
Na segunda-feira, 30 de março, de 2015, no período da tarde, na Rodovia Municipal Celso Fumio Makita, um cidadão que teve um veículo Fiat Uno com placas AEW9717, furtado na madrugada, relatou que quando passava pelo local, visualizou o seu carro entrando ao pátio do Posto Catuai. Ele abordou o veículo, momento em que o motorista saiu correndo a pé. O proprietário ligou na PM e disse que reconheceu a pessoa que estava com o seu carro como sendo Marcos Nunes Marcondes, conhecido como “Marquinhos Pirueta”, morador de Ivaiporã. A Polícia fez buscas, e somente à noite, por volta das 21 horas, na Rua Clevelândia, no Bairro Monte Castelo, o acusado foi encontrado pelos Policiais. Questionado sobre o caso, relatou que havia comprado o Fiat Uno de um indivíduo que comercializa veículos na cidade de Jardim Alegre-PR e pelo valor de R$1.200,00 (um mil e duzentos reais). Ele foi levado para a Delegacia onde iria prestar depoimento e ser investigado.

CAMBIRA – Jovem é detido acusado de por porte de arma

         Em Cambira, no dia 30 de março de 2015, às 12h00min, foi detido um jovem de nome EDERSON DOS SANTOS - 30 anos, na Estrada do Sítio são Sebastião, no km 01. Segundo a PM, a equipe de serviço abordou o veículo GM/Blazer Executivo, Placas DLA-7376, cor preta, conduzida pelo acusado, sendo ficou constatado pendências administrativas e ao realizar busca no veículo, se encontrou uma espingarda marca CBC, Magtech, Model 7022- Cal. 22lr com carregador alimentado com dez cartuchos calibre 22, e outros trinta e cinco cartuchos que estavam acondicionados em um saco plástico. Foi dada voz de prisão ao detido, que acabou conduzido à Delegacia para providências cabíveis. Ele nega a prática de qualquer crime.

APUCARANA - Empresário é assaltado ao chegar em casa

          Em Apucarana, às 22h35min de segunda-feira, 30 de março, um cidadão informou a Polícia que fechou sua empresa e quando chegava em sua casa na Av. Minas Gerais, no Jardim Apucarana, foi agredido por um elemento que aparentava estar drogado e que mediante violência roubou o seu aparelho de telefone celular Iphone 5S. Em seguida se evadiu tomando rumo ignorado. As equipes realizaram patrulhamento, mas o bandido fugiu.

FIES - Novas regras para inscrição no Fies serão mais restritas

Começaram a valer nesta segunda-feira (30 de março) as regras novas de inscrição no programa do governo que financia cursos em faculdades particulares. E o Fies vai ter mais restrições. A partir de agora só pode fazer inscrição no Fies quem fez no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 e não zerou a redação. Cerca de 30% dos alunos que fizeram o Enem no ano passado não atingiram essa meta. Além disso, o reajuste na mensalidade das faculdades que aceitam o Fies não pode ultrapassar o teto de 6,4%. A presidente Dilma disse que as mudanças corrigem distorções no programa: “Quem é que falava: façam as matrículas que nós bancamos? O governo federal. Teve uma distorção aí no programa. Então, corrigimos essa distorção. E mais: só entra no Fies quem não tiver zero em português. Quem tiver zero em português não pode entrar no Fies. O governo federal não pode tirar dinheiro dos contribuintes e dar o financiamento pra quem tem zero em português”. As novas regras estão definidas desde dezembro e valem apenas para os novos contratos. O MEC diz que há no momento 209 mil vagas. As inscrições vão até o dia 30 de abril, mas quem já estava inscrito no Fies, continua tendo problemas para fazer a renovação do financiamento. O ministro interino da Educação disse que 1,439 milhão estudantes já renovaram o contrato. E voltou a afirmar que todos terão o financiamento. “A garantia é completa do governo federal. E mais, é retroativo, portanto ele tem a sua semestralidade completamente coberta pelo programa. É uma garantia do governo federal”, disse o ministro Luiz Cláudio Costa.

CORRUPÇÃO NO PARANÁ

Justiça do PR aceita denúncia contra sete acusados de fraude em licitação, um deles teria ligação com o Governador 
Imagem de Marcelo Caramori
A Justiça do Paraná aceitou denúncia contra sete acusados de fraudar uma licitação do governo do estado. Segundo um ex-funcionário do governo estadual, um deles seria responsável por arrecadar doações para as campanhas eleitorais do governador Beto Richa, do PSDB. Luiz Abi Antoum foi denunciado pelo Ministério Público como chefe da quadrilha que fraudou uma licitação para o conserto de carros do estado. Segundo os promotores, a oficina que venceu a concorrência, em dezembro do ano passado, está registrada em nome de um "laranja", Ismar Ieger, mas o verdadeiro dono seria Antoun. Em conversas telefônicas, gravadas com autorização da justiça, Ieger conta que ele mesmo fez as propostas das três empresas concorrentes. Em um trecho da transcrição, o suposto laranja diz: "As outras eu já mudei, fiz tudo diferente”. O contrato era de R$ 1,5 milhão. Luiz Abi Antoum e mais seis pessoas são agora réus no processo. Antoum ainda foi mencionado em um depoimento de um ex-assessor do governo do estado ao Ministério Público. Marcelo Caramori disse que Antoun era quem arrecadava dinheiro de órgãos do estado para campanhas eleitorais do governador Beto Richa, do PSDB. Caramori foi preso em janeiro, acusado de exploração sexual de menores. Fez um acordo de delação premiada e está em liberdade. O governador Beto Richa levantou dúvidas sobre a credibilidade do depoimento do ex-assessor Caramori e negou a participação de Luiz Abi Antoun em suas campanhas eleitorais. "Nós temos um comitê financeiro, um comitê de captação de recursos e ele nunca fez parte. Está tudo registrado, não temos o que temer em relação a essa situação. Ao contrário, queremos que o mais rápido possível isso seja esclarecido", disse o governador do Paraná Beto Richa, do PSDB. Outra investigação apura o envolvimento de Luiz Abi Antoun em um esquema milionário de sonegação de impostos na receita estadual. Fiscais cobravam propina de empresários que deviam tributos para o governo do estado. E 23 pessoas ligadas ao esquema foram denunciadas à Justiça. “Há casos em que a autuação seria milionária, como por volta de 10 milhões de reais e foi solicitada uma vantagem de 5% a 6% do valor que supostamente seria devido para evitar que a fiscalização fosse adiante", disse o promotor Cláudio Esteves. A defesa de Luiz Abi Antoum não quis comentar as acusações. (Jornal Nacional)

segunda-feira, 30 de março de 2015

COPEL X PREFEITURAS

Transferência de rede a município  não gera ressarcimento à Copel
Redes de distribuição de energia e iluminação pública devem ser transferidas aos municípios pelas concessionárias de eletricidade sem ônus ao poder público municipal. O entendimento é do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Conforme escreveu o relator do processo, conselheiro Durval Amaral, em sua proposta de voto, “quaisquer pleitos da concessionária-distribuidora de energia são descabidos”.   A resposta do colegiado do TCE atende a Consulta apresentada pelo ex-prefeito de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), Ivan Rodrigues. Segundo o entendimento do relator, embasado nos pareceres do Ministério Público de Contas e da então Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura do Tribunal – atual Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas – não cabe à Copel direito de ressarcimento pelos investimentos feitos na rede.   A base legal para a decisão do TCE está no Artigo 218 da Resolução Normativa nº 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a redação dada pela Resolução Normativa nº 479, que dispõe: “A distribuidora deve transferir o sistema de iluminação pública registrado como Ativo Imobilizado em Serviço – AIS à pessoa jurídica de direito público competente”. Em seguida, no parágrafo primeiro, o texto determina que “a transferência à pessoa jurídica de direito público competente deve ser realizada sem ônus”.   POLÊMICA-   No Vale do Ivaí, AMUVI- Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, luta na justiça para não receber o acervo da Copel, alegando que ele está sucateado e demandaria de investimentos.  

RODEIO - Peão de Borrazópolis é campeão em Reserva

1º LUGAR O atleta do rodeio Everton Altair de Oliveira foi campeão do Rodeio realizado em Reserva durante a festa do Tomate 2015
Recebemos informações que os  irmãos gêmeos Everton Altair de Oliveira, e Everson José de Oliveira, filhos do conhecido "Altair da Fazenda", que residem na zona rural de Borrazópolis, e que estão colecionando título no Rodeio em todo Paraná, participaram no final de semana: de 27 a 29 de março, de 2015, da Festa do Peão de Reserva, na região Central do Paraná. Durante o evento, o jovem Everton Altair foi o primeiro colocado e trouxe o prêmio principal da festa para Borrazópolis. (R$1.500,00).  Os irmãos são um orgulho para Borrazópolis, e apesar de não terem o reconhecimento que merecem, continua representando a cidade e região por onde passam. Eles já são considerados os melhores peões da atualidade no Paraná, e ainda devem fazer muito sucesso, o que enche de orgulho seu pai e toda família.  FESTA E RESERVA- Segundo o Site Tribuna da Notícia,  Em Reserva acontecia  a festa em comemoração ao aniversário da cidade.  O ápice do evento acontece nos shows musicais que atendendo a diversos gostos, dezesseis atrações locais e a dupla gospel André & Felipe animaram a quinta feira, dia 26/03. Na sexta feira, dia 27 foi a vez dos sertanejos Cezar & Paulinho. Neste sábado aconteceu o show da dupla Toni & Tiago e no domingo, dia 29, a festa foi finalizada com o show da dupla Munhoz & Mariano.

COLUNA SOCIAL - "Eduarda Berto" - de Borrazópolis


ANIVERSÁRIO 

Neste dia 30 de março, de 2015, quem completou mais um ano de vida, foi a super gata "EDUARDA BERTO", moradora do Bairro 200 Alqueires. Filha de Everaldo de Sá e Regiane Berto, ela é uma verdadeira Princesa.  Os parabéns chegam de todos os amigos, familiares, e em especial dos pais e dos irmãos, todos desejando muita saúde, sorte, e que os sonhos sejam no dia de amanhã, sempre uma realidade.  Felicidades... 

APUCARANA - "PRF aprende vinte quilos de droga na região"

   A Polícia Rodoviária Federal apreendeu durante o fim da manhã desta segunda-feira (30) um automóvel, de cor prata, com cerca de 20kg de drogas escondidos no assoalho.   O veículo, um Mercedes-Benz Classe A, com placas de São Paulo, foi abordado próximo à praça de pedágio, da BR-369, entre Arapongas e Apucarana.   O carro estava sendo verificado por policiais, em um posto de combustíveis, quando, em um momento de distração dos policiais o motorista se evadiu. Ele teria fugido para um matagal próximo à rodovia. Policiais, no entanto, haviam obtido os documentos do motorista o que possibilitou sua identificação.  O motorista, cujo nome não foi divulgado, tem 40 anos e é morador de São Paulo. O carro está registrado em nome do condutor  Segundo informações da PRF, no assoalho do carro foram encontrados 19 tabletes de crack e 3 tabletes de cocaína. O veículo e a droga foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil de Arapongas para procedimentos.  (Fotos de Fidel (da RPC) e texto do Site Tribuna News)

REGIÃO - Sanepar vai criar Gerência Regional de Ivaiporã

Presidente da Sanepar fez anúncio da criação da regional da Sanepar em Ivaiporã durante reunião com prefeitos do Vale do Ivaí
Durante reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), na sexta-feira (27), em Apucarana, o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, anunciou que até o final de abril será criada a Gerência Regional da empresa em Ivaiporã para melhor atender os municípios do Vale.  Chaowiche assegurou que a Sanepar está atenta à crise hídrica no País e tem um planejamento para os próximos 30 anos. “Nos últimos quatro anos, investimos R$ 2,5 bilhões e, para os próximos três, estão previstos recursos de R$ 2,7 bilhões. A Sanepar está mapeando cada município e vamos conversar com cada prefeito para juntos construirmos soluções para que a água não falte no Paraná”, disse.   Além dos novos investimentos em infraestrutura e na modernização dos sistemas já existentes, Chaowiche enfatizou que as ações para preservação da água devem ser conjuntas e envolver toda a sociedade. “Estamos nos reunindo com os órgãos de governo, Copel, Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná, Instituto Águas do Paraná, Casa Civil e já conversamos com a Federação da Agricultura do Paraná porque não adianta ter estrutura se não houver água”, disse.   O presidente da Amuvi e prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, ressaltou a importância da preservação da água e relatou que, com recursos repassados pela Sanepar, seu município acaba de implantar o Projeto Água Limpa, que prevê a remuneração dos agricultores para a preservação das nascentes. “Vamos reflorestar desde a nascente do Rio Pindaúva até a captação. Nesse trajeto, existem 135 minas em 70 propriedades rurais”, afirmou.  O prefeito de Apucarana, Beto Preto, destacou que está bastante confiante na gestão de Mounir Chaowiche que já demonstrou apresentar sempre resultados positivos por onde passa. “A parceria com a Sanepar é importante diante de uma crise hídrica”, disse. Outros prefeitos presentes também deram as boas vindas ao presidente Mounir e realçaram a parceria com a Sanepar.

COLUNA SOCIAL - 1ª Dama de aniversário em Rio Branco


RIO BRANCO DO IVAÍ  

Neste dia 30 de março, de 2015, a  Primeira Dama Nilza, de  Rio Branco do Ivaí completou aniversário. Uma jovem mulher dedicada que desenvolve com muita competência o seu trabalho de primeira dama. Ela também é destaque na Assistência Social.    "Nesse dia queremos parabenizar você por ser seu aniversário, que Deus em sua infinita bondade lhe dê tudo de bom. Que você tenha muita alegria, paz, saúde e felicidade, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia.. Parabéns", diz mensagem dos  funcionários da Prefeitura, seus Filhos Bruna e Gustavo e seu esposo Gerôncio.

COLUNA SOCIAL- "Aniversário da Lorena Correia"


ROSÁRIO DO IVAÍ 

Neste dia 30 de março, completou aniversário em Rosário do Ivaí a princesa Lorena Correia, que recebe os parabéns de seu pai Ozandes Ribeiro Correia, mãe Rosane Correia e suas irmãs Katiane e Amanda. "Que neste dia tão especial que é seu aniversário desejamos muita saúde e felicidades, que você continue sendo essa linda menina muito esperta e inteligente. Te amamos muito", diz mensagem da família. 

BORRAZÓPOLIS - "Projeto do executivo gera polêmica"

POLÊMICA - Servidores praticamente convenceram vereadores que um projeto do Prefeito  para regularizar a carga horária e prejudicial a classe. Alegam ainda que o prefeito faltou com a verdade ao dizer que servidores foram consultados 


   VEJA NO VÍDEO - No link de vídeo o comentário do Radialista Berimbau e entrevistas como o Advogado Gervazio Junior e o vereador "Marcos Piva"
Na sexta-feira, 27 de março de 2015, uma reunião realizada pela Comissão  Justiça e Redação, na Câmara Municipal, reuniu praticamente todos os vereadores, faltando apenas a presidente casa, senhora Sonia Berti Luchetti. O encontro foi proposto pele vereador Marquinhos Piva (PT) que é presidente da referida comissão. Segundo ele, o evento acabou envolvendo todas as comissões para debater um projeto do prefeito Adilson Luchetti que visa supostamente regularizar a carga horária dos servidores da saúde, entre eles: enfermeiras, técnicas de enfermagem, serviços gerais e motoristas. O ponto polêmico é que o prefeito quer implantar a carga horária no regime: 12 por 36 e acabar com o sobreaviso que obriga o empregado a permanece em regime de plantão ou equivalente, aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço durante o período de descanso e que rende para ele um incremento de 1/3 do salário normal.  Outra questão que não há consenso é sobre a insalubridade. As enfermeiras do hospital requerem o adicional máximo de 40% sobre o salário base da profissão,  que é um direito concedido a trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde. Atualmente elas recebem apenas 20%  e ainda com base apenas no salário mínimo, o que está completamento irregular.  “O hospital não tem setores, é uma hospital geral; então ao mesmo tempo que estamos numa situação segura, somos obrigadas a atender um paciente HIV ou com outra doença contagiante, enfim, o risco é eminente e permanente”, justificaram os servidores. Sobre a carga horária, os motoristas defendem que a regularização não funcionará, pois hoje são apenas 7 motoristas e seriam necessários 16, e a prefeitura não tem mais como contratar porque a folha excederia o permitido na Lei de Responsabilidade Fiscal; isso sem contar uma irregularidade no caso dos motoristas das ambulâncias, pois se eles forem levar um paciente em Curitiba, e vencer suas doze horas, por exemplo, eles não poderão deixar este veículo naquele local, e assim retornarão para Borrazópolis  excedendo o tempo e  passando a ter o direito de horas extras, e é neste ponto que a regra seria inviável, pois as atividades nocivas à saúde (prejudiciais e insalubre) não devem, em geral, serem condicionadas aos exercícios de horas prorrogadas, em razão do extenso prejuízo que o empregado pode sofrer em sua saúde, a não ser que houvesse um estudo e autorização do Ministério do Trabalho. Os servidores também reclamaram das condições desumanas a que são submetidos, como permanecer nas duas horas de descanso no Hospital em uma espécie de sobreaviso e sem  receber nada por isso; não recebimento integral de horas extras; salário abaixo do piso: “Respeitamos cada profissão, mas uma técnica em enfermagem em Borrazópolis recebe o mesmo salário que a zeladora”, afirmaram as trabalhadoras. Também reclamam de poucos funcionários e principalmente durante à noite, onde não há  recepcionista, cozinheira e nem zeladora no Hospital: “Durante à noite , a mesma mão que aplica uma injeção é a que tem que limpar o chão; os pacientes ficam mais de dez horas sem comer, e ao invés de tratá-los, eles saem desnutridos”, disseram as servidoras que ainda afirmaram que queriam apenas serem reconhecidas e serem tratadas com dignidade e respeito, assim como realizam o suas obrigações com amor e dedicação. 
Em entrevista a Rádio Nova Era, o Advogado Dr. Gervazio Luiz de Martins Junior, da Advocacia Dr. Martins, Azeredo & Fidelis (Londrina), que representa os funcionários disse que Câmara ou o Executivo, deveria melhorar as condições de trabalho, pagar aquilo que deve e é de direito do servidor, encontrar uma forma de contratar mais trabalhadores ou remanejar, criar um plano de cargo e salários, e só depois discutir a carga horária, que neste momento, se for aprovada, fica impossível de ser aplicada. “O grande entrave é a falta de funcionários; se aprovar esse sistema 12 por 36 não vai existir motorista suficiente para as ambulâncias, porque hoje eles fazem 24 por 24 para conseguir suprir. Da mesma forma, no hospital o número de funcionários não atende a demanda. Outro detalhe, com o fim do adicionou do sobreaviso, como quer o projeto do Prefeito, esse motorista acabou sua jornada, ele pode viajar, desligar o telefone, enfim, numa emergência ele não precisará mais comparecer para o atendimento”, afirmou o Advogado Gervazio Junior. PREFEITO É DESMENTIDO – O vereador Carlão do Florisvaldo, Marcelo Pires e pelo menos mais dois que se manifestaram, afirmaram que o prefeito realizou uma reunião com o poder legislativo e afirmou que já havia conversando com os servidores, inclusive que eles recebiam as horas extras e todos os seus direitos,  e teria dito ainda que eles, os servidores, estavam de acordo com o projeto. O fato causou indignação nos funcionários, que alegam que não foram procurados e se não fosse o Vereador Rose Cerqueira ter ido no Hospital para um procedimento e ter comentado o fato, e depois o vereador Marcos Piva sugerir a audiência com os mesmos, a proposta, taxada de indecorosa, teria sido aprovada sem que eles se quer tomassem conhecimento. VEREADORES CONTRÁRIOS – Praticamente todos os vereadores deixaram claro que o projeto será reprovado, entre eles: Zezinho Professor, Marcelo Pires, Marcos Piva, Nensão, assim como também os edis de oposição. Inclusive alguns considerados de situação, como Marcos Piva, Marcelo e Zezinho, afirmaram que a câmara não tem “rabo preso” com o poder executivo e por isso não votarão medidas que prejudiquem os trabalhadores. “A reunião foi muito importante, serviu para esclarecer alguns pontos, e diante do que está sendo colocado, eu que sou do PT, Partido dos Trabalhadores, jamais votaria contra esses trabalhadores”, afirmou Marcos Piva em entrevista a Rádio Nova e que foi bastante elogiado por ser o idealizador do convite aos servidores. SONIA BERTI DECEPCIONA – A vereadora Sonia Berti Luchetti, que foi vista na cidade durante todo dia, não compareceu a sessão. Além de ser Presidente da Câmara e então cunhada do prefeito, ela é uma defensora das iniciativas do executivo. Sonia foi a única eleita que reuniu os servidores em sua casa e prometeu, na campanha eleitoral, que vencendo as eleições, lutaria pelo plano de cargos e salários e outros direitos da classe. Nossa reportagem não conseguiu falar com Sonia e na reunião, pelos menos duas servidoras chegaram a afirmar ao repórter Berimbau, que ela correu do debate, porque não tem coragem de olhar nos olhos dos funcionários. “Ela foi a que mais prometeu, e hoje assiste de camarote as injustiças que sofremos. Outro detalhe, será que Ela é o Didi vão pedir desculpas publicamente a nós, pois eles estão fazendo pior que o Beto Richa fez com os professores; porque Richa mandou um projeto para a Assembleia, mas não mentiu para os Deputados. Quem votou a seu favor sabia no que estava votando. Inclusive quando isso ocorreu, Sonia Berti ajudou a ocupar a assembleia, e agora age de forma mais rasteira que o Governador aqui em Borrazópolis... quanto incoerência...”, desabafou um funcionário. Sonia teria negado para um colega da Casa de  Leis,  que já decidiu se vota ou não a favor. 

BORRAZÓPOLIS - "Sorteio da Empresa Agroquímica "

SORTEIO -  Saiu os ganhadores dos prêmio   (Moto e TV) da empresa Agroquímica, de   Borrazópolis 
   O Agricultor Luiz Mitsuo Suzuki, foi o ganhador de uma motocicleta da empresa Agroquímica; e  Ivanir Braz Cruz, ganhou uma TV de LCD, no sorteio de sábado, 28 de março, de 2015. Conforme havíamos divulgado, a  empresa agrícola Agroquímica Borrazópolis, que é uma referência para o homem do Campo na compra de cereais e na venda de produtos,  estava com uma promoção especial, por isso, além do pagamento a vista, garantia, melhores preços e a tradição de uma empresa que atende a todos com muito carinho e há mais de 30 anos, o produtor ainda  teve a oportunidade de ganhar prêmios: uma Motocicleta Dafra Super 100 e uma TV de LCD; por isso o sorteio foi realizado neste mês de março, conforme programado.    Lembrando que a Agroquímica oferece segurança,  assistência técnica e muito mais. LOJA- Na loja voce encontra sementes; insumos como: adubo, inseticida, herbicida e fungicidas em geral. Ainda produtos de limpeza para máquinas agrícolas; peças para Bomba Jacto,venda exclusiva das Bombas Jacto de 20 litros; e tudo o voce precisar para a cultura do Tomate. AGROQUÍMICA BORRAZÓPOLIS - Solidez, credibilidade, qualidade e responsabilidade. ATENÇÃO – Novo endereço, na  saída para Kaloré, KM 1, fone 43 3452 1206. (Veja mais fotos do Sorteio abaixo)

PARANA -Punição por assistencialismo São Jorge do Oeste

Provopar local e esposa de ex-prefeito deverão devolver cerca de R$ 224 mil, corrigidos. Dinheiro foi usado para doações como óculos, material de construção e auxílio-funeral. Cabe recurso
Em julgamento de Embargos de Declaração, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) manteve decisão anterior que determinou a devolução de R$ 223.923,25 ao cofre do Município de São Jorge do Oeste (Sudoeste do Estado). O ressarcimento deverá ser feito, de forma solidária, pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) local; a ex-presidente da entidade, Luciana Graciele Ilkiu Ceccatto; e o prefeito do município na gestão 2005-2008, Adair Ceccatto, marido de Luciana.  Em 2013, ao julgar a prestação de contas, a Segunda Câmara do TCE considerou irregular a aplicação daquele valor, repassado pela Prefeitura de São Jorge do Oeste ao Provopar, em 2008, ano de eleição municipal, em que Adair Ceccato era candidato à reeleição. A conclusão do Tribunal é de que houve assistencialismo e desvio de finalidade no uso do dinheiro, destinado pelo prefeito à entidade comandada por sua esposa.   Previstos no Artigo 65 da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual 113/2005), os Embargos de Declaração são admitidos para corrigir obscuridades, dúvidas, contradições ou omissões em pontos sobre os quais o Tribunal deveria ter se pronunciado no acórdão atacado.  No julgamento do recurso do ex-prefeito e sua esposa, a Segunda Câmara do TCE-PR esclareceu que foram julgados irregulares os repasses que somam o valor a ser devolvido, feitos pela Prefeitura à entidade, a título de “doações” e “auxílios”, sem vinculação a projeto específico, caracterizando assistencialismo e desvio de finalidade.

FURTOS - "Lunardelli, Faxinal e Cruzmaltina"

CRIMES - Em Lunardelli furtaram um aparelho de som de um Barracão da Vila Rural; em Faxinal houve arrombamento e em Cruzmaltina moto furtada foi recuperada 
LUNARDELLI  - Em Lunardelli, no dia 29 de março, de 2015, na José Tiberio, a a Alzira Fernandes Vitti, disse que foi até o  comunitário da Associação da  Vila Rural, da qual ela é presidente,  por volta das 15h00min, e ao fazer manutenção,  notou que há aparelhagem de som não se encontrava no recinto, a mesma ainda relatou que a última vez em que viu os equipamentos, foi na data de 26/03/2015 no período vespertino. A Polícia investiga. FAXINAL - Em Faxinal, na estrada de acesso a Vila Imperatriz, Chácara Nossa Senhora, o  Anderson Pereira Machado, registrou um furto.    Ele contou que teve a porta de seu barracão arrombada, de onde subtraíram um motosserra da marca Stihl. Ainda no local o mesmo informou que há câmeras de vigilância. A Polícia iria solicitar imagens.  CRUZMALTINA -  Em Cruzmaltina no domingo, dia 29, na Rua Principal da Vila Dinizópolis, foi encontrada motocicleta CBX 250 - Twister sem placa, em situação de abandono há alguns dias. Como a motocicleta estava sem a placa,  foi checado  o número do chassi, e verificado que a moto é furtada. 

ROSÁRIO -"Ladrões furtam dezenas de novilhas"

Imagem ilustrativa 
FURTO - Em Rosário do Ivaí ladrões furtaram 18 cabeças de novilhas na zona rural do município 
Em  Rosário do Ivaí no domingo, dia 29 de março, de 2015, foi percebido um furto em uma propriedade rural do município. A pessoa que registrou o boletim foi Carlos Ribeiro. Ele contou que trabalha em uma propriedade e na madrugada  percebeu que foram violadas  as cercas e havia rastros na terra aparentemente de um caminhão. Os ladrões entraram com o veículo  e fizeram a  retirada de novilhas que estavam em confinamento.   Ribeiro fez  a contagem do gado e constatou que estavam faltando 18 animais. A Polícia fez buscas, mas não conseguiu prender os ladrões. O caso está sendo investigado. 

domingo, 29 de março de 2015

MARUMBI - "Bandidos furtam Sacrário e jogam Hóstia"

REVOLTA - Ladrões revoltam a comunidade católica ao furtar Sacrário e jogar Hóstias dentro de uma fossa 
        
 NO VÍDEO - Imagem do momento em que o sacrário foi encontrado 
   Nossa reportagem falou neste domingo com o Soldado Antoniassi, e também o Subtenente Antoniassi, que é pai do soldado  e ambos estão lotados no destacamento de Kaloré. Eles estavam  na cidade de Marumbi e juntamente com os  PMs: Alison e Batista, e confirmaram a Rádio Nova Era a prisão de três ladrões que cometeram um crime que revoltou a comunidade católica neste dia 29  de março, de 2015, que é um domingo especial para os fiéis e por se tratar do "Domingo de Ramos", quando todos os anos acontece uma das celebrações mais importantes da Semana Santa. Segundo informações, os meliantes arrombaram a Igreja, e na sequência danificaram uma parede e furtaram o Sacrário onde as Hóstias ficam depositadas, e é  considerado lugar sagrado pela Igreja Católica; também foi furtada uma caixa onde se depositam pedidos de orações.   Depois de fugir, eles jogaram o Sacrário e as Hóstias dentro de uma fossa.  A Polícia Militar agiu com muita competência e  efetuou a prisão dos gatunos.  
"Em um terreno baldio próximo a Igreja, eles abriram a caixa de orações, imaginando que nela houvesse dinheiro, mas havia somente pedidos. Em ato continuo, foram até a casa do pai de um dos envolvidos, o conhecido "Paulo Preto", e arrombaram o sacrário, construído em metal. Dentro havia duas taças com hóstias e como não era dinheiro, decidiram jogar na fossa", disse o Subtenente Antoniassi.  Ainda segundo ele, o primeiro a ser preso, foi um tal de Marcos Antônio Dias, o "Marquinhos"; e na sequência Pedro Henrique Azevedo, o vulgo "Pedro Lavagera" e ainda Paulo Rosa da Silva, o  "Paulo Preto".  O local onde as Hóstias foram jogadas, ficou cercado de católicos que rezaram e cantavam enquanto a polícia retirava os materiais do foço,  provocando uma cena emocionante e comovente. "A Hóstia é considerada para nós católicos,  como o Corpo de Cristo, e os ladrões acertaram no sentido de valor, porque para nós, o Sacrário é o que há de mais valioso  dentro de uma Igreja; mas infelizmente eles tiveram uma atitude que feriu profundamente a comunidade", disse um dos Ministros de Eucaristia da Igreja local a nossa reportagem.  O Subtenente informou que a Diocese de Maringá tomou conhecido do fato e que o Bispo anunciou que virá a Jandaia onde os presos foram detidos para conversar com os mesmos e buscar deles o arrependimento pelo ato gravíssimo segundo a religião católica. Na Igreja Matriz, de Marumbi, também devem ser realizadas  cerimônias já previstas pelos católicos quando episódios assim ocorrem, uma espécie de purificação.  Na delegacia os presos disseram que não tinham conhecimento que naquele local ficavam as hóstias, e acharam que o compartimento guardava dinheiro.  (Colaboração de Alex Oliveira Lopes; Cabo Messias e Reginaldo Emerenciano)  - Mais fotos no link abaixo

BORRAZÓPOLIS - "Prefeitura libera pescaria no Lago Municipal"

CLICK EM CIMA DA FOTO E VEJA COM MAIS NITIDEZ 
A Prefeitura liberou no domingo, 28 de março, a pesca no lago municipal. No ano passado o local atraiu uma multidão, inclusive pessoas vindas de outras cidades e região. Para evitar este trastorno, a prefeitura anunciou apenas no domingo de manhã, que a pesca estava autorizada até às 19 horas. Pessoas da comunidade lotaram as margens do Lago, e mesmo assim era possível encontrar moradores de cidades vizinhas. RECLAMAÇÃO - Até por volta da uma hora da tarde, alguns moradores reclamaram que não estavam conseguindo pegar peixes, e atribuíram a dificuldade a uma estratégia do Prefeito  e seu Vice que teriam jogado ração para os peixes na parte da manhã. "Se eles querem que a gente pesque de verdade, não deveriam fazer isto, porque eu saí de minha casa, vim até aqui e não peguei nada", disse uma moradora da Vila Verde, que estava acompanhada dos dois filhos com menos de 10 anos. A prefeitura não confirmou se havia ou não jogado ração para dificultar a pesca. DENGUE - Uma funcionária da saúde municipal,   disse a nossa reportagem que com a epidemia de dengue que a cidade enfrenta, liberar a pesca sem fazer se quer fazer uma alerta para quem estava no local, era um risco enorme, pois a região do lago tem problemas com a doença, e com a aglomeração de pessoas o risco do mosquito infectado contaminar várias pessoas era inevitável. Um exemplo é Rico Bom, que com menos de 50 casos teve até eventos cancelados. Em Borrazópolis são mais de 80 caso. 

FAXINAL - "Acidente na Rodovia PR 272 com danos e feridos"

BATIDA - Dois veículos modelo gol: um de Maringá e outro de Ivaiporã ficaram destruídos após uma colisão entre Faxinal e Mauá 
A batida violenta aconteceu entre Faxinal e Mauá da Serra, mais próximo de Faxinal na rodovia PR 272, na noite de sábado, 28 de março, de 2015. Quando nossa reportagem passou pelo local, estava uma equipe da Defesa Civil, de Faxinal e outra da Polícia Rodoviária de Ubá do Sul.   Houve uma batida entre um Gol de Maringá, conduzido por  Antonio de Godoy, de 40 anos, e um gol de Ivaiporã, motorista Dirceu Gomes, de 36 anos. Com o acidente, houve danos de grande monta e três feridos, ou seja, os dois condutores e  o passageiro Emílio Suero,  de 60 anos, que estava no Gol de Ivaiporã.  

ARAPUÃ - "Faleceu Maria dos Santos Freitas"

LUTO - Faleceu a senhora Maria dos Santos Freitas, aos 87 anos, no Instituo de Saúde Bom Jesus.   O falecimento ocorreu na madrugada no dia 28/03/15, sábado. Familiares decidiram velar o corpo em sua residência na cidade de Arapuã,  e sepultamento aconteceu no domingo, dia  29/03/15 ás 09:00 da manhã. (colaboração dos agentes Juliano e Sandro ALIANÇA IVAIPORÃ)

IVAIPORÃ - "Acidente próximo ao trevo de acesso a Arapuã"

          No  sábado, 28 de março, aconteceu um acidente na Rodovia PR 466, e próximo ao trevo de acesso a Arapuã.  CLEITON BAIZER, 31 anos,  sofreu ferimentos  e foi levado para o Hospital Municipal de Ivaiporã. Ele conduzia um  Automóvel marca Ford, modelo Escort, placa LYO-2230/Pitanga, quando capotou. As causa do acidente não foram informadas.  

JANDAIA DO SUL - "Mais um caminhão atingido pelo Trem"

Recebemos informações e imagens de mais um caminhão que foi atingido por uma locomotiva da América Latina Logística. O acidente acontece em Jandaia do Sul, próximo ao Hospital Regional, neste domingo, 29 de março.  Apesar dos danos materiais, ninguém se feriu. Nossa reportagem já destacou várias ocorrências registradas no mesmo local.  (em breve mais detalhes)




JARDIM ALEGRE- "Ameaça contra um Soldado da PM"

PM AMEAÇADO - Denúncias apontam que um rapaz conhecido como "Alexandre"  estava fazendo uma armadilha para atirar em um Policial Militar 
A Polícia está investigando para saber se há veracidade em uma denúncia de que um indivíduo conhecido como Alexandre,  estaria armando uma cilada para atirar em um Policial Militar, lotado do Destacamento da PM de Jardim Alegre (Soldado Bineli). Inicialmente informamos que a ameaça teria partido do conhecido "Polaquinho", mas depois a ocorrência foi corrigida. O fato ocorreu no dia 28 de março, sábado, às 18 horas na  Rua Projetada do Conjunto José Pachulski. Estava de plantão do Soldado   Flavio Bineli. Segundo a denúncia,  duas pessoas brigavam na Rua, mas uma delas teria dito  que a briga era somente uma simulação  para que a viatura prefixo 9970 de Jardim Alegre, fossem ao local atender a ocorrência, porque uma tal de Alexandre teria um revólver calibre 38, e mataria um dos Soldado.  Policiais foram com cautela  e não visualizaram qualquer briga, porém visualizaram o suspeito que estava próximo a um veículo GM Monza com outras 05 pessoas. Foi pedido reforço e feita a abordagem. Durante a ação alguns saíram  correndo e não obedeceram a  ordem para que  parassem. Um deles foi contido e reagiu.  A PM informou que houve reação de um grupo de mulheres que apoiava a ação dos acusados e elas precisaram ser contidas. Ao final, o caso foi levado para a Delegacia. 

JANDAIA - "Ladrões furtaram um veículo Fusion "

         Em Jandaia do Sul, no dia 28 de março, às  11h00min, na Avenida Anunciato Soni, um morador de nome Janson,  relatou que no dia 27 de março, de 2015,  por volta das 21h30min, saiu  de sua oficina, a "JB AUTO MECÂNICA",  e ao retornar no dia 28, percebeu que seu veículo Ford Fusion na cor prata. com  placas EDS-7888 havia sido furtado. Relatou ainda que vizinhos visualizaram o carro de Janson saindo em alta velocidade, porem acharam que seria o proprietário e não um ladrão. Como estes mesmos vizinhos notaram que o portão da oficina estava aberto, avisar o proprietário, e só assim o furto foi constatado. 

IVAIPORÃ - "Vítima de assalto é agredida com facada"

    Em Ivaiporã, no sábado, 28 de março, às  23h00min,  um menor de 17 anos, contou que na  Rua Clevelândia, na Vila Monte Castelo, foi vítima de roubo. Disse ainda que   estava indo para sua casa quando foi abordado por dois homens, sendo eles identificados pela vítima como: "Valdirzinho"  e "Tonny", ambos conhecidos no meio Policial. Eles  exigiram dinheiro, fizeram ameaças, momento em que "Valdirzinho"  deu uma facada em sua perna direita  causando um pequeno ferimento e um corte na calça. Também relatou que  "Tonny" tentou acertá-lo com um tijolo.  Eles roubaram  R$ 50,00 (cinqüenta reais)  e fugiram. Buscas foram feitas, mas ninguém foi preso.  

MAUÁ DA SERRA - "Veículos abandonados por quadrilha"

INVESTIGAÇÃO - Supostos integrantes  de uma quadrilha abandonaram em Mauá da Serra uma S-10 roubada. Mais dois veículos foram localizados  em Faxinal  
MAUÁ DA SERRA - Em Mauá da Serra, no sábado, 28 de março,  na PR 445 Km 01, sentido Tamarana,  enfrente a Estância Corolina, uma solicitação anônima “via 190”  levou a PM até uma  caminhonete S-10 cinza  com placas AQA-9597, que  estava em estado de abandono e com a chave na ignição. Foi constato que a placa era fria, de outra S-10 e que o veículo em questão era produto de roubo em Curitiba,  no dia 24 de março, de 2015. Dentro havia dois teclados que aparentam  ser de caixas eletrônicos, uma touca preta (bala clava) e  o cinto de segurança do condutor estava cortado. O veiculo foi encaminhado à delegacia de Marilândia do Sul para as providencias cabíveis, e pode ser o veículos utilizado por bandidos que furtaram o cofre do banco Bradesco em Ortigueira.   FAXINAL - Já em Faxinal,  a polícia localizou dois veículos também suspeitos de terem sido utilizados pela quadrilhada. Os carros estavam na   Estrada Rural que liga a PR 272  ao Bairro Campinas dos Gomes. Os carros havia colidido com o barranco são:  Um   Honda FIT, de cor branca, com Placa de São José dos Pinhais/PR,  com o pneu dianteiro lado esquerdo estourado, e um  Hundai HB20, de cor prata, de  Curitiba/PR. Se constatou que  o chassi  do último carro pertence a outro veículo idêntico, porem com o número do chassi diferente. No porta mala havia a placa original. Ele foi roubado no dia 17 de março, no Bairro Juveve na Capital.  Segundo uma testemunha, dos dois carros desceram  quatro homens, ambos com coletes pretos, toucas ninjas mais sem esconder o rosto, desembarcaram dos veículos levando malotes, armados com pistolas na cintura, e um e portando uma  espingarda calibre .12. Uma  Ford Ranger cabine dupla chegou logo em seguida e deu fuga para os meliantes.   a Polícia investiga. 

ORTIGUEIRA - " Carro supostamente incendiado na Rua"

Recebemos imagens de um carro que supostamente foi incendiado no dia 28 de março, sábado, na cidade de Ortigueira. A informação inicial é que o veículo apresentou falhas mecânicas e por isso o seu condutor ficou irado e ateou fogo, mas estes detalhes não foram confirmados pela Polícia.  O fato aconteceu na  Avenida Paraná, e próximo ao Posto Arco Iris. Automóvel e um Monza com placas de Oritugueira.