sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

BORRAZÓPOLIS: Rede Plus -Supermercado Casa Pereira



OFERTAS IMPERDÍVEIS - VAI LÁ 

Já saiu o caderno de oferta da Rede Plus - Supermercado Casa Pereira de Borrazópolis. Tem ofertas imperdíveis.  Vai lá para  conferir  e ter a certeza que a Casa Pereira é a que mais barato vende na cidade.

Destaque - LIDIANÓPOLIS:

Secretário de Agricultura Antonio Andrade viabiliza diversos cursos para os produtores rurais
A secretaria municipal da agricultura juntamente com a Emater, Conselho CMDR, se reuniram para tratar de vários assuntos, um deles foi a aprovação do regimento interno do Conselho. Os recursos para realização de cursos de formação e capacitação dos agricultores, nas áreas pecuária de leite, fruticultura e olericultura, piscicultura, apicultura, meio ambiente e minas d’água. Também ouve a aprovação dos recursos comunitários para a comunidade de Porto Ubá, recursos para um centro de filetagem de peixe para a colônia de pescadores.   No dia 22 de janeiro, aconteceu a entrega de 3.500 alevinos para os agricultores do município. Já no dia 27 de janeiro acorreu o início do curso de formação para pecuária leiteira, melhoramento e remanejamento de pastagem oferecido pelo SENAR. Esses são os trabalhos realizados pela secretaria da agricultura em parceria com outros setores, contando também com o apoio da Prefeitura Municipal, sempre em prol dos agricultores do município de Lidianópolis.

Destaque - GODOY MOREIRA

No município de Godoy Moreira as ações na área da agricultura continuam em 2014 a todo vapor
HABITAÇÃO RURAL  - Dia 29-01-2014-
Foram realizadas reuniões com dois grupos de beneficiários de Casas na área rural do Programa Morar Bem Paraná - Minha Casa Minha Vida.  Com o 1º grupo de 15 famílias, a reunião foi para os detalhes finais da construção e entrega aos beneficiários das casas que já estão prontas. "Ali pudemos ver no rosto das famílias a satisfação de poder entrar casa que tanto sonharam e que agora está se tornando realidade", disse o vice prefeito José Gonçalves.   Com o 2º grupo de 29 famílias, a reunião foi para as orientações iniciais, desde a forma que deverá ficar a terraplanagem, a interpretação do projeto e os cuidados na condução do empreendimento. Neste 2º grupo, segundo o vice, foi possível perceber a  aflição das famílias em poder começar a casa que sonham. No município são vários grupos em andamento. Tem grupo que já ocupou as casas, tem grupo que está fase final, tem grupo iniciando e outros na fase de projeto e documentação, que ao todo chegaram a110 casas na área rural. "Este é um trabalho maravilhoso que está acontecendo no município graças ao empenho do Prefeito Primis, do Vice Zezinho, da Câmara de Vereadores, de toda a equipe da Prefeitura, em especial a Secretaria da Agricultura, bem como dos parceiros, Emater, Cohapar, Caixa Econômica e outros", diz nota enviada pela Prefeitura Municipal.  

Destaque - CRUZMALTINA

Vice-governador Flávio Arns vista Cruzmaltina e é recepcionado pelo prefeito José Maria. Ele fez a liberação de recursos
No dia 30 de janeiro o prefeito de Cruzmaltina  - José Maria dos Santos, recebeu a ilustre visita do vice- governador Flavio Arns, que foi ao município para conhecer as instalações do Colégio Estadual Padre Gualter Farias Negrão. Arns liberou 150 mil reais para reforma  do Estabelecimento de Ensino, e autorizou o prefeito a fazer a compra de um terreno para construção de uma quadra poliesportiva. Estavam também  presentes na recepção do vice- governador, a presidente da Câmara Municipal  Ivone Aparecida Neca, a Secretária da Educação-  Maria Ordalia,  e o Diretor do Colégio. O municipio de Cruzmaltina,através da comunidade escolar, prefeito Zé Maria, vereadores  e demais autoridades, enviaram uma nota para a nossa reportagem, agradecendo o carinho e a ajuda anunciada pelo vice- governador.  Arns também visitou outras cidades das região.

Reclamação - JARDIM ALEGRE: "Tim deixa a desejar"

Operadora deixa clientes na mão  e não dá nenhuma explicação convincente
imagem ilustrativa
Moradores de Jardim Alegre estão revoltados com a TIM, na quinta-feira, e na sexta-feira, 31 de janeiro, de 2014, ninguém consegui fazer ligações.  Segundo os reclamantes, o fato ocorreu com frequência.  Em nota um morador esboçou sua revolta:    "caro amigo Berimbau, peço encarecidamente que coloque em seu blog e se possível também que comente na rádio sobre a falta de respeito que a operadora Tim tem para como seus clientes aqui em Jardim Alegre. Já não basta a má qualidade de sinal oferecido, pois fica oscilando o tempo todo, fazendo cair ou não completando nossas ligações,  também com que não consigamos enviar sms. Estamos dois dias sem cobertura. Acho uma falta de respeito para com os clientes, pois acredito que 90% da população utiliza o serviço da Tim,  e ser for o caso de manutenção, que é o que eles nos informa quando ligamos lá, a operadora tem que ter no mínimo um pouco do respeito e avisar de algum modo os seus clientes. Obrigado...!" diz nota enviada por Edson da Silva.  Outro detalhe ainda mais grave, é que isso ocorre em Borrazópolis, Lidianópolis, Ivaiporã, enfim, em várias cidades da região. Resta saber como fica a  agência reguladora do governo que deveria fiscalizar, e age a passos lentos.

Furto - JARDIM ALEGRE: "Gatuno na Lotérica"

Homem furta bilhete de loteria em lotérica, mas é flagrado pelo sistema de segurança
O ladrão "cara de pau", agiu no município de Jardim Alegre, e foi na tarde de sexta-feira, 30 de janeiro, de 2014. Segundo uma funcionária da "Lotérica Jardim" que fica na Avenida Matos Leão, por volta das 16 horas,  ela percebeu que havia desaparecido um bilhete, referente a um "bolão da caixa". O bilhete estava imprimido e pronto para ser comercializado por nove reais e cinquenta centavos; mas antes disto, foi colado no vidro do guichê, como forma de divulgar aos clientes que quisessem adquirir.   "Quando ela percebeu o sumiço, conferiu então no sistema de segurança, que faz imagens de dentro da lotérica, foi quando notou  que no horário de almoço, aproveitando que ela estava sozinha, um homem  de porte médio,  vestindo camiseta laranja e calça jeans, aproveitou de seu descuido,  enquanto atendia outro cliente, para praticar o furto", informou  o Boletim da Polícia Militar. Segundo a PM, pelas imagens deu para perceber que o ladrão era estranho.  O caso está sendo investigado.

Destaque - APUCARANA

Recuperação de estrada tira comunidade do isolamento

Por muito tempo, o cavalo e o trator eram as principais alternativas dos agricultores para trafegar na Estrada da Boa Sorte, localizada na região do Distrito de Caixa de São Pedro. O drama desta comunidade rural chegou ao fim nesta semana, quando a patrulha rural mecanizada da Prefeitura de Apucarana concluiu a recuperação de um trecho de 10 quilômetros.   O prefeito de Apucarana, Beto Preto, afirma que recebeu o relato de vários moradores, descrevendo o isolamento a que estavam submetidos. “Ficamos impressionados com o que ouvimos e determinamos à nossa equipe que incluísse prioritariamente essa região no cronograma de obras das estradas rurais”, frisa.  “Trabalho aqui há 8 anos e neste tempo nunca havia passado uma máquina da Prefeitura. O que tinha não era uma estrada, era um trilho”, desabafa Liomar Martinelli de Andrade, funcionário de uma propriedade rural que fica na “Boa Sorte”.  

Destaque - RIO BRANCO DO IVAÍ

A visita do vice-governador do Paraná- Flavio Arns,  a Rio Branco do Ivaí
Na noite desta quinta-feira, 30 de Janeiro, de 2012, foi de muita expectativa com chegada do secretário de Estado de Educação e vice Governador Flavio Arns.  Em visita a Rio Branco do Ivaí, ele esteve na APAE, instituição com a qual tem um carinho especial,  e na sequência visitou a obra do novo colégio estadual que está paralisada e passando por um novo processo de licitação. Uma edificação de mais 5 milhões de reais,  que coube ao  Prefeito Gerôncio, com sua dedicação, resolver.  Também visitou o Colégio Estadual Rio Branco.   Acompanhado de Vereadores, secretários, professores, funcionários, do diretor Girlei, o vice Governador foi recpcionado pelo Prefeito Gerôncio e primeira Dama Nilza.  Em sua fala,  Arns  frisou a importância de reinício do novo colégio, e a construção da sede própria da Apae em parceria com a prefeitura. Para encerrar a visita,  ele concedeu, com exclusividade,  uma entrevista ao Radialista Fernando Barbosa falando  de sua ida a cidade, e que que irá ao ar neste sábado, 31 de janeiro,  no Programa A voz de Rio Branco do Ivaí, pela Rádio Nova Era.

"COLUNA SOCIAL" - Márcio Fabrício, de níver em Novo Itacolomi.


Neste dia 31 de janeiro, de 2014, completou aniversário, chegando aos 35 anos, o  Marcio Fabrício, de Novo Itacolomi. Ele é um dos competentes funcionários da ADAPAR (Agência de defesa agropecuária do Paraná) de Apucarana. Nas fotos ele aparece com seu pai Sidinei, irmã Ana Paula,  que  também aniversariou 30/01, e completou 34 anos, e ainda com a esposa Edilange e filhas  Tamiris, de 9 anos e Mirelly,  de 4 anos. Além dos familiares que aparecem nas fotos, todos os demais estão desejando felicidades e muitos anos de vida, e que esta data se repita por muitos e muitos anos.


"COLUNA SOCIAL" - Festa na casa da família Zeidel, em Borrazópolis



No dia 28 de janeiro, de 2014, um grupo de Amigos, se reuniu para passar horas agradáveis na casa do jovem "RAFAEL ZEIDEL", em Borrazópolis.  Juntamente com ele e seus familiares, estava a namorada de Rafael, a bela Mayara Michelin, e amigos.  O cardápio foi especial: Churrasco ao molho de alho e Chopp Colina.

BRONCAS DA REGIÃO - Jardim Alegre; Ivaiporã e Marilândia

JARDIM ALEGRE -  Ladrão furta dois animais da zona rural do município
JARDIM ALEGRE- Em Jardim Alegre, na Estrada Patrimônio dos Baianos, Barra Preta, houve um furto no dia 30 de janeiro,  registrado às 15 horas.  Segundo  um morador, foi furtada uma  égua de cor branca, que pertence ao dono do sítio. Foi levado também um Cavalo de cor preta e avermelhado, ambos estavam num mesmo pasto. Segundo a PM,  populares observaram um homem de cor branca,  de olhos claros e com tatuagens grandes nos dois antebraços furtando os animais. A Polícia está investigando.

JANDAIA DO SUL: Furto de motocicleta:   Em Jandaia do Sul, às 22h00min de quinta-feira, 30 de janeiro, foi furtada na Rua Bem-te-vi, na Vila Rural, uma moto. A vítima relatou que furtaram sua moto, Honda CG 125 Titan prata, placa AJV 2842, a equipe ao chegar no local, constatou que o mesmo havia deixado o veículo na frente de sua casa com a chave na ignição e o capacete pendurado, após, aproximadamente 10 minutos, foi pegar a moto, e notou que não estava mais no local. Por volta das 23h20min em patrulhamento pela Rua João Batista Morteam, a motocicleta foi encontrada caída de frente para o número 286. A Policia Civil foi informada do fato e a mesma foi devolvida ao proprietário.
 MARILÂNDIA - Furto de moto:   Uma casa foi arrombada em Marilandia do Sul na quinta-feira, 30 de janeiro, de 2014, na Rua Eldorado. Uma mulher moradora do local, contou que ausentou sábado dia 25 de janeiro, e retornou na data do dia 30, encontrando casa arrombada pela fechadura da porta da cozinha. Os ladrões furtaram um TV da marca Semp Toshiba de 40 polegadas LCD; 12 talheres e 15 tapower de vários tamanhos. 
IVAIPORÃ- Tentativa de Furto:  Ladrões foram até a  Rua Santa Catarina,  no dia 30/01/2014, às 07h30min,  e tentaram furtar produtos de um Mercado.  Segundo o solicitante, que é gerente do supermercado, quando o mesmo chegou para  trabalhar notou umas das portas danificadas e uma grade da janela  cerrada, porem os indivíduos não conseguiram adentrar para praticar o furto. Com a chegada da equipe, foi localizado uma cerra caída no chão  próximo a grade cerrada. 

NEGÓCIO DE OCASIÃO: "Vende-se Mercado em Borrazópolis"

Vende-se em Borrazópolis um Mercado que fica na Avenida Brasil, esquina com a Padaria "Pão e ETC".  Mercado com ótima localização, com instalação própria, clientela já formada e no centro da cidade.  Interessados ligar no fone  43 -9904-0466 ou no 9925-3520.

Trágico- ARAPONGAS e BORRAZÓPOLIS:

MAIS DETALHES
Mulher que saiu de Borrazópolis com destino a Arapongas, foi atropelada por dois veículos e teve morte instantânea na Rodovia BR 369
Com autorização para velar apenas algumas horas, devido ao estado de dilaceração que ficou o corpo. foi sepultado  em Borrazópolis o corpo da ex-moradora que  residia em Arapongas, e  morreu lá na região de Arapongas, mas precisamente num ponto da BR-369 próximo ao marco do Trópico de Capricórnio, entre as cidades de Arapongas e Apucarana.  Segundo informações, a vítima é Maria José da Silva Rosa, e ela foi atropelado por dois veículos, um carro de passeio que a  atingiu  de raspão projetando  a mesma para rodovia, sendo que no momento trafegava no mesmo trecho um caminhão que passou por cima do corpo. A vítima teve morte instantânea. Ela é irmã da conhecida  Cândida,  de Borrazópolis, e segundo a família, ele veio a Borrazópolis passear e na tarde de sexta-feira, 31 de janeiro de 2014, pegou um ônibus para Apucarana, em seguida, entrou numa circular para Arapongas, e quando desceu do coletivo, num loteamento novo existente próximo ao marco do Trópico de Capricórnio, foi colhida pelos dois veículos. "São duas pistas, ela atravessou uma e quando já estava vencendo a segunda, foi colhida pelo caminhão", disse a irmã Cândida da Silva. O Corpo foi levado para o IML de Londrina, para em seguida ser liberado para o velório. A funerária Nossa Senhora de Lourdes, de Borrazópolis fez o translado, e segundo agente funerário Luiz, a recomendação era para que fosse sepultamento rapidamente.

COAMO/REGIÃO: “Reuniões de Campo no Vale do Ivaí

Reuniões de Campo com a diretoria da Coamo são realizadas em municípios da Região Vale do Ivaí no norte do Paraná
NO VÍDEO – Ouça a entrevista completa com o Dr. José Aroldo Galassini 
O Calendário de 38 encontros que será cumprido no período de 11 dias em três estados, já começou, e na quinta-feira, 30 de janeiro de 2014, nossa reportagem as reuniões de Campo em Marilândia do Sul, Faxinal e Ivaiporã. “É importante a gente participar, porque hoje a informação vale dinheiro, e o Dr. Aroldo tem um vasto conhecimento, e como certeza a informações divulgadas por ele, nos ajudam a tomar futuras decisões”, disse o agriculto Milton, mais conhecido como “Fumaça”, de Borrazópolis, ao participar do encontro em Faxinal. “Eu acho que quem não participa, perde de ficar por dentro daquilo que está acontecendo no mercado, e das perspectivas que a agricultora está oferecendo”, disse o Prefeito Manoel Salvador de Arapuã, que acompanhou a reunião em Ivaiporã. Assim os demais cooperados vão em busca de informações detalhadas sobre a política agrícola nacional e as tendências para a comercialização da nova safra, os associados elogiam o projeto da coamo e destacam a importância da participação nos encontros. Em Ivaiporã, Dr. Aroldo Galassini, idealizador e presidente da Coamo, disse que o ano de 2014 esta começando bem e com a possibilidade de colhermos a maior safra de soja da história. Perguntado pelo Repórter Ronaldo Alves Senes, o “Berimbau”, sobre as especulações entorno do preço da soja, afirmou que não se pode garantir, ter certeza, mas como os estoques de soja estão bons, e tudo indica que não haverá falta do produto, provavelmente os preços não vão subir exageradamente; mas ele acredita que não haverá queda, ou seja, o produtor deve comercializar entre os 60 e 70 reais a sacas. Preço do milho, dificuldade para comercializar o trigo, e até a queda no preço do feijão, foram temas da entrevista coletiva concedida a Rádio Nova Era, Jornal Paraná Centro, e Rádio Ubá. Para ouvir a matéria completa e saber um pouco mais das preciosas informações do agronegócio divulgadas pelo Dr. Aroldo, clink no link de vídeo, que está a esquerda da postagem.

HABITAÇÃO / REGIÃO - "Entrevista com Sérgio do Cristima"

Gerente Regional da Cohapar/ Apucarana - Sérgio do Cristima concedeu entrevista ao vivo a Rádio Nova Era. Ele falou sobre construção de moradias em cidades de toda região
NO VÍDEO - Entrevista com Sérgio do Cristima 
Na quinta-feira, 30 de janeiro, de 2014,  o gerente regional da COHAPAR/APUCARANA - Sérgio do Cristima, falou ao vivo no informativo da Rádio Nova Era. Além de responder perguntas do Radialista Ronaldo A. Senes, o "Berimbau", ele também respondeu perguntas de ouvintes que ligaram de várias cidades, entre elas: Rosário do Ivaí;  Ivaiporã,  Jardim Alegre, Borrazópolis, Cruzmaltina e outros municípios da região.   Sérgio falou sobre a construção de casas utilizando o FGTS, uma modalidade que possibilita prestações baixas, a exemplo do que vem ocorrendo em Arapongas, inclusive na quinta-feira, Sérgio estava ligando para todos os prefeitos do Vale do Ivaí, na pauta, construção de conjuntos com o Fundo de Garantia. Sérgio comentou do caso de Jardim Alegre, onde famílias acamparam em um terreno para viabilizar moradias, segundo ele, há uma parceria com a prefeita Neuza Pessuti, e por tanto os projetos avançam para que a população seja beneficiada.  Em Rio Bom, o destaque foi para um projeto modelo, onde as casas são apenas montadas, e por tanto a edificação com placas que chegam prontas,  é realizada em tempo recorde. Lá a empresa Rede iVerde vai construir 23 moradias  para famílias com renda de até R$ 1.600. Trata-se de um projeto pioneiro no Estado, que prevê a construção das casas com uma tecnologia alemã inovadora, que usa painéis modulares fabricados de forma industrializada (woodframe). As paredes da moradia já saem prontas da fábrica, com janelas e preparadas para receber as redes elétrica e hidráulica.   O Gerente da Cohapar, falou ainda do dinheiro que acabou não sendo repassado para algumas empreiteiras, e por isso as obras atrasaram em várias cidades, mas que o problemas já foi solucionado. POLÍTICA - Ao final, Sérgio confirmou o seu desejo, a pedido do Governador e de lideranças,  que é disputar as eleições de 2014 como candidato a Deputado Estadual.  Segundo ele, o desafio já foi aceito na eleição anterior, quando ele obteve mais de 21 mil votos.  Hoje ele vai representar Apucarana e várias cidades do Vale do Ivaí, por isso está animado e acha que será possível chegar a Assembleia Legislativa do Paraná.

Furto – BORRAZÓPOLIS

Um mecânico e um amigo foram presos acusados de furto de veículo. Eles teriam ido a casa de um morador consertar um carro quando se apossaram de um gol e fugiram
A Polícia de Borrazópolis prendeu dois homens acusados de furto de veículo, e tudo começou após a vítima: João Maria de Lima, que é funcionário da Agrícola Vassoler, acionar a PM informando o ocorrido. Ele contou que seu veículo, um gol, apresentou problemas mecânicos, e que ele ligou para Daniel dos Santos Reis, 25 anos, que é mecânico, inclusive trabalhou em algumas empresas da cidade, como o Tony Pneus, para que o mesmo fosse dar assistência. Daniel foi a sua casa, na companhia de um amigo, o João Osni Padilha, 44 anos, que é de Marialva, e quando a vítima percebeu, eles tinham desaparecido com o carro. Inclusive desligaram os celulares. Após o ocorrido, a viatura do Destacamento local começou a fazer buscas, quando recebeu informações, que o carro tinha saído da cidade sentido Kaloré. Num certo Policial, os PMs localizaram o carro no plantação de soja, já em Kaloré e próximo a ponte do Rio Bom. Os dois acusados estavam entrando no carro. Eles foram presos e levados para a delegacia. Segundo o Soldado Eli Costa, de Borrazópolis, os dois detidos negaram o furto, e disseram que tinham pego o carro apenas para dar uma volta; mas eles foram levados para a delegacia de Kaloré e depois para a Jandaia, que vai instaurar um inquérito e apurar o que realmente ocorreu.

Luto - FAXINAL: "Morre Jair Baskieira"

Faleceu em Faxinal o assessor parlamentar da Câmara Municipal há mais de 30 anos 
Faleceu em Faxinal, o JAIR BASKIERA, aos 63 anos. Ele era assessor parlamentar da Câmara Municipal, de Faxinal há mais de 30 anos, e pessoa muito querida da comunidade.  Um homem exemplar,  que dedicou sua vida pelo amor ao trabalho, aos amigos  e a sua família.  Jair era diabético e enfrentava outros problemas de saúde. Ele faleceu internado no  Hospital João de Freitas em Arapongas. Segundo a Funerária do PLANO ALIANÇA, após o falecimento na quinta-feira, 30 de janeiro, de 2014, a família decidiu pelo velório na  Capela Mortuária de Faxinal e sepultamento às 17 horas do 31/01, no Cemitério: Municipal local. Informações:0800-643-2505

Roubo: QUINTA DO SOL

Ladrões roubam lotérica e um acaba morto pela PM
Segundo o Jornal Tribuna do Interior, um  bandido foi morto pela Polícia Militar de Quinta do Sol, após participar de assalto a uma casa lotérica, na companhia outro criminoso. O roubo ocorreu por volta das 13h50 desta quinta-feira, na cidade de Quinta do Sol, quando dois homens chegaram na lotérica em uma motocicleta. Após anunciarem o assalto, eles renderam funcionários e levaram grande quantidade de dinheiro. A Polícia Militar foi acionada em seguida e durante perseguição por uma estrada vicinal, houve troca de tiros e um dos assaltantes morreu. O outro fugiu, caiu da moto e entrou em um canavial. “Nossa equipe estava em patrulhamento na rua, quando houve o comunicado do assalto. Saímos rapidamente em diligências e houve o confronto próximo da Coamo, na estrada Arapuã, que sai em Ivilândia”, contou o sargento Paulo Sérgio Garcia, comandante do destacamento da PM de Quinta do Sol.  Ao se confrontar com a viatura, a dupla ainda tentou fugir com a moto, quando o garupa sacou de um revólver e disparou três vezes contra os policiais. “Foi então atiramos e um deles tombou. O outro continuou com a moto, mas logo caiu e entrou correndo em um canavial. Não tenho certeza se ele também foi baleado na perna”, afirmou o sargento.  Com o bandido morto, a PM apreendeu um revólver calibre 38, contendo três munições deflagradas e três intactas, além de R$ 1.400 em dinheiro, roubados da lotérica. Policiais de Engenheiro Beltrão, Barbosa Ferraz, Fênix, além de três equipes do 11º BPM de Campo Mourão permaneceram durante toda a tarde fazendo buscas na tentativa de prender o outro criminoso. “Acionamos também apoio do canil da PM de Maringá, que vai auxiliar nas buscas por esse assaltante”. O corpo do assaltante morto foi encaminhado ao IML de Campo Mourão e até o final da tarde ainda não havia sido divulgada sua identidade. (Foto e redação do Jornal Tribuna do Interior)

Luto - RIO BOM: "Morre Otacílio de Camargo Martins

Faleceu no dia 30 de janeiro, de 20143,  por volta das 22:00hrs no Hospital da Providência de Apucarana o Senhor Otacílio de Camargo Martins, morador do distrito de Santo Antonio do Palmital, em Rio Bom. A família decidiu que seu corpo seria velado no salão paroquial da Igreja Santo Antonio no mesmo distrito e seu sepultamento na sexta-feira, 31/01  às 17:00 horas em Rio Bom.  (Colaboração - Sistema Prever)

POLÍTICA - Gleisi deixa a Casa Civil e volta ao senado

Além da Gleisi, a presidente Dilma anunciou as mudanças em outros dois ministérios
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (30) mudanças em três ministérios: na Casa Civil, sai a ministra Gleisi Hoffmann e entra Aloizio Mercadante, que será substituído no Ministério da Educação pelo atual secretário-executivo José Henrique Paim Fernandes. Alexandre Padilha, que também deixa o governo, será substituído no Ministério da Saúde pelo médico Artur Chioro, atual secretário da Saúde em São Bernardo do Campo, em São Paulo. No caso da Ministra Gleisi, ela volta ao Senado, por ser a titular da vaga ocupada pelo seu suplente, o Senador Sérgio Souza, do PMDB. Lideranças do PT no Paraná, informaram Gleisi só está deixando o Ministério, porque é pré candidata ao Governo do Estado, e agora terá mais tempo para se dedicar a este projeto político.  Dilma ainda fará  uma mudança importante no Ministérios das Comunicações.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A POLÊMICA DO GAECO

Richa garante cooperação para funcionamento do Gaeco
O  governador Beto Richa recebeu ontem (29/01) a visita do procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, e de membros do Ministério Público para tratar da questão do Gaeco. Também participaram da reunião o chefe de gabinete Deonilson Roldo e a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes. O governador reafirmou o interesse em manter a cooperação com o Ministério Público em relação ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), conforme já havia declarado anteriormente.  Estabeleceu-se que, a partir de agora, a cessão de policiais civis e militares para o Ministério Público será regulamentada de outra maneira.

Destaque - APUCARANA


Apucarana inaugura Monumento ao Expedicionário

Um dos momentos marcantes da programação festiva no dia do aniversário de Apucarana foi inaugurado ontem (28) o “Monumento ao Expedicionário”, erguido centro cívico de Apucarana, ao lado da Câmara Municipal. A solenidade foi prestigiada por autoridades do exército, com a presença general Altair José Polsin, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Cascavel, do prefeito Beto Preto e vereadores.  Com a iniciativa, incentivo e patrocínio do colaborador Emérito do Exército, Oezir Marcelo Kantor, a obra contou com a parceria da Prefeitura e do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BIMec), de Apucarana. De forma inovadora, o monumento tem duas faces. “De um lado homenageia os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na Itália durante a 2ª Guerra para conquistar a paz mundial. Do outro, os nossos combatentes da Força de Paz, que nos dias atuais lutam para manter a paz em países como o Haiti. Agradeço ao senhor Kantor e a prefeitura pela parceria que permitiu proporcionar esse presente histórico e eterno para Apucarana”, destacou o comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada (30º BIMec), tenente-coronel Márcio Luiz Passos Tibério. 

Mudança - APUCARANA: "Troca de secretários"

Secretários colocam cargo a disposição do prefeito
Os secretários municipais de Apucarana e os superintendentes decidiram colocar os cargos a disposição do prefeito municipal. A medida visa facilitar ao prefeito Beto Preto, que os escolheu para as pastas, em uma reforma administrativa que começa a ser executada. Eles se reuniram e optaram por possíveis substituições. Em entrevista o prefeito Beto Preto, comentou o assunto  e parabenizou aqueles que estão saindo, pela dedicação que tiveram.

Telefonia -KALORÉ: "Torre da Tim será instalada na cidade"

 Uma boa notícia para os clientes da Tim em Kaloré.      O Prefeito  Washington Luiz da Silva assinou nesta quinta-feira, 30 de janeiro, de 2014,  a autorização para instalação  de uma antena da empresa TIM na cidade, com o intuito de melhorar o atendimento e a cobertura da  operadora no município. A  antena terá alcance médio em um raio de 10 km.  Segundo o chefe de Gabinete  Rômulo Fuzeti, a obra deve acontecer ainda em 2014.

Roubo - BOM SUCESSO: "Assalto na Lotérica"

MAIS DETALHES
Populares ajudaram a Polícia  prender os dois homens armados de faca que assaltaram a lotérica da cidade. Com eles foi detida uma mulher 
A Rádio Nova Era, informou às 13:40, desta quinta-feira, 30 de janeiro, de 2014, que dois elementos assaltaram a Lotérica da cidade de Bom Sucesso. Os bandidos  invadiram o local armados de faca e pediram o dinheiro do caixa. Em seguida fugiram a pé, sentido Rodoviária levando uma bolsa e R$2.600,00.  Mais tarde, o Cabo Messias falou a Rádio Nova Era, e confirmou a prisão dos bandidos.  Um deles - ALISON DA SILVA BARRAGAN, de 18 anos, foi preso por populares.  "Ele estava caminhando na saída de Bom Sucesso para Jandaia, quando populares perceberam que era o bandido; um motorista chegou a oferecer carona, e ele não aceitou, foi então que decidiram o agarrar; momento em que chegamos e concluímos a prisão", disse o Cabo Messias. Segundo ele, após preso, Alison informou que o outro bandido e uma mulher, estariam num gol e dariam fuga a ele. Minutos depois o Gol foi localizado com duas pessoas: Adriano Barbosa Laurindo, de 36 anos, e Simone Gonçalves da Silva, de 20 anos. Os dois homens são de Londrina, mas um deles estava morando em Jandaia, já Simone, e moradora de Jandaia do Sul. Todos foram levados para a delegacia.  No momento do roubo, eles chegaram de camiseta e bermuda. A PM saiu em patrulhamento  e pediu apoio para  Marumbi e Jandaia do Sul, que colaboram na prisão.

Trágico - MANDAGUARI

Tragédia na PR-444 com 2 mortos e 5 feridos
Na tarde desta quinta-feira (30 de Janeiro), na PR-444, uma colisão frontal matou um casal de Maringá e deixou outras cinco pessoas feridas.  Erica Claudia Scaffa, 26 anos, trafegava pela PR-444 sentido Mandaguari a Maringá, quando perdeu o controle de um Golf de Mandaguari, chocou-se com o canteiro central, capotou, e foi arremessado para a pista contrária onde colidiu frontalmente com o Hyundai de Maringá que era conduzido por Aluísio Meneguete. Faleceram presos às ferragens o casal de Maringá Aluísio Meneguete e Maisa Luiza Sandri Meneguete. Ficaram feridos gravemente dois adolescentes de Maringá de 12 e 14 anos, filhos ou netos do casal. No Golf de Mandaguari ficaram feridos a condutora Erica Claudia Scaffa, 26; Elza Carvalho, 48 e Eliseu Geremias Scaffa, 20 anos. Os cinco feridos foram encaminhados à Santa Casa de Maringá. A ocorrência foi atendida Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Viapar, Corpo de Bombeiros, de Sarandi, Defesa Civil e Pronto Atendimento Médico de Mandaguari. (Por Rubens Silva)

Destaque - FAXINAL

Conjunto recebe nome de Vitor Mendes Portela
Vereadores se reuniram no dia 30 de janeiro, para a segunda sessão extraordinária do ano. A reunião ocorreu na sede administrativa da Câmara Municipal e, na ocasião, houve a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 027/2014. A matéria, de iniciativa do Executivo, dá o nome de Vitor Mendes Portela a um conjunto habitacional do município, situado entre os conjuntos João Vieira, Francisco Fink e JK. A medida homenageia o avô do atual presidente da Câmara, Paulo Vitor Portela (PDT). Segundo o autor da matéria, o Conjunto Habitacional Vitor Mendes Portela será constituído por 45 unidades residenciais. Conforme a mensagem de justificativa do projeto, tal denominação é para homenagear quem o Executivo chama de “uma das maiores expressões públicas, que chegou ao município na década de 40”. O texto ainda acrescenta que Vitor era um homem “honesto, ético, atencioso, prestativo, inteligente, trabalhador, comprometido com as necessidades da sua comunidade, acima de tudo, verdadeiro, e fiel com aqueles a quem ajudava”. O homenageado teve participação na introdução da doutrina espírita no município de Faxinal, sendo fundador do Centro Espírita Paz, Amor, Verdade e Justiça. CARREIRA POLÍTICA

PARANÁ - CURITIBA

Liminar do TCE manda reduzir tarifa de ônibus de Curitiba em 43 centavos
Em decisão liminar, emitida pelo conselheiro Nestor Baptista na tarde desta quinta-feira (30), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou à Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) e à Companhia de Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) que seja aplicada uma redução de R$ 0,43 na tarifa técnica do transporte coletivo, a ser reajustada no próximo mês de fevereiro. O conselheiro é relator do processo de auditoria do transporte coletivo de Curitiba.  A auditoria teve seus trabalhos iniciados em setembro de 2013 e apontou diversas irregularidades na composição da tarifa. A mesma decisão determina a não inclusão de nenhum novo item na composição da planilha de reajuste a ser aplicada. No ano passado, o reajuste da tarifa foi aplicado no dia 14 de fevereiro. A auditoria envolveu cerca de 20 técnicos do TCE e foi coordenada pelo diretor de Execuções do Tribunal, Cláudio Henrique de Castro. O relatório está disponível na página do órgão na internet.   

"COLUNA SOCIAL" - Lorena Salvarani Jardim, de Novo Itacolomi


Completou seu primeiro ano de vida no dia 30 de janeiro, a garotinha Lorena Salvarani Jardim,  de Novo Itacolomi.   Uma princesa de menina que recebe os parabéns são de seus pais Amauri e Denise, também do seu irmão Luís Otávio e demais familiares.

Furto – ARAPUÃ: “Ladrões levam motocicleta”

Motocicleta furtada  em Arapuã é recuperada abandonada em plantação de soja
Foi recuperada num plantação de soja,  com o pneu furado, e em estado de abandono próximo a Arapuã, uma motocicleta furtada no município. Conforme informamos, ladrões praticaram um furto de Motocicleta na localidade de Alto Lajeado. Na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro de 2014, o proprietário JOSÉ MAXIMÍNIO PRAVATO, ligou para o destacamento informou que havia percebido o furto de seu veículo. Trata-se de uma Honda Titan, cor Verde, com placas ABY 4671, de Arapuã. A PM registrou o furto e pouco depois a recuperou.

Reclamação – IVAIPORÃ: "Pedido de conserto de rua"

Um morador de Ivaiporã, da Rua Romário Martins, que liga com o acesso secundário de Ivaiporã, para Jardim Alegre, enviou uma nota pedindo para que a prefeitura faça reparos no local. Veja a nota do pedido na íntegra: “Foram realizados reparos na Rua Romário Martins, Jardim Luiz XI, que liga ao acesso secundário de Ivaiporã para Jardim Alegre, por necessidade do desvio do tráfego na época da reforma da ponte, e após esta data, por duas vezes, passou a máquina no local, e atualmente a rua está totalmente abandonada, com atoleiro conforme foto. Sabemos que administrar com competência é prioridade e ótimo. E como fica a situação dos moradores, que já estão todos desanimados de pedir com urgência, mais até a presente data nada foi realizado no local. E atualmente está correndo água por toda parte, isto sem contar os dias de chuva, e ao lado da rua tem canalização ao céu aberto, correndo risco do mosquito da dengue e outros insetos”, assina Dr. João Macias Nogueira. Nossa reportagem falou com a Prefeitura Municipal, e segundo informações da administração, as providências serão tomadas o mais rápido possível, e o que houve foi apenas um desencontro de informações, mas que a exemplo da transformação que está sendo realizada nos demais bairros, esta região também será beneficiada.

Acidente – MANOEL RIBAS:

Caminhão da Prefeitura capota quando realizava obra de Cascalhamento de Estrada
Um caminhão da Prefeitura de Manoel Ribas, que era conduzido por um motorista de nome Hélio, capotou na zona rural do município, mais precisamente na Água do Mico. Segundo a Defesa Civil, estava sendo realizada uma obra de Cascalhamento, na quarta-feira, 29 de janeiro, e o Caminhão fazia o transporte do cascalho, quando a terra da estrada cedeu provocando o acidente. Houve o capotamento com danos materiais, e a vítima foi socorrida pelos Bombeiros Comunitários com ferimentos médios.  IVAIPORÃ- Acidente: Na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro de 2014, houve um acidente na Avenida Souza Naves com a rua Sete de Setembro, enfrente a Igreja Assembleia de Deus, em Ivaiporã. DANIELE LETICIA GONÇALVES FREIBERGER, que conduzida uma Fiorino, disse que o sol atrapalhou sua visibilidade e ela não viu ma motocicleta Biz pilotado por FLÁVIA CARVALHO DE MEDEIROS, 18 anos.  Apenas a condutora da moto ficou ferida.
IVAIPORÃ- Queda de moto: Em Ivaiporã houve uma queda de moto no dia 30 de janeiro de 2014, às 13:00 na Rua Emilio Ganzert, e próximo ao Beto Center. A vítima ferida é APARECIDA DE FÁTIMA SARTO, 28 anos. Ele conduzia uma Motocicleta marca Honda, modelo BIS, placa AQO-7998/Ivaiporã.

Crime - JANDAIA DO SUL: "Mais detalhes do assassinato"

Acusado de matar homem a tiros em Jandaia do Sul, se apresenta e diz que o motivo foi uma rixa antiga que teve como origem um acidente de trânsito 
 
 FOTOS-  As imagens são do autor do crime e da arma utilizada 

Conforme o  Superintendente da Delegacia de Jandaia - Laércio Rodrigues, havia dito  na tarde de quarta-feira, 29, a Rádio Nova Era,  Leandro Leonel Pereira, conhecido como "Capataz", acusado de praticar um brutal assassinado no perímetro urbano da cidade, se apresentou na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro.  Ao falar com a Polícia e em entrevista ao Radialista André Amaral,  "Capataz" disse que no passado se envolveu em um acidente, onde bateu no carro de Everton, e que o rapaz o ameaçava querendo receber o dinheiro do conserto, e que ele foi motivo do crime.  A Polícia aprendeu a arma utilizada no assassinato,  e Leandro Leonel Pereira, foi liberado para responder o crime em liberdade.   Conforme a Rádio Nova Era, divulgou logo pela manhã, um homem de nome Everton Liberalino, de 34 anos, foi morto a tiros no Jardim Miguel Capossi, na Rua Eduarda Fulini,  na cidade de Jandaia do Sul. Por telefone a PM de Jandaia comunicou que uma ligação anônima informava  que havia uma pessoa caída e ferida com tiros na cabeça. Também foi informado que  o suposto assassino teria fugido em uma camioneta, e que o crime ocorreu após uma discussão.   Foi acionada a Polícia Civil, que  instaurou um inquérito para apurar os fatos. 

"COLUNA SOCIAL" - Pai é filho honrando a PM, em Kaloré

Sargento Antoniassi e Soldado Antoniassi, pai e filho que tiram plantão juntos e formam uma dupla que joga pesado com os bandidos
A imagem que fizemos é de um sargento considerado "linha dura" - Nilson Antoniassi,  um filho de Kaloré, que retornou para comandar o destacamento de sua cidade depois de quase 30 anos de carreira de passar por outros destacamento da região, como São Pedro do Ivaí, Marumbi e outros municípios. O Sargento Antoniassi, aparece a direita, e ao lado dele, está o Policial Militar, já há três anos na corporação, que é Thiago Vinicus Antoniassi, um soldado que vem seguindo os passos de seu pai.  Ao passar pela Delegacia de Kaloré, flagrei os dois: Pai e filho tirando plantão juntos.   Para quem não conhece o Sargento Antoniassi, podemos o descrever como homem honrado, ético e que criminoso para ele, é na cadeia.  Um defensor da lei e da justiça, que não dá mole para os encardidos que querem ganhar a vida roubando, furtando ou cometendo outros crimes.  "Eles estão de parabéns, são pessoas que tem compromisso; quando eu os chamei  para uma ocorrência,  foi  questão de minutos e já estavam lá os Policiais no meu estabelecimento me dando segurança e prendendo o suspeito", disse o empresário que é dono da única lotérica da cidade, e que tem vivido em alerta 24 horas, temendo a ação do crime.  Recentemente, o Soldado Antoniassi, ou seja, o filho, perseguiu bandidos que arrombavam uma loja de móveis e eletroeletrônicos na cidade, apesar da fuga espetacular, o soldado os prendeu já em Borrazópolis, após eles capotarem o veículo.  Esta é apenas  um das façanhas, do filho que se espelha no pai.  Com isso, queremos destacar que existem muitos policiais honrados, dedicados e que dão a vida pela sociedade, mas muitas vezes não recebem o reconhecimento que merecem, nem da sociedade e nem o poder público que os escraviza.

"COLUNA SOCIAL" - Eliza Casagrande e Maikon Viera , completam níver de Casamento


O casal Eliza Casagrande (Faxinal, filha de Jair Casagrande, do Móveis Faxinal) e Maikon Viera (filho de Prof ° Zeli Vieira e José Carlos de Rosário do Ivaí) que atualmente estão morando em Arapongas , comemoram neste dia 30 de janeiro, de 2014,  quatro anos de casados, recebem os votos de felicidade de toda a família.  O casal é muito querido por todos, e os desejos são para que este a união seja eterna.

Furto – CRUZMALTINA: "Veículo furtado"


Morador de Jandaia do Sul tem caminhonete S-10 furtada durante evento de uma cooperativa em Cruzmaltina
A PM e a Guarda Municipal foram acionadas por Edno Aparecido Marcomini, de 37 anos, morador de Jandaia, para comparecer na Rua São Vicente de Paula, em Cruzmaltina, na quarta-feira, 29/01 pela manhã. Ele contou que estacionou seu veículo de marca GM S-10, camionete de cor prata placas JVF-9521, em frente ao clube social para participar da reunião de uma Cooperativa, e quando retornou para pegar a S-10, não mais a encontrou. Um amigo disse que tinha visto o veículo saindo em direção a Porto Ubá. Buscas foram feitas, mas a caminhoneta não foi recuperada.

Roubo – RIO BRANCO DO IVAÍ:


Jovem é acusado de agredir dona de estabelecimento comercial e ainda de roubar dinheiro
Em Rio Branco do Ivaí, a Polícia foi acionada por uma mulher de 27 anos, na Rua Rio Negro, mesmo rua onde no início da semana uma pessoa foi esfaqueada num Bar. Desta vez, a comerciante relatou que foi assaltada por um jovem, que depois de nome Adriano de Oliveira, 21 anos, e na tarde de quarta-feira, 29 de janeiro. Tudo começou quando a vítima, ligou para a PM informando que um rapaz estava tomando cerveja em seu bar, quando em determinado ele pegou um copo e atirou no rosto da mesma provocando lesões. Posteriormente abriu o caixa e pegou certa quantia em dinheiro, aproximadamente R$40,00, e a ameaçou, dizendo que iria voltar a seu bar. Depois disse o indivíduo saiu do local, mais tarde, a Polícia recebeu informação que ele estava em outro bar. Neste local, foi feita a abordagem do meliante, que acabou preso e identificado como Adriano de Oliveira. Em seu bolso, foi encontrado a quantia de R$27,50. O caso foi encaminhado para a delegacia.

PROS - MANOEL RIBAS

Pros já é a sétima legenda da Câmara dos Deputados

Dr. Maurílio Viana é pré-candidato a dep. estadual pelo PROS-PR
"Viemos para fazer a diferença. O PROS é um partido preocupado com uma política séria, ética, competente e acima de tudo comprometida com os interesses do povo brasileiro". Essa afirmação é do mentor e presidente Nacional da legenda Eurípedes de Macedo Júnior. Com menos de um ano de sua criação oficial, o Partido Republicano da Ordem Social - PROS já é a sétima maior legenda da Câmara dos deputados e cresce a passos largos em todas as regiões do País como é o caso da pacata Manoel Ribas cidade do interior do Paraná onde a legenda já conta com representação no legislativo local, o vereador Ronaldo Luiz Grochoski deixou o PRTB e ingressou no PROS.

APUCARANA - Várias ocorrências registradas

APUCARANA -  Incêndio criminoso:  Um morador da Avenida Aviação, Jardim Trabalhista, procurou a Polícia na quarta-feira, 29 de janeiro, para informar que colocaram fogo em seu carro.  Trata-se de um   Omega GL, placa LXC-3095 / Itapema-Pr, cor branca, ano 1995 que estava no interior da garagem, causando danos na parte lateral. 
APUCARANA - Furto em escola: Mais uma escola foi alvo de furto na   Rua Papagaios, no Jardim Michel Soni, trata-se da  Escola Municipal José Brasil Camargo. Uma professora disse que  devido ao feriado municipal, a escola estava fechada e ao chegar no estabelecimento de ensino notou a falta de 04 grelhas de metal para escoamento de água. 
APUCARANA - Crime ambiental: O Secretário do Meio Ambiento, ligou para Polícia na quarta-feira, 29 de janeiro,  para que uma viatura fosse até a  Rua Natividade, no conjutno Fraternidade. Ele informou que a Empresa Coletudo Caçambas, estava com o caminhão VW/12.170BT, placa AIY-0417/Apucarana-Pr, cor branca, ano 1999 despejando resíduos de construção civil irregularmente naquele local.  
APUCARANA - Furto na Tókio Cosméticos: Na  Rua Miguel Simião. A solicitante informou que havia separado alguns cosméticos para uma cliente no valor aproximado de R$200,00 (duzentos reais) e teria deixado sobre o balcão, momento depois constatou que estes produtos teriam sido furtados. 
APUCARANA - Maus tratos a idoso:   Um homem de nome  Valdeir Ribeiro 34 anos, foi  detido na Rua Dr. Carlos Pereira, no  Tancredo Neves. O pai dele informou que seu filho, durante uma discussão,  passou a agredi-lo.
APUCARANA - Tráfico de drogas: Foi detido  João Carlos e Silva 18 anos, acusado de tráfico, na Rua Dr. Munhoz da Rocha.  Durante patrulhamento a equipe visualizou um elemento suspeito que ao ser abordado e revistado foi localizado com o mesmo vinte porções de substância aparentando ser Crack e duas porções de Cocaína, mais uma quantia em dinheiro. 

Aconteceu - APUCARANA:

Briga de trânsito termina em disparo de arma de fogo e uma pessoa detida
Um jovem de nome Thiago Roberto Caliman, 23 anos, foi  detido na  Rua São Paulo,  Lanchonete Napoli.   Segundo um outro morador que solicitou a Polícia,  houve uma discussão de trânsito com outro motorista. Logo após o mesmo parou na lanchonete com sua caminhonete Ford F 250,cor vermelha, placas AJI2111, momento este que o indivíduo de nome Thiago,  retornou no local com uma VW Parati, placas CAE3086, desceu do veículo e efetuou dois disparos de escopeta na porta da caminhonete,  fugindo em seguida. A equipe foi acionada e colheu as informações saindo em patrulhamento até localizar o autor do fato e a arma utilizada. 

Crime - SÃO JOÃO DO IVAÍ: "Arrombamento de casa"


Ladrões arrombaram mais uma casa na Rua Lauro Lopes Dias,  no Residencial Maria  Eduarda III, São João do Ivaí. Na tarde de quarta-feira, 29 de janeiro, um jovem de 27 anos, disse que  retornava do  Trabalho quando notou que a porta de sua residência estava aberta e com sinais de arrombamento. Ao adentrar no imóvel visualizou gavetas revidas e coisas fora do lugar, porem, não notou falta de nenhum objeto de maior valor. Foi realizado patrulhamento, mas nenhum suspeito foi preso. 

"COLUNA SOCIAL" - SABRINA CAROLINA BASTOS, de níver em Maringá


    A Linda SABRINA CAROLINA BASTOS, que reside em Maringá,  completou mais um ano de vida neste dia 30 de janeiro, de 2014. E para homenagear esta princesa, a avó Rute Bastos, que morava em Borrazópolis e hoje vive em Apucarana, enviou ma mensagem especial juntamente com outros familiares:  "Sabe, ter você como neta, foi a melhor coisa  que aconteceu em minha vida... me fez sentir realizada. Foi como plantar uma semente, vê-la germinar, crescer, florir e dar frutos. Isso mesmo, você é o fruto da árvore que eu plantei  e como me orgulho disso, principalmente hoje que você completa mais um ano de vida. Parabéns minha neta, que você seja muito feliz, que a vida só lhe traga alegrias, realizações e que você tenha muita paz e sabedoria para administrar todos os seus dias e que continue sempre assim, essa neta maravilhosa. Parabéns, querida !" - mensagem  de sua Vó que lhe ama muito RUTE BASTOS e de seu tio Sandro, sua mãe Érica e seu pai Tiago, e de todos os familiares e amigos.

AGROPECUÁRIA / PARANÁ

Proprietário de bovino sacrificado por causa de tuberculose será indenizado

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, assinou nesta quarta-feira, resolução que estabelece as regras para indenização aos produtores de bovinos e bubalinos que tiverem animais sacrificados por terem contraído tuberculose. A medida fortalece as iniciativas implementadas pela Agência de Defesa Agropecuária para melhorar a qualidade do leite produzido no Paraná. De acordo com a resolução, já em vigor, o animal diagnosticado com tuberculose deve ser sacrificado. O produtor será indenizado com recursos do Fundo de Equipamento Agropecuário, do Governo do Estado. O valor da indenização será calculado conforme fórmula que leva em conta o peso do animal e a média de preços da arroba do boi gordo. De acordo com o secretário Ortigara, o maior beneficiado com as novas normas sanitárias, será o produtor de leite, que vai ganhar mais pelo produto entregue no laticínio, e também as indústrias, que ganharão novos mercados. O sacrifício dos animais faz parte da estratégia adotada pela Secretaria da Agricultura para estimular a atividade leiteira no Paraná, tornando o Estado livre de zoonoses. A medida foi adotada em comum acordo com os representantes dos produtores, através da Federação do Estado da Agricultura no Paraná e do Sindicato da Indústria do Leite. Os produtores terão de comprovar a ausência de tuberculose e brucelose de todo rebanho leiteiro e apresentar certificação de vacinação contra brucelose até 30 de maio deste ano. A partir de primeiro de junho, somente poderão fornecer leite aos laticínios e agroindústrias, os produtores que comprovarem os exames negativos para tuberculose. Os laticínios que não exigiram a documentação dos produtores também não poderão comercializar o leite. O secretário lembrou que o Estado já alcançou uma produção anual de quatro bilhões de litros de leite, a terceira maior do País. A tendência é ampliar ainda mais essa participação. A resolução sobre a indenização de proprietários de animais sacrificados com tuberculose atende ao Programa Estadual de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal, executado pela Adapar. No final do ano passado, a Adapar editou três portarias que tornam mais rígidas as normas para fornecimento e recebimento de leite na indústria paranaense. 

GREVE DOS CORREIOS

Trabalhadores dos Correios decidiram  entraram em greve

Os trabalhadores dos Correios de Londrina e Curitiba aprovaram greve por tempo indeterminado que começou neste dia 29 de janeiro, de 2014. A decisão foi tomada em assembleias realizadas ontem à noite pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom) nas duas cidades. O movimento acontece ao mesmo tempo em vários Estados. O motivo da paralisação, segundo o secretário de imprensa do Sintcom-PR, Wilson Dombrovski, é o descumprimento do dissídio coletivo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) com a criação do Postal Saúde, que é considerado pela categoria uma espécie de "terceirização" do plano de saúde dos trabalhadores. Segundo Dombrovski, com a mudança, os trabalhadores vão ter que pagar mais pela assistência de saúde. O diretor do Sintcom Região Norte, Fabiano Silvério, explicou que hoje os trabalhadores não pagam mensalidade do plano de saúde, apenas 10% a 20% sobre o valor de cada procedimento médico utilizado. Dombrovski disse que um trabalhador com salário bruto de até R$ 1.500 com 44 a 48 anos de idade teria que pagar hoje uma mensalidade de R$ 131 no novo sistema. Atualmente, os Correios empregam cerca de 6.700 trabalhadores no Estado.

"COLUNA SOCIAL" - Níver de Márcia Perinoto, em Jardim Alegre


Completou aniversário em Jardim Alegre,  neste dia 30 de janeiro, a simpática  comunicadora Márcia Perinoto.    Ela também é uma competente e dedicada  professora. Os  parabéns são dos familiares e amigos, que desejam a ela, muitos anos de vida, e que 2014 seja promissor.  Marcia é colunista Social do Jornal on line PJA, e do jornal Folha Ivaiporã.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Destaque - CÂNDIDO DE ABREU

Deputado Artagão Júnior anuncia motoniveladora e pá carregadeira para Cândido de Abreu

Na manhã desta quarta-feira (29), o deputado Artagão Júnior recebeu da Sedu/Paranacidade a homologação que autoriza a compra de uma motoniveladora e uma pá carregadeira de rodas para Cândido de Abreu.   Já licitados, os maquinários estão sendo adquiridos através de financiamento. Juntos, chegam a um investimento que se aproxima dos R$ 800 mil (R$ 478.800, 00 da motoniveladora e R$ 316.900,00 da pá carregadeira). A prefeitura entra com contrapartida de R$ 165,7 mil.   “Quero parabenizar a organização da prefeitura de Cândido de Abreu, através do prefeito Júnior da Rádio e sua equipe, que apresentou os projetos e está em dia com suas certidões para conseguir este investimento, além de dispor de recursos próprios para dar de contrapartida. Também há a sintonia com a Câmara de Vereadores, que vem economizando recursos de seu orçamento para devolver ao executivo”, disse o deputado Artagão Júnior.

Acidente - IVAIPORÃ e ARAPUÃ

 Homem  é atropelado próximo ao trevo de Arapuã. O carro evadiu-se do local
Nesta quarta-feira, 29 de Janeiro, de 2014, ocorreu um acidente às 15:43 horas, na Rodovia PR 466, e  próximo ao trevo de acesso a Arapuã. Segundo o Corpo de Bombeiros, de Ivaiporã, um homem de nome  JOÃO DE OLIVEIRA, 42 anos,  foi colhido por uma camioneta, que evadiu-se do local. Apesar dos ferimentos, o choque foi de raspão e por isso a vítima não corria risco de perder a vida.  Oliveira, foi levado para o  Hospital Municipal de Ivaiporã.  Outro acidente, o tipo capotamento de caminhão, foi registrado em Manoel Ribas. Em breve, mais detalhes.

"COLUNA SOCIAL" - "Turma do litrão aderiu ao Chopp Colina"

Festa entre amigos e familiares na Casa da empresária Zenaide Ocane
       A  "Turma do Litrão" que é um grupo de amigos da cidade de Borrazópolis, e que já foi destaque outras vezes aqui no Blog, realizou mais uma festa  recentemente. Um dos detalhes, é que o grupo agora aderiu ao Chopp Colina, e passa a se chamar "Turma do Barril". O local do evento, foi na casa  da empresária ZENAIDE OCANE.  Lá estavam seus familiares, entre eles o pai, o pioneiro conhecido como "Tio Gusto".  A festa foi regada a carne de carneiro,  muito Chopp Colina, e outras guloseimas.  Durante o evento, eles aproveitaram para cantar os parabéns ao Vitor Augusto, um menino muito querido e filho dos nossos amigos   - Rosenei Ocane e Vereador "Carlão do Florisvaldo". Mais fotos, click no link abaixo.

Destaque MANOEL RIBAS

Manoel Ribas inicia melhorias na estrada do Assentamento Nova Itaúna

  As 150 famílias do Assentamento Nova Itaúna, em Manoel Ribas, região Central do Paraná, têm um motivo a mais para comemorar. Nesta quarta (29) a prefeita Beth Camilo, juntamente com o vice-presidente da Câmara, deputado federal André Vargas, representantes do Incra e Movimento dos Sem Terras, assinou a ordem de serviço para o início das obras de cascalhamento na estrada que dá acesso ao local.  O valor do investimento do Governo Federal é de R$ 1.208.436,64. “Dia 4 de fevereiro de 1999, a Fazendo Itaúna foi ocupada por cerca de 120 famílias. Depois ela se transformou em no Assentamento Nova Itaúna. Organizado, hoje seus ocupantes produzem diariamente 10 mil litros de leites e podem manter suas famílias e alimentar milhares de outras com sua produção”, ressaltou Vargas.  Ele lembra que a melhoria na estreada é fundamental para o transporte da produção o assentamento e vai beneficiar as 150 famílias que vivem no local. “O Governo Federal tem investimento na melhoria das estradas para o transporte da produção rural, em especial da agricultura familiar”, ressaltou a prefeita.    Caminhão - Outra atividade realizada no município de Manoel Ribas foi a entrega do caminhão do equipado com caçamba coletora de lixo adquirido pelo município no valor de R$ 239.000,00, com recursos da Funasa.    Almoço – A seguir, o deputado André Vargas participou de reunião e almoço com lideranças da região. Entre elas, o prefeito de Pitanga, Altair Zampier, o ex-prefeito de Ivaiporã, Cyro Fernandes, entre outras autoridades e militantes.

BORRAZÓPOLIS: "Supermercado Casa Pereira - Rede Plus”

Essa é a nova frota do "Supermercado Casa Pereira - Rede Plus”
 Como já noticiamos, em Borrazópolis  a tradicional “Casa Pereira”, fundada em 1963, está passando por uma transformação.   A empresa já se transformou em  “Supermercado Casa Pereira - Rede Plus”.  Neste dia 28 de  janeiro, de 2014 flagramos a frota de veículos já com os novos adesivos, e pronta para bem atender todos os clientes.  Confira também as promoções e os preços das mercadorias, que estão com valores incrivelmente baratos. Em breve, as instalações também ficam prontas, para maior conforto de seus clientes.   Par se ter uma ideia, dos menos de 300 metros quadrados que abrigam o Supermercado hoje,   passará a  719 metros quadrados de mercado.  Tudo está sendo feito com muito esforço pelo jovem empreendedor Luiz Marques Dias e família.  Passe lá e confira as mudanças que já são visíveis, principalmente em se tratando de preços baixos.  Em breve, outras novidades.