quinta-feira, 31 de julho de 2014

Educação - GRANDES RIOS

GRANDES RIOS – CURSOS TÉCNICOS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS
O Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto do distrito de Ribeirão Bonito, município de Grandes Rios oferece cursos Técnicos de Agente Comunitário de Saúde e Técnico de Transações Imobiliárias. Os cursos são ministrados pelo IFPR (Instituto Federal do Paraná) pelo Programa e-Tec Brasil no período noturno, on-line, uma vez por semana, no período de 2 anos. Podem se inscrever pessoas que já concluíram ou concluirão em 2014 o Ensino Médio. As inscrições deverão ser feitas pelo site até 03/08/2014, ou na secretaria do Colégio até 01/08/2014 com os seguintes documentos: RG, CPF, histórico escolar e comprovante de residência. Mais informações pelo telefone (43) 3417-1182. Para se matricular no site: Entre no link: Inscrições para o Curso Técnico em Agente de Saúde: docs.google.com/forms/d/1jBKP0PWso79QRqt6FIOk5ACrJe-Sfkl2OmWmG-b8AuE/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link. Inscrições para o Curso Técnico em Transações Imobiliárias: docs.google.com/forms/d/1rfAo8ugJRcuBnqP2sUMmsfGpwcxdTgTgHWB-mg8tUII/viewform?c=0&w=1

"COLUNA SOCIAL" - "Americano conhece Faxinal e Região"



Recebemos as imagens que foram enviadas da cidade de Faxinal, mas são da despedida de um Americano  de nome Gunter Dezurik, que esteve no Vale do Ivaí  por 40 dias conhecendo o Brasil, em especial a Região Norte do Paraná e Faxinal. Ele que foi trazido por Aaron Pavesi, que também mora em  Saint Louis,  cidade localizada no  estado americano do Missouri.  O  Gunter  já voltou,  deixando na região muitos amigos, e muita saudades.   Em nota, este amigos, em especial a Família Pavesi, desejou felicidades e boa sorte.

Polêmica - IVAIPORÃ: "Cães e gatos de Rua"

 Juiz determina que prefeitura  dê abrigo, tratamento e destinação final a cães e gatos de rua
Imagem do Abrigo Toca de Assis
O Juízo da Vara de Fazenda Pública de Ivaiporã (região Norte do Estado) determinou ao Município de Ivaiporã que providencie, no prazo de 45 dias, local destinado ao abrigo, tratamento e destinação final dos animais recolhidos na cidade, sobretudo aqueles que apresentem doenças transmissíveis à população, com a imediata retirada desses animais das ruas.  Conforme a decisão, a Administração Pública ainda terá que disponibilizar o atendimento veterinário a animais abandonados e em situação de risco, inclusive com programa de castrações, no prazo de 60 dias.  A liminar foi proferida com base em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público na comarca. O promotor de Justiça Rodrigo Baptista Braziliano argumenta que, por força da Lei 2.322/2013, o Município subvenciona a Sociedade Protetora dos Animais de Ivaiporã “Toca de Assis”, sendo que repassa valores para que a organização mantenha canil e abrigo em local cedido pela administração municipal. No entanto, os repasses teriam diminuído nos últimos anos, e a capacidade do abrigo foi diminuída. A Promotoria de Justiça tentou firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), porém o requerido recusou-se a assinar o documento.  O promotor de Justiça destaca que é fato notório e de conhecimento público a grande quantidade de cães, gatos e outros animais domésticos abandonados nas ruas da cidade. “A atuação da ONG se dá de forma insuficiente, em situação agonizante, sempre na dependência de recursos privados, diante da ínfima contrapartida do poder público. O número de animais errantes aumenta a cada dia, diante da ausência de uma política pública municipal séria, concreta e eficaz para o controle da situação, ensejando, além de grave risco a saúde pública, situações de maus tratos contra os animais”, acrescenta o promotor, que já recebeu diversas queixas da população.  Em caso de descumprimento, a Justiça fixou multa diária no valor de R$ 500,00, a ser revertida à Sociedade Protetora dos Animais “Toca de Assis”.

"COLUNA SOCIAL" - Karen Franciosi, de níver em Kaloré

           Completou aniversário em Kaloré, a Karen Franciosi, a bela nasceu no dia 31 de julho, por isso recebe os parabéns de toda família:  "Quero no dia que te pertence, te dizer que a vida só vale a pena ser vivida, quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje eu me lembrei de você. Afinal, você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem contigo, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco, devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor. Te desejamos tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje, é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irás conseguir. Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido. Feliz aniversário! da sua família que te ama muito!!!!" - diz mensagem dedicada a ela e enviada pelos familiares.

LUTO - Rio Branco do Ivaí e duas mortes em Ivaiporã

RIO BRANCO DO IVAÍ -Uma criança de cinco meses de gestação, nasceu morta no hospital bom Jesus de Ivaiporã no dia 30/07/2014; Seu corpo foi transladado para a cidade de Rio Branco do Ivaí onde reside os pais. O sepultamento  foi realizado  por volta das 11:00 da manhã de quinta-feira, 31 de julho. Segundo informou o Agente Silvio da funerária Aliança de Ivaiporã.
IVAIPORÃ-  Em Ivaiporã, faleceram duas pessoas: Aristides Machado, aos 75 anos, corpo  velado em sua residência no Alto Porã,  distrito de Ivaiporã na rua Arara 610,  e seu sepultamento às 17:00 no cemitério de Alto Porã, dia 01 de agosto. Também faleceu João Maria Antunes Pereira. Corpo transladado para ser velado e sepultado em Ponta Grossa.   Ele residia na Rua Ucrânia, no Jardim Europa. Ele era pai do Everson Simex, de Ivaiporã. Sepultamento em 01 de agosto.  (Agente Tiago da Funerária Aliança)

Destaque - MANOEL RIBAS

Placar que atormenta os brasileiros deu o hexa para a Escola de Educação Básica Rotariana Manoel Ribas
Se os brasileiros acharam que a goleada sofrida para a Alemanha por 7 a 1, na Copa do Mundo 2014, foi ruim, para a Escola de Educação Básica Rotariana Manoel Ribas foi o resultado que deu as elas o tão sonhado hexacampeonato, no futsal feminino, categoria ACD (Alunos com deficiência). Nesta quarta-feira (30), as meninas de Manoel Ribas deram um show de bola e mantiveram sua invencibilidade em todas as edições da Fase Final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) que participaram.  Em qualquer competição todos estão sujeitos a ganhar ou perder e foi neste sentimento que a equipe da Escola de Educação Básica Rotariana Manoel Ribas entre sorrisos, vestiram a camisa, gritaram, vibraram e levaram o time de Manoel Ribas a vitória.  Em quadra, as manoelribenses foram superiores e não deram chances para as meninas da Escola de Educação Básica Renascença, de Renascença, estragaram a festa do Hexa. O jogo iniciou quente, com jogadas rápidas. E foi no toque de bola de Ana Paula, aos quinze segundos, que iniciou a goleada. Não foi tão vergonhoso como os gols que o Brasil levou. Renascença ao contrário da nossa seleção, não entregou o jogo, lutou até os últimos segundos, mas realmente era o dia da Escola de Educação Básica Rotariana Manoel Ribas. 

APUCARANA - Homenageia mulheres de destaque


Com a presença do prefeito Beto Preto (PT) e do vice-governador do Estado do Paraná, Flávio Arns (PSDB), a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Apucarana (CMEG) promoveu na noite de quarta-feira (30/07), na Chácara Recanto do Sossego, a quarta edição do evento bienal “Mulheres de Ouro”. Com o intuito de homenagear pessoas da comunidade por notórios trabalhos desenvolvidos no município, a premiação deste ano marcou ainda a reeleição de Sueli Carmona Dias à presidência da entidade, que ficará na função por mais dois anos. “Este evento é uma festa muito bonita, que Apucarana merece, que todas as mulheres comerciantes, comerciárias e prestadoras de serviço merecem. São verdadeiras lutadoras. Antes existia uma batalha dos gêneros, dos sexos em Apucarana, hoje não. Cada vez mais as mulheres vão conquistando seus espaços, então só temos que parabenizá-las por contribuírem para a construção de uma cidade cada vez mais pulsante e vitoriosa”, disse o prefeito Beto Preto.

ITACOLOMI - "Cras promove curso básico de pescados"


A Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Novo Itacolomi - PR, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) comunica a todos os interessados que estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Alimentos a Base Pescados. Os interessados deverão procurar o CRAS até amanhã, dia 01 de agosto de 2014, para fazerem a sua inscrição. O curso será realizado nos dias 04 e 05 de agosto, das 8:00 ás 17:00 horas. Maiores informações pelo telefone (43) 3437-1157 ou no CRAS.

"COLUNA SOCIAL" - A bela Eloisa Alfonso, de níver em Kaloré

        Nossa "Coluna Social" rende homenagens a linda é simpática ELOISA ALFONSO, que reside em  Kaloré e é proprietária do  "Espaço Beleza", um salão de Beleza localizado na cidade e um dos melhores da região.  O motivo das homenagens, é que neste dia 31 de julho, de 2014, ela completou mais um ano de vida, e por isso os seus amigos e familiares enviaram votos de um feliz e abençoado níver:  "Queremos dizer a ela, que a admiramos muito, é alguém muito especial, e por isso desejamos que todos os seus sonhos sejam uma realidade; e que ela continue sendo esta mulher dedicada, talentosa,  guerreira e que luta com todas as suas forças para conseguir o seus objetivos, mas sempre respeitado a todos e sem prejudicar ninguém. Por isso, recebe de todos nós os sinceros parabéns e votos de um feliz e abençoado aniversário", diz nota assinada pela  mana Evelize Alfonso, demais familiares e amigos.

TELEFONIA CELULAR- TIM amplia rede 3G no Paraná

Godoy Moreira Califórnia  estão entre os 16 municipios que terão tecnologia que permite acesso à rede de dados
Dentro de seu plano de expansão de infraestrutura, a TIM amplia a sua cobertura 3G (dados) no Paraná. A partir da primeira semana de agosto 16 novos municípios paranaenses contarão com os serviços de dados no estado. Com essa expansão a TIM passa a ter 103 municípios com tecnologia 3G no Paraná. As ações de ampliação da rede contemplam os municípios de Barra do Jacaré, Godoy Moreira, Santa Mariana, São Sebastião da Amoreira, Andirá e Califórnia (no DDD 43); Alto Paraná, Flórida, Japurá, Jussara, Lobato, Munhoz de Melo, Paranapoema, Perobal e São Carlos do Ivaí (no DDD 44) e Pato Bragado (no DDD 45). O município de Jaboti, no DDD 43, também passa a receber os serviços da TIM na área de voz (2G). Neste semestre a TIM também ampliará a capacidade da rede 3G em Ponta Grossa e a cobertura de voz e dados no Distrito Industrial e na Vila Oficinas.  A tecnologia 3G permite acesso à Internet Móvel e possibilita que os clientes assistam a vídeos e a diversos canais de TV em tempo real, acessem jogos multimídia online, naveguem na Internet, realizem vídeo-chamadas, acessem e-mails e mensagens instantâneas com rapidez e mobilidade.  Importante salientar que a companhia prioriza a transparência nos seus negócios e no relacionamento com os clientes. Um marco é o site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas), que permite aos consumidores conhecer o verdadeiro retrato da cobertura da TIM e seus projetos de ampliação e melhorias da rede. No triênio que vai até 2016 a TIM aplicará cerca de 90% dos R$ 11 bilhões previstos para investimentos no Brasil; destes, R$ 340,2 milhões serão investidos no Paraná ainda este ano.   Ofertas   - 

FAXINAL - Menor confessa furto de motocicleta

                    Um adolescente, de 15 anos, foi apreendido após ser identificado com o ladrão de uma motocicleta.  No dia 30 de julho, de 2014, a Polícia recebeu informações que ele seria o autor do furto de uma Honda CG 125 today na cor vermelha de placa AEN – 1608,  veículo este furtado na data do dia 29 de julho, de 2014. Ao ser abordado na Eugenio Bastiane, ele confessou o crime para a Polícia Militar, inclusive contou que a moto estava em uma casa, onde ele mora sozinho, localizada numa chácara na Estrada rural do Barro Preto. Ao chegar na referida propriedade, a moto foi encontrada desmontada e faltando o tanque. O menor contou que venderia as peças, e que inclusive tinha se desfeito do tanque na estrada da Bufadeira. O adolescente foi apreendido e está sendo investigado. O a moto foi levada para o pátio da Delegacia.

PLANTÃO SAÚDE: “Toda semana pela Rádio Nova Era”

“Síndrome do Pavio Curto” foi o tema do Plantão Saúde com a Psicóloga Ana Paula dos Santos, de Novo Itacolomi
NO VÍDEO - Ouça a fala de Ana Paula dos Santos
A Psicóloga Ana Paula dos Santos, de Novo Itacolomi, da clínica Acosta, falou sobre o que é o Transtorno Explosivo Intermitente, popularmente conhecido como a “Síndrome do Pavio Curto”. São pessoas que não conseguem conter seus impulsos agressivos – é importante salientar que a agressividade Não é premeditada. Costumam ter comportamentos agressivos – ataques de fúria e de agressividade, tais como: ameaçar, berrar, xingar, fazer gestos obscenos, avançar sinais de trânsito, até formas mais violentas de explosão, como atirar objetos contra a parede e/ou nas pessoas e envolver-se em ataques físicos contra familiares, brigas no trabalho, nos bares, destruindo veículos no trânsito, etc. SAIBA MAIS OUVINDO O LINK.    PLANTÃO SAÚDE – Toda semana, geralmente na terça e quarta, a Rádio Nova Era apresenta o quadro Plantão Saúde com a Psicóloga Ana Paula dos Santos, que é Novo Itacolomi. Os ouvintes da Rádio e leitores do Blog do Berimbau podem sugerir temas ou tirar dúvidas no e-mail: ana_paulassp@hotmail.com, ou pelo telefone 43 - 9988 1414.

GODOY MOREIRA - “Pista de Malha é reinaugurada”


       A prefeitura Municipal de Godoy Moreira, através da Secretaria Municipal de Esporte, reinaugurou nesta quarta-feira (30) a pista de malha no complexo esportivo. Um sonho antigo daqueles que praticam este tipo de esporte e por isso. Segundo Amarildo dos Santos, Secretário Municipal de Esportes, a prefeitura vem dando sempre apoio em todos os eventos esportivos realizados pela a secretaria, seja municipal ou intermunicipal. Ele também parabenizou o prefeito pelas ações. “Nós estamos sempre dando condições para que nosso secretário possa fazer sempre um bom trabalho e são muitos eventos realizados”, disse o prefeito Primis de Oliveira. Neste domingo dia 03 de agosto, de 2014, a partir das 10h00min horas, acontece os jogos de malha de reinauguração. Participam: Campo Mourão, Ivaiporã, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí e Godoy Moreira. Cada cidade apresentará quatro duplas. O Departamento de Esportes, juntamente com prefeito municipal, vice-prefeito e câmara de vereadores convida todos os esportista do município e região para prestigiar. A partir das 12h00min horas, será oferecido um delicioso almoço gratuito para todos os participantes do evento.

IVAIPORÃ - Novos chefes das regionais de Ivaiporã

Foto e nota do Jornal Paraná Centro


 O Jornal Paraná Centro divulgou que foram definidos os nomes dos novos chefes das regionais de Saúde e do Trabalho. Nesta quarta-feira, dia 30 de julho, o governador Beto Richa assinou decreto exonerando Cristiane Mendonça Papin Ferreira da direção da 22ª Regional de Saúde e, no lugar dela, nomeada a empresária Eleane Aparecida Rother.  Na chefia do Escritório Regional do Trabalho, Emprego e Economia Solidária foi oficializada a exoneração de Alex Mendonça Papin e no lugar foi nomeado o empresário Esmael Estevam Barbosa. Já o cargo de assessor técnico da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, que era exercido pelo ex-vereador Jaffer Guilherme Saganski Ferreira, será ocupado por Maria Lucimey Pulzatto Piaciesvski, conhecida por Lúcia do Passarinho. A posse oficial dos chefes deve acontecer, nesta quinta-feira, dia 31 de julho.  (Nota do Jornal Paraná Centro).   Veja uma artigo que fizemos sobre as exonerações  - CLICK AQUI

IVAIPORÃ- Casa pega fogo e Bombeiros são acionados

Em Ivaiporã uma casa pegou fogo, e os Bombeiros foram acionados às 19:50 horas, de 30 de julho. O local do sinistro foi na Rua Marechal Deodoro, no Bairro: Jardim Belo Horizonte e próximo ao ginásio Sapecadão. Ao chegar no local, os socorristas encontraram o imóvel habitado, com fogo na parte dos fundos. Houve o combate e o controle da situação. A casa era de alvenaria e foram destruídos móveis como: cama, estante, guarda roupas, pia, banheiro, telhado, forro, madeiramento do telhado e uma janela de vidro. Ninguém se feriu.

CAMPO MOURÃO - Arcam faz homenagens aos fundadores


A diretoria da Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo (Arcam) promoveu dia 25 de julho em sua sede social em Campo Mourão, importante evento comemorativo aos seus 40 anos de fundação. Na solenidade reuniu fundadores e ex-presidentes da Arcam, diretores da gestão atual e de gestões anteriores da associação, gerentes angulares e de entrepostos, e diretoria da Coamo.   AUDIOVISUAL - Quarenta anos de história e muitos benefícios no esporte, lazer e saúde para milhares de pessoas, associados e dependentes Para ver um pouco dasua história, conquistas e glórias, foi lançado o audiovisual “Arcam 40 Anos”, que consiste em breve documentário com imagens, fatos e fotos que apresenta um pouco da trajetória de sucesso da Arcam, com relato de personagens - fundadores e presidentes- protagonistas da história de sucesso da Arcam.  FUNDADORES -  (continue lendo)

LUTO - Grandes Rios; Novo Itacollomi e Ivaiporã

Em Ivaiporã morreu Edmundo Teles Tobias, em Grandes Rios a Iracema Picoli e em Novo Itacolomi: Maria Aparecida Munhoz
 IVAIPORÃ- Em Ivaiporã, a Funerária Nacional, comunicou o falecimento  do senhor EDMUNDO TELES TOBIAS. Ele era sogro do "Maia" da Prefeitura. Familiares informaram  logo em seguida, que seu corpo seria velado na Diaconia São Paulo, e sepultamento às 17 horas de 31 de julho, de 2014.
GRANDES RIOS-  Em Grandes Rios, faleceu:  Iracema Maria Picoli, 55 anos,  moradora da rua Hermínio Strassacapa, conjunto Silvério Siqueira. Ela era familiar da Secretária da Educação Silvia Picoli.   Velório na  capela mortuária  e sepultamento às  8 horas da manhã do 01/08.
NOVO ITACOLOMI-  Faleceu em Novo Itacolomi a senhora   Maria Aparecida  Martins Munhoz. Pessoa também muito conhecida na cidade. Velório na residência da família e sepultamento na manhã de sexta-feira, 01 de agosto. 

BORRAZÓPOLIS - "Foto dos dois irmãos mortos em Castro"

VEJA -  A foto  é de um adolescente natural de Borrazópolis que foi tentar vingar a morte do irmão, mas acabou  morto em Castro. Na imagem as duas vítimas
A imagem é dos dois irmãos que noticiamos na manhã de quarta-feira, 30 de julho de 2014;  assassinados em Castro, região de Ponta Grossa. O adolescente de nome Luiz Henrique Vaz dos Santos,  o último a ser morto,  tinha  apenas 16 anos. As informações dão conta de que ele foi executado por um Policial Militar, o mesmo que em maio de 2014, disparou um tiro e matou o irmão dele, de nome Eric Vaz dos Santos, de 15 anos,  ambos viveram a infância em Borrazópolis. No dia do velório de Eric, Luiz Henrique teria jurado vingar o irmão, mas ao tentar atirar no Policial com uma garrucha, ele acabou atingido na virilha e também morreu. ENTENDA O CASO -   Nossa  reportagem  noticiou no dia 19 de maio, de 2014, que uma tragédia havia ocorrido em Ponta Grossa.    ERIC VAZ DOS SANTOS, de 15 anos, foi atingido por um tiro de pistola .40. Luiz Carlos Vaz dos Santos, que reside em Borrazópolis e é pai dos meninos, contou que Eric morava com a mãe na cidade de Castro. No fim de semana ele foi para a casa de primos em Ponta Grossa, e quando brincava na calçada, a Polícia passou perseguindo criminosos, em meio a perseguição, um tiro de pistola foi disparado e a bala atingiu o tórax do menino. Na época, Luiz Carlos dos Santos, o "Luiz Carlos Pedreiro"  (Pai), foi acompanhar o velório, e foi quando o irmão Luiz Henrique, jurou vingar a morte do irmão. O fato é que  nesta terça-feira, 29 de julho, de 2014, chegou a notícia que o outro filho de Luiz Carlos,  também  havia sido morto pelo mesmo Policial.  OUTRO DETALHE -  O irmão dos dois  menores que morreram em Castro, é Cristialison Marcelo Barreto dos Santos, e ele foi preso em Borrazópolis praticamente no mesmo momento em que a família recebia a notícia que Luiz Henrique tinha sido assassinado em Castro. Cristialison estava na companhia de um menor, acusado de tráfico de drogas. Click aqui e veja mais detalhes da prisão.

ELEIÇÕES 2014: “Entrevista com Ricardo Gomyde”

O candidato ao Senador Ricardo Gomyde aposta em uma renovação e disse que há muitas questões para serem debatidas e hoje estão esquecidas
NO VÍDEO - Entrevista com Ricardo Gomyde 
Na série de entrevistas com os candidatos ao Senado, a Reportagem, falou nesta quarta-feira, 30 de julho de 2014, com Ricardo Crachineski Gomyde, que é candidato ao cargo de Senador pelo Paraná, sigla PCdoB, e pela colisão que tem como candidata ao Governo - Gleisi Hoffmann, do PT. Natural de Pr-Ibaiti, Gomyde tem 44 anos, e ao falar com a nossa reportagem, ele começou pela sua biografia. Disse que foi assessor especial do Ministro do Esporte, Orlando Silva. Diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 1994, eleito deputado federal com a maior votação da coligação na época, com apenas 23 anos de idade. Na Câmara Federal, informou que recebeu Nota 10 do DIAP - Departamento Intersindical de Acompanhamento Parlamentar, como um dos melhores parlamentares do país. Foi candidato a vice-prefeito de Curitiba. Na Câmara Municipal em 2002, foi um vereador e secretário de Estado do Esporte, presidindo a Paraná Esporte por duas gestões. RENOVAÇÃO – Sobre sua candidatura, afirmou que colocou o seu nome a disposição porque acredita que é preciso haver uma renovação, e que a função de um senador, vai muito além do que ficar apenas aparecendo na mídia toda semana e dando opiniões críticas sobre determinados temas. “Queremos discutir os projetos do Brasil, as soluções, e questões ligadas aos diversos setores, como:  saúde, esporte, agricultura, emprego, indústria e tantos outros”, disse Gomyde. Ouça a entrevista no link de vídeo.

TRÁGICO - Carro da Diocese de Maringá atropela e mata

Um homem sem identificação morreu atropelado por volta das 20h20 desta quarta-feira (30) na região de Arapongas.   O acidente foi registrado na PR-444, em Arapongas.  A vítima foi atingida por um GM Astra ASN-9324 de Maringá, da  Mitra Arquidiocesana de Maringá, conduzido por  Emerson Cícero de Carvalho, de 39 anos. O acidente foi no final de uma curva . O motorista relatou à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) que se deparou com o pedestre sobre a pista e não conseguiu evitar o acidente. O corpo do homem foi encaminhado ao IML de Londrina. Até o início da manhã desta quinta-feira (31) ele não havia sido identificado.   Nada de irregular foi constatado com o motorista nem com o carro, conforme a PRE.  (por Bonde)

MARUMBI- Ladrão invade locadora e foge com dinheiro


Em Marumbi era por volta das 21h00min, de quarta-feira, 30 de julho, de 2014, quando um ladrão praticou um assalto contra um Locadora que fica na Av. Tiradentes. A vítima contou que estava fechando seu estabelecimento comercial, quando entrou um elemento usando um capacete de cor preta, dando-lhe voz de assalto com uma arma tipo revolver em punho, ameaçando o comerciante e pedindo a carteira. Após pegar a referida carteira contendo dinheiro, documentos pessoais e cartões de banco, saiu correndo até a esquina onde havia uma moto com um segundo indivíduo esperando. A Polícia fez buscas, mas os acusados fugiram.
BOM SUCESSO- Carro roubado em Maringá e recuperado
Em Bom Sucesso, na tarde de quarta-feira, 30 de julho, na Fazenda Caratimbé, um carro foi recuperado. Trata- se de um Golf de Placas DIU-3064, que estava em estado de abandono em meio a uma plantação de cana. Ao consultar a placa no sistema, foi confirmado que era produto de roubo na cidade de Maringá/PR. Diante dos fatos, o veículo foi guinchado para a Delegacia de Jandaia do Sul para os procedimentos cabíveis.
MARILÂNDIA- Ladrões levam dois animais, um foi recuperado
Em Marilândia do Sul, um agricultor que mora no Sitio Barro Preto contou que sentiu falta de dois animais: uma égua da raça quarto de milha, cor marrom e um cavalo misto quarto de milha com crioulo de cor marrom avermelhada e mancha branca na testa. Contou também que posteriormente encontrou a égua solta em frente a mercearia do Alinor, porém o cavalo não foi localizado. Foi encontrada ainda, parte de um arreio. Para furtar os animais, os ladrões danificaram uma cerca onde os mesmos estavam cercados.

LUTO - "Cruzmaltina morreu o Tonho Gordo da Vila Diniz"

Faleceu no dia 30 de julho, de 2014, o senhor Antonio Pereira Miranda, de 50 anos,  conhecido como "Tonho Gordo"  morador da localidade de Vila Diniz, que pertence ao Município de Cruzmaltina. A família informou que o velório aconteceria na  Capela Mortuária e sepultamento às 17 horas de quinta-feira, 31. 

CASCAVEL - Criança tem braço dilacerado por Tigre




Dois vídeos feitos por visitantes do Zoológico de Cascavel, no oeste do Paraná, mostram o menino que teve um braço dilacerado por um tigre brincando com os animais selvagens antes do ataque. Em um dos vídeos, o garoto de 11 anos está alimentando um leão, junto a grade da jaula do animal. No outro, ele corre de um lado para outro, estressando o tigre que o atacou.  O ataque aconteceu na tarde desta quarta-feira (30). O menino foi socorrido por pessoas que estavam próximas e o tiraram da jaula do animal. O pai estava próximo do garoto quando o ataque aconteceu.  A polícia prendeu o pai do menino e o levou à delegacia para prestar depoimento. Após ser ouvido, os policiais o liberaram.  O menino mora com a mãe, em São Paulo. Ele foi a Cascavel para passar as férias com o pai. O garoto deveria voltar para a casa da mãe na quinta-feira (31).  Após o ataque, o menino foi levado para o Hospital Universitário de Cascavel. No fim da tarde, ele passou por uma cirurgia. O último boletim divulgado dizia que a criança estava em estado grave e corria o risco de perder o braço. A Prefeitura de Cascavel, responsável pelo zoológico, emitiu uma nota sobre o caso.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

JARDIM ALEGRE- "Ladrão leva dinheiro de idosa"

      Uma  mulher foi furtada no Bar dos Amigos, localizado na Avenida Matos Leão nesta quarta-feira, 30 de julho, de 2014. Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar, a vítima entrou no bar e  deixou a bolsa em cima de uma mesa de bilhar para ajudar seu marido que estava junto e passou mal, ao se descuidar, notou que a referida bolsa tinha desaparecido com todos os seus documentos, cartão do SUS, cartões bancários, e ainda R$950,00 em dinheiro.  Características de um suspeito, que já é conhecido da Polícia,  foram passadas para os PMs de plantão;    buscas foram feitas, mas ninguém foi preso.

Destaque - SÃO PEDRO DO IVAÍ

Semana Pedagógica capacita professores da rede municipal de São Pedro do Ivaí
Os professores da rede municipal de ensino de São Pedro do Ivaí receberam no início dessa semana uma série de palestras de capacitação, visando o melhor preparo para o segundo semestre do ano letivo. A Semana Pedagógica é uma iniciativa da secretaria municipal de Educação. Os temas trabalhados foram: psicologia na prática pedagógica, primeiros socorros, descritores da Provinha Brasil e resolução de problemas.  As palestras que aconteceram na segunda (28) e na terça-feira (29), na Associação Antoniana e na Escola Municipal Professora Alfredina Fernandes Gouveia, foram ministradas pela pediatra Dra. Fernanda Schor, psicóloga Nayara Guimarães e pelas coordenadoras pedagógicas da secretaria de Educação, Ivonete Terezinha Carniato Harada e Carla Montani Pereira.  A secretária Terezinha de Lourdes Mouro disse que a semana pedagógica é importante para melhorar a educação no município. “É a oportunidade de aprendermos mais e também de levantar os problemas existentes, promovendo uma discussão ampla, tendo sempre como prioridade e meta qualificar ainda mais a educação no município”, justifica.

ROSÁRIO DO IVAÍ - Recursos para compra de óleo diesel

           A Prefeitura Municipal de Rosário recebeu 12 mil litros de óleo diesel da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, o Coordenador Municipal da Defesa Civil Paulo Sergio Ruiz falou da a importância deste combustível para o reparo e reconstrução das estradas rurais atingidas pelas últimas chuvas, sendo que sua utilização será exclusivamente em veículos e máquinas destinadas ao restabelecimento da trafegabilidade das estradas considerando que o Município conta com uma malha viária extensa, com vias de acesso importante para a acessibilidade de toda população que foram danificadas ou destruídas pelas chuvas ocorridas no mês de junho de 2014.

POLÊMICA EM ARAPONGAS

Vereadores de Arapongas deverão devolver R$ 13,4 mil aos cofres municipais
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou irregulares as contas da Câmara Municipal de Arapongas (Região Norte), referentes ao exercício financeiro de 2008, de responsabilidade de Sérgio Onofre da Silva. O motivo foi o pagamento indevido de verba indenizatória a 11 vereadores locais para o comparecimento em sessões extraordinárias nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro de 2008. Em virtude do pagamento irregular de sessões extraordinárias, o Tribunal determinou a devolução dos valores aos cofres municipais. Dos 11 vereadores, 9 deverão restituir R$ 13.418,06; o então presidente terá que devolver R$ 15.631,25 ; e um vereador deverá restituir R$ 563,23 aos cofres públicos. O ex-presidente da Câmara fica solidariamente responsável pelo recolhimento integral de todos os valores. Além disso, o TCE deferiu parcialmente o pedido de parcelamento formulado pelo gestor das contas, em 24 meses, com vencimento todo dia 5 de cada mês. Também foi determinado pelo órgão a remessa dos autos à Diretoria de Execuções, para elaboração dos cálculos e intimação do gestor para que providencie o pagamento das parcelas. Ele também fica responsável pela intimação dos demais vereadores para que estes procedam da mesma forma.  (Roberto Junior - Plantão Nova Era)

RIO BRANCO DO IVAÍ - Agradecimentos por obras realizadas

    Recebemos um e-mail,  enviado por uma moradora das inicias D. L.,    que enviou também a foto que aparece a esquerda. Ela disse que em seu nome e em nome dos demais moradores, faz  agradecimento ao pessoal do setor rodoviário da Prefeitura de Rio Branco do Ivaí,   pelo bom trabalho que que vem sendo desenvolvido  no município.  "Quando a situação vai mal, criticamos, mas quando há avanços, precisamos reconhecer e é isto que estamos fazendo", disse a nota. 

HUMANAMED: "Seu filho tem dificuldade em aprender"

Procure a equipe Multidisciplinar da Humanamed de Faxinal e saiba como resolver

Seu filho apresenta dificuldades na escola como: LER, ESCREVER COMPORTAR-SE?.   Ele está inquieto, agitado, nervoso e não consegue concentrar-se nas tarefas mais simples, tem dificuldade em obedecer ordens?.  A Humanamed conta com uma Equipe Multidisciplinar de alta capacidade que utiliza procedimentos e técnicas atualizadas, realizando estudos de casos visando um melhor diagnóstico e tratamento para o seu filho.  Este processo proporciona as crianças um autoconhecimento, aprendizado de novas habilidades e desenvolvimento das que já existem, maior controle do seu comportamento, pensamentos, ações e emoções.  Quando se trata de Promoção do Desenvolvimento de crianças e adolescentes, torna-se evidente a importância do trabalho de vários profissionais especializados em saúde e educação, o que vai garantir a integridade e fidelidade no resultado do tratamento junto as dificuldades de aprendizagem e seus transtornos específicos.  Nossa equipe é composta pelo Dr. Clay Brites, Neuropediátra; Rosicleide Pereira dos Santos, Psicóloga; Silvia Bocardo Justus, Fonoaudióloga eLuciêne Goes Hervatini, Psicopedagoga.  Todos juntos trabalhamos com um só objetivo que é o de eliminar as dificuldades unindo a educação e a saúde em prol de seu filho.  Faça- nos uma visita, venha tirar suas dúvidas com nossa Equipe Multidisciplinar na Humanamed Av. Brasil 1279, Telefone 43- 3461 1087 ou 99152999.

MAUÁ DA SERRA- Convite para o "Terço dos Homens"


A nota que recebemos diz que a  Oração é fundamental em nossas vidas, por isso a comunidade que participa do "Terço dos Homens", agradece a todos os que se entregam em oração e  CONVIDA VOCÊ A REZAR O TERÇO, que é celebrado todas as terças feiras, às 19:30, na Igreja Matriz de Mauá da Serra.   "Nossa vida muda a cada dia, desde que estejamos abertos a conhecer e vivenciar o amor de Deus por nós.   A prática da oração e a contemplação dos mistérios da vida de Jesus têm mudado a rotina de muitos homens, pois através da oração comunitária o homem desenvolve uma devoção que o leva, como chefe de família, a reafirmar o seu lugar de mestre, pastor e sacerdote, a exemplo de Cristo, aprendendo a rezar e levando sua família também à oração, ele se faz respeitar e amar cada vez mais, o que o leva a receber frutos individuais e comunitários maravilhosos", diz nota enviada por  Wagner Marcelo -  da Master Contabilidade. 

JANDAIA - Gol capota no trecho que liga com Mandaguari

           Um acidente ocorreu por volta das 19 horas desta terça-feira (29 de julho) na BR-376 em trecho que liga a cidade de Jandaia do Sul a Mandaguari, próximo ao Motel Hipnose. Conforme informações de um motorista que presenciou o acidente, um pneu do Gol, placas de Jandaia do Sul,  estourou  provocando o capotamento. Uma equipe do SAMU de Jandaia do Sul socorreu o motorista, de 23 anos, que estava sozinho no carro. Ele sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao PAM de Jandaia do Sul.

"COLUNA SOCIAL" - Níver - Eduardo Diniz - Rosário do Ivaí

 Eduardo aparece com seu professor de Educação Física

 O jovem Eduardo Diniz, completou mais um ano de vida neste dia 30 de julho, de 2014. Os parabéns chegam de toda família, em especial da mãe  Maria Diniz, proprietária da  Panificadora Diniz, também  de sua avó Ivete, da mana Emylli e do padrasto Israel.  Também felicitações a ele em forma de mensagem:  "Hoje  é um dia muito especial,  há 14 anos atrás voce veio ao mundo me trazendo felicidade. Filho é tão difícil descrever o quanto eu ti amo. Voce é  muito especial,   é o amor da minha vida. Por isso desejo toda felicidade do mundo;   e não se esqueça que és a razão do meu viver", diz mensagem da mãe Maria Diniz.

MARILÂNDIA - "Roubo frustrado a caminhoneiro"

A Polícia de Marilândia do Sul, registrou às  18h30min na BR 376, saída de Califórnia para Marilândia, um assalto praticado contra um caminhoneiro. Os ladrões desistiram de levar o caminhão, mas roubaram o celular da vítima. Segundo o solicitante, o mesmo conduzia seu Caminhão Scania 124 de cor vermelha placas HSU-2400 de São Gabriel Do Oeste - MS, pela Rodovia BR 376,  e nas proximidades de Califórnia, notou que havia travado as rodas, ao parar,  foi surpreendido por dois elementos.  Eles deram voz de assalto e o amarraram com uma corda. A vítima, informou aos meliantes que seu pai estava seguindo a frente com outro caminhão,  e provavelmente denunciaria o fato a Polícia, foi quando os ladrões decidiram fugir levando apenas o seu  aparelho celular de marca LG de cor branca. O motorista ficou sozinho, foi ao Posto Cupim e pediu socorro.  Buscas foram feitas, mas ninguém foi preso. 

IVAIPORÃ - Motocicleta furtada na Av. Souza Naves

Marcos Marcondes da Silva, 36 anos, teve uma moto furtada na Avenida Souza Naves. Ele registrou o furto no dia 29 de julho, de 2014, às 19h45min, mas informou que havia deixado sua Honda CG 125 Preta Placas ARA 7130, na residência de sua mãe no dia 25 deste  de julho, e  quando foi buscá-la nesta  data, foi informado por sua mãe que a referida já não estava lá  desde o dia 25. Ela achou que o filho a tinha levado, e por isso não reclamou o fato.  

Destaque - GODOY MOREIRA

Funcionários municipais realizam surpresa para o Prefeito Primis de Oliveira
Assessoria de Imprensa
Os funcionários municipais de Godoy Moreira realizaram na manhã de quarta-feira (30 de julho) uma visita surpresa ao prefeito Primis que esteve de aniversário no último sábado. O evento que foi realizado na Câmara Municipal contou com a presença de diversos funcionários. O vice-prefeito falou em nome de todos, agradecendo e parabenizando a passagem do aniversário de Primis; e também pelo carinho com que ele tem tratado os servidores. “Quero agradecer a todos em especial a minha família e também a minha segunda família, porque passo o maior parte do tempo junto de vocês, e digo ainda que cada um de vocês sabe o empenho que tenho feito para construir uma cidade sempre melhor, sei o quanto o trabalho de cada um é importante para a nossa administração. Agradeço o carinho e este café da manhã que vocês prepararam com muito amor”, disse o prefeito Primis de Oliveira.
GODOY MOREIRA – Visita da Cresol: O prefeito Primis de Oliveira juntamente com o secretário de Agricultura e o técnico agrícola Anderson Tobias recebeu na terça-feira (29 de julho) a visita de Leandro, Viviane e o José Paulo que são representantes da Cooperativa Cresol de Ivaiporã. No encontro vieram expor o trabalho que a Cresol faz em especial com agricultores. Em breve eles juntamente com a secretaria de agricultora, vão realiza uma reunião com os agricultores, comerciantes e demais segmentos para saber se há o interesse na instalação de uma unidade de atendimento no Município. O prefeito Primis disse que está a disposição e que vai dar total apoio.

APUCARANA - Carro de Jandaia é recuperado após furto


Em Apucarana  às 15h10min de 29 de julho, foi recuperado depenado um gol furtado em Mandaguari, mas que pertence a um morador de Jandaia, de nome Eduardo Felipe Logo. O carro estava na PR 444 próximo à Vila Rural Terra Prometida. Em nota a Pm informou que durante patrulhamento a Equipe Policial visualizou um veículo Gol na cor vermelha, placas AHV-7419, sem as rodas, sem os bancos e sem os equipamentos de som. Após checagem da placa junto à COPOM, foi constatado se tratar de produto de furto  há dias atrás.  

STF decide que Vargas só pode depor após defesa escrita

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (29) que o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados só pode tomar o depoimento presencial do deputado André Vargas (sem partido-PR) após o dia 1º de agosto, data estipulada pelo presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), para que a defesa do parlamentar entregue defesa escrita. Nesta terça-feira, 29, a defesa de Vargas voltou ao STF com o argumento de que convocar o deputado para prestar depoimento hoje configurou desrespeito ao prazo estipulado pelo próprio Conselho e à decisão de Lewandowski. Os advogados reclamaram pelo fato de terem sido concedidos apenas cinco dias úteis para manifestação de defesa após o recebimento dos autos, que totalizam 14 mil páginas. Vargas e duas testemunhas de defesa eram esperadas na sessão de ontem, mas não compareceram.

ELEIÇÕES 2014 - Justiça alerta PMDB sobre fidelidade

A Justiça concedeu uma liminar de protesto ao senador Roberto Requião, o que obriga o diretório estadual do PMDB a notificar todos os seus integrantes sobre a obrigatoriedade da fidelidade partidária. A decisão foi proferida pelo juiz Austregésilo Trevisan, da 17ª Vara Cível de Curitiba, no último dia 24, mas que veio a público somente nesta terça-feira (29). Ainda cabe recurso por parte do partido. De acordo com a ação, logo após a convenção estadual que optou pela candidatura de Requião, a executiva estadual do PMDB elaborou a ata da convenção e acordou em liberar os integrantes que quisessem apoiar coligações concorrentes. Porém, a ação alerta que a infidelidade partidária, segundo estatuto do PMDB, sujeita o infrator a cancelamento do registro de candidatura e expulsão simultânea do partido. Segundo o advogado de Requião, Luiz Fernando Delazari, o objetivo da ação é comunicar ao presidente do diretório estadual que a infidelidade partidária é ilegal.  (Por Roberto Junior)

APUCARANA - "Presos ao tentar roubar Relojoaria

 Uma tentativa de assalto  que foi praticada em Apucarana, contra a Relojoaria Cristal, terminou em prisões na tarde de terça-feira, 29 de julho, de 2014.  Os detidos são: ALISSON NOGUEIRA DE OLIVEIRA,de 18 anos, e um menor de 16 anos. O Comércio  que foi alvo deles, fica na Praça Rui Barbosa.   Segundo o dono  da Relojoaria Cristal,  eles chegaram de posse de um revólver, entraram  na relojoaria e deram voz de assalto, logo em seguida efetuaram um disparo que quebrou o mostruário. Os dois fugiram  sem levar nada, tomando rumo ignorado, deixando um capacete. Populares informaram que os meliantes usavam uma Yamaha / Factor YBR 125 de Placas ASF-8265 / Arapongas e cor roxa, a  qual tem alerta de furto ocorrido em data de 24/06/2014 na cidade de Arapongas.   Mais tarde, no Bairro Palmares, os dois acusados foram localizados e presos. Com ele o revólver utilizado na ação.

Destaque - NOVA TEBAS: "Saúde é prioridade"

Vice-prefeito de Nova Tebas disse a Rádio Nova Era/ Vale do Ivaí e Blog do Berimbau, que a saúde promovida pela Prefeita Heloísa é incomparável, se comparada com gestões anteriores

 
 NO VÍDEO - Veja o comentário do vice prefeito 

Em entrevista a Rádio Nova Era, o vice-prefeito Clodoaldo Fernandes, de Nova Tebas disse que o município tem avanços incomparáveis no setor de saúde, e que a Prefeita Heloísa Jensen teve esta prioridade desde o primeiro dia do seu governo. “Conseguimos construir três unidades básicas de saúde, reformar outras três, e muito breve teremos um hospital reformado, novo, e com equipamentos novos; isso além da atenção básica muito bem estruturada”, disse o vice-prefeito. A afirmação foi feita durante um evento da 22ª Regional de Saúde, de Ivaiporã. Na mesma entrevista Clodoaldo destacou outros investimentos em vários setores, como por exemplo, quatro pontes que serão reconstruídas e é uma reivindicação da comunidade. “Fazemos política não por convencimento, mas sim por convicção que estamos fazendo o bem para a população” finalizou Clodoaldo.

LUTO – Três falecimentos registrados em Ivaiporã


Verônica Traianoski, Oria Feltrin Gamba e Narcisa Higino Garcia, são as pessoas que faleceram
Segundo o agente "Nei", da funerária Nacional, a Verônica Traianoski, faleceu em Ivaiporã, e a família decidiu pelo velório na Rua Diva Proença, número 160, sepultamento às 17 horas de quarta-feira, 30 de julho de 2014. O segundo falecimento é de Oria Feltrin Gamba, velório na Diaconia São Paulo, e sepultamento às 17 horas, de quarta-feira. E o último falecimento foi Narcisa Higino Garcia, velório no Lar Santo Antônio e sepultamento às 15 horas, também desta quarta-feira, 30 de julho de 2014.

AGENDA - Deputado Artagão divulga agenda de viagem

      O deputado Artagão Júnior pega a estrada novamente nesta quarta-feira (30) rumo a municípios de sua base de representação. O parlamentar participa de reuniões em Reserva, Cândido de Abreu, Jardim Alegre, Cruzmaltina, Faxinal e Grandes Rios. Na quinta-feira (31), os compromissos são em Marilândia do Sul, Bom Sucesso, Lunardelli, Ivaiporã e Guarapuava. 

Tráfico – BORRAZÓPOLIS: “Duas ocorrências simultâneas”

Menor suspeito de vários crimes é apreendido por tráfico; num segundo caso, a Dona do conhecido Play Bar também foi presa acusada do mesmo crime
 NO VÍDEO - Reportagem sobre as duas ocorrências
Uma ação conjunta das Policiais Militar e Civil em Borrazópolis, resultou em dois registros de tráfico de drogas. O primeiro por volta das 18 horas de 29 de julho de 2014, quando a equipe do Sargento Gilmar Soares, formada pelo soldado Costa e Lucas, mais policiais da escola de soldados, e o Nisnick de Melo, da Delegacia de Faxinal foram até a região da Vila Lourdes e prenderam dois jovens, sendo um rapaz de 24 anos, de nome Cristiálison Marcelo Barreto dos Santos, e um menor de 16 anos, morador da Vila Bom Jesus, acusados de tráfico de drogas. O Cristialison negou que seja traficante e o inquérito policial poderá o incriminar por corrupção de menor e uso de drogas. Já o adolescente é considerado “figura carimbada”. Inclusive a Polícia foi até a casa dele, e com a permissão de sua mãe, entrou no quarto do adolescente  onde havia uma bolsa preta com 14 papelotes de crack.    Assim que ele foi apreendido, várias pessoas ligaram para a nossa reportagem dizendo que ele seria o autor de furtos de motos na cidade e inclusive teria sido visto no mês passado entrando dentro de uma Camioneta Saveiro, que foi furtada da frente da casa do agricultor Luiz Carlos Michelim. O menor nega, e como a testemunha chave não formalizou a denúncia, a confirmação da autoria deste furto fica quase impossível. Ambos os detidos foram levados para Faxinal. COMERCIANTE DETIDA- Numa segunda ação, foi detida  uma comerciante de nome Aline,   dona do “Play Bar”, da Rua Independência, no acesso a Vila Verde, ela também acabou detida. Os policias encontram com ela,   papelotes  de cocaína.  "Recebemos informações de uma pessoa, que tinha comprado droga de  Aline Caroline Alves Silva, que é proprietária do bar (PLAY BAR), além disso recebemos várias ligações e informações de que no referido estabelecimento  havia pessoas consumindo e vendendo entorpecentes.  No bar, juntamente com o Sr. Ninsniki de Melo que ocupa a função de auxiliar administrativo da polícia civil, realizamos  a abordagem e busca no estabelecimento, onde foi encontrado na carteira de Aline Caroline 0,6 gramas de substância análoga a cocaína e também em sua outra bolsa, várias notas de dinheiro em espécie trocado e ainda  moedas", informou a Polícia Militar.  Foram apreendidas  6 folhas de cheque sem procedência, um televisor LG, uma geladeira Electrolux moderna das mais caras, um transformador de energia, bijuterias e instrumentos musicais sem nota fiscal e procedência.    Nossa reportagem tentou falar com Aline, mas ela se recusou a dar qualquer declaração, como por exemplo explicar porque tinha em sua bolsa  os  papelotes com drogas.  Para os Policiais, Aline negou informalmente que seja traficante e tenha praticado qualquer crime. Ela revelou que quando comprou o estabelecimento,   a geladeira e os tais objetos suspeitos vieram juntos. Nas duas ocorrências os detidos foram levados para Faxinal, e as providências seriam tomadas. Enquanto os boletins eram registrados pessoas da comunidade foram ao Destacamento parabenizar a ação dos Policiais. (mais fotos no link) 

PARANÁ - O caso da mãe acusada de matar a própria filha

Maria Clara Zortea Ramalho, 6 anos
O Site G1 deu destaque para a  mãe da menina de seis anos, encontrada morta em Santa Tereza do Oeste, na região oeste do Paraná, confessou nesta terça-feira (29), que matou a criança. Em depoimento para a Polícia Civil de Cascavel, a mulher indicou onde o corpo havia sido enterrado e disse que batia na criança há um ano, por causa de um plano espiritual que ela precisava cumprir para melhorar de vida. Ela e uma amiga são suspeitas de cometer o crime em março deste ano. Conforme o delegado Edgar Santana, a amiga negou participação na morte. No depoimento a mãe disse que era a amiga que mandava ela bater na criança. “Ela dizia que Deus tinha um plano na minha vida e que Deus ia mudar a minha história, que eu ia ter marido, prosperidade e toda essa história, só que para eu receber isso tinha um plano espiritual que eu tinha que fazer. E esse plano era corrigir os meus filhos e que se eles fizessem alguma coisa errada tinham que ser castigados. Eles tinham que apanhar”, conta a suspeita que tem outra filha de dois anos. Ainda conforme a polícia, a mãe da criança disse que foi a amiga que bateu pela última vez na menina dias antes dela morrer. Também foi a amiga que mandou a criança dormir no porta-malas do carro, onde segundo a mãe, ela foi encontrada morta. “Ela dizia que eu batia com dó e que não estava dando certo o tratamento. Disse que Deus que mandou ela assumir o serviço, porque eu não sabia bater, que eu batia com dó”, diz a mãe. Quando elas encontraram o corpo da criança, a mãe contou aos policiais que pensou em chamar as autoridades.  (Click no link abaixo e continue lendo)

IVAIPORÃ- “Sumiço de rottweiler é esclarecido”

O sumiço de um cachorro registrado na  Rua Rio Grande do Sul, no domingo, 27 de julho, de 2014, em Ivaiporã, foi esclarecido. O Boletim da PM informou que era por volta das 18 horas, quando a moradora chegou em casa e foi alertada pela sua vizinha que disse que um carro Versalhes parou em frente a residência e levou cachorro rotrweiller,  cor preta com manchas marrons. A Polícia fez rondas, mas não encontrou ninguém.   Por email, a pessoa que levou o cachorro entrou em contato com a nossa reportagem divulgando a seguinte nota: "Eu não furtei nada,  o cachorro estava na rua. e eu estava passando por  acaso e vi  animal, então  parei o carro e chamei ele. Em seguida abri a porta e ele entrou no carro sem nenhum trabalho.  Para mim isso não é roubo ou furto.  Eu estava  andando na rua  e trouxe  o animal para casa por ser dócil,  mas pensei, se alguém o  procurar,  eu devolvo, caso contrário ficarei com o mesmo", informou a pessoa que levou o animal. 

terça-feira, 29 de julho de 2014

JARDIM ALEGRE: “Boca de fumo é descoberta”

Polícia descobre uma suposta “boca de fumo” e apreende 53 pedras de crack e objetos de origem suspeita
Um bom trabalho da Polícia Militar, equipe do Sargento Bossoni: Solados Alailson, Felipe e Cássia, em conjunto com a Polícia Civil, representada no município pelo Alvino Cândido, o Popular “Preto”, culminou com a prisão de um jovem e uma mulher acusados de envolvimento com o tráfico de drogas. Segundo informações que recebemos, o indivíduo de nome MARCELO AUGUSTO DA SILVA, de 20 anos,  que vinha dando trabalho para a Polícia, porque incomodava moradores pedindo dinheiro, inclusive em alguns casos fazia ameaças, e até usava o nome de seu pai, um cidadão idôneo para conseguir arrecadar dinheiro. Ele teria ido a uma loja da cidade e comprado produtos, mas saído sem pagar a conta após ludibriar a vendedora. Denúncias informaram que ele iria para uma tal de “Lojinha”, nome dado a uma “Boca de Fumo”, que fica  na Rua São Paulo,  para trocar as mercadorias adquiridas no comércio. Diante dos fatos, a Polícia foi para o local, e pegou o jovem já deixando a casa com seis pedras de crack no tênis. Ao entrar na residência, a moradora de nome Fabiana da Silva Alexandre, 32 anos, tentou usar uma filha menor de 12 anos, para jogar a droga num vaso sanitário, mas não obteve sucesso. Foram apreendidas  mais 47  pedras de crack, e muita mercadoria de origem suspeita. Acredita-se que os produtos são furtados por viciados que os trocam por droga.

"COLUNA SOCIAL" - A linda Priscila Pinheiro - Novo Itacolomi

O nosso Play Blog, de hoje destaca a sensualidade de Priscila Pinheiro. A jovem com estilo de modelo,  é da pequena cidade de Novo Itacolomi, mas a grandeza de sua beleza já rendeu convites para que fosse a grandes centros  para seguir carreira como modelo.   Não é preciso aqui, nesta coluna, destacar os adjetivos da jovem, porque pelas imagens é possível perceber o seu incontestável charme. Irmã de Rafael Pinheiro, e filha do casal: Isabel Pinheiro e Rui Pinheiro, que são servidores público da Prefeitura local, a jovem é o orgulho da família, orgulho este que se ostenta, não só pela beleza que ela esbanja, mas porque além de belíssima, ela é uma pessoa extraordinária, simpática, humildade, dedicada, inteligente e que tem tudo para continuar vencendo na vida.  Recentemente ela saiu na Revista Ual da Tribuna do Norte, de Apucarana, e como sempre acontece em todos trabalhos que Priscila realiza, foi um sucesso. Parabéns a jovem e que o futuro possa ser sempre promissor. (29-07-14)    (Confira mais fotos no link abaixo)

Furto - IVAIPORÃ- “Gatuno entra pela janela e acaba preso”


Ladrão entra pela janela enquanto o proprietário da casa dormia e furta notebook e outros objetos
Um morador da Rua Diva Proença, de Ivaiporã, conhecido como Eloi da empresa “Diesel Car”, foi vítima de furto. Ele estava dormindo, na madrugada desta terça-feira, 29 de julho, quando acordou com um barulho. Ao se levantar, constatou que um indivíduo agiu de forma ousada,  pulando o muro da casa e  entrando  pela janela, enquanto ele dormia. O meliante, após ser flagrado com os objetos,  fugiu levando um notebook, uma jaqueta e outros. A Polícia Militar foi avisada, e numa busca eficiente, localizou o suspeito em um pasto próximo a captação de água da Sanepar. O homem foi identificado como CÍCERO DA SILVA, de 42 anos. Após ser reconhecido como sendo o autor do furto, Silva foi preso.  Na fuga ele pulou vários muros.  A Polícia investiga se o acusado não tem participação em outros  delitos.  (Colaboração Beto Borges - Rádio Ubá)
IVAIPORÃ- Ladrões praticam furto em residência
Um cidadão de 27 anos que mora na Rua Castro Alves – Jardim Versalhes registrou um furto no dia 28 de julho. Contou ele ao entrar em seu quintal, notou que furtaram um botijão de gás, um registro deste mesmo botijão, um sapato de sua mulher na cor marrom, e outros objetos. Foram feita rondas pelas imediações, não sendo localizados os objetos e nem o autor do Fato.

SAÚDE - BRASIL

Ministério da Saúde adiciona vacina contra Hepatite A no calendário do SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) vai ofertar a vacina contra hepatite A. A incorporação do imunizante ao calendário nacional, anunciada nesta terça-feira (29) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, ocorre dois anos depois da recomendação da Conitec, comissão criada pelo governo para nortear a incorporação de novas tecnologias. A vacina será recomendada em uma dose, para crianças maiores de um ano e menores de dois anos, e já está disponível nas unidades básicas de saúde pública de 11 estados (Acre, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul) e do Distrito Federal, segundo o ministério. Nesses estados, os pais que levarem os filhos para vacinar já terão à disposição a nova vacina. Amazonas, Amapá, Tocantins, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Pará e Santa Catarina terão a imunização implantada no mês de agosto. Para setembro, ficarão os estado de Roraima, São Paulo e Paraná. Para atingir a meta de imunizar 3 milhões de crianças em um ano, o ministério informou que já foram distribuídas 1,2 milhão de doses desde o início de julho. A distribuição para o ano de 2014 segue até setembro. O investimento, segundo a pasta, é de R$ 111 milhões. Com a vacinação contra a hepatite A, o Ministério da Saúde passa a oferecer, de graça, 14 vacinas de rotina no calendário. Ainda segundo o ministério, com a nova vacina, o Brasil passa a ofertar todas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  (Roberto Junior - Plantão Nova Era)

ELEIÇÕES 2014


Emissoras devem ficar atentas às próximas datas do calendário eleitoral
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) publicou um alerta para que as emissoras se atentem ao calendário eleitoral. As emissoras poderão ceder até dez minutos de sua programação diária para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgue comunicados e outras divulgações. Além disso, as rádios também prazo para fazer o cadastramento para a divulgação do resultado das eleições.  Segundo informações da Abert, até o dia 31 de julho o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá requisitar das emissoras de rádio e televisão, até dez minutos diários da programação, para a divulgação de comunicados, boletins e instruções ao eleitorado. Os dez minutos poderão ser usados de forma contínua ou não, ou ser somados e usados em dias alternados. O TSE poderá requisitar as emissoras até o dia da eleição. A obrigação é prevista na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).  As emissoras de rádios também deverão fazer um cadastro para fazer a divulgação dos resultados da eleição de 2014. O dia 6 de agosto e a data-limite para o cadastramento das emissoras de comunicação que desejam divulgar os resultados oficiais das Eleições 2014. A parceria de divulgação está prevista em Resolução do TSE.

CRUZMALTINA - “Encontro da Regional de Saúde”

Pela manhã a 22ª Regional de Saúde, de Ivaiporã, debateu ações de combate a dengue, e no período da tarde ocorreu um encontro do CIR - Comissão de Intergestora da Regional
NO VÍDEO - Entrevista com Adroaldo - Secretário Municipal de Saúde de Cruzmaltina, Clodoaldo Fernandes Secretário de Saúde de Nova Tebas e presidente do CRESEMS e ainda a fala das autoridades que compuseram a mesa de honra
   Nesta segunda-feira, 28 de julho, a cidade de Cruzmaltina foi sede de duas reuniões importantes da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã. O evento contou com a participação dos municípios que pertencem a regional. Pela manhã os Secretários de Saúde e técnicos debateram ações do comitê de combate a dengue, e o que cada município realizou para amenizar e enfrentar o problema. Após o almoço, no período da tarde, uma segunda reunião, também importante, que foi a da chamada CIR – Comissão Intergestora da Regional, que é um encontro entre os secretários de saúde dos municípios que também pertencem a Regional de Ivaiporã. Nela, os secretários debatem diversos temas e ainda protocolam as ações de cada cidade, que depois serão encaminhadas para a Secretaria de Saúde do Paraná. Para compor a mesa de honra foi chamado o prefeito anfitrião José Maria dos Santos, que agradeceu a presença de todos; o secretário de saúde de Cruzmaltina: Adroaldo Gasparoti de Barros, o presidente do CRESEMS – Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde, que é o vice prefeito de Nova Tebas, o jovem Clodoaldo Fernandes dos Santos, o Padre Adriano da Paróquia local; a presidente da Câmara de Cruzmaltina Ivone Neca, ainda Cristina Pastori, liderança local, e Silvana Farias de Carvalho, que é diretora da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, e representou a chefe Cristiane Mendonça Ferreira Papin, que estava de férias em vias de deixar o cargo. O Secretário de Saúde de Nova Tebas, que preside o CRESEMS, falou dos avanços que a saúde vem tendo e que o momento é muito bom, graças a parceira com o Governo do Estado. Ele aproveitou para falar na revolução que a administração Heloisa Jensen e Clodoaldo tem promovido na saúde de Nova Tebas, a começar pela construção de 3 unidades básicas, remédios na farmácia, atendimento a população com consultas, exames e outros, e a reforma do hospital municipal que em breve ganhará novos equipamentos. Já Adroaldo, de Cruzmaltina, também foi bastante categórico ao dizer que o modelo atual é bom e precisa continuar, porque a Secretaria de Saúde, do Estado, ouve os municípios, atende as demandas e isso é algo que não podemos abrir mão. No vídeo a esquerda, tem entrevistas com Adroaldo e Clodoaldo, e ainda a fala das autoridades e liderança que formaram a mesa de hora. Silvana Farias de Carvalho, que é diretora da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, lembrou o momento de turbulência que a regional vive por causa da suposta saída de Cristiane Papin, mas que as ações vão continuar. Ela apresentou um telão com os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo. Vale ressaltar que a reunião do CIR, só acontecia na sede da Regional, em Ivaiporã, mas foi transformada em encontros itinerantes, ou seja, que acontecem a cada mês, em cidades da região que fazem parte da 22ª Regional de Saúde. Mais detalhes, no vídeo a esquerda.  (Colaboração - Carlinhos Butiá - Ivaiporã)   - Mais fotos no link abaixo.  

Destaque - ROSÁRIO DO IVAÍ

Prefeito Ademar, de Rosário do Ivaí também recebeu cobertores do Provopar, ONG parceira do Governo do Estado 
 O CRAS de Rosário do Ivaí recebeu a Diretora Social do Provopar Estadual, Silvana Maia, que atendendo à pedidos da Secretaria da Assistência Social do município,  por intermédio do prefeito Ademar Alves, vice Prefeita Silmara Vila e primeira dama Nazélia Alves, fez a entrega de cobertores para as famílias cadastradas.  As doações serão feitas de acordo com a relação de famílias inseridas no Programa Bolsa Família (prioritariamente). Esta ação social busca, a partir da doação,  ajudar o próximo. "Com a entrega de cobertores temos o intuito de esquentar o frio de muitas famílias.  Como é bom e gratificante poder estar ajudando pessoas, um ato tão singelo mas que faz toda a diferença. Mais uma vez, somos gratos ao Governo do Estado do Paraná, que não se esquece dos pequenos municípios" diz nota divulgada pelo Prefeito Ademar e pelo CRAS.  

APUCARANA – “Dois acidentes registrados”

No Parque da Raposa uma mulher ficou gravemente ferida ao bater sua moto com gol, já na Vila Cinco Irmãos o acidente foi com uma Yamaha que colidiu num ônibus
Em Apucarana no dia 28 de julho, às 12:28 na Rua Denhei Kanashiro, no Parque da Raposa e em frente ao portão da APAE de Apucarana. Uma batida entre dois carros deixou ferida gravemente, a MARIA HELENA MERCADANTE DA CRUZ , 57 anos. A batida foi entre um Gol, placa AUK 1635 de Apucarana, conduzido por Eduardo Hosp Porto e uma Motocicleta marca Yamaha , modelo Crypton, placa ASN 7964/Loanda, conduzida pela vítima Maria Helena Mercadante Da Cruz. BATIDA ENVOLVE ÔNIBUS - Um segundo acidente na noite de 28 de julho, envolveu um ônibus e um carro na Avenida Minas Gerais, Bairro: Vila Cinco Irmãos na frente da Ciavena Veículos. Um ônibus MB modelo Marcopolo, de Apucarana conduzido por Cleverson Gibeão Lima Souza, bateu com uma Moto Honda 125 placas de Apucarana conduzida por Bruno Henrique dos Santos. Ficaram feridos levemente: LUCAS DOS SANTOS, 17 anos, e BRUNO HENRIQUE DOS SANTOS, 19 anos.

LUTO - Em Cruzmaltina faleceu o conhecido “Ceará!”

Faleceu em Cruzmaltina, no Distrito de Primavera, o Luiz Pedro da Rocha, mais conhecido como “Ceará”, aproximadamente de 72 anos. Ele estava internado num Hospital de Ivaiporã, quando entrou em óbito na terça-feira, 29 de julho. “Ceará”, morava sozinho no bairro. Segundo o Vereador “Marreco”, os amigos decidiram pelo velório no salão da Igreja do Distrito e sepultamento às 17 horas, também de terça.