domingo, 30 de novembro de 2014

RONCADOR - “Acidente em Assis Chateaubriand com morte”

 TRÁGICO – Moradores de Roncador se envolveram em um grave acidente com vítima fatal em Assis Chateaubriand
Pessoas de Roncador - Pr, foram vítimas de um grave acidente ocorrido na tarde de sábado, 29 de novembro, na região de Assis Chateaubriand. Um dos ocupantes do carro de Roncador, uma mulher, morreu e outros passageiros ficaram gravemente feridos. Segundo informações, um Astra, placas AVZ 2310 (Roncador), era conduzido por Adriano Lima da Silva, conhecido como “Café” esposo de Alessandra Aparecida Fernandes, recepcionista da Rádio Princesa, de Roncador, que também estava no carro. Eles bateram de frente com um S10, com placas de Assis Chateaubriand. Com o impacto, faleceu no local: Maria de Fátima de Lima da Silva, 56 anos, mãe do motorista do Astra e sogra de Alessandra. FERIDOS - Alessandra, sofreu ferimentos médios; uma irmã do motorista e a filha dela ficaram gravemente feridas. As causas do acidente seriam apuradas. Segundo informações, do Radialista Marilson Correia, da Rádio Nova Era, tio de Alessandra, os ocupantes do Astra  estavam indo na casa de parentes em Toledo.  (Fotos da Rádio Assis Online)

BORRAZÓPOLIS – “Homem levou uma garrafada na cabeça”

AGRESSÃO – Um homem de nome Jair de Paula, foi levado as pressas para o Hospital Municipal de Borrazópolis, depois de levar uma garrafada na cabeça. A agressão provocou um ferimento grave. O médico de plantão e enfermeiras levaram horas para fazer a sutura e o curativo na cabeça da vítima. Apesar da lesão, as informações são de que ele não corria risco de perder a vida. A Polícia Militar informou que recebeu apenas relatos  de uma briga, mas já encontrou o ferido no hospital. A vias de fato aconteceu na Rua José Lopes, número 10,  Vila Lourdes, onde o rapaz agredido participava de uma festa na casa de um amigo. Lá teve desentendimentos e na briga levou a garrafada. Mais tarde a Polícia prendeu uma rapaz  Wanderson Vieira, mais conhecido com  "Cafu", de 33 anos, acusado da agressão
BORRAZÓPOLIS – Acidente de trabalho deixa um ferido grave
Ainda em Borrazópolis, um homem de nome Valdecir Luizeto, deu entrada no municipal com ferimentos graves. Poucas informações foram divulgadas, ou apenas que ele seria transferido para Apucarana com suspeita de fratura nos braços. Informações extraoficiais dão conta de que Luizeto estava fazendo uma reforma nas instalações de uma área de lazer, de uma chácara que fica nos fundos do cemitério, quando caiu de cima de uma espécie de casinha de boneca, local em que amarrava uma corda para fazer uma balanço para crianças.  Ele mora em Apucarana, mas nos fins de semana vem para Borrazópolis.  Ele não corre risco de morte.

RONCADOR - "Morre o radialista Cláudio Basse"

LUTO NO RÁDIO - Radialista Cláudio Basse, que aparece na foto ao lado do companheiro Mário Meretti, faleceu em Roncador
        O Radialista Claudecir Bassaco, que tem família em Borrazópolis, cidade onde começou sua carreira como radialista, através da Rádio Nova Era,  e vinha enfrentado um quadro grave de saúde, faleceu neste domingo, 30 de novembro, de 2014, em Roncador.  Há mais de dez anos, Bassaco foi para Roncador, onde passou a trabalhar como locutor sertanejo e repórter na Rádio Princesa AM. Ultimamente ele estava afastado para tratamento de saúde.  Lá, ele se transformou no "Cláudio Basse",  e ficou conhecido em toda região.   Já há alguns anos, o radialista vinha sofrendo com alguns problemas de saúde, entre eles, diabetes e cirrose.  Recentemente, ele esteve na Rádio Nova Era, para rever os amigos e fazer uma visita aos radialistas   Ronaldo Alves Senes, o "Berimbau" e Marilson Corrêa. Em nota,  Adilson Vieira, Diretor da Rádio Princesa de Roncador, confirmou a morte e lamentou o fato.  Já a Rádio Nova Era, onde Cláudio começou a carreira na década de noventa, quando ainda era Flor do Café, também divulgou nota de pesar a todos os familiares e amigos. VELÓRIO E SEPULTAMENTO- O Radialista começou a ser velado durante à noite de domingo para segunda, 01 de dezembro em Roncador.  Ás nove horas da manhã, o corpo começou a ser  transladado de Roncador para Borrazópolis, onde será velado por mais algumas horas na rua Ammandus Alvino Henning, na Vila Roma,  e sepultado no final da tarde, após missa de Corpo Presente, na Igreja Matriz, marcada para às 16:30 horas. 

CÂNDIDO DE ABREU- “Furto no Conselho Tutelar”

Polícia de Cândido de Abreu prendeu jovem acusado de furtar computadores da sede do Conselho Tutelar
O Destacamento da Polícia Militar e a equipe da Polícia Civil, começaram um trabalho mais intenso em 2014, e o resultado tem sido positivo, ou seja, combate aos crimes, investigação eficiente e ações que tem colocado na cadeia, meliantes que vinham e estão agindo na cidade com a prática de crimes. De sábado para domingo, 30 de novembro de 2014, recebemos informações que a Polícia de Cândido de Abreu prendeu um jovem acusado de furtar computadores da sede do Conselho Tutelar. No boletim de ocorrências, consta que o investigador Prieto após receber informações do crime, e com apoio dos Policiais Militares: Ricardo e Mathias, conseguiu desvendar o caso rapidamente. Foi preso Eli da Silva Filho, que é o autor do furto. Ele entrou no prédio do Conselho e furtou dois computadores; um foi encontrado escondido em um bar, e o outro na casa de um segundo elemento que poderá ser autuado por receptação. Vale ressaltar que o preso Eli, na semana anterior, foi acusado de arrombar pelo menos dois veículos na cidade e furtar objetos, como aparelhagem de som durante a festa promovida pela Prefeitura. O trabalho conjunto das Policiais: Militar e Civil continua, destacando que dois dias antes uma quadrilha que agia praticando furtos e arrombamentos, também foi presa.

FURTO DE CARROS: Marilândia do Sul e Jandaia do Sul

JANDAIA - De Jandaia do Sul, no dia 29 de novembro, às  22h50min, na Rua Josefinos, Vila Rica, foi furtado um veículo. O morador contou que saiu de sua residência por volta das 18h e que deixou sua caminhonete, GM/BLAZER de cor prata, ano 2003, placa DHK0683/Jandaia do Sul estacionada em frente sua residência e que quando retornou, por volta das 00h20min, notou que sua caminhonete havia sito furtada. MARILÂNDIA -  Em Marilândia, durante a festa do município, na madrugada de domingo, 30 de novembro, foi furtado da Av. dos Missionários com a  Rua São Francisco, uma Parati na cor azul e placas LYM-5105, que estava estacionado na via. 

APUCARANA - "Preso com maconha e celulares no presidio"

ilustrativa
Um rapaz de nome Bruno Fernandes Pereira, de 18 anos, foi preso acusado de tentar passar droga e mais de 20 celulares para presos que estão recolhidos na cadeia públicas de Apucarana.  A ação ousada aconteceu por volta das 2:30 da madrugada de domingo, 30 de novembro, de 2014.  Em nota a PM informou que o detido pulou o muro lateral do presídio e entrou portando uma mochila contendo: 1 quilo e 70 gramas de “maconha”, 23 aparelhos de telefones celulares, 25 carregadores para celulares, 07 baterias, 09 fones de ouvido, 06 adaptadores para celular, 01 carregador de celular automotivo, 01 Chip de celular novo da Tim, 01 HD externo e um Pen Driver. O mesmo relatou para a equipe que o material seria entregue ao preso Fabricio dos Santos Bianchi, e que ele chegou até ali  em um veículo VW/Passat de cor preta com mais dois elementos, um de nome Matheus e outro de nome Henrique. Disse ainda  que havia recebido o material de uma mulher residente no Jardim  Marissol, a qual prometeu dar lhe a importância de R$500.00.  Ao  pular o muro teve um pequeno corte no queixo causado pela cerca de arame, momento em que foi flagrado pelas câmeras de segurança. Todas as providências foram tomadas pela Polícia.  

RIO BRANCO - "Homem apanhou do amante da ex-mulher"

Em  Rio Branco do Ivaí, um homem de 36 anos, disse a Polícia Militar que apanhou do amante de sua ex-mulher, o fato teria ocorrido no início da madrugada de domingo, 30 de novembro, de 2014, na Vila Rural, que fica próximo a cidade.  "Relatou a vítima que estava numa festa em uma casa, na Vila, e  como já estava tarde resolveu levar seu filho embora, mas a mãe dele não deixou. Ele  já estava indo, quando  o amante da sua mulher,  lhe agrediu com um soco. Após cair  também foi espancado por várias pessoas, parentes do suposto amante", informou a Polícia Militar.  Ainda segundo a PM, um dos acusados da agressão, é um homem conhecido como "Careca" que não foi encontrado para dar sua versão. A vítima foi levada para o Hospital, e depois liberada.  

JARDIM ALEGRE- “Família do tráfico é detida pela PM”

TRÁFICO - Denúncia leva a Polícia Militar a prender marido, mulher e outras pessoas da família acusadas de tráfico de drogas
A Polícia Militar informou que depois de várias denúncias informando que na Rua Santa Mariana, numeral 1.114 estaria acontecendo venda de drogas, a equipe reforçou as rondas nas proximidades. No sábado, 29 de novembro, no período da tarde, os Policiais, em uma equipe composta pelos Soldados Gomes e Bineli, patrulhava nas proximidades quando um cidadão abordou os PMs e relatou que na residência localizada na Rua Santana Mariana, havia acabado de chegar um conhecido usuário de drogas. Os Policiais foram para frente do endereço, quando visualizaram um indivíduo, de nome Rodrigo Matias, saindo e inclusive tentou fugir em uma bicicleta, mas acabou detido. Na mão, ele tinha uma porção de 4,7 gramas de maconha e na boca uma pedra de crack pesando 0,5 grama. E diante do flagrante, os policiais decidiram entrar na casa, e perceberam que havia um corre corre. O dono da residência identificado com IAN MARIANO DIONIZIO, correu para os fundos da garagem. Sua mulher, que tem 17 anos, correu para o banheiro e deu várias descargas no vaso sanitário, acredita-se que dispensar droga. IAGO, irmão de Ian, correu para dentro da casa com uma criança no colo. Logo depois a mulher saiu do banheiro com a quantia de R$1.501,00 reais em dinheiro trocado. Foi realizado busca e no quintal, atrás do muro da garagem, foi encontrada uma sacola com 14 buchas de maconha pesando 102 gramas. Todos foram encaminhados para a delegacia, onde seriam autuados, Rodrigo Matias, provavelmente como usuário e os donos da casa por tráfico de drogas. Todos negaram que estariam cometendo os referidos crimes.

MARILÂNDIA - Políciais flagram furto no Café Leão do Norte

Em Marilândia do Sul,  por volta das 03h00min, de domingo, 30 de novembro, a Polícia Militar de Mauá da Serra, que dava apoio a Marilândia, na festa do Município, conseguiu evitar um furto contra a empresa Café Leão do Norte, que fica na Avenida Três de Outubro.    A equipe  revelou a Rádio Nova Era que estava retornando para Mauá da Serra,  quando  avistou um veículo estacionado na frente da empresa em atitude suspeita. Ao dar ré com a viatura para verificar melhor a situação,  foi avistado um indivíduo não identificado saindo correndo e abandonado no local um gol placa BRD-1355/Londrina. Ele entrou num matagal e fugiu. Ao redor do veículo estavam alguns pacotes fechados de café da empresa, também foram encontradas portas e janelas de acesso a empresa violadas.  Foi acionado o dono da empresa e as providências foram tomadas. 

"COLUNA SOCIAL"- Verônica Jarenko Rodrigues, aniversário


A Elaine Rodrigues e Mônica Gamborino Rodrigues, de Borrazópolis, enviaram para a nossa Coluna Social, uma homenagem especial a uma grande mulher, seu nome Verônica Jarenko Rodrigues. O motivo é que Dona Verônica, completou mais um ano de vida neste dia 30 de novembro, de 2014. Segundo elas, trata-se de uma  guerreira,  lutadora, e matriarca da Família Rodrigues, pioneira de Borrazópolis, pois quando chegou no município,  o nome da cidade  ainda era Catugi, inclusive um dos filhos: Mauricio Rodrigues (in Memoria) tinha no seu  registrado de nascimento a origem como  Catugi e não Borrazópolis.  "Vó  Verônica, muitas felicidades que DEUS TE ABENÇOE COM MUITA SAÚDE E NOSSA SENHORA APARECIDA TE COBRA COM MANTO SAGRADO.. Mil beijos" assina:  Elaine Rodrigues e  Monica Gamborino Rodrigues.  TE AMAMOS MUITO.

sábado, 29 de novembro de 2014

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE- "Borrazópolis e Ivaiporã"

Dois motoristas de Borrazópolis e Ivaiporã foram autuados por dirigir sob efeito do álcool  ao passar pelos Posto Rodoviário de Ubá do Sul
A Polícia Rodoviária de Ubá do Sul, continua ganhando destaque no trabalho de fiscalização e combate a crimes que são cometidos. As ações em relação a embriaguez ao volante são constantes, numa dedicação dos policiais para evitar que tragédias sejam registradas.  Neste sábado, 29 de novembro, de 2014, recebemos  informações que dois motoristas foram autuados, o primeiro é de Ivaiporã, seu nome JOSÉ BENEDITO de SOUZA RINALDI, 51 anos,. Ele conduzia uma veículo gol, e no teste do bafômetro, o aparelho aferiu menos de 0,30, ou seja 0,12 mg/L, por isso ele foi multado em quase dois mil, mas não foi preso, por ser considerado apenas uma infração de trânsito. O segundo autuado é de Borrazópolis; seu nome  GRASIANI TRIDA ROSA, 29 anos,  um jovem querido pela comunidade, mas que errou ao dirigia uma saveiro preta após ingerir bebida alcoólica. Ele disse aos Policiais que voltava de uma espécie de balada em Ivaiporã.  No caso dele, o teste aferiu 0,53, o que resulta na multa, na suspensão do direito de dirigir por um ano, e detenção. Segundo a Polícia, muitas vezes sãos pessoas de bem, sem histórico de crimes, mas que se esquecem ou se arriscam, ao beber e dirigir, mesmo sabendo que correm o risco de serem abordados pela fiscalização. Ainda segundo a Polícia, as ações vão continuar.

BORRAZÓPOLIS - Presépio da Igreja Católica está pronto"


  Neste domingo, 30 de novembro, a Igreja Católica comemora o início do "Tempo do Advento", por isso em toda região Vale do Ivaí e em todo Mundo, os templos são ornamentados com presépios e árvores de Natal, como uma preparação para a chegada do menino Jesus. Em Borrazópolis, nossa reportagem flagrou, na noite de 28 de novembro, uma equipe muito dedicada, dando os retoques finais no presépio da Igreja Matriz. Os construtores do projeto foram: Neia Brito; Thalita, Agnaldo Soares; Geovana; Ivone e Joanilson. Para eles, construir o presépio, não é um sacrifício, mas sim uma missão prazerosa, pois ela possibilita que a comunidade, principalmente as crianças, possam entender um pouco mais da vida do nosso salvador - Jesus Cristo.   "ENTENDA O QUE É O “TEMPO DO ADVENTO”A palavra "advento" quer dizer "que está para vir". O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado. O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos. Esse Tempo possui duas características: As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.

ROSÁRIO DO IVAÍ - "Escola com padrão de primeiro mundo"

   Colégio Estadual de Campineiro do Sul tem o melhor IDEB entre todas as escolas do Núcleo Regional de Educação, de Ivaiporã 
Diretor - Valdino de Souza Freire
  O Colégio Estadual de Campineiro, em Rosário do Ivaí, que tem na direção o diretor Valdino de Souza Freire Junior, conseguiu um feito inédito, ao conquistar a maior nota do IDEB - entre as escolas do Núcleo de Ivaiporã. Vale ressaltar que o IDEB  é índice de desenvolvimento da Educação Básica. Com a conquista, a escola enche de orgulho toda comunidade de Rosário do Ivaí, mas também toda região do Vale do Ivaí. Para se ter uma ideia, o colégio foi destaque estadual em órgãos de imprensa como o G1 que destacaram as melhores notas do Paraná. O próprio núcleo de educação de Ivaiporã, divulgou uma nota parabenizando a escola. “A Chefia e equipe, parabeniza o Colégio Estadual do Campo de Campineiro e toda a comunidade escolar, pela excelente nota conquistada no IDEB, que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas. A maioria das “grandes conquistas” geralmente não são fruto do acaso, mas de um trabalho constante, sólido e coletivo. Um bom gestor sabe conta com parcerias que fazem a diferença na maneira como executam suas funções, e o empenho de todos resulta em vitórias que vão se somando ao longo do tempo e construindo uma história. Sabemos que uma equipe tão dedicada só poderia resultar em um trabalho brilhante!. Parabéns ao diretor Valdino de Souza Freire Junior, professores, equipe pedagógica, funcionários e alunos do Colégio”, diz a nota do Núcleo. Para o Diretor Valdino, um humilde professor mais de muita competência, o resultado e a soma da dedicação de todos, inclusive dos alunos que tem dado respaldo para as ações da escola que vão além da sala de aula.

"COLUNA SOCIAL" - Níver da bela Gabriela Paganini

 Uma linda jovem, que reside em Borrazópolis, vinda de São Paulo, completou mais um ano de vida neste dia 29 de novembro, de 2014. Estamos falando da Princesa – Gabriela Paganini, que chegou aos seus 14 anos;   uma jovem de beleza incontestável que embeleza nossa página. Em uma mensagem, sua mãe Jô Martins, parabenizou a filha: “Parabéns minha filha querida... obrigada por ser essa pessoa iluminada, é muito bom estar com voce... peço a Deus muita luz no seu caminho, te amoooooooo ...te amoooooo... Deus te proteja sempre minha linda...bjsssss...”, diz Jô Martins.

OCORRÊNCIAS - "Giro de notícias por toda região"

Broncas registradas no dia 28 de novembro em Cambira, Marumbi, Jandaia,  e Ivaiporã
CAMBIRA - Furto em granja:  Vários furtos na região, em Cambira no dia 28 de novembro, às 23h40min, no Sítio Santa Cruz, levaram cerca de 50 frangos de uma granja.   O dono ao vistoriar em torno da granja, percebeu que os arames que cercam a propriedade haviam sido cortados e a tela da granja também estava cortada. A Polícia investiga.    MARUMBI - Furto de cavalo: Na Estrada Marumbizinho Km 07,  Sitio São Gabriel, o sitiante  relatou que  no dia 28 de novembro, furtaram três cavalos: Um preto, um branco e um potro castanho com uma marca branca na testa, no local havia marcas de pneus de camionete. CAMBIRA- Furto de casa: Na Rua Argentina entraram em um casa e do  interior furtaram R$ 384,00  em dinheiro. JANDAIA - Furto de casa: Na Rua Clementino S. Puppi,  arrombaram a janela da lavanderia de uma casa  e furtaram uma caixa de maquiagem, cor prata, um estojo de maquiagem rosa e uma máquina de cortar cabelo, na cor preta e branca. IVAIPORÃ - Agressão: Um homem foi acusado de agredir pessoas deficientes. Segundo   Maria Aparecida Cordeiro, da Rua São Sebastião, a mesma tem dois filhos com necessidades especiais. Ela teve que sair, e recebeu notícia e sua vizinha que seu ex-padrasto  de nome Isaac, de 68 anos, havia agredido um de seus filhos especiais de nome Matheus, com um  forte tapa no rosto e xingamentos. Com a chegada da PM, o acusado foi detido, mas negou o crime. 

LUNARDELLI: "Ladrões agem em Fazenda do município"

ROUBO - Bandidos invadem fazem, jogam gasolina no morador, e fogem depois matar dois porcos e roubar uma moto
Bandidos promoveram momentos de terror para um morador da Fazenda Santa Bárbara, em Lunardelli. Segundo Luis Carlos Gomes, que arrenda a propriedade, por volta das 21 horas, do dia 27 de novembro, seu empregado de nome Valdemar, que reside no local, foi abordado por três ladrões que portavam facas e o fizeram refém. Eles agrediram a vítima e ainda jogaram gasolina em seu corpo, ameaçando atear fogo, caso não entregasse o dinheiro. Após, invadiram a casa, reviraram tudo. Antes de fugir, abateram dois porcos e levaram a carne e uma motocicleta Honda, CG 125, placa AHP-9594, ano 1997, cor azul. A Polícia investiga a ação, mas inicialmente não tinha pistas dos ladrões. 
OUTRO ASSALTO - 
IVAIPORÃ - Roubo registrado em Posto de Combustível
Um jovem de nome Rafael, foi acusado de roubo, ele nega, mas segundo o registro feito pela PM, a equipe foi acionada por populares, que viram o senhor Antonio Aparecido Rosa, que é frentista do Posto Catuai II, localizado na Marechal Cordeiro de Farias, sendo assaltado. O funcionário contou que às 03h10min, de sábado, 29 de novembro, chegou para abastecer um veículo Fiat/Uno, placas AEW 4064, o condutor Rafael, de 24 anos, e deu assalto. Ele o teria pegado pelas costas colocando um alicate em seu pescoço, solicitando que o dinheiro do caixa fosse entregue. Em seguida derrubou o frentista e provocando ferimentos. Com a chegada da Polícia, o acusado foi abordado e detido.

MARILÂNDIA - "Arromba carro e finge estar dormindo"

 O fato aconteceu em Marilândia do Sul, às 01h45min, de sábado, 29 de novembro, de 2014,  na Av. Santiago Lopes José, esquina com a Rua São Pedro, durante uma festa do município. Duas pessoas foram presas: Weliton Cremonesi, 22 anos, e  Adriano Correia Zamperlini, 21 anos. Segundo a PM, em rondas nas proximidades da festa, foi abordado um elemento em atitudes suspeita próximo ao veículo VW/gol, cor branca, placa BJF-5352/Jandaia do Sul. PMs notaram ainda que a ventarola do lado do motorista, havia sido quebrada. Ao checar a situação, encontraram dentro do carro um elemento escondido. Ao ser retirado, disse que estava descansando e dormindo um pouco no carro do amigo, mas não sabia o  nome e endereço do dono do carro. A Polícia localizou o proprietário  e ele ficou surpreso, dizendo que não conhece os elementos.  Diante dos fatos,  foi dada a voz de prisão a ambos e entregues na delegacia. Os detidos negam qualquer tipo de crime.  FURTO DE MOTO- Ainda em Marilândia, às 2 horas da madrugada, Av dos missionário, um cidadão informou que deixou sua moto cicleta Honda CBX 250, cor cinza, placa AQR-3138/Arapongas;  e ao retornar a mesma já não se encontrava no local.

MAUÁ DA SERRA- "Ladrões agem no Restaurante Bambu"

Em Mauá da Serra, às 22h30min, ocorreu um roubo na Rodovia BR 376 – km 300, no Restaurante Bambu.    Segundo o proprietário, quatro  indivíduos armados de revólver e encapuzados, entraram em seu estabelecimento e anunciaram o roubo. No local estavam alguns clientes que tiveram pertences e dinheiro roubados. A Polícia foi até o local, e colheu informações, mas as vítimas não   souberam precisar a direção tomada dos indivíduos e nem se estavam em algum veículo; mesmo assim foram feitas buscas.

APUCARANA - Cerco policial recupera carro roubado


 Menor promove fuga cinematográfica, mas acaba apreendido. Houve ainda um roubo registrado na cidade
Um menor de 17 anos, que havia roubado um carro em Londrina, deu muito trabalho para a Polícia. Após ser informado que ele vinha para  Apucarana, um cerco foi montado, mas mesmo assim o menor tentou fugir. O fato aconteceu na noite de 28 de novembro, de 2014.  Em nota a PM informou que o carro furtado foi um Toyota/Corolla XEI 20 flex, cor prata, ano 2010/11,  de Londrina-Pr.  Duas equipes visualizaram o veículo em alta velocidade, nas proximidades da FACNOPAR, momento que se iniciou acompanhamento, mas devido o condutor não acatar ordem de parada e ter conseguido distanciar-se, foram posicionadas outras equipes no sentido contrário, região do Contorno Norte, porém, o  mesmo  diminuiu a velocidade e desceu do carro em movimento, mas foi abordado submetido a busca pessoal e identificado como sendo um adolescente. Ele afirmou que em companhia de outro meliante, roubou o veículo por volta das 8h em Londrina. Segundo o apreendido seu comparsa saltou do veículo momentos antes e se embrenhou no mato.  ROUBO EM APUCARANA - Foi registrado um roubo às 15 horas de 28 de novembro, na  Rua Rio Grande do Sul. A vítima estava no ponto de ônibus em frente da Rodoviária, quando passou pelo local um homem de estatura baixa e pediu dinheiro para completar a passagem, momento em que a vítima foi lhe entregar alguns trocados,  o meliante sacou de uma arma e deu voz de assalto, levando a quantia de R$ 80.00 e seu aparelho celular/ LG, cor preta.

LIDIANÓPOLIS- "Curso de operador de Colheitadeira"

Em Lidianópolis, a prefeitura viabilizou o  curso de Operador de Colheitadeira de Grãos visando capacitar o profissional  na operação adequada com a máquina.   A habilidade no trabalho com o equipamento, é desenvolvida com a experiência e uso contínuo do mesmo, porém os aspectos de Segurança Operacional é requisito necessário a qualquer operador independente do tempo de conhecimento em operações com a máquina. Muitos acidentes ocorrem com Operadores experientes. Ao término deste curso o Profissional deverá estar apto a Operar a Colheitadeira com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições da máquina e de todos os envolvidos na operação de movimentação na agricultura e colheita.  (Fonte - Enviado pela assessoria e retirado do Tabloide do Vale)

LUTO - Morre Roberto Bolaños, o Chaves, aos 85 anos

Dono de frases antológicas como "ninguém tem paciência comigo" e "não contavam com a minha astúcia", que marcaram gerações de fãs em toda a América Latina, Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin", morreu nesta sexta-feira (28) aos 85 anos. Bolanõs foi humorista, escritor, ator, produtor de cinema, televisão e teatro. A causa da morte, ocorrida às 14h30 (horário do México) em casa em Cancún,  não foi confirmada. Em fevereiro deste ano, quando Roberto Bolaños completou 85 anos, um parente confirmou à agência de notícias Efe que a saúde dele era “frágil” e que ele permanecia quase o tempo todo na cama, com acompanhamento 24 horas por dia. A última mensagem divulgada pelo perfil oficial de Bolaños no Twitter foi: "Todo meu amor para o Brasil". Ele escreveu em resposta a uma fã brasileira no microblog.  Edgar Vivar, que interpretou o senhor Barriga, deu um  depoimento à rede de TV mexicana Televisa (que produziu a maior parte dos programas de Bolaños) dizendo:  "Estou em estado de choque. Não pensei que me fosse afetar tanto. Meu telefone não para de tocar. Um abraço compartilhado com milhões de pessoas do mundo. Vou lembrar dele sempre com sorriso e com ânimo. Temos que agradecer a Deus. Seu bom humor é a maior lembrança."

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PEDÁGIO - Valor das tarifas fica 4,88% mais caro


A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) homologou nesta sexta-feira (28) reajuste médio de 4,88% nas tarifas das rodovias concessionadas do Anel de Integração. A nova tabela de preços começa a vigorar na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro. Para chegar ao percentual de reajuste, foi adotada a fórmula estabelecida pelo contrato de concessão, que utiliza seis índices relacionados ao andamento de obras rodoviárias, calculados pela Fundação Getúlio Vargas. São eles terraplenagem (movimentação de terra), pavimentação (asfaltamento novo ou recapagem), obras de arte especiais (viadutos e pontes), custo nacional da construção (insumos), projetos especiais (de engenharia) e, por fim, o IGPM – o Índice Geral de Preços de Mercado. Cada um desses fatores tem um indicador próprio que demonstra a oscilação de custos ao longo dos últimos doze meses e considera todas as variáveis envolvidas. E é com a média ponderada destes fatores que se estabelece o índice anual de reajuste.  Click no link abaixo para ver os valores em tamanho maior

NOVO ITACOLOMI: "Ouça o convite do prefeito"

ENTREVISTA -  O  prefeito Roberto Munhoz,  o “Polaco da Pá”  convidando para a   6ª Expoita, de Novo Itacolomi


NO VÍDEO - Entrevista - ouça 
O Prefeito  de Novo Itacolomi - Roberto Munhoz, o "Polaco da Pá", falou ao vivo na Rádio Nova Era nesta sexta-feira, 28 de novembro, de 2014,  dia do início da festa do Município.  Segundo ele, a programação da 6ª Expoita traz: Di Paulo e Paulino,  o principal show, agendado para o dia 29 de novembro. Após a dupla se apresentar, Ezequiel e Eduardo, que são pratas da casa, assumem o palco e avançam a madrugada com uma apresentação especial para os participantes. Dia 28 de novembro, a abertura do Rodeio e a Banda Fonte Luminosa. No domingo tem encerramento do Rodeio, mas antes disso, durante o dia, tem almoço na barraca, show ao vivo e muito mais. Saiba mais detalhes, ouvindo a entrevista no link de vídeo. OBRAS- O Prefeito destacou que a festa servirá também para comemorar as conquistas, entre elas uma ambulância e um carro para a saúde que serão entregues durante o evento. Programa Calçadas do Paraná, licitação para construção do pátio da prefeitura, e muitas outras obras que será realidade. Ele falou ainda da Câmara de Vereadores, o prédio próprio que foi construído e será inaugurado em breve.  Ouça a entrevista e saiba mais detalhes. 

APUCARANA - CAPS de Apucarana comemora 7º aniversário


 A comemoração do 7º aniversário do Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-Juventil (CAPS i) "José Pazelo", de Apucarana, reuniu hoje crianças e adolescentes atendidos no local, seus familiares, equipe profissional e convidados. A festa, realizada no salão de festas da Maçonaria Trabalho, Ciência e Virtude, transmitiu o clima de interação entre pacientes, pais e os profissionais que atuam neste setor da saúde. O evento foi preparado para envolver todos num clima comemorativo, com decoração, distribuição de brinquedos, brincadeiras e muita comida e bebida, incluindo sorvete, algodão doce e o bolo de aniversário. Presente no evento, o prefeito Beto Preto destacou o aspecto emocional da confraternização de todos os envolvidos no CAPS i. “Não é fácil fazer saúde mental. Para isso é preciso dispor de instituições como essa, com grupo multiprofissional. Aqui é realizado um trabalho de qualidade que serve de orgulho para nossa rede pública de saúde”, afirma Beto Preto.  Atualmente, o CAPS i oferece atendimentos em grupos terapêuticos semanaise psicoterápicos individuais para aproximadamente 133 pacientes; atendimentos em grupo de apoio a familiares para 43 famílias; atendimento psiquiátrico para 160 pacientes por mês; e aproximadamente 10 acolhimentos de casos novos por semana. Trata-se de um serviço de saúde mental de referência para crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, severos e persistentes, bem como para crianças e adolescentes com demandas associadas ao consumo de álcool e outras drogas. Mais informações sobre o atendimento, que é gratuito, podem ser obtidas na Rua Coronel Luis José dos Santos, 94 – Bairro 28 de Janeiro, ou pelo telefone 3901-1047.

DEPUTADO NA REGIÃO -

Artagão Júnior passa neste final de semana por Marilândia, Novo Itacolomi e Nova Cantu
O deputado Artagão Júnior - PMDB-PR,  participa de festividades de municípios da sua base de representação neste final de semana. O parlamentar vai no sábado (29) à noite a Marilândia do Sul, na Festa da Produção, para prestigiar as festividades alusivas aos 62 anos de aniversário do município. Logo após, estará em Novo Itacolomi, na 6ª Expoita, e nas festividades de 24 anos de emancipação.  No domingo, Artagão Júnior vai a Nova Cantu, que está completando 51 anos. No município, também está sendo realizada a 1ª ExpoCantu.

CÂNDIDO DE ABREU- “Quadrilha desmantelada”

Ação conjunta das Polícias: Civil  e Militar resulta em uma operação e prisão de integrantes de uma quadrilha que agia em Cândido de Abreu
As Polícias Civil e Militar, de Cândido de Abreu, iniciaram na sexta-feira, 28 de novembro de 2014,  uma operação especial para prender cinco meliantes que são acusados de aterrorizar a cidade com furtos e outros delitos. Na verdade, a ação desencadeou já no dia 26 de novembro, quando a Polícia prendeu JONAS MACIEL, e apreendeu um menor de 17 anos, acusado de arrombar um quiosque localizado na frente do Pronto Socorro Municipal. Naquele dia o jovem detido contou que furtava para manter o seu vício, ou seja, trocava os objetos em droga, e o detalhe mais importante, é que através dele, a Polícia identificou uma quadrilha amadora, sendo todos da cidade que praticava furtos na zona rural e no perímetro urbano. “Eles arrombaram casas, propriedades rurais, estabelecimentos comerciais e gostavam de furtar produtos de griffe, como roupas de marca, óculos, relógios, e perfumes caros”, disse o investigador Prieto, que participou da Operação. Ainda segundo informações levantadas por nossa reportagem, a quadrilha era composta por Jonas Maciel, que já estava preso, Pedro Gonçalves, 19 anos,  e ainda Reinaldo Batista dos Santos, o popular “Neguinho”, de 21 anos, os dois últimos foram detidos nesta sexta. Também foram apreendidos dois menores que faziam parte do grupo, mas por serem adolescentes, foram liberados e as medidas cabíveis foram tomadas. Vários produtos suspeitos foram apreendidos. “Acreditamos que estamos tirando de circulação indivíduos que vinham aterrorizando a comunidade, e isso dará, com certeza, mais tranquilidade a todos”, informou nota da Polícia Civil.  Dos detidos, o judiciário transformou a prisão de Jonas em preventiva,  ele que juntamente com os demais deve ser enquadrado em crimes como: ameaça, furto e corrupção de menor. A ação dos Policiais foi elogiada pelo Repórter Ronaldo Alves Senes, o “Berimbau”, que disse pela Rádio Nova Era, que tanto a Militar como a Civil, estão demonstrando compromisso com a segurança do município e realizado um trabalho dedicado.  (Colaboração - Roberto Carlos - Faísca)

BORRAZÓPOLIS - "Polêmica sobre o Transporte Escolar"

Prefeito Adilson Luchetti, de Borrazópolis concede entrevista a Rádio Colina para falar sobre a polêmica do Transporte Escolar
OUÇA NO VÍDEO -  Neste dia 28 de novembro de 2014,  tivemos entrevista foi postada no Blog do "Repórter do Vale", e da Rádio Colina do Vale, que tem divulgado as ações da prefeitura municipal;  e  inclusive  o administrador do tal Blog,  é o assessor de imprensa da Prefeitura, nomeado como cargo comissionado. Nela, o prefeito Adilson Luchetti, admite que tomou  a decisão de suspender o transporte escolar no período da tarde, para alunos que estudam na zona rural, mas faz algumas observações, dizendo que não é exatamente o que foi divulgado pela outra emissora. A entrevista foi comandada pelo empresário Vilmar Sapatieri, que responde pela Rádio Comunitária, e foi uma espécie de resposta, a uma matéria feita pelo Rádio Nova Era, onde mães criticaram a atitude do prefeito, em anunciar o fim do transporte no período da tarde.   "Aqui no nosso Bairro, se não tiver o transporte à tarde, será impossível colocar nossos filhos para estudar, pois teremos que acordar crianças de 6 e 7 anos, as 4:30 da madrugada, andar a pé até quatro quilômetros no meio do mato, para conseguiu chegar até o ponto do ônibus", disse uma moradora do Bairro Rural Guarema.  Ouça a entrevista.  

KALORÉ - "Motocross e evento da Apae no domingo"


A Apae,  de Kaloré, por meio de sua Escola de Educação Básica: Leandro A. Keller na modalidade Educação Especial, estará vendendo lanches e salgados na Etapa Final de Motocross que acontecerá neste domingo, dia 30 de novembro em Kaloré, durante todo o dia. O comunicado é da  Diretora Gerusa Fuzeti -

BORRAZÓPOLIS: “Reinauguração da Casa Pereira"

 “Supermercado Casa Pereira - Rede Plus”, reinaugura e passa a ser um dos mais modernos supermercados da região
NO VÍDEO - Matéria exclusiva da reinauguração - vídeos e fotos 
O dia 27 de novembro, de 2014, foi uma dia marcado pela emoção para a Família “Marques Dias”, da cidade de Borrazópolis-PR. O comerciante Luís Marques Dias e sua Esposa Roselei Russo Dias, realizaram um sonho, reinauguraram o tradicional Supermercado Casa Pereira, e inauguraram oficialmente a integração do comércio com a Rede Plus, que integra cerca de 80 Supermercados em todo Paraná. Com o investimento ousado que chega a casa de um milhão de reais, quem ganha é o município de Borrazópolis, pois a cidade passa a ter um dos maiores e mais modernos supermercados da região. Antes da inauguração, Luís fez uma fala especial aos funcionários, e se emocionou ao relembrar a luta e o apoio que recebeu deles e da família para que a obra ficasse pronta. Dona Conceição, mãe do comerciante, que em 1963 começou toda história ao lado do esposo Joaquim Pereira Dias, também se emocionou com sucesso e a sequência de uma semente que eles plantaram com muita humildade. Prefeito, vice, vereadores, autoridades policiais, clientes, e lideranças da comunidade participaram do evento. Segundo Luís Marques, o novo Supermercado ganha uma estrutura moderna que saltou de 300  para 719 metros quadrados, contando com o escritório e depósito. “Nossa integração com a Rede Plus, garantirá preços que o cliente só encontrava em grandes centros. Fizemos tudo isso, porque amamos nossa cidade e queremos aqui continuar investindo. Asseguro o compromisso de continuar proporcionando qualidade, aumentaremos a variedade de produtos, e continuaremos como Distribuidor da Ultragaz, assim como fazemos desde 1992”, disse o proprietário Luis Marques Dias. Ainda na sua fala, ele relembrou a história do Pai e da Mãe, que começou em 1963, depois que o senhor Joaquim (pai) veio a falecer em 1991,  os filhos: Luís, Adelino e Doncelina, continuaram a história que agora vive uma nova era. Ao som de aplausos, a fita inaugural foi cortada e a comunidade pode conhecer o novo Supermercado que conta com padaria, açougue,  é climatizado, e proporciona um ambiente agradável com um diferencial, atendimento vip para todos. Para ver imagens da reinauguração, Click no link de vídeo a esquerda e para mais fotos, confira neste link CLICK AQUI .

IVAIPORÃ – "Acidente envolveu três veículos e houve fuga"

Na Rodovia Celso Fumio Makita, no dia 27 de novembro, de 2014, foi registrado um acidente envolvendo três veículos: uma Fiat Fiorino cor Branca Placas FBP-3218, de Orlândia Pr, que fazia o transporte de alimentos e era conduzido por Jonatas Isidoro da Conceição, um Space Fox, placas ARY-3028, de Faxinal conduzido por Marisete Aparecida dos Santos Avelar Domingues, e uma Parati, placas BZH-0863 de Ivaiporã, cujo o condutor não foi identificado. Os condutores Jonatas e Marisete informaram que o veículo Parati foi o causador do acidente e tentou deixar o local, sendo por eles impedido e que após entregar o documento do carro, o condutor aproveitou um descuido, evadiu-se do local. A Polícia está apurando o fato.

PEDÁGIO- Pedágio deve subir 4,88% a partir de segunda

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) homologou na manhã dessa sexta-feira (28) o reajuste médio de 4,88% das tarifas cobradas pelas concessionárias responsáveis pelas rodovias que cortam o Paraná. A nova tabela de preços passa a valer a partir da próxima segunda-feira (1º) para todos os sete trechos do estado administrados pela Econorte, Viapar, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia.

PARANÁ - Bebê tem braço amputado em escada rolante

Um bebê de nove meses teve parte de um braço amputada num acidente numa escada rolante de um shopping em Ponta Grossa, interior do Paraná, na noite de ontem. Testemunhas disseram que o pai estava com a criança tirando foto quando a menina colocou o braço, de maneira acidental, no rolamento da escada. A criança passou por cirurgia. Não há informações sobre o estado de saúde da menina. (Roberto Junior - Rádio Nova Era)

ITACOLOMI - Abastecimento de água será afetado

A Sanepar comunica que, em função de manutenção na rede pública de energia elétrica na segunda-feira (1.º), haverá desabastecimento de água na cidade de Novo Itacolomi. O serviço, programado pela concessionária de energia e que irá afetar unidades do sistema produtor de água, deve ser executado das 9h às 12h. A normalização do abastecimento de água deve ocorrer de forma gradativa durante a tarde. De acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros. A Sanepar recomenda que a população priorize o uso da água para a preparação de alimentos e para a higiene pessoal.

IVAIPORÃ - Fortes chuvas prejudicam abastecimento

 Fortes chuvas prejudicam abastecimento em Ivaiporã e para evitar este tipo de transtorno a prefeitura lançará o projeto Cultivando Água Limpa
FALTA ÁGUA -  A Sanepar comunica que, nesta sexta-feira (28 de novembro), o abastecimento de água em Ivaiporã está prejudicado devido às fortes chuvas que caíram na noite de ontem. As chuvas arrastaram resíduos para o Rio Pindaúva, que abastece a cidade, elevando a turbidez e provocando a paralisação da produção de água durante a madrugada. O processo de tratamento já foi retomado, mas a distribuição será normalizada ao longo do dia. A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios.  Água limpa – Para evitar que chuvas fortes interrompam a produção de água, a Prefeitura de Ivaiporã vai lançar o Projeto Cultivando Água Limpa, que tem a Sanepar como parceira no repasse de recursos para o Fundo Municipal de Meio Ambiente.  O lançamento será na próxima quarta-feira (3), às 19h30, na Câmara de Ivaiporã, com uma palestra da Sanepar sobre a importância da conservação das nascentes e mananciais. “O objetivo é que todos entendam que o plantio e a manutenção da mata ciliar são fundamentais para o abastecimento público. Não podemos permitir que as chuvas fortes interfiram no processo de tratamento. Cada um tem que fazer a sua parte”, afirma Luiz Carlos Jacovassi, da Sanepar.

RIO BRANCO – “Furto contra a Prefeitura e uma rixa”

FURTO- Uma funcionária da Prefeitura de Rio Branco do Ivaí, chamou a PM para comparecer na Rua Rio Tocantins. Ela contou que ao chegar para trabalhar no prédio público, notou que alguém havia entrado no local e furtado das dependências da padaria de um projeto, aproximadamente 10 metros de fio paralelo, o qual era utilizado em um curso do Pronatec, a Polícia investiga. RIXA EM RIO BRANCO- Na noite anterior, um tal de Dirceu Aparecido de Lima, 38 anos, foi acusado de esfaquear o braço de Vicente Paulo Pereira, 20 anos. Já na noite deste dia 27 de novembro, a Pm foi informada que Vicente estava de posse de uma faca, e a procura de Dirceu. Após buscas, Vicente foi encontrado com a arma branca. Também foi localizado o Dirceu, e por isso ambos foram levados para a Delegacia.

ARAPUÃ – A avó denuncia o neto por furto de dinheiro

A vítima é Ana Valeriano da Rocha, da Rua Pedro Silvio de Matos. Ela procurou a Polícia no dia 27 de novembro, para dizer que seu neto de 14 anos, havia furtado de uma bolsa sua, cerca de 300 reais. A Polícia foi até o Colégio Estadual de Arapuã, onde o adolescente deveria estar, mas não encontrou. Depois de buscas, o menor foi encontrado próximo ao Estádio Municipal. Ele estava com outros dois meninos de 14 anos, sem o dinheiro e com 04 óculos de sol. Acredita-se que eles gastaram o dinheiro para comprar os objetos.

ROUBOS - “Marilândia e Apucarana registraram roubos”

Em Marilândia um carro foi roubado às margens da Rodovia BR376, já em Apucarana, empresas foram assaltadas à noite
MARILÂNDIA – A Polícia de Marilândia do Sul, registrou às 21h40min, de 27 de novembro, de 2014, um assalto na Rodovia BR 376 KM 279, na região do Distrito de São José. A vítima, um motorista, contou que se encontrava com seu veículo Fiat/Strada, de cor branca, placa AUK-4906/Apucarana, às margens da rodovia no km 279, bem próximo ao Distrito de São José, quando foi surpreendido por três elementos armados que o retiraram do carro e fugiram levando o Fiat Strada. Apesar das buscas, nem o carro e nem os meliantes, foram encontrados. APUCARANA - Em Apucarana, dois assaltos foram registrados no dia 27 de novembro, o primeiro às 18h20min, na Rua Severino Ceruti, na Vila São Jose, e contra a Cairos Informática. Dois indivíduos morenos, trajando roupa social, invadiram o local com pistola e revólver, levando a vítima e os funcionários para os fundos e os trancando no banheiro. Eles fugiram levando 4 aparelhos de celulares dos funcionários e uma certa quantia em dinheiro do caixa. Eles teriam fugido em um Corsa/Ratch, cor bordo, e para-choque preto. ROUBO 2 - O segundo roubo foi às 21h30min, na Rua João D. E. Ganen com a Av. Minas Gerais. Neste caso a vítima relatou que trabalha em uma bordadeira, onde foi rendido por dois indivíduos encapuzados, um deles armado de pistola. Eles roubaram a sua motocicleta Honda/CBX 250 Twister, de cor vermelha, placa ANU-5939/Apucarana.

JANDAIA DO SUL - Polícia registra furto em empresa

Em Jandaia do Sul, às 08h05min, na BR 369 , no dia 27 de novembro, foi registrado um furto. O O proprietário da Empresa Iper Forte Comercio de Barcos, informou que adentraram pelo telhado durante a noite e furtaram duas Furadeiras/Makita e 01 Esmerilhadeira/Makita elétrica, de 220 wats.

PARANA - A "Ladra Gata" descobriu que está grávida"

O Site G1 também informou que acusada de ter furtado um carro de uma concessionária de Curitiba durante um test-drive em maio do 2013 e suspeita de ter roubado um par de óculos de grau de uma ótica em outubro deste ano, Fabiana Sporh Godk, presa na terça-feira (25 novembro), descobriu que está grávida de dois meses nesta quinta-feira (28). A informação foi confirmada pelo delegado Renato Figueiroa, do 8º Distrito Policial (DP) da capital paranaense. A jovem foi levada para Curitiba, onde cometeu o delito, na noite de quarta-feira (27). Ela era considerada foragida e foi presa em uma padaria em São João do Ivaí, no norte do Paraná, com a filha de seis meses. De acordo com o delegado, a jovem de 28 anos iria prestar depoimento à Polícia Civil nesta quinta. Porém, como ela disse estar com dores abdominais, foi levada para um posto de saúde e passou por uma série de exames. “No posto de saúde, ela relatou a dúvida da gravidez. Os exames não apresentaram nenhuma alteração além da gravidez”, contou o delegado. O advogado Igor José Ogar, que representa Fabiana, também confirmou a gravidez. Segundo ele, com a prisão da jovem, a filha dela está sob os cuidados do pai da criança. Fabiana estava em São João do Ivaí junto com o namorado e pai da filha dela, de acordo com a polícia. Fabiana está detida no Centro de Triagem da Polícia Civil aguardando uma decisão da Justiça para ser transferida para um presídio, conforme o delegado. O depoimento dela foi transferido para sexta-feira (28), ainda segundo Figueiroa. "Ela não nega os fatos – diz que foi um mal-entendido, que praticou estelionato e que não agrediu a vendedora”, afirmou o delegado.  (outras reportagens sobre ela, click aqui)

BORRAZÓPOLIS - "Ofertas de inauguração da Rede Plus"

É HOJE - Está sendo reinaugurado nesta sexta-feira, 28, em Borrazópolis o Supermercado Casa Pereira, que agora é da Rede Plus. Veja as imperdíveis ofertas de reinauguração


Para visualizar  todas as páginas do caderno de ofertas de inauguração,  com preços imperdíveis,  click no link abaixo e veja o que o proprietário Luiz Marques Dias, preparou para voce. Sexta-feira, 28 de novembro, o dia em Borrazópolis ganha o maior e mais moderno supermercado -

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

MÚSICA - Vitor e Vanutti avançam no The Voice Brasil.

A dupla de Kaloré e Apucarana foi classificada  pelos internautas após mais uma apresentação brilhante
NO VÍDEO - Veja a apresentação e classificação deste dia 27 de novembro 
Espetacular apresentação de Vitor e Vanuti no The Voice Brasil,  na noite deste dia 27 de novembro, de 2014. Eles foram os primeiros classificados do bloco, e escolhidos pelos internautas, que é mais difícil. Veja a apresentação no vídeo a esquerda.  Como divulgamos no dia anterior, as  cidades de Kaloré,  Apucarana e moradores de outros municípios da região,  vem fazendo campanha  para a dupla  Vitor e Vanuti, que são filhos da região Vale do Ivaí  (Kaloré e Apucarana) e estão participando do The Voice Brasil.  Na terça, 25 de novembro, a Conselheira Tutelar - Fátima, de Kaloré, mãe de um deles, pediu pelo Blog do Berimbau, que todos acompanhassem e votassem no dia 27 de novembro, a exemplo do dia 09,  quando eles  cantaram e encantaram. Desde o início do programa, todos os jurados, entre eles o Cantor Daniel, Cláudia Leite e Lulu Santos, tem elogiado o desempenho da dupla.  SOBRE A DUPLA - Na página  de Vitor e Vanuti,  eles contam um pouco da história. Vitor conheceu a música através de seu primeiro instrumento, o piano.  Começou a cantar aos 15 anos. Com uma trajetória musical intensa desde então, começou cantando em bailes, bares, formaturas e com algumas bandas.  Em 2009, ao conhecer seu parceiro Vanuti na faculdade, resolveram, após um tempo de amizade, formar a dupla Vitor e Vanuti, e hoje, buscam juntos, o sonho de se tornarem mais um sucesso no cenário sertanejo nacional.  Vanuti viveu a experiência de tocar na noite em bandas de baile, sendo esse o seu caminho para ingressar na música, tendo como principais instrumentos, a guitarra e o violão. Durante esse período foi aperfeiçoando sua parte vocal, para que depois de algumas tentativas com outras duplas, formasse a dupla com Vitor, que tem como principal característica, a potência vocal, buscando sempre o equilíbrio entre as novidades do sertanejo universitário dançante e as raìzes do sertanejo romântico.

FAXINAL - "Polícia recupera gado furtado"

Um homem foi preso e animais furtados em Marumbi foram recuperados na zona rural de Faxinal
Em mais um bom trabalho da Polícia de Faxinal,  foram recuperadas 10 cabeças  de gado e outras 23 estão sendo rastreadas, todas  furtadas em Marumbi.  Uma investigação levou a Polícia até a Fazenda do Dr. Adalto, na  localidade da "Bufadeira do Areião". No local, foi detido um homem de nome  José Valdir Vicentin Junior, o conhecido   "Preto", que  havia alugado a propriedade e estava embarcando parte do gado furtado em Marumbi.  A Polícia também teria ido até uma outra propriedade, que fica próximo ao local conhecido como Assentamento, onde poderiam estar mais  23 animais levados no mesmo furto. Outras pessoas podem ser presas a qualquer momento, e acredita-se que o segundo endereço, era utilizado para esconder animais furtados na região.   Vale ressaltar que os furtos de gado em toda  Vale do Ivaí, vem apavorando os agropecuaristas, por isso a notícia chamou atenção.  "Preto" negou que seja ladrão, mas não soube informar exatamente onde comprou os bois,  e depois afirmou que seu pai, o conhecido  "Zezão Boiadeiro" é que havia comprado. As  evidências já deixam clara a receptação, e foi por este crime que "Preto" foi autuado.  "Tudo ainda é muito prematuro; nós estamos avançando, vamos colher depoimentos, ouvir os envolvidos para apontar quem realmente furtou o gado, para quem foi vendido, e poderemos por ai, descobriu outros furtos praticados na região", disse o Delegado Dr. Gustavo Dante da Silva,  em entrevista a Rádio Nova Era  (fotos de Sérgio Moura de Oliveira, da Rádio Nova Era)   SOBRE RECUPERADO -  O gado recuperado, foi furtado da Fazenda Santo Antônio, em  Marumbi, furto percebido no dia 19 de novembro, a Polícia foi acionada para comparecer na Estrada do Borba, Fazenda Santo Antonio. No local, um agricultor informou ser arrendatário da fazenda, e que durante à noite haviam furtado várias cabeças de gado da propriedade, sendo que ao conferir às 09h30min da manhã, constatou que foram subtraídas 39 (trinta e nove) cabeças de gado, da raça nelore, todos machos e com a marca "H1". A Polícia está investigando o crime.  (Nesta sexta-feira, entrevista com o Delegado na Rádio Nova Era:  às 7:15)

APUCARANA - "Aconteceu no minipresídio de Apucarana"

Mulher usa filho menor de idade para tentar passar  10 chips de celular no minipresídio

Uma jovem mulher de nome  Maiara Fabiana Rodrigues, foi presa nesta  quinta-feira (27 de novembro, de 2014) no mini presídio de Apucarana, anexo à 17ª SDP. Segundo o repórter Luiz Demetrio, Maiara tentou entrar com 10 chips de telefone celular, além de um adaptador de cartão de memória na ala de visitas do local. Os chips estariam em uma sacola, com o filho menor de idade da Maiara, que iria visitar o pai. A apreensão ocorreu por volta das 09h30 desta manhã.  O menor foi encaminhado ao conselho tutelar de Apucarana. Maiara permanece detida na 17ª SDP para procedimentos.

"COLUNA SOCIAL" - "Edival Aparecido Ribeiro - Borrazópolis"

O amigo Edival Aparecido Ribeiro, completou mais um ano de vida neste dia 27 de novembro, de 2014, em Borrazópolis.  Edival é um grande amigo que temos, considerado por todos na Rádio Nova Era,  filho do querido "Lula" da Fazenda Pacaembu, e esposo da Maria Ineis. Ele também é pai da linda Eduarda, e por isso nesta data tão especial, recebe os parabéns de todos. Os votos é que ele continue sendo este cidadão exemplar, filho querido, pai e esposo dedicado, e que tenha muitos e muitos anos de vida. 

Destaque - SÃO PEDRO DO IVAÍ

Seminário do Pacto de Alfabetização na Idade Certa recebeu representante de São Pedro do Ivaí
A orientadora e coordenadora da secretaria municipal de Educação, Ivonete Harada, representou o município de São Pedro do Ivaí no Seminário Regional Sul do Pacto de Alfabetização na Idade Certa, realizado nos dias 20 e 21 de novembro, em Curitiba. A participação do município no evento se deu a convite da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Segundo coordenadores da Universidade, São Pedro do Ivaí é um dos poucos municípios que desenvolvem o programa com exatidão, cumprindo as metas estabelecidas por professores, coordenadores, gestores e por contar com relevante investimento na melhoria e qualidade da educação, que tem sido prioridade no governo da prefeita Maria Regina Della Rosa Magri. Hoje a UEM trabalha o programa em 174 municípios, mas apenas 10 foram selecionados para o Seminário Regional Sul. “Escolher o nosso município para participar significa que realmente estamos nos despontado e preenchendo todos os critérios impostos pelo Pacto. O evento foi de grande importância”, avalia Harada.

MANDAGUARI - "Richa inaugura contorno na BR-376"

O governador Beto Richa inaugurou nesta quinta-feira (27 de novembro) o Contorno de Mandaguari, na BR-376, Noroeste do Paraná. Richa destacou a importância da obra para a população de Mandaguari e para a região e ressaltou a participação do Governo do Estado para viabilizar o projeto. “Uma das maiores obras de engenharia rodoviária do Paraná, que atende a forte e antiga reivindicação da população e que, além de mais segurança para os usuários e qualidade de vida para a população de Mandaguari, vai contribuir para um desenvolvimento mais vigoroso da região”, afirmou Richa. A rodovia ganhou cerca de 10 quilômetros de pistas duplicadas, com duas faixas cada, além de um canteiro central de seis metros, acostamento e sinalização moderna. A nova duplicação inclui, também, quatro viadutos rodoviários e dois ferroviários, três passagens (trincheiras) para máquinas agrícolas e animais, três retornos em nível.  Além do contorno de Mandaguari, o Governo do Paraná também negociou com a empresa Viapar a construção de duas trincheiras em Sarandi, localizadas na BR-376 com a Avenida Londrina, e outra na Avenida Borsari Neto. As equipes estão trabalhando limpeza das vias marginais, topografia e terraplanagem. O investimento nessa obra é de R$ 40 milhões.  (CLICK AQUI  e veja mais fotos)

OCORRÊNCIAS - "Broncas em Ivaiporã e Rio Branco do Ivaí"

IVAIPORÃ- Furto: Na Avenida Aramis Ataíde- Jardim Espírito Santo, na Escola Carlos Lacerda, foi furtada uma caixa de som, cuja marca e modelo não souberam informar. IVAIPORÃ - Embriaguez – Um homem de 43 anos, foi detido na Avenida Estavam Marciano dos Santos, na madrugada de 27 de novembro. Ele dirigia uma camioneta S10 de placas IPO-7768 de Ivaiporã. O homem não era habilitado. O teste do bafômetro apontou o valor de 1.12 mg/l, por tanto, embriaguez ao volante. RIO BRANCO – Facada: Na Avenida Rio São Francisco, um rapaz disse que bebida com amigos, quando se desentendeu com um rapaz de nome Dirceu, e por isso levou uma facada no braço. O ferimento recebeu uma sutura de 20 pontos. O detalhe é que a vítima desistiu de registrar queixa contra o agressor. IVAIPORÃ- Furto no IFPR: Dois jovens de 28 e 19 anos, foram detidos na Avenida Paraná. Eles estavam em um posto de combustível com um carro gol, placas de Jardim Alegre. Com a presença da PM, saíram em alta velocidade. Ao serem abordados, com eles havia drogas e 100 metros de fios. Mais tarde se descobriu que os fios eram furtados de uma obra do Instituto Federal do Paraná.

BORRAZÓPOLIS - "Máquina sem controle e derruba poste"

Empresa fez a troca do poste  ainda na quinta
No novo Loteamento Cassarotti, uma retroescavadeira provocou danos na tarde desta quinta-feira, 27 de novembro, de 2014. Segundo informações,  o operador da máquina ficou sem o controle e desceu uma das ruas até invadir uma das datas.  Antes disso, a máquina danificou um muro e derrubou um poste de porte pequeno  instalado para padrão de energia.  Apesar do susto e dos anos, ninguém se feriu.  Segundo uma pedreiro que trabalhava no local, um caminhão coletor da prefeitura, também foi atingido.

PARANÁ - Governo vai parcelar terço de férias do servidores

Matéria do Paraná online diz que todos os funcionários da administração direta do governo do Paraná que tirarem férias em dezembro deste ano e janeiro de 2015 receberão o terço de férias a que tem direito apenas ano que vem e parcelado em três vezes.  Segundo o governo, o parcelamento foi necessário para que fosse possível cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, além de admitir falta de dinheiro em caixa. A Secretaria Estadual da Administração afirma que a decisão visa garantir o pagamento do salário do mês de dezembro e do 13º. Com a decisão, pelo menos 125 mil servidores estaduais serão afetados.  Reação  - Nesta quarta-feira (26), ao tomarem conhecimento da decisão do governo, os sindicatos que representam os funcionários públicos do Estado informaram que devem questionar na Justiça a medida, solicitando que o pagamento ocorra ainda em 2014.  Confirmação  - O documento abaixo, obtido pela reportagem do Paraná Online, comprova a comunicação feita pela Secretaria de Administração e Previdência (SEAP) do governo do Estado à Diretoria de Pessoal da PMPR, informando sobre o adiamento dos terços de férias. (Veja mais detalhes aqui - CLICK)


COAMO - Empresa com 44 anos de eficiência e solidez

Quando 79 agricultores se reuniram e fundaram a Coamo em 28 de novembro de 1970 eles tinham muitos problemas, e sabiam que sozinhos seria muito difícil, para não dizer impossível, solucionar as dificuldades existentes na época. E unidos no mesmo ideal, com base na solidariedade entre eles, identificaram quais eram os problemas e suas necessidades e, juntos, tiveram a solução que foi a Coamo. Uma cooperativa organizada e forte, que coloca à sua disposição projetos e serviços para suprir e apoiar a tudo aquilo que o quadro social precisa para ter êxito na atividade.  Entre os benefícios relevantes para os cooperados está o Departamento Técnico. A Coamo disponibiliza assistência agronômica e veterinária, com o trabalho de mais de 250 profissionais, treinados e especializados em suas funções. Os técnicos exercem função primordial junto aos produtores, principalmente no que se refere a redução dos custos de produção, o aumento da produtividade, e a conservação e fertilidade do solo, além da aplicação de modernas tecnologias e incremento da renda e qualidade de vida aos cooperados. Os cooperados têm a garantia do abastecimento de insumos modernos para poder plantar e obter maiores produtividades, com sementes selecionadas, adubos e defensivos de qualidade e a preços justos. Sem contar que os insumos estão sempre na hora certa que o cooperado precisa para plantar.  Assim, nesses 44 anos a Coamo cresceu e os cooperados também. A cooperativa sempre esteve ao lado do quadro social no atendimento das suas necessidades, agregando valor e propiciando melhor rendimento e qualidade de vida no ambiente produtivo rural.

MANOEL RIBAS- "Vereador deixa a oposição"

Vereador Silvio Back deixa grupo de oposição e é o mais novo aliado da prefeita Bete Camilo
 O grupo político da prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo, ganhou mais um aliado que dará sustentação a administração municipal na Câmara de Vereadores. Trata-se do vereador Silvio Back, que nesta quarta-feira (19 de novembro), anunciou a adesão ao grupo de base da prefeita.  A Chefe do Executivo, Bete Camilo, deu boas vindas vereador em seu grupo político, tendo ressaltado que o compromisso é o de trabalhar em prol de toda coletividade com ações voltadas aos interesses do povo Manoelribense. “Tivemos uma conversa franca e objetiva com o vereador Silvio Back, e ele, depois de ouvir as nossas propostas de trabalho para o povo de Manoel Ribas, achou por bem aderir a nossa base política”, disse a prefeita.   O vereador Silvio Back disse que a mudança da sua posição política está fundamentada em compromissos com sua base eleitoral e com população de Manoel Ribas e também com a boa desenvoltura da administração da prefeita Bete Camilo no município, onde tem realizado um trabalho honesto, de compromisso e responsabilidade com o povo e com a cidade.  “Essa é uma gestão que tem priorizado o interesse do povo. Realidade bem diferente de outros governos. Iremos fortalecer ainda mais esse grupo e ao lado dos demais vereadores vamos buscar mecanismos que possam oferecer ainda mais, melhores condições de vida ao nosso povo”, disse o vereador.  Desta forma, Bete Camilo, que tinha a minoria da Câmara de Vereadores, passa a ter a maioria absoluta (5 dos 9) representantes. Agora a prefeita conta com o apoio dos vereadores Belmiro Lemkull, Fabio Luiz Marques (Fabinho) Wagner Alexandre Borges, e Aparecido dos Anjos (Cidão) e o ultimo Silvio Back.  Obtivemos também a informação de que existe uma grande possibilidade de outro vereador da oposição aderir ao bloco situacionista ainda nos próximos dias. Agora é aguardar e esperar, pois se tudo se confirmar, o novo presidente da Câmara Municipal será da base da prefeita Bete Camilo.

MANDAGUARI - "Choque elétrico e queda com ferido grave"

No dia do Técnico de Segurança no trabalho, 27 de novembro, de 2014, o Corpo de Bombeiros, de Apucarana, foi a Mandaguari, atender uma situação de acidente de trabalho do tipo choque elétrico e queda de uma altura aproximada de 3 metros. O fato aconteceu na Avenida Amazonas, e na frente da Chevolks. No local, um homem que seria um eletricista, de nome  DIJALMA BATISTA, 51 anos,  sofreu ferimentos considerados graves.  Ele teria confidenciado que estava em cima de uma escada colocando enfeites de natal na Avenida Amazonas, quando sofreu a descarga. Como havia acabado de abrir o cinto, a queda foi inevitável.  Batista foi levado ao hospital com diversos ferimentos, mas sem risco de morte.

LIDIANÓPOLIS - "Cursos da Casa Familiar Rural"


 NO VÍDEO - Ouça a entrevista com a professora Rosana
Na foto aparece as professoras: Flavia, Rosana, Kariane, Cleudete, e o vereador Anderson, de Lidianópolis. Eles são da Casa Familiar Rural, daquele município,  e estiveram nos estúdios da Rádio Nova Era, para falar sobre um curso especial: Técnico em Agricultura, que a instituição está oferecendo para Lidianópolis e outros municípios da região, que são 11 cidades que pertencem a Casa Familiar. A entrevista foi concedida ao radialista Roberto Junior, e por uma das professoras, a Rosana.  Click no link de vídeo e ouça. SOBRE O CURSO -  Estão abertas as matrículas para o Curso Técnico em Agricultura na Casa Familiar Rural Antônio Augusto Maciel de Lidianópolis. Atendemos demanda de 11 Municípios do Território Vale do Ivaí com jovens de Ivaiporã, São Pedro do Ivaí, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cruzmaltina, Godoy Moreira, Assentamento oito de Abril- Jardim Alegre, Borrazópolis e a sede Lidianópolis e também com possibilidades de vagas para Lunardelli e São João do Ivaí. Cada município possui o direito a três vagas. A Casa Familiar Rural de Lidianópolis possui eixos Norteadores da Educação do Campo com a Pedagogia da Alternância, estudos voltados a Práticas do Campo proporcionando um ensino Técnico Profissionalizante que parte da Realidade do jovem e incentiva-o a valorizar a cultura e o meio em que vive, dando-lhes respaldo, conhecimento e instrumentos para como opção de trabalho e renda possa permanecer no campo. Propõe uma educação em que o jovem alterna sessões educativas na família/Comunidade e na EFA (Escola Famílias Agrícolas) em sistema de internato; a alternância se dá de forma integrada onde o trabalho e o estudo são dois momentos interligados, porque em ambos os momentos se aprendem e se interage, portanto o jovem tem um tempo de estudo na CFR (Casa Familiar Rural) ficando interno uma semana com estudos, e uma semana em sua propriedade colocando em prática os estudos realizados. Faça já sua inscrição que pode ser realizada até o dia 05 de dezembro de 2014 para o 1º ano do curso técnico em Agricultura de 2015.