quarta-feira, 30 de abril de 2014

EMPREGO - Cocari convoca trabalhadores em Borrazópolis


A COCARI AVISA QUE ESTARÁ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 07/05/2014 FAZENDO RECRUTAMENTO DE PESSOAS DE BORRAZÓPOLIS PARA TRABALHAR NO ABATEDOURO VITAVES EM MANDAGUARI. AS PESSOAS INTERESSADAS DEVERÃO COMPARECER NO SALÃO DA TERCEIRA IDADE NA PRAÇA DA REPÚBLICA, A PARTIR DAS 09:30 DA MANHÃ MUNIDOS DA CARTEIRA DE TRABALHO, RG E CPF.

Tráfico – FAXINAL: “Mulher tenta passar droga em Rollom”


Moradora de Arapongas tenta passar droga para o preso Márcio Clementino e   acaba flagrada
Uma mulher foi presa dentro Delegacia de Faxinal nesta quarta-feira, 30 de abril de 2014. Ela é acusada de tentar passar droga para MARCIO JOSÉ DA SILVA, 41 anos, mais conhecido como “MARCIO CLEMENTINO”,  apesar de não ter nada haver com a família Clementino, e morador de Borrazópolis. Ele está preso desde 12 de março de 2013, quando foi flagrando com 182 gramas de maconha chegando em Borrazópolis. Segundo a Polícia Civil, foi anunciada a voz de prisão para a mulher de nome Lucilene Luiza Paiva, de 45 anos, moradora de Arapongas, e que segundo ela, há mais e um ano estaria amasiada com Márcio. Ela foi flagrada com uma porção de droga dentro de um frasco de desodorante, conhecido como “roll-on'”, durante uma visita no minipresídio. O material foi apreendido e as providências foram tomadas. A Mulher nega o crime e não confirmou a nossa reportagem se realmente é atual amásio de Clementino.   A Polícia iria examinar para confirmar oficialmente a existência de droga no recipiente.
APUCARANA -  Outro caso: Em Apucarana uma mulher  também flagrada no minipresídio.  Segundo a PM, antes de visitar um preso, a acusada foi revistada, momento em que porções de droga foram encontradas escondidas em seu próprio corpo.  Ela recebeu voz de prisão

Concurso - APUCARANA: Saúde abre concurso público"


O prefeito Beto Preto (PT) autorizou nesta quarta-feira (30/04) a publicação de edital de concurso público para contratação imediata de 55 profissionais para a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), além de formação de cadastro de reserva para cargos do quadro próprio. O certame será realizado pela Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL). Para o nível superior, estão sendo oferecidas oportunidades para cirurgiões-dentistas em várias especialidades, educador físico, enfermeiro especialista em Saúde Mental, fisioterapeuta, médico clínico geral e médico plantonista para a UPA 24 horas, nutricionista e psicólogo. Para o nível médio e médio técnico, as vagas são para atendente de consultório dentário, atendente de farmácia, guarda de endemias e técnico em vigilância sanitária. Para o nível fundamental, está aberta vaga para vigia geral. Os salários vão de R$743,88 a R$4.862,61.   (Leia mais clicando no link)

PROGRAMA DE RÁDIO: "Conversa Franca com Sérgio Souza"

Mensagem para todos os trabalhadores; inauguração do Fórum da Comarca de Ivaiporã, e visita aos municípios da região foram temas do quadro “Conversa Franca”
Sérgio Souza em vista a Rio Branco do Ivaí
VÍDEO: Ouça a entrevista com o Senador Sérgio Souza
O suplente de Senador- Sérgio Souza, do PMDB, concedeu entrevista a Rádio Nova Era, no seu programa semanal “CONVERSA FRANCA”. Nesta quarta-feira, 30 de abril de 2014, vários temas foram discutidos, entre eles, a visita que fez durante o último fim de semana de abril de 2014, a cidades da região Vale do Ivaí e central do Paraná. Sérgio passou por Ivaiporã, na posse do novo presidente da Associação Comercial. Foi também a Cândido de Abreu, onde falou com o Presidente da Câmara e amigos. Em Rio Branco do Ivaí, lamentou a morte do Pai do Prefeito Gerôncio, ocorrida na última semana, disse que foi uma grande perca, por se tratar de um pioneiro. Ainda em Rio Branco, Sérgio lembrou dos convênios e emendas liberadas para o município, como programa PAC 2, no qual o município recebeu uma motoniveladora e caminhão (Foto). Em Grandes Rios, Sérgio foi recebido pelo Prefeito, em Rio Bom participou do aniversário da cidade, em Cruzmaltina teve um encontro com o Prefeito Zé Maria, e em Jardim Alegre participou da comemoração dos 50 anos do município. FÓRUM DE IVAIPORÃ- O Suplente de Senador falou ainda da importância da obra do prédio do Fórum de Ivaiporã e disse que já assegurou uma emenda para duplicação da Marechal Cordeiro de Farias que dá acesso principal a cidade. DIA DO TRABALHO- Sobre o dia do Trabalho, comentou dos avanços, da capacitação da mão de obra, e desejou parabéns a todos os trabalhadores.
OUÇA NO LINK DE VÍDEO. CONVERSA FRANCA – É um programa de Rádio apresentado pelo Sérgio Souza, do PMDB, toda quarta-feira, sempre a partir das 08 horas da manhã, pela Rádio Nova Era. Em entrevista ao Repórter Ronaldo Alves Senes, o “Berimbau”, o Sérgio comenta sobre assuntos da política. Para ouvir, basta sintonizar a Rádio Nova Era, na sintonia 540, que fala de Borrazópolis para todo Vale do Ivaí, região Central e Campos Gerais. Ou acessar o site da emissora www.radionovaera.combr . Outro canal é o Blog do Berimbau, onde as entrevistas são postadas na íntegra. Ouça e participe ligando para 43 3452 1233 ou 43 9981 6178.

Título - CÂNDIDO DE ABREU: "Dr. Aroldo Gallassini"

José Aroldo Gallassini,  presidente da Coamo, recebeu o título de Cidadão Honorário do Município de Cândido de Abreu
O engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, idealizador e presidente da Coamo, foi agraciado na noite de terça-feira (28) com o título de Cidadão Honorário do Município de Cândido de Abreu, na região Centro-Norte do Paraná. A honraria foi entregue em sessão solene da Câmara Municipal com a presidência do vereador Josnei Erivan Freitas presidente da câmara municipal para a abertura desta sessão solene.   QUALIDADE DE VIDA - O vereador Marcelo Mayer Dau foi o autor da proposição aprovada por unanimidade cuja lei foi sancionada pelo prefeito José Maria Reis Júnior. “Prestamos esta singela e merecida homenagem ao Dr. Aroldo pelo seu trabalho na agricultura, sinto-me muito orgulhoso como cooperado e vereador em ser o autor desta honraria. Com a chegada da Coamo passamos a ter a garantia de segurança, empregos em nossa cidade e para os produtores a certeza de um apoio que gera renda e melhoria para todos com qualidade de vida”, afirmou Marcelo Dau.   DOIS TEMPOS - O prefeito José Maria Reis Júnior disse que Cândido de Abreu pode ser dividido em dois tempos. Um antes e outro depois da Coamo. “Entre morros e planícies, o nosso Município passou a ser essencialmente agrícola com a presença da Coamo. Com ela, o produtor planta, produz, colhe, vende e ainda tem as sobras. Sem a Coamo os agricultores não teriam esta facilidade.”  Sobre a homenagem Reis Júnior afirma que é importante e é justa, pelos resultados alcançados em Cândido de Abreu. “Dr. Aroldo, o seu currículo dispensa comentários, o Senhor é um homem abençoado e de bons propósitos, e a partir deste evento passa a ser nosso conterrâneo e irmão. O Senhor faz parte da história de Cândido de Abreu.”  REFERÊNCIA – (Continue lendo)

JARDIM ALEGRE: "Furto na casa de ex-vice prefeita"

Ladrões arrombam casa de Marilú Reck e fogem levando eletrônicos e até peixes que estavam na geladeira 
A ex-vice prefeita de Jardim Alegre - "Marilú Reck"  teve a casa arrombada por ladrões. Segundo ela, no dia 29 de abril,  saiu de sua residência por volta de 15h00min, no intuito de viajar, e retornou somente às 20h00min, quando encontrou a janela lateral da residência que  fica na Rua São Paulo arrombada. Relata ainda que teve seu quarto todo revirado, e que ao a fazer uma busca rápida pelo interior, notou a falta de eletroeletrônicos  como notebook e outros.  Levaram também produtos, como uma bolsa com emblema da Caixa Econômica Federal e farta carne de peixe, que estava guardada na geladeira. A Polícia investiga e já tem pistas dos ladrões. 
FAXINAL - Dois furtos registrados pela PM
Em Ivaiporã, dois furtos também foram praticados no dia 29 de abril. Um deles na Av. Paraná, onde uma mulher de 31 anos disse que foi subtraído de seu consultório odontológico, o motor do compressor de ar que ficava no térreo do prédio. O horário provável do furto seria entre às 08h00min e 16h20min . Relatou ainda que a porta de acesso ao referido compressor é trancada com cadeado que também foi furtado. SEGUNDO FURTO- O segundo-furto, aconteceu na Rua Rio Claro, no início da madrugada de 30 de abril.   Um jovem de 18 anos, foi levar um amiga em casa, e quando voltou, viu m jovem dentro do seu quintal carregando um tanquinho de lavar roupas. O meliante fugiu deixando o objeto, mas levou  uma mochila nas costas com roupas furtadas do varal.

Fórum – IVAIPORÃ: “Inaugurado o novo Prédio”

A obra contou com investimentos de quase seis milhões e passa a ser uma importante estrutura do Poder Judiciário na região


Foi inaugurado na terça-feira, 29 de abril, de 2014, o Fórum da Comarca de Ivaiporã. O novo prédio fica na Avenida Itália, nº 1. O edifício tem dois pavimentos com área total de 2.654,70 m², em um terreno de 5.000,00 m². Foram gastos quase seis milhões. Segundo nota publicada pela assessoria de Imprensa do TJ-PR, no site da OAB, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Guilherme Luiz Gomes, participou do evento. m². De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ-PR, José Luiz Leite da Silva Filho, o projeto atende a todas as necessidades previstas no Código de Organização e Divisão Judiciárias – Lei nº 14.277 de 30/12/2003, bem como às diretrizes preconizadas pela Resolução nº 114/2010 e pela Recomendação nº 27/2009 do Conselho Nacional de Justiça. A Comarca, de entrância intermediária, abrange ainda Arapuã, Ariranha do Ivaí, Jardim Alegre e Lidianópolis. Segundo a juíza diretora do Fórum, Adriana Marques dos Santos, com o novo Fórum houve melhoria do espaço físico para atendimento da população, bem como melhor estrutura para o funcionamento das serventias, o que servirá de auxílio para a prestação jurisdicional mais célere. Durante o evento, que contou com a presença de vereadores, advogados, presidente da OAB – Ivaiporã, desembargadores, prefeitos e outros, o chefe do Poder Executivo de Ivaiporã, falou da importância desta estrutura para a região. Carlos Gil, também está viabilizando o projeto da continuidade da construção da pista dupla, que passará enfrente do novo prédio. Em nota o ex-governador Orlando Pessuti, disse que quando era vice governador e depois como governador do Paraná aumentou em cerca de 300 milhões de reais por ano a verba repassada ao poder judiciário do Estado. "Tenho certeza que isso também contribuiu para que o fórum de Ivaiporã e tantos outros pelo Paraná fossem construídos, pena que não pude ir a esta festa de inauguração", disse Pessuti. Após o evento, todos os convidados foram recepcionados com um coquetel. (Foto - IVAN MALDONADO)

Destaque – MARUMBI: “Entrega de itens para Educação Infantil”


  O Prefeito m. de Marumbi - MARLON PINI realizou na terça-feira 28 de abril, de 2014, a entrega de 238 itens aos CENTROS DE Educação Infantil - Jovina Roque de Rezende e Maria Villa de Carvalho. Os itens foram comprados com recurso do Brasil Carinhoso. O prefeito ressalta que está é a primeira vez que a Educação Infantil tem a oportunidade de receber benefícios deste programa que existe desde 2011, mas que nunca houve interesse da gestão passada em consegui-lo. “ Todos os itens serão para melhor atender as crianças da creche e da Pré-escola, tudo comprado com muito carinho e qualidade como elas merecem” , disse o Prefeito. Veja a lista de materiais entregues: 2 armários de aço, 3 ventiladores de parede, 4 ventiladores de mesa, 1 microondas, 1 cama elástica, 1 piscina de bolinhas, 15 motoquinhas, 01 lavadora de alta pressão, 02 computadores, 01 tanquinho de lavar roupas, 01 impressora, 10 relógios de parede, 04 cadeiras de papinha, 01 fogão,10 kits de bolinhas, 2 fornos elétrico, 2 liquidificador industrial, 2 espremedores de fruta industrial, 1 batedeira industrial, 4 bolas de futebol, 30 bolas de vinil, 30 bambole, 01 máquina de lavar roupas, 01 máquina fotográfica, 04 T.V de Led ’32, 04 suportes de TV e DVD, 04 aparelhos de DVD, 10 termômetros digitais, 01 secadora de roupas, 03 rádios, 01 andador ortopédico, 01 freezer e 80 colchonetes .
PRIMEIRA DAMA EDILENE PINI ENTREGA ROUPA DE BALLET PARA AS CRIANÇAS
Na tarde do dia 28/04 (segunda-feira), a Primeira Dama Edilene Pini, fez a entrega das roupas para as crianças que participam da oficina de ballet, que foi ministrada pela professora Iara. As aulas são realizadas uma vez por semana no clube do sindicato. Com esta ação, a Primeira Dama Edilene Pini e o Prefeito Marlon Pini estão garantindo a todas as crianças participante das aulas a estrutura necessária para o ótimo andamento da oficina.

RODOVIAS - "Operação do feriado do Dia do Trabalho"

Devido ao feriado do Dia do Trabalho, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) lançou nesta quarta-feira (30) a Operação 1º de Maio, que vai intensificar o policiamento das rodovias com testes etilométricos (bafômetro), radares para controle de velocidade e bloqueios, além das atividades rotineiras de verificação de documentação e de infrações do trânsito rodoviário. A operação  seguirá até às 23h59 de domingo (04/05), com todo o efetivo da unidade, incluindo os policiais militares que atuam na área administrativa, para garantir maior tranquilidade às pessoas que forem utilizar as rodovias estaduais que ligam a Capital ao Litoral e ao interior do Estado.

NOVA REGRA - "Atenção caminhoneiros - Jornada"


Câmara aprova lei que altera jornada de trabalha para os motoristas de carga
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que modifica a legislação atual sobre o exercício da profissão de motorista de transporte de cargas, definindo que o motorista pode dirigir até oito horas seguidas. O texto prevê também que a jornada poderá ser estendida em mais quatro horas, dependendo de acordo coletivo da categoria. De autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), o projeto segue agora para apreciação do Senado. De acordo com o autor do projeto, o texto modifica dispositivos trabalhistas e econômicos. Além disso, altera regras sobre o repouso para os caminhoneiros, estabelecendo que quando o caminhoneiro trafegar em estrada sem estrutura para a parada obrigatória, ele não será punido se seguir viagem até um local de repouso.

Evento - MANOEL RIBAS: "Vem ai a caminhada internacional"


CASO VARGAS - "Desfiliado do PT deputado será investigado"



O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovou, por unanimidade, o parecer preliminar do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que permite a continuidade do processo disciplinar contra o deputado André Vargas (sem partido-PR), que era vice-presidente da Câmara. Ele renunciou ao cargo após denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, que foi preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. O processo pode levar à cassação do mandato de André Vargas. Com a aprovação da admissibilidade do processo, o Conselho de Ética dá início à fase de investigação com a tomada de depoimentos de testemunhas a serem indicadas pelo deputado André Vargas e pelo relator do processo, realização de diligências e abertura de prazo para a defesa do acusado. A representação foi apresentada ao conselho pelos partidos de oposição na Câmara.

Destaque - SÃO PEDRO DO IVAÍ - "4º Prova Rústica"

4º Prova Rústica e outras atividades vão movimentar São Pedro do Ivaí no Dia do Trabalhador
A administração municipal de São Pedro do Ivaí, através das secretarias de Esporte e Cultura, mantém a tradição, e no Dia do Trabalhador (1º de maio), realizará várias atividades em comemoração. A 4º Prova Rústica da Cidade Acolhedora será o principal evento. Os organizadores esperam reunir centenas de competidores. As inscrições podem ser antecipadas na secretaria de Esportes ou efetuadas no dia. “Esta prova contará apenas com competidores do nosso município”, enfatiza a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri. Serão três modalidades: 200m – para crianças de 06 a 09 anos (premiação 1º R$ 50,00; 2º R$ 30,00 e 3º R$ 20,00); 800m – de 10 a 15 anos (1º R$ 200,00; 2º R$ 100,00 e 3º R$ 50,00) e 3 km – adulto – (1º R$ 500,00; 2º R$ 300,00 e 3º R$ 200,00).

ROSÁRIO DO IVAÍ: "Construação da ponte do Bairro Água da Caneleira

O Prefeito Ademar Alves da Silva, juntamente com sua equipe de trabalho, está na fase final da construção da tão esperada  ponte do Bairro Água da Caneleira. Segundo sua assessoria,  há mais de 7 anos os moradores sofriam e tinha que passar dentro do córrego para ter acesso a  suas propriedades. Os moradores parabenizam o Prefeito pela realização desta importante obra  que irá favorecer a todos os moradores do bairro e visitantes.

"COLUNA SOCIAL" - Níver -Helielton Gallo - Marilândia do Sul

Completa aniversário em Marilândia do Sul, o  jovem Helielton Gallo.  Sua família e amigos do Móveis Rodrigo desejam parabéns por  este dia tão especial. Lembramos que Helielton é um cidadão muito querido por todos.  Na Foto ele aparece ao lado do filho Caio  e da esposa   Ariadina

Fogo - CÂNDIDO DE ABREU – " Residência pega fogo"

Ilustrativa
Bombeiros de Manoel Ribas foram acionadas para apagar fogo no  Bairro Bela Vista
 No Bairro Bela Vista, uma casa pegou fogo na tarde de terça-feira, 29 de abril, na Avenida Pedro Slonik, e próximo ao CTG. O imóvel pertence a SANDRO BORGES PIDELEKI. Segundo a Defesa Civil de Manoel Ribas, que foi acionada, um cômodo foi destruído, e quando a equipe chegou, o incêndio já tinha sido controlado por terceiros. Foram destruídos um conjunto de sofá 3 lugares,TV 20 polegadas, um rack, e o forro de madeira. Ninguém saiu ferido.
IVAIPORÃ-  Batida entre carro e moto com ferido grave
No dia 29 de abril, às 15 horas, ocorreu uma batida na Avenida Brasil, e envolveu um carro e uma moto. O automóvel é um Gol, placa APU- 1875/ Ivaiporã, conduzido por SEVERINO FRANCISCO DA SILVA, e a moto é uma Honda Biz, placa ABY-9755/ Ivaiporã, pilotada por JÉSSICA DO BONFIM DO NASCIMENTO. Bombeiros informaram que JÉSSICA, que tem 21 anos, sofreu ferimentos considerados graves e foi levada para o Hospital Municipal.
FAXINAL –  Dois acidentes no perímetro urbano
Em Faxinal, dois acidentes foram registrados na terça-feira, 29 de abril. O Primeiro na Rua João Ribeiro, no Conjunto J. K. e próximo a Praça. JOSUEL ROBERTO RODRIGUES , 19 anos, é a vítima. A batida foi entre um Astra, placa DKW-0725/Faxinal, conduzido por VALTER DE ALMEIDA e uma Motocicleta Titan 125, placa ADW-7197/Faxinal, pilotada por JOSUEL ROBERTO RODRIGUES, que ficou ferido. O SEGUNDO ACIDENTE, ocorreu na Rodovia PR 272, no KM 201, próximo ao trevo Mauá da Serra. Um automóvel marca Chevrolet, modelo Astra, placa FFW-1780/Faxinal, conduzido por GENÉSIO APARECIDO NEVES, saiu da pista e bateu nas margens da via. Houve apenas danos.

Arrastão - NOVO ITACOLOMI:

 Casos suspeitos de Dengue levam a Secretaria de Saúde a promover um arrastão 
Devido a constatação de casos suspeitos de dengue em Novo Itacolomi, um arrastão foi marcado para sexta-feira, 02 de maio.  Veja a nota publicada pela Secretaria de Saúde:    "A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVO ITACOLOMI, ESTÁ  MOBILIZANDO TODA POPULAÇÃO NO COMBATE A DENGUE.  POR ISSO SOLICITAMOS O EMPENHO DE TODOS NO COMBATE AO MOSQUITO, POIS ESTAMOS TENDO CASOS SUSPEITOS NO MUNICÍPIO. CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS NA LIMPEZA DE SEUS QUINTAIS.   A COLETA SERÁ REALIZADA NESTA SEXTA-FEIRA DIA 02 MAIO DE 2014 NO PERÍODO DA MANHÃ.  LUTAR CONTRA DENGUE É NOSSA OBRIGAÇÃO, CADA UM FAZENDO SUA PARTE É A SOLUÇÃO!!!", diz a nota.

TRÁGICO/ BRASIL: "O acidente que matou 12 no Maranhão"



Doze estudantes morreram vítimas de um acidente entre um caminhão e uma caminhonete, na rodovia MA-303, entre os municípios de Bacuri (502 km de São Luís) e Apicum-Açu (527 km de São Luís), na noite desta terça-feira (29).  Ainda não se sabe o número exato de feridos, pois a caminhonete que transportava os estudantes caiu numa ribanceira próximo à "curva da morte" da rodovia MA-303. A PM (Polícia Militar) informou que o acesso às vítimas ocorre com dificuldades e o resgate é feito por equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).  Segundo nota do governo do Estado do Maranhão, 12 corpos foram resgatados até as 22h desta terça-feira.  Em contato com a Prefeitura de Bacuri, o UOL foi informado que haviam cerca de 30 estudantes no veículo. O carro envolvido no acidente é terceirizado e transportava alunos da Escola Municipal Cristino. A idade dos alunos não foi informada. O caminhão envolvido no acidente estava transportando pedras.

JARDIM ALEGRE- “Banco do Brasil será reaberto”

A agência ficou fechada devido a ação de bandidos que arrombaram o cofre e tentaram arrombar os caixas eletrônicos
Na segunda-feira, 28 de abril, O Sr. Abel Francisco Bortolon, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jardim alegre, juntamente com o Deputado Gilberto Martin e representante da região de Marumbi, Anilton Morelo (Niltinho), mantiveram uma audiência em Maringá-Pr, com o Sr. Luciano Damarem Superintendente Regional de Varejo do Banco do Brasil. O presidente da ACIJA solicitou nesta reunião a pronta reabertura da Agencia do Banco do Brasil do município de Jardim Alegre, encontra-se fechada há cerca de um mês, desde que foi vítima de um assalto. Este fato está trazendo muitos transtornos aos comerciantes, agricultores e industriais deste município, o que motivou a realização desta audiência na sede regional do Banco. Após a intervenção do deputado Gilberto Martin em prol da abertura urgente desta agencia de Jardim Alegre, o Sr. Luciano Damarem atendeu, garantindo que até o dia 5 de maio a agencia estará funcionando realizando os atendimentos normais a todos os seus clientes. Diante da boa receptividade, ponto marcante desde encontro de lideranças, o Sr. Abel Bortolon e o Deputado Gilberto Martin, representando os comerciantes, agricultores e industriais do município de Jardim Alegre agradeceram a compreensão e pronto atendimento do Superintendente Regional de Varejo do Banco do Brasil, sediado em Maringá.

ELEIÇÕES 2014

Termina hoje o prazo para partidos entregarem prestação de contas

O prazo para todos os 32 partidos entregarem à Justiça Eleitoral a prestação anual de contas termina hoje (30). A regra está prevista na legislação eleitoral e é necessária para fiscalizar os recursos recebidos pelas legendas, oriundos do Fundo Partidário ou com origem própria. Após a entrega da documentação referente a 2013, os dados serão analisados por técnicos da Justiça Eleitoral. Se o partido não entregar a prestação de contas nesta quarta-feira, será notificado sobre a pendência, cuja permanência implicará a suspensão das cotas do Fundo Partidário. Além disso, os partidos poderão ser condenados a devolver os recursos não comprovados.

POLÊMICA -COHAPAR: “Calote nos Pedreiros em Lunardelli”


Pedreiros e serventes dizem que estão há três meses sem receber e COHAPAR não tem dado uma resposta convincente
Os Pedreiros e outros trabalhadores que prestam serviços para a COHAPAR, na construção de casas na zona rural de Lunardelli, pelo Minha Casa Minha Vida e em parceria com a COHAPAR, procuraram a nossa reportagem para denunciar que estão há três meses sem receber. Recentemente eles havia feito uma reclamação, e nossa reportagem falou com a COHAPAR em Apucarana; segundo um funcionário da Companhia, as casas nos moldes das que estão sendo construídas em Lunardelli, é uma parceria entre Estado e Governo Federal; e elas custam 28 mil reais, sendo que o agricultor paga apenas mil reais em 4 parcelas anuais de 250 reais; ainda segundo ele, na parceria, o Governo Federal repassa o dinheiro que é utilizado para o pagamento da mão de obra, mas isto não está acontecendo. Há informações que em outras cidades, Pedreiros e Serventes, também estão sem receber. “Nós queremos mais responsabilidade por parte da COHAPAR, fica um jogo de empurra e enquanto isso somos obrigados a trabalhar de graça. Aqui em Lunardelli, o engenheiro que prestava contas a nós, se quer atende o nosso telefone, uma falta de respeito e consideração”, disse um dos pedreiros ao Repórter Berimbau, da Rádio Nova Era/ Vale do Ivaí – Pr

Prisão - MAUÁ DA SERRA: "Foragido é recapturado pela PM"

Foi recapturado Marcos Dias da Silva que era foragido da Comarca de Marilândia do Sul
A Polícia de Mauá da Serra, prende  na terça-feira, 29 de abril,  no Sítio Sapo, BR 376,  no KM 295, um jovem de nome MARCOS DIAS DA SILVA - 23 anos.  Ele era  foragido do presídio de Marilândia do Sul. Segundo a PM, ao chegar na propriedade uma moradora informou que o indivíduo era seu sobrinho e que ele estava dentro de um dos quartos.  Marcos foi encontrado escondido atrás de uma porta. Foi dada voz de prisão ao mesmo sendo lavrado o boletim de ocorrência e encaminhado para delegacia de Marilândia.
OUTROS DOIS FORAM RECAPTURADOS 
MARUMBI - Procurado é preso:  Em Marumbi foi preso na Estrada do Borba, escolinha do Ouro Verde, um homem de nome  JOSÉ NILSON MARINS - 39 anos. Contra ele tem um mandado de prisão expedido pelo juiz de direito Dr. José Roberto Silvério da 2ª Vara Criminal de Apucarana. Uma denúncia apontou que ele estava  alojado na escolinha que fica na estrada do Borba. No local, o homem  recebeu voz de prisão. No local, também foram localizadas duas motocicletas com numeral de chassi adulterado, ambas de propriedade do preso.  
CRUZMALTINA - Procurado é preso:  Uma denúncia levou a PM, no dia 29 de abril, até o Sítio São José, na  Vila Diniz, e no local, foi feita a abordagem em  Roberto da Silva Borges, de 34 anos,  que estava em atitude suspeita.  Em seguida foi constatado que ele tinha um  mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais e Corregedoria de Londrina. Diante dos fatos, ele foi levado para a Delegacia de Faxinal.

Crime - APUCARANA: “Babá é acusada de agredir criança”


ILUSTRATIVA
A Polícia de Apucarana divulgou nesta quarta-feira, 30 de abril de 2014, que na madrugada, por volta das 2 horas, foram detidas duas pessoas acusadas de agredir uma menina de 06 anos. ROSE SOARES – 36 anos, que é a babá e seu esposo ELI FERNANDO DA SILVA – 29 anos. O crime teria ocorrido na Rua Andidio dos Santos Nascimento, no Jardim Colonial. A bronca foi registrado após informações da enfermeira Juliana do UPA, dando conta de que a menor havia dado entrada com muitos ferimentos por agressão. No local, a mãe da menina disse que Rose é babá da menor, e que sem qualquer motivo aparente havia, juntamente com seu esposo, provocado as agressões na menor. Os acusados negaram o crime, mas foram levados para a delegacia.
APUCARANA – Jovem é agredido com golpes de faca
Na tarde de terça-feira, 29 de abril, um jovem foi agredido com golpes de faca, por volta das 18h00min. A agressão terminou com duas prisões: BRUNO LUIS DA SILVA DE CAMPOS - 19 anos, que é acusado de desferir os golpes, e RAFAEL DA SILVA DE CAMPOS – 25 anos, que teria participado da agressão na Rua General Osório, no Jardim Tarobá. Em nota a PM informou que após informações de que no endereço estava ocorrendo uma vias de fato, foi deslocada uma equipe que constatou a veracidade dos fatos, sendo informado pela vítima que os detidos iniciaram agressões, e em dado momento Bruno teria desferido um golpe de faca nas costas da vítima. Foi acionada a ambulância dos Bombeiros, que encaminhou a vítima – Roger Aparecido Dias Pereira, de 24 anos, para atendimento médico.

FIM DA GREVE DOS PROFESSORES

Com o fim da greve, Secretaria da Educação determina volta às aulas nesta quarta-feira
Com o fim da greve organizada pelo Sindicato dos Professores, decidido em assembleia nesta terça- feira (29), a Secretaria de Estado da Educação determinou a retomada das aulas nesta quarta-feira (30) em todas as escolas da rede estadual do Paraná. “A volta imediata das aulas foi uma das condicionantes do Governo do Estado nas negociações, pois não existe mais motivo para os alunos continuarem sem aulas”, disse o secretário da Educação, Paulo Schmidt. A Secretaria da Educação encaminhará nos próximos dias orientação aos 32 Núcleos Regionais sobre a reposição das aulas perdidas. O secretário explicou que o impacto da paralisação será avaliado em todas as várias regiões do Estado. Os Núcleos Regionais de Educação serão responsáveis pela análise dos documentos e para assegurar a efetivação da reposição das aulas. Na manhã desta terça-feira (29 de abril), Governo do Estado e sindicato tiveram mais um encontro para assinar as propostas finais, tratadas junto com o governador Beto Richa.  PROPOSTA – Veja os itens das propostas acordadas entre o Governo do Paraná e o Sindicato dos Professores: - (Click para ler)

"COLUNA SOCIAL" - Níver - DIONE ROLIN - de Arapongas

 
Completou mais um aniversário neste dia 30 de abril, em Arapongas, o nosso amigo DIONE ROLIN DE MENDONÇA. E quem desejam um feliz e abençoado aniversário é a sua esposa KELLY SALEH,  desejando muito amor e carinho. Segundo ela,  Dione é uma pessoa muito especial, um pai maravilhoso e por isso reza para que Deus sempre o abençoe e lhe dê muita saúde e paz. Felicitações também a sua  filha  GABRIELA, e desde já o filho ANDRÉ. "Te amos muito".  

"COLUNA SOCIAL" - Paula Bruna Messias, de níve em SP


Completou  idade nova neste 30 de Abril a Jardim Alegrense, Paula Bruna Messias, uma linda jovem com estilo de modelo, e que hoje está residindo em  São Paulo, recebe os parabéns de seu Esposo Odair José Tavares,  de seus Pais Paulo e Vanilda Messias, e de seu Irmão Lucas Roberto Messias.  "Queremos desejar a voce toda felicidade do mundo e que Deus possa iluminar sempre o seu caminho"

terça-feira, 29 de abril de 2014

Evento - APUCARANA: "Vem ai o Miss Paraná 2014"

MISS PARANÁ 2014 - CHARME E GLAMOUR POR QUEM FAZ A 35 ANOS...


  
O concurso Miss Paraná tradicionalmente realizado por Danilo D’Avila, há  mais de 35 anos, está com tudo pronto para ser mais um grande sucesso.  O evento acontecerá na festa de 70 anos da cidade de Apucarana, no dia 03 de maio as 20:00 horas no Teatro Fênix.  Trinta candidatas confirmaram inscrição no evento de charme e glamour da beleza paranaense.  A Miss Paraná eleita embarca dia 11 rumo ao Miss Brasil Globo, em Brasília. O evento fará parte das comemorações dos 70 anos de Apucarana e contará com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo.  Maiores informações pelo telefone (041) 3222-0815.   email missbrazil@missbrazil.
com.br 

A foto a esquerda é Deborah, de Castro
 

Destaque – GRANDES RIOS: “Obras no campo e na cidade”

Prefeito “Toninho Santiago” reconstrói pontes da Água Encantada, conserta estradas rurais, e dá ordem de serviço para calçamento de ruas na cidade
 O Prefeito de Grandes Rios, teve o mês de abril de 2014 marcado por muito trabalho, principalmente após o dia 21 de abril, quando o município foi atingido por uma chuva forte que provocou estragos nas estradas rurais e derrubou pelo menos duas pontes existentes na Água Encantada deixando os moradores preocupados e isolados. Imediatamente, ao tomar conhecimentos da situação, o Prefeito deu ordem de serviço para que os reparos fossem realizados, demonstrando que o poder público tem agido com responsabilidade no intuito de continuar uma administração transparente e eficiente. Nas imagens que estão na página principal, e também no link abaixo, é possível observar “Tontinho Santiago”, vistoriando as obras das Estradas da Serra do Arreio; Estrada do Mandú; a reconstrução das pontes da Água Encantada; e ainda outros serviços. O Presidente da Câmara – Juninho, representando o poder legislativo, também acompanhou os trabalhos. No perímetro Urbano, Juninho, Prefeito Toninho Santigado e o Vereador “Toninho da Fazenda”, vistoriaram os calçamentos de pedras irregulares já concluídos na Rua Ari Borba Carneiro e Rua Paulo Cruz Monteiro. Também foi dada a ordem de serviço para o calçamento na Rua Acre, e em breve os moradores desta via também vão dar o adeus a poeira e ao barro que trazem desconforto, desvalorizam o imóvel, e prejudicam a qualidade de vida.  (mais fotos - no link abaixo)

ENTREVISTA - “Gleisi Hoffman falou a Nova Era”

Em entrevista ao repórter “Berimbau”, Glesi falou do sucesso do “Mais Médicos”, da sua pré candidatura e deixou uma mensagem aos trabalhadores alusiva ao feriado do dia 1º de maio

NO VÍDEO – Entrevista com Gleisi Hoffmann - Ouça

A ex-ministra chefe da casa civil e atual senadora Gleisi Hoffmann, falou ao vivo a Rádio Nova Era/ Vale do Ivaí - PR, na manhã de terça-feira, 29 de abril de 2014. Na entrevista ela comentou sobre alguns temas, entre eles: programa “Mais Médicos”, o qual ela avaliou como um sucesso no sentido de melhorar o atendimento de saúde no Brasil. Segundo ele, os mais médico é um programa para suprir a falta de profissionais nesta área, mas que o Governo Federal vai aumentar as vagas nos cursos de medicina, e em 8 anos, com a formação deste futuros médicos, será possível vivenciar uma nova realidade no Brasil. TRABALHO – A Senadora aproveitou para enviar uma mensagem de otimismo e parabéns a todos os trabalhadores, felicitações alusivas ao dia do trabalho. Segundo ela, o Governo PT avançou na geração de empregos, aumento da renda e capacitação da mão de obra com programas como o pronatéc. CANDIDATURA – Ela também falou sobre sua pré candidatura ao Governo do Estado, e disse que se sente honrada em poder participar deste debate. “O Paraná é um estado que passa por dificuldades pela falta de gestão, de governança, e nós temos um projeto para melhorar a vida da comunidade. Há uma possibilidade de eu ser sim candidata a governadora, mas a definição exata aconteceu no mês de junho”, disse a Senadora. OUÇA NO LINK DE VÍDEO.

Acidente – JANDAIA DO SUL:


Batida envolveu um carro da cidade de Kaloré e deixou uma mulher ferida
Um acidente na Rodovia BR 376 próximo ao Restaurante Panela de Pedra, deixou uma mulher ferida. A batida foi às 11 horas de terça-feira, 29 de abril. A colisão foi entre um Ford, modelo Escort, placa CFF-1651/Kaloré, conduzido por MANUEL LAURINDO e um Fiat, modelo Pálio, placa AND-6342/Sarandi, conduzido por WALMIR ROSA. A vítima é CONCEIÇÃO APARECIDA OLIVEIRA, 69 anos, que foi levada para o Pronto de Atendimento Municipal. Ele sentia dores na perna e disse que há 15 dias havia retirado a safena.

Comoção– ARIRANHA DO IVAÍ:

IMAGENS DO VELÓRIO
Centenas de pessoas acompanharam o velório e o sepultamento do Secretário da Câmara Municipal Antonio Marcon que morreu vítima de acidente 
  
 NO VÍDEO - Matéria completa do sepultamento - Falas do Prefeito Silvio Petrassi e Carlão Bandieira
MAIS FOTOS e um vídeo com entrevistas e mais detalhes.    A cidade de Ariranha do Ivaí ficou enlutada ao receber a informação que o cidadão ANTONIO MARCON, de 54 anos,  que era servidor público, trabalhava como Secretário da Câmara Municipal, morreu vítima de acidente na região de Curitiba. “Toninho Marcon” foi candidato a prefeito no município por duas vezes, e ainda candidato a vereador, quando Ariranha era Distrito de Ivaiporã. Atualmente além de servidor público, ele era empresário, dono da “Castro Gás”, em Ariranha do Ivaí. Segundo informações de familiares e amigos, ele foi no domingo, 27 de abril, de 2014, para Curitiba, levar o seu filho Bruno Marcon, e mais três jovens, sendo duas moças e um rapaz de Ivaiporã, para fazer um concurso em Curitiba; na volta, quando trafegava na Rodovia Federal BR 277, em  São Luiz do Purunã, na região metropolitana de Curitiba, perdeu a direção e capotou o veículo. “Toninho Marcon” morreu no local, o filho teve ferimentos, mas sem risco de morte. Por telefone falamos com filho de Toninho, o Cássio Marcon, ele disse que somente às 10 hora da manhã de segunda-feira, é que o irmão dele foi informado sobre a morte do pai. Disse também que a família aguarda o laudo, pois como seu pai dirigia muito bem e capotou numa reta, acredita-se que ele tenha tido um mal súbito, como um infarto ou problemas na visão por causa do diabete forte que sofria.   VÍTIMAS -  Um  jovem de Ivaiporã também ficou ferido, e as duas jovens saíram ilesas. O ex-prefeito Carlos Bandiera de Mattos, lamentou o fato e lembrou que quando ele foi prefeito do Município, Marcon era o apresentador oficial do programa de Rádio “Informativo Ariranha do Ivaí”, que era apresentado todos os sábados, pela Rádio Nova Era.     VELÓRIO E SEPULTAMENTO -  O  corpo  chegou durante a noite e começou a ser velado no salão múltiplo uso. A família informou logo em seguida, que haveria uma bênção de corpo presente às 09 horas da manhã e sepultamento às 10 horas.   Na hora do sepultamento a equipe da Rádio Nova Era, acompanhou. Direto do Local, Sérgio Oliveira, falou com o Prefeito atual e com o ex-prefeito, ouça no link de vídeo.

Comunicado - RIO BRANCO DO IVAÍ

Aviso importante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais 
A comissão eleitoral do sindicato dos trabalhadores rural de Rio Branco do Ivaí convoca todos os sócios em dia com suas obrigações estatutárias para a eleição sindical que acontecerá dia 05 de maio 2014 a partir das 8,30 horas ate às 15 horas do mesmo dia. A eleição será na sede do Sindicato dos Trabalhadores na avenida Rio Branco.

IVAIPORÃ: “Joga thinner e ameaça incendiar namorada”


Uma adolescente de 17 anos, chamou a Polícia na Rua Rio Grande do Sul, na casa de número 270; no dia 28 de abril, às 17h00mim. A moça informou que seu namorado chegou em sua residência com uma garrafa de Thinner e jogou o líquido nela, ameaçando em seguida atear fogo. A equipe fez buscas, mas não localizou o acusado. Segundo a menor, o crime foi motivado por ciúmes.

Protesto - IVAIPORÃ: "MST ocupa prédio da Caixa Econômica"

A imagem é do Jornal Paraná Centro  - Aldinei
Assentados amanheceram o dia na frente da agência da Caixa Econômica
Produtores rurais do Assentamento 8 de Abril,  de Jardim Alegre, decidiram nesta terça-feira, 29 de abril, ocupar a Calçada e a frente do prédio da agência da Caixa Econômica Federal,  de Ivaiporã.  Logo pela  manhã um dos líderes disse a Rádio Nova Era e Rádio Ubá,  que na época em que foram construídas as casas  do Assentamento, houve demora na liberação do projeto, enquanto isso,  o dinheiro foi depositado na Caixa Econômica e ficou rendendo juros, um montante que passa dos 3 milhões de reais, o que daria hoje cerca de 5 mil para cada uma das mais de 550 famílias. Outras reivindicações estão sendo feitas, entre elas o pedido para a Regional que promova um melhor atendimento na Agência, que vem deixando a desejar.   Segundo o Jornal Paraná Centro, os manifestantes também pedem uma mudança nas regras para o acesso ao financiamento do Programa Minha Casa, Minha Vida, que atende produtores rurais com renda anual de R$ 15 mil. Eles querem que seja considerada a renda líquida dos produtores para liberar o financiamento. Até a tarde desta terça-feira, 29 de abril, a manifestação era pacífica.  

ESPORTES - "Embate entre Borrazópolis e Ivaiporã"

No jogo de futsal de muita disputa e garra, a equipe de Borrazópolis, comandada pelo Cesar Soares da Silva, o "Cesar do Posto", conseguiu mais uma vitória importante nos amistosos que vem fazendo pela região. Dessa vez a vítima foi o time do conceituado Silvinho, da cidade de Ivaiporã, que tem uma das mais fortes equipes da categoria na região. O resultado ficou em 6 a 4 após um jogo disputadíssimo. Para Borrazópolis, jogaram: Picúla; Cesar do Posto, "Ge", Flavinho Garcia, Edsinho, Willian, e Vital. Cesar novamente emitiu uma nota de agradecimento aos empresário de Borrazópolis, que tem apoiado o esporte, entres eles: PEDRO DA AGROQUÍMICA; O Tião do GUSTAVO SUPERMERCADO; e o "LIA DA BICICLETARIA".

"COLUNA SOCIAL" - Josue Desplanches, de níver

Dia 29 de abril, de 2014,  comemora mas um ano de vida  o amigo Josue Desplanches, morador de Rio Branco do Ivaí. Ele  recebe os parabéns das filhas Jennyfer e Jhatará e da esposa Rosimeri e demais familiares e amigos, todos desejando milhões de felicidades

Acidente - MAUÁ DA SERRA: "Médico fica ferido"

Médico  de Ortigueira fica gravemente ferido em acidente na PR - 445‏

  A colisão ocorreu na PR445 Km22 entre Tamarana e Mauá da Serra por volta das 19h20, de 28 de abril,  onde uma carreta que era conduzida por Vinicius Romano, seguia sentido Curitiba e segundo o condutor ele perdeu a direção e acabou batendo frontalmente um Honda City que vinha no sentido contrario. O motorista Elton Covaleskki de 27 anos ficou preso as ferragens e foi salvo pelo Air bag, mesmo assim teve fraturas expostas em pernas, braços, TCE grave e foi estabilizado após 01h00 de trabalho do médico Buges do Samu e equipe. Após o salvamento verificou-se que o jovem de 27 anos é medico recém-formado no RJ e estava de mudança de Ortigueira a Londrina, onde iniciaria estágios para começar a trabalhar na cidade. Elton Covaleskki foi encaminhado ao HU onde permanece em estado grave. O transito ficou bloqueado até as 23h e não havia previsão para liberação, devido o derramamento de óleo na pista, o que poderia provocar novos acidentes. (Eliandro Piva)

PESQUISA -Dilma cai de 43 para 37% da intenção de votos

Pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira (29) mostra que, a menos de seis meses das eleições, a presidente Dilma Rousseff (PT) registrou 37% das intenções de voto e se mantém na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto. Na pesquisa anterior, divulgada em fevereiro, ela aparecia com 43,7%. Pré-candidato do PSDB à Presidência, o senador Aécio Neves (MG) aparece na segunda colocação do levantamento, com 21,6%. Em fevereiro, ele havia obtido 17% da intenções de voto. Já o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, se manteve na terceira colocação do levantamento do MDA, com 11,8% (9,9% na pesquisa anterior). No cenário em que Dilma aparece com 37% das intenções de voto, foram apresentados aos eleitores apenas o nome dela, de Aécio e Campos. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuias para mais ou para menos. O MDA ouviu 2.002 eleitores entre os dias 20 e 25 de abril em 137 municípios de 24 unidades da federação. Por ser ano eleitoral, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como determina a regra do processo eleitoral, sob o número BR00086/2014.   A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff passou de 36,4% no levantamento anterior para 32,9%, informou pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte e divulgada nesta terça-feira (29). A variação está dentro da margem de erro, de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Crimes– APUCARANA: “Quatro furtos registrados na cidade”


Vários furtos foram registrados em Apucarana de Segunda para terça-feira, 29 de abril de 2014. O primeiro aconteceu na Rua Rio Tibagi, no núcleo João Paulo, no Bar do Tiozinho. A janela foi arrombada e foram levados vinte aparelhos de presto-barba da marca Gilette, vários chocolates, e R$ 100,00 em moedas. O SEGUNDO FURTO, aconteceu na Rua Nossa Senhora da Conceição, 449. Ladrões arrombaram o teto de um depósito que fica nos fundos da Escola Municipal Antonieta, e furtaram diversas ferramentas. TERCEIRO FURTO- Ladrões entraram numa casa Rua Guido Zanardo, no Residencial Raposa. Após arrombar, levaram uma TV LCD 42”, um home teather, um contra baixo, um play station II, e R$ 45,00 em dinheiro. O QUARTO FURTO, foi na Av Curitiba, contra a Farmácia Vale Verde. Dois elementos entraram no local e apanharam 10 unidades de um desodorante e saíram correndo.

Aconteceu- JARDIM ALEGRE: "Briga de trânsito"

Imagem de uma campanha do MP
Num total gesto de fala de bom senso, pessoas brigam após ocorrência de Trânsito
Quatro pessoas foram parar na delegacia, após uma ocorrência de trânsito na cidade de Jardim Alegre.  Segundo a PM, dois jovens  de 21, um de 22 e uma menor de 17 anos,  tiveram um desentendimento após uma simples ultrapassagem de trânsito na.Avenida Matos Leão com Avenida Paraná, no dia 28 de abril, às 17h20mim.   Dois jovens contaram que trafegavam pela Matos Leão com uma  saveiro quando foram ultrapassados por um casal em uma motocicleta, e numa  rotatória,  o bastante para que eles começassem a discutir, e inclusive iniciasse uma luta corporal.  A Polícia iria investigar se a briga não teria alguma outra motivação. Diante da confusão, todos foram levados para a Delegacia de Polícia.  Pela Rádio Nova Era, o repórter Berimbau lamentou a falta de bom senso das pessoas que brigam por muito pouco, quando tudo poderia ser resolvido com uma simples conversa.
 IVAIPORÃ- Queda de moto na Mato Grosso
No dia 28 de abril, às 15:41 houve queda de moto na Rua Mato Grosso, em frente à ACISI, de Ivaiporã. LUCINEIA PUREZA DA SILVA SOUZA, 44 anos, sofreu ferimentos e foi levada para o Hospital Municipal de Ivaiporã. Ela caiu de uma Motocicleta marca Honda, modelo Biz 100 cc, placa AKY 2453 de Ivaiporã.

GREVE DOS PROFESSORES -

Governo do PR melhora proposta, e professores podem  encerrar greve nesta terça-feira
Professores da rede pública estadual do Paraná vão fazer uma nova assembleia na tarde de terça-feira (29), em Curitiba, para discutir a nova proposta do governo. A categoria, que está em greve desde quarta-feira (23), se reuniu com o governador Beto Richa (PSDB) nesta segunda-feira (28). De acordo com o Professor Paixão, um dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, (APP-Sindicato), a reunião teve avanços, e a proposta apresentada nesta segunda foi melhor do que a discutida no último encontro. A paralisação foi iniciada devido à demora do governo em responder às demandas consideradas urgentes pela categoria, como um novo modelo de atendimento à saúde, pela não implementação dos 33% de hora-atividade para o magistério no início do ano letivo de 2014 e pelos descontos no auxílio-transporte, segundo o sindicato Os educadores também cobram a implantação do Piso Nacional para o professor (mínimo de 8,32%), o reajuste no mesmo índice do Piso Regional (7,34%) para os funcionários de escolas, o pagamento das promoções e progressões em atraso, o fim do corte do auxílio transporte para os afastados por licença médica e melhoria do contrato de Processo Seletivo Simplificado (PSS). Na rede pública estadual são 2.149 escolas, 1.366.251 alunos matriculados e 73.595 professores e pedagogos. (por G1)

Aconteceu - IVAIPORÃ – "Criança socorrida por telefone"


 Bombeiros orientam os pais para que busquem conhecer procedimentos
Uma mãe de nome FRANCIELE DIAS LEMOS PEREIRA, acionou o Corpo de Bombeiros, após levar um susto com seu filho de 22 dias. Durante o banho, a criança aspirou água e apresentou característica que estivesse afogado, por tanto não conseguia respirar. Enquanto a viatura seguia para a casa na Avenida Pedro Koltun, próximo ao Mini Ginásio de Esportes Municipal, por telefone um socorrista foi orientando a mãe. Ao chegar na casa, ela mesmo havia desobstruído as vias aéreas do filho. O fato aconteceu na tarde de segunda, 28 de abril, e segundo Bombeiros, os Pais precisam conhecer estes procedimentos para evitar algo mais grave.  
APUCARANA – Homem cai e fica em estado grave
Um homem de nome JOSE DOS SANTOS, 61 anos, sofreu uma queda de 3 metros de um obra na tarde de segunda-feira, 28 de abril, na Rua Pedro Paulo Fenato, num condomínio fechado. A vítima foi encontrada sentada no chão, apresentando uma contusão na face e outros ferimentos, além de um edema na região de crânio No local o mesmo apresentou alguns episódios de vômito com sangue. Ele foi levado imediatamente para o Hospital.

"COLUNA SOCIAL" - Níver - RITA DE CÁSSIA - de Borrazopólis




Neste dia 29 de abril, de 2014, quem amanheceu o dia completando mais um ano de vida, foi a Fonoaudióloga RITA DE CÁSSIA, de Borrazópolis. Uma bela e dedicada mulher e o que não faltaram foram emails com  felicitações e desejos de que ela tenha um feliz e abençoado aniversário.   Os parabéns especiais chegam de sua família, em especial do esposo: Sergio Moura de Oliveira, o "Serginho da Rádio", dos filhos: Raquel, Sérgio Jr e Samuel. Parabéns ainda do mano Rafael, mãe Raquel e pai Osvaldo.   "Desejamos que possa viver mais um ano de realizações, e que assim venham muitos e muitos anos de vida, saúde, paz e alegria. Feliz aniversário Rita" 

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Destaque - RIO BRANCO DO IVAÍ: "9º edição do JAT`S"

9ª EDIÇÃO DO JAT`S -  JOGOS ABERTOS DOS TRABALHADORES DE RIO BRANCO DO IVAÍ
Vem ai a 9º edição do JAT`S de Rio Branco do Ivaí. Do dia 01 a 10 de maio, com várias atrações em homenagem ao trabalhador. A abertura será com o torneio do trabalhador no estádio municipal Carlito Hass, às 13h00min, do dia 01. Entre as modalidades estão: futsal, nas categorias livre, feminino, masculino e veterano. O truco e a maia farão parte do jogos. Participação de 10 equipes e mais 200 atletas. O prefeito Gerôncio e o secretário de esportes “Gil” convida a todos os munícipes

Saúde - GRANDES RIOS: "Avanço no atendimento a gestante"

 Equipamentos Hospitalares que fazem parte do Programa Rede Mãe Paranaense
O Prefeito do Município de Grandes Rios, recebeu no dia 17 de abril,  uma grande quantidade de importantes equipamentos hospitalares que faz parte do Programa Rede Mãe Paranaense. Eles farão  uma grande diferença na qualidade do atendimento aos usuários do sistema de Saúde do Município, e vai proporcionar a  organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal, parto e puerpério. Isto também garante o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida. Segundo o Prefeito, vai agilizar as ações da Rede Mãe Paranaense, melhorando a identificação de gestantes na comunidade, acompanhamento pré-natal, com no mínimo sete consultas. Ainda segundo ele possibilitará a: Realização de 17 exames durante a gravidez; Classificação de risco das gestantes e das crianças; Garantia de ambulatório especializado para gestantes e crianças de risco; Garantia do parto por meio de vinculação ao hospital; e Acompanhamento de todas as crianças menores de um ano. "Esta é a nossa proposta, melhorar o atendimento de saúde e tratar nossa gente com a dignidade que ela merece", informou nota da Administração Municipal.

Evento - KALORÉ: Vem ai a Confraternização de Motociclistas"






  O EVENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO DE MOTOCICLISTAS -  SERÁ REALIZADO EM KALORÉ-

TODA RENDA EM PROL DAS OBRAS DA PARÓQUIA SÃO BENEDITO -   PARTICIPE

IPTU - APUCARANA


Pagamento em cota única, com desconto de 10%, está sendo prorrogado para dia 20 de maio
A Prefeitura de Apucarana recebeu na tarde de ontem os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2014, que estavam sendo impressos numa gráfica de Curitiba. O serviço será custeado pelo Banco do Brasil. Já o custo da entrega dos carnês, via Correios, será bancado pela Caixa Econômica Federal.   O valor total do lançamento do IPTU de 2014, fracionado em 52.620 domicílios, está estimado em R$ 16 milhões. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, em cota única, terão direito a um desconto de 10%. O vencimento estava previsto para o dia 10 de maio, mas devido ao atraso na impressão dos carnês este prazo foi prorrogado para o dia 20 de maio.  Para os contribuintes que decidirem pelo pagamento parcelado, a primeira parcela também terá vencimento no dia 20 de maio.

Destaque – CRUZMALTINA: “Zé Maria recebe Sérgio Souza”

Durante a Festa da Igreja Matriz de Cruzmaltina, prefeito Zé Maria recebeu a visita do suplente de senador Sérgio Souza
Padre Adriano entrega prêmios aos ganhadores e agradece a todos que colaboraram
Muita gente bonita na festa

No domingo, 27 de abril, de 2014, foi realizada no Salão Paroquial, um evento da Igreja Católica. O Padre Adriano e sua equipe promoveu um dia festivo com almoço, show de prêmios e outras atividades, a começar por uma missa especial. No show de prêmios os ganhadores levaram para casa uma bicicleta, uma sanduicheira e um ventilador. Durante o Evento, o prefeito José Maria, a primeira Dama Gloria, o secretário de administração Juvenil Patiz, vereadores e demais servidores, receberam a visita ilustre do Sérgio Souza, do PMDB; que depois de exercer o cargo de Senador, agora é pré candidato a Deputado Federal. Sérgio Souza que conseguiu assegurar diversas emendas e obras para Cruzmaltina, cumprimentou a todos e falou sobre os projetos para o município e para outras cidades da região. “Eu fico feliz em ter como colaborador, um jovem político que é revelação e tem feito um grande trabalho pela região”, disse Zé Maria. Em entrevista, Souza disse que estava vindo da festa de aniversário de Rio Bom, e ainda seguiria para Jardim Alegre, que também está de aniversário. “Eu sou filho do Vale do Ivaí, e nossa região é rica, tem potencial, precisamos apenas achar o caminho para buscar o desenvolvimento, e já estamos fazendo isso ao defender pleitos como a ferrovia, industrialização de alimentos, e apoio incondicional a saúde, agricultura, emprego e outros setores”, afirmou Sérgio Souza. PREOCUPADO COM OBRAS-  O Prefeito Zé Maria, informou que está notificando e tomando todas as providências em relação as obras que estão sendo construídas pela empreiteiras; o problema é que estas empresas atrasam estas obras e isso causa transtornos para a população e ainda prejuízos para o município que deixa de receber aquele benefício no tempo previsto. "Obras assim fogem do nosso controle, por isso eu acho que deveria ter uma ferramenta de fiscalização ou de punição que impedisse que isso ocorresse, porque muitas vezes  é o poder público que leva a culpa por algo que passa a não ser diretamente, nossa responsabilidade", disse o Prefeito. (mais fotos do evento, click no link abaixo)