30/11/2013

JARDIM ALEGRE: "Inauguração no assentamento Oito de Abril"

Em Jardim Alegre, Richa entrega escola nova em assentamento do MST

O governador Beto Richa entregou neste sábado (30), em Jardim Alegre, no Norte do Paraná, o novo prédio do Colégio Estadual José Martí que atende alunos do assentamento Oito de Abril do Movimento Sem Terra (MST). Com investimento de R$ 3,6 milhões, o colégio tem agora capacidade para até 1,2 mil alunos do ensino fundamental e do médio. Até então, a escola funcionava de modo improvisado na garagem de uma fazenda com o atendimento de 500 alunos do município.  Criado pelo governo federal em 2006, o assentamento possui 550 famílias de pequenos agricultores. Agora os alunos, professores e funcionários contam com uma escola moderna e estruturada. A educação é prioridade absoluta no nosso governo e a melhoria das escolas é uma das várias ações que temos para avançarmos cada vez mais. Essa obra confirma nosso compromisso de garantir aos assentamentos de trabalhadores rurais um ensino de qualidade, afirmou o governador. Fizemos um levantamento das escolas que há décadas não recebiam investimentos e estavam em situação precária. A partir daí, iniciamos o trabalho de melhoria na infraestrutura dos prédios escolares. Hoje temos obras de reformas em centenas de escolas em todas as regiões do Estado, destacou Richa. Neste ano, o governo estadual investe R$ 500 milhões em construções, reformas, ampliações de escolas e implantações de quadras poliesportivas, em todo o Paraná. Esse é o maior colégio estadual paranaense construído na zona rural. O governador afirmou que em três anos e meio de gestão não foi registrado nenhum confronto no campo e nem uma invasão de terra. Resultado do novo jeito de governar que implantamos no Paraná. Com diálogo e entendimento com os movimentos sociais, garantimos serviços públicos de qualidade, apoio técnico na agricultura e boa vontade de facilitar a reforma agrária. Com isso, não tivemos nenhum confronto no campo”, disse. ESTRUTURA -

Prisão – MAUÁ e RIO BOM: "Presa acusada de um crime grave"


Mulher acusada de queimar e matar marido em Mauá da Serra se apresenta e é presa pela Polícia de Rio Bom
Uma mulher de nome Roseli Kaiser, foi presa em Rio Bom no fim de semana. Informação divulgada com exclusividade  pela Rádio Nova Era, na sexta-feira e sábado, 30 de novembro, da conta de que Roseli foi a delegacia acompanhada de seu advogado Mauro Taborda, de Faxinal, para se apresentar a Justiça. Como havia um mandado de prisão contra ela, a mesma foi recolhida. Para quem não se recorda, o marido dela era Aparecido Cruz Gutierrez, mais conhecido como “Cido do Frete”, e ele teve 83% do corpo queimado antes de falecer. Conforme publicamos na época, sua morte foi confirmada na madrugada do dia 2 de maio de 2013, em Mauá da Serra. O fato aconteceu na Rua Sete de Setembro, na madrugada do dia do trabalho, 01 de abril, de 2013. A vítima conseguiu contar, antes de morrer, que sua esposa teria ateado fogo por todo o seu corpo. Ele foi levado ao Posto de Saúde local e em seguida transferido para um hospital de Apucarana. A Polícia foi até a residência, mas a mulher tinha desaparecido. A casa foi encontrada com as portas abertas, e o quarto do casal estava com sinais de chamas e muita fumaça. Foram recolhidos recipientes de álcool e um tijolo. A investigação aponta que a mulher teria dado uma tijolada no marido, enquanto ele dormia, e em seguida espalhou álcool pelo corpo e ateou fogo. O casal brigava muito e há informações que a atitude da mulher seria um ato de vingança por causa de agressões sofridas. Agora presa, Roseli, que é acusada do crime,  ficará a disposição da justiça.

Crime- MARILÂNDIA DO SUL

Filha ameaça mãe e apanha do irmão com golpes  de facão  
APolícia de Marilândia do Sul foi acionada por uma mãe para socorrer sua filha e prender seu filho. O motivo é que na Avenida Ponta Grossa, ocorria uma agressão. A vítima é Cintia Viviane Alves Barbosa, de  25 anos, é o acusado é   VANILSON EUGENIO, de 31 anos.  Segundo a mãe,   seu filho chegou à residência de sua irmã Cíntia e armado com um facão começou a agredi-la sem motivos aparentes, vindo a causar lesões no braço esquerdo, altura do punho, braço direito e cortes profundos nos dedos da mão. A moça foi socorrida e o irmão dela detido.  O detalhe que chama atenção, e que antes deste episódio, a Polícia já havia sido acionada pela mãe.  Ela contou que a filha e o genro Davi de Lima, 31 anos, tiveram uma briga e ela foi separar, quando acabou ameaçada pela filha .  "No primeiro caso a mãe disse que  sua filha e seu genro chegaram em sua residência, que fica nos fundos e ambos  começaram a discutir entre eles. Ela foi interferir para pedir para que terminassem com a  briga, foi quando sua filha a ameaçou", diz o boletim da PM. 

ENCONTRO: “Reunião das Primeiras Damas da Amuvi”

Gertrudes Bernardy ao lado do prefeito Carlos Gil
Na sexta-feira, 29 de novembro, de 2013, foi realizada em Ivaiporã, uma reunião envolvendo as primeiras damas da AMUVI- Associação dos Municípios do Vale do Ivaí. Elas se reuniram na “Casa do Adolescente”, que foi inaugurada recentemente pela prefeitura. A diretora do Departamento de Assistência Social de Ivaiporã, e Primeira Dama Gertrudes Bernardy, foi quem comandou o encontro. As demais primeiras damas puderam conhecer os diversos projetos importantes implantados em Ivaiporã, mas também falaram sobre o que acontece em seus municípios. “É muito importante porque a gente traz experiência daquilo que estamos fazendo e ao mesmo tempo levamos ideias novas de iniciativas que acontecem em outras cidades”, disse Vera, primeira Dama de Grandes Rios. “O nosso objetivo é se reunir mais vezes e nos fortalecer para fazer ressurgir a associação das primeiras damas da Amuvi, assim como já acontecia no passado”, disse Gertrudes, esposa do prefeito Carlos Gil a Rádio Nova Era. “Eu mostrei a elas como funciona a Casa do Adolescente, a Casa da Vivência, e o nosso trabalho na assistência social com mais de 6 mil pessoas cadastradas, mas também aprendi muito. Veja voce que em novo Itacolomi, a Primeira Dama Adriana, falou de um teatro muito interessante, já é algo que vamos trazer para Ivaiporã, e assim muito mais”, finalizou Gertrudes. O encontro ocorreu simultaneamente com a reunião da Amuvi, que era realizada em Ivaiporã, no Clube da AABB e também em Ivaiporã.

MENSALÃO/ PRISÕES


PGR pede prisão de mais dois condenados do mensalão
O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deu parecer em que pede a prisão imediata de mais dois condenados do mensalão: Vinícius Samarane, ex-dirigente do Banco Rural, e Pedro Correa, ex-deputado do PP. Os dois entraram no Supremo Tribunal Federal com os chamados embargos infringentes, pedindo um novo julgamento pelo crime de lavagem de dinheiro. Mas, segundo Janot, como nenhum dos dois obteve pelo menos quatro votos favoráveis à absolvição, eles não têm direito a esse recurso. Joaquim Barbosa afirmou que aguarda os pareceres do procurador geral para pedir novas prisões no caso.

Destaque - APUCARANA

Proerd confere aprendizado a 1,4 mil alunos da rede municipal
O 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Educação (AME), realizou nesta semana, no ginásio de esportes do Colégio Nossa Senhora da Glória (Glorinha), solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Ao todo, receberam a certificação de aprendizado 1,4 mil alunos da 5ª série de 32 escolas da rede municipal. Devido ao grande número de novos “proerdianos”, a formatura foi realizada em dois dias (quarta e quinta-feira) e o destaque ficou por conta das famílias dos alunos que lotaram a praça esportiva nos dois dias. O prefeito Beto Preto (PT) também prestigiou o evento e enalteceu a importância do programa, que consiste em uma ação conjunta entre as policias militares, escolas e famílias no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, além de ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Evento - MAUÁ DA SERRA: "Vem ai o Festival Jopla"


Vem Ai o 1º festival Jopla, Na Cidade de Maua da Serra P.R

Dia 06/12/2013, com inicio ás 13horas, No Colégio Estadual João Platy.    Abertura do Festival com a Banda Genetrix da Cidade de Marilândia do Sul.   O Festival Terá premiação e contará apenas com participação dos alunos do Colégio João Platy.   Inscrições somente para alunos, O Festival contara com varias diversidades musicais.  Organização: Professor João Claudio e Direção.

Destaque- APUCARANA

Apucaranense é destaque pelo Paraná nas Paralimpíadas Escolares
 O paratleta Guilherme Uriel, treinado pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana, conquistou três medalhas para o Estado do Paraná durante a disputa da Paralimpíadas Escolares. A competição aconteceu ao longo de toda esta semana em São Paulo e reuniu os melhores paratletas em diversas modalidades esportivas.  A secretária municipal, professor Dione Gaspar, destaca que Guilherme é integrante da delegação paranaense e, em Apucarana, tem como treinadora a professora Neusa Maria da Silva. “Está é uma conquista para todos nós apucaranenses nos orgulharmos muito”, comemorou Gaspar. Assim como Guilherme Uriel, na modalidade atletismo Apucarana tem outros atletas do paradesporto contemplados no Programa Talento Olímpico, sendo eles Weuller Teixeira, andreyna Cristina e Luan Faustino.

Destaque - RIO BRANCO DO IVAÍ

Prefeitura realiza 3º Fórum Municipal de Educação
 Nesta sexta-feira (29) foi realizado o 3º Fórum Municipal de Educação, com a presença de professores, secretários e funcionários municipais, num só objetivo: discutir temas relacionados à “Educação e Desenvolvimento: Desafios para uma Aprendizagem Significativa” em nome da Educação. O evento aconteceu no plenário da câmara municipal, e já deu mostras de que o Fórum busca atender as prioridades do Prefeito Gerôncio, que é o de oferecer uma educação de qualidade e perspectivas de desenvolvimento à população do município. O prefeito foi representado pela vice-prefeita Leonilda, contou ainda com representantes também do legislativo municipal. A Secretária Municipal de Educação - Elaine Bueno dos Santos, falou aos professores sobre asprofundas transformações ocorridas no município neste ano, graças ao empenho da atual administração em oferecer uma educação da mais alta qualidade aos alunos da rede municipal de Ensino.

Roubo- APUCARANA: “Dois assaltos foram registrados”


O primeiro assalto ocorreu em Apucarana às 16h20min de sexta-feira, 29 de novembro. Uma mulher contou que passava pela Rua Nagib Daher, com veículo quando foi abordada por um elemento que mencionou estar armado e pediu o que estava dentro de sua carteira, a mesma entregou o dinheiro e o ladrão fugiu. O segundo assalto foi às 18h15min na Rua Ouro Fino e na Vila Agari. Neste caso um comerciante transitava pelo endereço quando foi abordado por dois elementos em uma moto de cor prata, sendo que o garupa fez menção de estar armado. Eles roubaram do homem uma capanga de cor preta com R$500,00 (quinhentos reais em dinheiro), vários cheques de clientes, dois talões de cheques do Banco Itaú e um do banco Santander em nome de Marcos Aparecido Navarro Prados. A Polícia investiga os casos.

Tráfico- IVAIPORÃ: “Mulher detida acusada de tráfico”


Ilustrativa
Uma Mulher de nome Telma Regina Pelais Pereira, foi presa acusada de tráfico de drogas na Rua Bulha, na Vila Monte Castelo. A prisão aconteceu no dia 29 de novembro, às 14h00min. Em nota a Polícia Militar informou que recebeu uma solicitação anônima que uma mulher estava levando drogas para a Vila Monte castelo. A equipe logrou êxito em abordar a acusada que portava uma bolsa , sendo localizado no interior da mesma a quantia de 95 gramas de crack, R$224,55 em dinheiro, uma faca e dois aparelhos de telefone celular sem chip. A mulher foi encaminhada para a 6ªCIPM para ser revistada por uma Policial Feminina, e em seguida encaminhada para a Delegacia de Polícia, juntamente com os objetos apreendidos. Telma nega que seja traficante. 

IVAIPORÃ- Agressão conta a ex:   Um jovem de nome Jeferson Alves, foi acusado de agredir fisicamente e verbalmente sua ex-mulher. Ele nega o crime, mas o caso foi registrado pela PM na Rua José Alencar, no Jardim Belo Horizonte e na noite de sexta-feira, 29 de novembro. A vítima disse que tem uma filha de dois anos com o ex-marido e que ele foi visitar a criança, e acabou olhando mensagens e ligações no seu celular, e que após isso a agrediu. 

FAXINAL – Agressão em Faxinalzinho:    Na Rua Principal, de Nova Altamira (Faxinalzinho) no bar do Wilson, foi registrada uma violência doméstica no dia 30 de novembro, início da madrugada. A equipe da PM foi acionada onde segundo a solicitante o seu marido de 43 anos a ameaçou. O acusado não foi encontrado.

COMBUSTÍVEIS: "Aumento da Gasolina e do Diesel"

Petrobras anuncia aumento do preço dos combustíveis
A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (29), um aumento de preço dos combustíveis. Algo que não acontecia desde janeiro. Nas refinarias, o preço da gasolina vai subir 4%. O óleo diesel, 8%. Essa alta entra em vigor a partir da 0h de sábado. De acordo com especialistas, o aumento pros consumidores, nas bombas dos postos, vai ser menor. Eles estimam que fique em 2% para a gasolina e em 4% para o diesel. A Petrobras declarou que os objetivos do que a empresa chamou de nova política de preços são: - Reduzir o endividamento da empresa  - Não repassar a volatilidade internacional para o consumidor - Convergir os preços dos combustíveis no Brasil com os praticados internacionalmente Os investidores do mercado financeiro esperavam que a empresa anunciasse nesta sexta-feira um plano de reajustes automáticos, mas isso não ocorreu. A defasagem do preço da gasolina em relação ao exterior é calculada em 15%. A do diesel, em 20%.

Acidente- FAXINAL: “Batida próximo ao Posto Trevo”


Uma colisão frontal envolvendo veículos de Mauá da Serra e Curitiba provocou danos e deixou três feridos
Por volta das 18 horas de sexta-feira, 29 de novembro, aconteceu um acidente na Rodovia PR- 272, um pouco antes do posto Trevo para quem vem de Mauá da Serra. Segundo o Policial Rodoviário Marcondes, a colisão foi entre um Voyage com placas de Mauá da Serra, conduzido por Osnildo Meireles, 27 anos, e um Gol placas Curitiba, motorista: Cesar Augusto Lopes, de 47 anos. Apesar dos danos de grande monta, ninguém saiu gravemente ferido. Os dois condutores e o passageiro do Gol Jair Euclides Lopes, 46 anos, ficaram feridos levemente. Uma testemunha informou que o Voyage teria saído de traz de uma carreta para fazer uma ultrapassagem, momento em que bateu de frente com o Gol, mas a Polícia Rodoviária informou apenas que as causas estão sendo apuradas. Equipes do SAMU e da Defesa Civil de Faxinal: Clóvis, Júlio e Vanderlei, foram para o local. (Colaboração – Clóvis Maia, Patrulheiro Marcondes, e Reginaldo Pavesi)
NOVAS TEBAS – Embriaguez ao Volante: A Polícia Rodoviária de Pitanga, às 12h30min em fiscalização de trânsito na PRC 487 abordou uma Honda NXR 150 Bros cor preta placas ATL-7138 de Nova Tebas de propriedade de Ironi Aparecida Machado de Paiva e conduzido por Jorge Martins de Paiva de 27 anos. Foi realizado o exâme de alcoolemia, sendo constatado o teor de 1,32 mg/L. Por tanto, embriaguez ao volante. O condutor recebeu voz de prisão e a moto foi apreendida. Ele também será multado em quase 2 mil e a carteira será suspensa.
 BOM SUCESSO- Acidente com condutores sem CNH: Em Bom Sucesso, um acidente na tarde de sexta-feira, 29 de novembro, deixou ferida Nancy Greskiv da Silva, 39 anos. Segundo a PM, a batida foi na Rua Henrique Montanaro com a Rua José Severiano de Almeida. A colisão envolveu um VW/Gol, placas BQH-9885/Bom Sucesso e uma Honda CG 125, de placas AND-3144/Bom Sucesso. Nenhum dos condutores tinha habilitação. Ainda em Bom Sucesso, a PM apreendeu um menor de 14 anos, que conduzia uma moto.

AGROPECUÁRIA CONCEIÇÃO: De Apucarana para região


Em Apucarana tem a AGROPECUÁRIA CONCEIÇÃO- Assistência e produtos veterinários, rações para todos os tipos de animais, produtos agrícolas, selarias em geral, e ferramentas. E agora, anexo, a maior loja de Confecção, com artigos country da Região. Tudo isso voce encontra às margens da Rodovia BR-376, saída de Apucarana para Cambira, no trevo de acesso a Novo Itacolomi. Atendimento das 07h30min às 18h30min. Fale com o proprietário Rodrigo e equipe.  Fone: 3424 2261; ou 43 9973-6220

29/11/2013

AMUVI – “Última reunião é realizada em Ivaiporã”

Prefeitos do Vale do Ivaí realizaram a última reunião da Amuvi de 2013 e vários assuntos foram debatidos e inclusive a decisão de fechar as prefeituras no dia 06 de dezembro em protesto contra a queda na arrecadação
O Prefeito Carlos Gil, de Ivaiporã, e presidente da Amuvi, abriu a reunião da associação colocando em votação uma sugestão da Confederação Nacional dos Municípios para que todas as prefeituras fechem suas portas no dia 06 de dezembro. Os prefeitos presentes concordaram. O objetivo é protestar contra a queda na arrecadação que tem colocado muitos municípios em dificuldade. Além do protesto, alguns prefeitos vão a Brasília no dia 10 de Dezembro. Por sugestão de Adilson Silva Lino, de Faxinal, uma faixa com uma mesma frase em tom de crítica será confeccionada para todos os municípios. Os prefeitos também foram comunicados que a audiência pública com a Valec que aconteceria em Apucarana para tratar sobre o traçado da ferrovia norte sul, foi adiada para uma nova data a ser definida. Os municípios solicitam que esta ferrovia que vai cortar boa parte do Brasil, passe pelo Vale do Ivaí, e não tenha seu trajeto desviado como ocorreu nós últimos meses. Em seguida o prefeito Carlos Gil debateu com os demais a pauta de uma audiência que eles terão com o Governador Beto Richa no dia 02 de dezembro. Entre as reivindicações está a rodovia que liga Rio Branco a Cândido de Abreu; a ponte e rodovia no trecho que liga Grandes Rios a Jardim Alegre, apoio para a implantação do Portal Turístico em Mauá da Serra e que vai atender toda região; melhorar as condições da UEM – extensão de Ivaiporã que tem sofrido com a falta de infraestrutura. Nesta questão da UEM, os pedidos vão deste a contratação de funcionários até os problemas relacionado a construção dos blocos que vão abrigar a extensão no município. Inicialmente o tema principal  da reunião com Richa era o transporte escolar, onde prefeituras da região deixaram de receber milhões nos últimos anos. Ivaiporã, por exemplo, deixou de receber 700 mil reais em 2012. Washington, de Kaloré sugeriu que os prefeitos cobrem do Governador um projeto para o Vale do Ivaí, a exemplo de Jandaia que ganhou uma universidade federal, e Ivaiporã que já tem a UEM. Vários prefeitos fizeram uso da palavra, entre eles o Prefeito "Carneiro da Metafa", de Jandaia do Sul, que fez um desabafo em relação ao processo que resultou em sua cassação. Ele agradeceu os prefeitos da Amuvi, que enquanto ele estava cassado, fizeram um ato de apoio durante a Reunião que aconteceu em Cruzmaltina. Ele também acusou o segundo colocado de ter desorganizado a prefeitura enquanto ele ficou fora, e que se continuar a frente do poder executivo, a Amuvi terá sempre um amigo fiel. O “Ná do Açougue” de Bom Sucesso justificou a falta nas duas últimas reuniões. Depois saiu em defesa do Beto Richa, criticou a oposição que diz que Richa não vai cumprir os compromissos, e fez assim uma defesa do Governador, mas ao mesmo tempo criticou a presidente Dilma ao afirmar que as máquinas e os caminhões entregues para os prefeitos, na verdade custou caro e saiu das “costas” das próprias prefeituras. O Maurílio dos Santos, de Cambira, reclamou do atendimento das secretarias do Governo do Estado, segundo ele, um processo de licitação no Paraná Cidade, demora meses e gera transtornos e prejuízos para municípios pequenos, como o seu. Maurílio encerrou pedindo apoio para estadualizar a continuação da rodovia do milho que corta Cambira, porque a Prefeitura não tem condições de cuidar.   PREFEITO DE APUCARANA FOI COBRADO-

Furto- RIO BRANCO DO IVAÍ:

Ladrões furtam até palanques de cerca da Fazenda Cachoeira
foto ilustrativa
O conhecido “Toninho do Açougue”, que administra a Fazenda Cachoeira, em Rio Branco do Ivaí, procurou a Polícia pelo menos duas vezes para registrar uma ocorrência. Segundo ele, ladrões estão furtando os palanques de cerca da propriedade. Os elementos vão à noite, derrubam a cerca, e furtam a toras de madeira que sustam os arames. Eles já levaram aproximadamente 150 palanques de aroeira. O caso está sendo investigado, e o pedido é que se alguém tiver informação dos ladrões, ligue para a delegacia mais próxima.
BORRAZÓPOLIS - Ladrão invade casa e furta carteira
A Maria dos Anjos Lança, que reside na Rua Piauí, em Borrazópolis, contou que teve uma surpresa desagradável. Disse que flagrou um ladrão dentro de sua casa. O meliante, ao ser visto, pegou sua carteira e saiu correndo. Segundo ela, não foi levado dinheiro, mas todos os seus documentos e cartões de crédito. Ela oferece gratificação para der informações. Nesta sexta-feira, 29 de novembro de 2013, a vítima procurou a polícia para registrar o fato.

JARDIM ALEGRE: "Mega evento do MST"

Assentados  inauguram Escola do Campo no assentamento 08 de Abril em Jardim Alegre

Neste sábado (30), o MST vai comemorar mais uma grande conquista na Reforma Agrária. Os Sem Terra inaugurarão oficialmente o Colégio Estadual do Campo José Martí, no Assentamento 8 de Abril, em Jardim Alegre, região norte do Paraná.  A festa da Educação na Reforma Agrária vai acontecer na comunidade central do Assentamento, e está prevista para iniciar às 10h.  Criado em 2004, a área do assentamento foi ocupada no dia 8 de abril de 1997, quando mais de 1000 famílias ocuparam parte da antiga Fazenda Corumbataí, popularmente conhecida como Fazenda 7 mil.  Em 1998 os Sem Terra ocuparam toda a área. Junto à vontade e a capacidade de produzir alimentos, as famílias também demonstravam a coragem de resistir e lutar por um pedaço de terra, assim como o direito à educação gratuita e de qualidade no campo. Depois de aproximadamente 16 anos, as 555 famílias assentadas nas seis comunidades conquistam a escola, que atenderá mais de 900 alunos.  O colégio foi construído em parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná (SEED).  Uma mística iniciará a solenidade para marcar sua inauguração oficial, seguido de ato político, almoço comunitário com churrasco a todos os participantes e atividades culturais, fechando com o baile da Agricultura Camponesa.  Cerca de 5 mil pessoas dos acampamentos e assentamentos de todas as regiões do estado devem participar da atividade, além de autoridades do governo municipal, estadual e federal, como o governador do estado do Paraná, Beto Richa, o Secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns, Norberto Anacleto Ortigara, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. A prefeita do Município de Jardim Alegre, Neuza Pessuti Francisconi, o Secretário especial de Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli, Deputado Federal Doutor Rosinha, e Deputado Estadual Professor Lemos também participam da atividade. O Ex-governador Orlando Pessuti, também confirmou que estará no evento.
Produção -     Além da escola, também será comemorado a conquista da Cooperativa que produz cerca de 26 mil litros de leite dia para toda região, e o Posto de saúde que atende os assentados. Antes, a fazenda pertencia a um dono e produzia apenas gado. Hoje cerca de 3.500 pessoas estão envolvidas em todo o processo produtivo, responsáveis por uma produção anual de aproximadamente 350 mil sacas de milho, 180 mil sacas de soja, 100 mil sacas de feijão, 150 mil de hortaliças, 50 mil sacas de trigo e 22 mil arrobas de carne.

Destaque - RIO BRANCO DO IVAÍ

Prefeitura de Rio Branco do Ivaí adquire ônibus para o transporte escolar
         
O Prefeito de Rio Branco do Ivaí, Gerôncio Carneiro Rosa, e a Secretária de Educação, Elaine Bueno, anunciaram a conquista de um ônibus 0 km para o transporte escolar de alunos da zona rural. A aquisição é fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Federal e com apoio do deputado federal Alex Canziani, e do “Programa de Ações Articuladas-PAR/Caminho da Escola”, no valor de 254.384,00. Para o prefeito, Gerôncio José Carneiro Rosa (PTB), o ônibus é uma importante aquisição. "O novo ônibus vai atender melhor os estudantes do interior. São ônibus padronizados e exclusivos ao transporte escolar, sem dúvida os nossos estudantes que fazem parte da rede municipal de ensino terão mais conforto e segurança”, disse ele.

DIA A DIA DA AGRICULTURA - "Os principais assuntos"

O comentarista de agricultura da Rádio Nova falou sobre o desenvolvimento de algumas culturas como a soja e o milho 

NO VÍDEO - Ouça a entrevista com Reginaldo Pavesi

O comentarista de agricultura da Rádio Nova Era,  agrônomo Reginaldo Pavesi, falou neste dia 29 de novembro, sobre diversos temas ligados a agricultura, em especial do desenvolvimento de algumas culturas como a soja e o milho.  Ele também aproveitou falar de outros temas importantes e de interesse do homem do campo.     OUÇA NO LINK DE VÍDEO.

Luto – BORRAZÓPOLIS: “Morre dona Maria Cerqueira”


Faleceu em Borrazópolis na sexta-feira, 29 de novembro de 2013, a senhora Maria Cerqueira Xavier, de 61 esposa do conhecido “Zé da Latinha”, da Vila Santa. Ainda na manhã de sexta-feira, quando foi anunciado seu falecimento, familiares decidiram pelo velório na Capela Mortuária e sepultamento às 08 da manha de sábado, 30 de dezembro. (Mais informações ligue 43 3452 1258 – Funerária Nossa Senhor de Lourdes)


"COLUNA SOCIAL" - Cabeleireiro "Dinei", de Faxinal


           A imagem é de um competente e dedicado cabeleireiro de Faxinal, falamos de Valdinei Rodrigues, o "Dinei",  que foi flagrando pela lentes da nossa Coluna Social, quando cortava o cabelo do jovem Gabriel Del Grande, de Borrazópolis.  "Dinei", além e um profissional competente, é também um grande amigo, e pessoa querida por todos.  A ele desejamos muitos sucesso. 

Crime- ENGENHEIRO BELTRÃO:


Polícia aprende carro abarrotado de produtos do Paraguai, entre eles recém-lançado play station 4 da Sony
A Polícia Rodoviária apreendeu na Rodovia PR 317 e na região de Engenheiro Beltrão, um Fiat, modelo Siena Fire, com placas LSY-0174, de Americana-SP. A informação que a equipe recebeu é que o carro teria entrado na cidade de Peabiru para fugir da fiscalização. O carro foi encontrado estacionado no hotel Miranda, situado na Av. Curitiba. A Proprietária do hotel tentou impedir a entrada a Polícia informando que ali estavam hospedados apenas pessoas conhecidas e que não mexiam com drogas. Em seguida veio a proprietária do carro, senhora Rita Neves Correia Del Rio, 47 anos, que já chegou falando que transportava brinquedos em seu automóvel, e que os trazia do Paraguai. Ao fazer a revista, foi constatado que o veículo estava abarrotado de mercadorias descaminhadas do Paraguai, sendo a maioria brinquedos e videogames, inclusive o recém-lançado play station 4 da Sony. Foram localizadas 20 unidades do produto. Também foram apreendidas miras telescópicas a laser, jogos para o play 4, muitos brinquedos, e algumas peças de roupas. O Fiat foi encaminhado até o órgão Federal e as providências serão tomadas.

Crime- JANDAIA DO SUL: “Furto de carro”

Carro furtado em Jandaia é recuperado pela Rotam em Apucarana
Um veículo foi furtado na madrugada de sexta-feira, 29 de novembro de 2013, em Jandaia do Sul. A proprietária contou que por volta das 19:00 deixou um Fiat/Fiorino cor branca placa LZE-2637 de Camboriu/SC estacionado em frente a residência e às 00h20min notou que o mesmo havia sido furtado. Ainda na madrugada, o carro foi encontrado Vila São Carlos, em Apucarana. A equipe da Rotam, localizou o carro abandonado.

Encontro - CRUZMALTNA: "Convite da renovação carísmatica"




Participe do Encontro da RCC de Cura Interior com a Pregadora Denilda Barbosa e Claudete Antonio, que será realizado em Cruzmaltina nos dias 30/11/2013 e 01/12/2013, no salão Paroquial.
No sábado o início será às 13:00 h. e no domingo às 8:00 com encerramento às 11:30 h. com a Santa Missa. Inscrições no local.

Trágico - ARAPONGAS:

 Suspeitos do assalto a casa do empresário Marcos Pennacchi  que morreu de infarto após ter a casa invadida são identificados
A Polícia informou nesta sexta-feira, 29 de novembro, de 2013, que já identificou 4 suspeitos de terem invadido a casa.   Para a polícia,  a prisão dos envolvidos é uma questão de honra e tempo.  Conforme divulgamos uma nota do site Arapongas Total, revelou  que a  cidade  começou o dia 28 de novembro, chocada com uma notícia lamentável: o empresário Francisco Marcos Pennacchi sofreu um infarto fulminante e morreu durante assalto à sua residência. O fato aconteceu na madrugada desta quinta-feira (28). Segundo informações da Polícia, o empresário e sua família passaram por momentos de muita tensão, depois que assaltantes mantiveram a todos sob a mira de armas. O empresário foi agredido pelos bandidos, que também teriam ameaçado agredir um de seus filhos. Uma equipe do Samu chegou a ser acionada e a atender Marcos Pennacchi, mas ele acabou não resistindo. O empresário também era pai de Vandréa Pennacchi, esposa do empresário apucaranense Sérgio Fujiwara, de Apucarana, e de Vandra Pennacchi, esposa de Pedro Alberto Pugliese, o “Pitula”, diretor proprietário da Ciavena.  As primeiras informações repassadas pela Polícia dão conta de que três elementos chegaram à casa de Marcos Pennacchi, localizada na área central da cidade, por volta das 4h30, onde renderam um vigia, permanecendo no interior do quintal.

Crime- RIO BOM: “Recuperada moto de Apucarana”


Polícia prende jovem e recuperada motocicleta que havia sido furtada há menos de uma semana em Apucarana
Um jovem foi preso e uma moto foi recuperada na quinta-feira, 28 de novembro, em Rio Bom. O detido é Denilson Carlos Pereira, de 23 anos. A PM foi solicitada para comparecer na Vila Brasil. A solicitação anônima dizia que uma motocicleta Yamaha YBR, cor preta trafegava na estrada do campeiro em atitude suspeita. Policiais se depararam com a moto e foi dado voz de abordagem sendo que o condutor não acatou, se evadindo em alta velocidade, feito acompanhamento foi abordada na rua Jose Primon, Bairro Habitar Brasil, e ao fazer a checagem se constatou que o referido veículo estava com queixa de furto na cidade de Apucarana em data de 23/11/2013. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao condutor da mesma e encaminhado a Delegacia de Marilândia do Sul. Denilson nega que tenha furtado a moto

MP pede a cassãção de deputados por troca de sigla

O Ministério Público Eleitoral protocolou nesta quinta-feira (28) ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir a cassação dos mandatos de 13 deputados federais em razão de mudanças de legenda. As ações do MP se baseiam nas regras da fidelidade partidária. Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fixou que os mandatos pertencem aos partidos e não aos candidatos. Com isso, de acordo com a resolução, só é permitida a mudança de legenda nos casos de incorporação ou fusão de partidos, criação de novo partido, mudança ou desvio programático da sigla e "grave discriminação" cometida contra o parlamentar. Na avaliação da Procuradoria, nos 13 casos não houve justificativa para a mudança da legenda. Entre esses casos estão os de Walter Feldman (SP) e Alfredo Sirkis (RJ), que eram do PV e queriam ir para o partido Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, cujo registro foi negado pelo TSE. Membros da Rede, entre os quais Feldman e Sirkis, se abrigaram no PSB enquanto aguardam a legalização do novo partido. Além deles estão entre os alvos da ações os deputados José Humberto Soares (MG), Stefano Aguiar dos Santos (MG), Paulo César da Guia Almeida (RJ), Wanderley Alves de Oliveira (RJ), Luiz Hiloshi Nishimori (PR), Silvio Serafim Costa (PE), José Wilson Santiago Filho (PB), Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa (CE), Paulo Roberto Gomes Mansur (SP), Francisco Evangelista dos Santos de Araújo (RR) e Cesar Hanna Halun (TO).     (Fonte -Roberto Junior - Rádio Nova Era)

MENSALÃO - FIM DA MORDOMIA


Justiça determina mudanças no tratamento de presos do mensalão
A Justiça do Distrito Federal determinou que os presos do mensalão tenham o mesmo tratamento que os outros detentos da penitenciária da Papuda, em Brasília. O comunicado saiu no meio da noite de quinta-feira (28). Foi feita uma inspeção na penitenciária da Papuda, em Brasília. Onde estão presos dez condenados do mensalão. Em dois dias, detentos e funcionários foram ouvidos por três juízes da Vara de Execuções Penais. Eles relatam um clima de instabilidade e insatisfação entre os presos. Por isso estão determinando que seja dado um tratamento igual a todos os detentos, principalmente no que se refere à visitas e alimentação. A segurança da área externa da Papuda será reforçada. E as duas presas: Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Marcos Valério, e Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural, deverão ser transferidas imediatamente para a penitenciária feminina do Distrito Federal.   MENSALÃO – Dois dos presos apresentam pedido para trabalhar:    Mais dois presos do mensalão apresentaram pedidos ao Supremo Tribunal Federal para trabalhar durante o dia. O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, tem proposta da Central Única dos Trabalhadores para atuar na área de formação sindical. Já o ex-tesoureiso do PL, Jacinto Lamas, apresentou uma proposta para excercer o cargo de auxiliar administrativo em uma empresa de engenharia de Brasília. A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal vai analisar os pedidos.

Religião - LIDIANÓPOLIS:


Igreja Assembleia de Deus promove congresso de Jovens Geração Eleita
Pastores da Igreja Assembleia de Deus

A Igreja Assembleia de Deus, de Lidianópolis, localizada na Rua Santa Catarina, convida toda comunidade para participar das festividades que estarão ocorrendo na Igreja. Será o 15º Congresso de Jovens Geração Eleita, marcado para este dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, com o tema “ PORQUE ASSIM COMO RELÂMPAGO SAI DO ORIENTE SE MOSTRA ATÉ O OCIDENTE – ASSIM TAMBÉM SERÁ A VINDA DO FILHO DO HOMEM”. PROGRAMAÇÃO: Na sexta-feira, às 19:30 horas tem abertura; Sábado, às 19 horas culto de seguimento; no Domingo, Culto de encerramento às 18:30 horas. MAIS DADOS: Preletor = na sexta-feira, Pr. Presidente Adolar Lago Junior; no dia 30 de novembro e 01 de dezembro, PR Elizeu Furquim (Campo Magro –Pr); e ainda a Cantora Janaina de Rio Branco do Ivaí, e Dupla: Irmãos Oliveira.

Crime- NOVO ITACOLOMI:

Ladrões arrombam porta de residência e danificam veículo que estava na garagem na zona rural do município
A Polícia Registrou uma ação de bandidos no Sítio Nossa Senhora, na zona rural de Novo Itacolomi. O dono da propriedade contou que encontrou a residência com a porta da cozinha arrombada, e um veículo que estava estacionado no local, foi totalmente danificado tratando-se Importado Ford Mondeo GLX com placas APP-4700 de cor vermelha. O proprietário fez um levantamento e a princípio nada foi levado. No local a Polícia Militar orientou a vítima e foi registrado o boletim e vai investigar se foi uma tentativa de furto ou se queriam apenas provocar danos.
CAMBIRA- Presos por agredir a mulher
Um homem de 40 anos, foi preso na noite de quinta-feira, 28 de novembro, em Cambira na Rua Jardim Miliate. Trata-se de Elias Camilo de Morais. Segundo sua esposa, o mesmo a agrediu com socos causando alguns hematomas por seu corpo. Elias negou o crime, mas foi levado para a delegacia.
LUNARDELLI- Fogo no Hospital: Em Lunardelli uma equipe do Bombeiros, de Ivaiporã, foi acionada na madrugada de sexta-feira, 29 de novembro de 2013. Segundo a equipe, houve um incêndio no único hospital existente na cidade. O Fogo foi na região onde está instalado o laboratório. Apesar dos danos, ninguém saiu ferido e o sinistro foi controlado.
CRUZMALTINA – Mulher morre de infarto: Uma mulher de nome Josefa Luiz dos Santos, aproximadamente 45 anos, morreu na localidade de São Domingos. Informações da família dão  conta de que ela já sofreu  de bronquite, mas  morreu vítima de um infarto fulminante. A família decidiu pelo velório  no Salão da Igreja da localidade e sepultamento às 17 horas de sexta-feira, 29 de novembro. 
GRANDES RIOS - Idosa morre: Faleceu em Ribeirão Bonito a senhora Maria Gonçalves Dantas, de 79 anos, mãe da "Marcia do Correio". A família informou que o sepultamento ocorrerá neste sábado, 30 de novembro, pela manhã. 


 

"COLUNA SOCIAL"Naiara Miliane Massaro, de níver em Londrina


Recebemos estas imagens de Naiara Miliane Massaro, que reside em Londrina, filha de: Varcilei Massaro e Rosângela Aparecida Vertuan Massaro, que residem em Ribeirão Bonito, Grandes Rios. Naiara neste dia 29/11/2013, recebe parabéns de seus pais, irmã, namorado, avós, amigos(as) e sua família enviou uma mensagem especial: “Quando você nasceu filha, uma alegria enorme tomou conta de mim, por saber que veio ao mundo perfeita e cheia de vida e saúde. Esperada com muito amor, foi um dia muito importante de muita festa no meu coração e hoje meu amor, me lembro com saudade do dia que lhe peguei nos braços pela primeira vez. Que emoção, se eu te amei naquele dia hoje o meu amor continua maior, cada vez mais, cada vez mais também vejo o quanto tenho orgulho da minha filha. Uma data como essa, o dia do seu aniversário é um dia especial como você, hoje um pouquinho maior, cada vez mais linda e cheia de sonhos. Desejo que a cada manhã Jesus abençoe seus passos, sua vida e coloque um colorido especial no seu sorriso tão lindo. Com todo o amor do mundo receba de quem a ama de mais. Os meus Parabéns Filha e muitas FELICIDADES” diz a mensagem.

28/11/2013

SÃO JOÃO DO IVAÍ : Veja como ficou a eleição para Diretores

Veja abaixo como ficou o resultado da Eleição para escolha dos diretores de Escolas Municipais, em São João do Ivaí. O Processo  foi realizado nesta quinta-feira, dia 28 de novembro de 2013.  O Prefeito Hidek, a vice  e a equipe da Secretaria de Educação desejam a todos boa sorte e que possam continuar o trabalho de avanço na qualidade do ensino. Parabéns ainda a todos aqueles ou aquelas que tiveram a grandeza de colocar seus nomes a disposição, mas não conseguiram desta vez, serem eleitos ou eleitas.   As eleitas aparecem com o nome destacado. 
Resultado das eleições para diretores das escolas municipais. 
Escola Santa Teresinha
Chapa 1 - Iojane – 62 votos   /  Chapa 2 – Lusangela – 34 votos
Brancos – 11 votos/ Nulos – 6 votos /  Total de 113 votos
Escola Tancredo Neves
Chapa 1 - Marcia Hubner – 139 votos
Brancos – 1 voto / Nulos - / Total de 140 votos
Escola Jovita Cruz
Chapa 1 – Solange - 52   /Chapa 2 – Leila - 112
Brancos – Nulos - 1  / Total de 165 votos
Escola de Santa Luzia da Alvorada
Chapa 1 – Fátima – 47 /  Chapa 2 – Jaqueline – 33 / Chapa 3 – Claudete – 24
Brancos – Nulos - Total de 104 votos
Escola do Luar
Chapa 1 – Iolanda – 78 votos / Brancos – 3 votos
Nulos - / Total de 81 votos
Cmei Vovó Bárbara e Estrelinha Feliz
Chapa 1 – Dilmara 110 votos / Chapa 2 – Elsa 122 votos
Brancos – Nulos -  Total de 232 votos
Escola do Ubaúna:    Não houve candidato
 Total de pais, alunos, funcionários e professores que compareceram nas urnas.
835 votantes
(Colaboração  - Sandro Armelin dos Silva)

CADASTRO RURAL

Paraná se preparou para inscrever 532 mil imóveis no Cadastro Ambiental Rural
O Governo do Paraná executou uma série de medidas e capacitou 1,5 mil técnicos para auxiliar e orientar os proprietários de terra do Estado a fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é uma ação obrigatória para o cumprimento do novo Código Florestal brasileiro. A meta é cadastrar 532 mil imóveis paranaenses no sistema.  O Paraná é o segundo Estado brasileiro em número de propriedades rurais, sendo que 93% das áreas são de pequenos produtores. “O nosso Estado se preparou realizar o cadastramento. Vamos trabalhar em conjunto com entidades de classe e outras instituições do setor agrícola”, explica o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto. Os Estados aguardam uma instrução normativa e de um decreto presidencial para iniciar o cadastro dos imóveis, que deverá ser feito pela internet. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, a publicação deve ocorrer em dezembro. “Sem a publicação desses documentos o processo não estará 100% no ar”, diz o presidente do IAP. Para trabalhar o CAR no Estado, o governador Beto Richa publicou em agosto o decreto 8.680 que institui o Cadastro no Paraná. Com a medida, o governo estadual vai compor a base de dados paranaense para controle, monitoramento, planejamento ambiental e combate ao desmatamento.
SISTEMA -

Crime- NOVA TEBAS: “Ladrão deixa bilhete para vítima”

Meliante arromba casa de agricultor, leva moto, dinheiro e objetos e ainda deixa um bilhete em tom de ameaça
ilustrativa
A Polícia de Nova Tebas, foi procurada no dia 27 de Novembro de 2013 por volta das 11h30min. Compareceu no Destacamento um homem de 40 anos, morador da localidade de São José do Paraíso, Distrito de Poema no sítio Paraíso. Ele relatou que no dia 26 de novembro saiu da residência por volta da 03h30min e retornou as 19h00min e encontrando a porteira de acesso ao sítio, a janela da residência e também a porta da garagem arrombadas. Do interior da casa foram furtados: Uma moto Honda NXR 150 bros KS ano 2011 cor laranja placa AVE7441, cinco mil reais em dinheiro, um peitoral para cavalo em metal e um bucal. O detalhe que chamou atenção, é que sobre um armário, estava um bilhete escrito a caneta com os seguintes dizeres: "Agora é com voce, foi só um recado". Diante dos fatos foram tomadas as medidas cabíveis e orientado o solicitante quanto aos procedimentos. A Polícia acredita que o ladrão seja conhecido do agricultor e tenha tido como ele algum tipo de rixa.

CONGRESSO EM FOCO

Sérgio Souza comemora fim do voto secreto para cassação de mandatos e vetos
As Mesas do Senado e da Câmara dos Deputados promulgaram hoje (28), em sessão conjunta, a emenda constitucional 76/2013, que acaba com o voto secreto nas votações em processos de casação de parlamentares e no exame dos vetos presidenciais. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2013, a chamada PEC do Voto Aberto, que originou a nova emenda constitucional, foi aprovada na terça-feira (26), no Senado. O relator, senador Sérgio Souza (PMDB/PR), apresentou relatório para manter o texto-base da matéria, prevendo o voto aberto em todas as votações do Senado, da Câmara dos Deputados, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, das assembleias legislativas e das câmaras municipais. 

APUCARANA - Ouça a fala do Prefeito Beto Preto

Beto Preto inicia mudanças em equipe de governo 
NO VÍDEO - Entrevista com o Prefeito 
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, confirmou que até no final do ano haverá mudanças em sua equipe administrativa. Ocupantes de cargos de secretaria e diretoria, chamados de primeiro e segundo escalão podem ser substituídos, ou remanejados. O prefeito anunciou as mudanças após o secretário de Governo, Petrônio Cardoso, pedir exoneração. Ouça a fala do prefeito no link de vídeo a esquerda.

VOTO ABERTO - Câmara promulgou a pec do voto aberto

O Congresso Nacional promulgou nesta quinta-feira (28) a Proposta de Emenda à Constituição que prevê o fim do voto secreto para cassação de mandato de deputados federais e senadores. A PEC do Voto Aberto, como é conhecida, põe fim também ao voto secreto na análise de vetos presidenciais. Uma PEC, depois de promulgada, não precisa passar pela presidente Dilma Rousseff. Para começar a valer, tem que ser publicada no "Diário Oficial da União". O texto havia sido aprovado pelo Senado na terça (26). Mas os senadores alteraram a proposta aprovada pela Câmara no trecho que previa o fim do voto secreto também para eleição de membros da mesa diretora de Câmara e Senado e para indicações de autoridades, como ministros do Supremo Tribunal Federal e procurador-geral da República. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) entenderam que já era possível promulgar os trechos da PEC em que houve consenso na Câmara e no Senado.


Destaque - MARUMBI

CONVÊNIO ENTRE SECRETARIA DA FAMÍLIA E MUNICÍPIO DE MARUMBI GARANTE CONSTRUÇÃO DE CRAS
 Prefeito Marlon Pini com o apoio do Deputado Estadual Alexandre Curi garante construção de CRAS para o município com o intuito de qualificar o atendimento já oferecido a população desde seu segundo mês de mandato. O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, é a porta de entrada dos usuários da política de Assistência Social, é ainda uma unidade pública que visa oferecer serviços da proteção social básica. Em Marumbi os trabalhos da assistência social são geridos pela Primeira Dama Edilene, e os serviços ofertados pelas psicólogas: Keiti e Eliete, pela assistente Social: Patrícia e operadora do Cadastro único : Ana Paula Aleixo. Houve uma descentralização participativa, visando à população o atendimento por profissionais e não mais paliativo, de forma a garantir a autonomia dos usuários. É importante ainda destacar que quando o Prefeito assumiu a gestão, a assistência social encontrava-se com 53 pendências junto ao Estado, sendo todas sanadas neste ano que se finda. “Estamos encerrando o ano com "Chave de Ouro" depois dessa assinatura do convênio, pois este equipamento a ser construído irá proporcionar maiores atividades e uma ambiente acolhedor as famílias que encontram-se em situação de vulnerabilidade”, disso o prefeito Marlon Pini.

CUIDADO COM ENFEITES DE NATAL

Copel orienta sobre cuidados com a decoração de Natal
A um mês do Natal, as fachadas de residências e estabelecimentos comerciais começam a ganhar o brilho das festas de final de ano. Além do pinheiro tradicional, os acessórios de iluminação garantem ainda mais beleza aos enfeites, mas exigem cuidados em sua instalação. Para evitar que a iluminação natalina seja causa de acidentes com choques elétricos e curtos-circuitos, a Copel sugere alguns cuidados  simples na instalação e operação desse tipo de decoração, a começar pela compra dos materiais que serão utilizados. Além de procurar enfeites com boa procedência, que possuam o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é importante verificar se a indicação de uso é adequada para a finalidade pretendida. No caso dos cordões de luz, por exemplo, há modelos indicados para uso em ambientes internos ou externos – e até submersos na água.

LIDIANÓPOLIS: Arrastão da Dengue realizado na cidade


 
 NO VÍDEO - entrevista com Magrelo e Julinho Ciência
No link de vídeo há uma entrevista com o vice prefeito "Julinho Ciência" e com o Prefeito Celso Antonio Barbosa, o “Magrelo”. Eles falaram sobre um arrastão realizado no dia 27 de novembro, de 2013, com o intuito de alertar as pessoas para os cuidados com a proliferação do mosquito da dengue. O município vem adotando todas as medidas cabíveis e o objetivo é evitar que a cidade volte a vivenciar epidemias o que dezenas de pessoa sejam contaminadas pelo mosquito transmissor, como já ocorreu. Um caixão preso a um mosquito gigante, foi colocado em cima de um carro de som para chamar atenção. Segundo o Prefeito, o arrastão é também uma orientação do Ministério Público. A operação resultou no recolhimento de uma grande quantidade de lixo, em torno de 10 caminhões abarrotados, que foram levados para o local correto. Patrulha Ambiental, Professores, Alunos, funcionários públicos e pessoas da comunidade participaram. (Fotos Edvaldo Viana)

Crime– ROSÁRIO DO IVAÍ: “Investigação em curso”

Polícia de Ortigueira que está comandando a investigação do caso do menor encontrado morto em Rio no município de Rosário, pediu exumação do corpo e prisão do acusado
Nossa reportagem continua acompanhando o caso a morte do menor é Lucas Machado de Souza, de 15 anos, encontrado morto na manhã do dia 16 de novembro nas águas do Rio do Peixe entre Rosário e Ortigueira, e depois de desaparecer com um cavalo. A família acusado um agricultor que mora do lado de Ortigueira de ter matado o jovem a pauladas para se vingar do pai de Lucas que o acusou de ter furtado uma novilha há alguns anos. Segundo a Polícia de Ortigueira, o laudo do IML não esclareceu fatos que ficaram obscuros e por isso a exumação do cadáver foi pedida. Outro detalhe, é que a Polícia de Ortigueira pediu a prisão preventiva do acusado, mas ela não foi aceita pela Juíza da Comarca de Ortigueira. A suspeita da família surgiu depois que eles localizaram o corpo próximo a casa do acusado, o cavalo que o menor montava no sítio também do acusado, e próximo a casa dele, manchas de sangue em pedras e pedaços de madeira. O agricultor diz que o sangue é de porcos que ele havia castrado, por isso um exame no sangue foi solicitado e o resultado sai na próxima semana para atestar se é sangue animal ou sangue humano. Enquanto isso, a família continha chocada e pedindo justiça. A investigação começou a ser feita pelo Delegado Antonio Silvio Cardoso, de Grandes Rios, mas como o corpo foi localizado na margem do Rio que faz divisa com Ortigueira, a investigação terá que ser concluída pelo delegado daquela comarca. CLIKAQUI – para rever entrevista com o pai de Lucas e matéria que fizemos sobre a menor do menor

APUCARANA - Kombi pega fogo no Pátio do Posto Matrix

Imagem feita por Márcio Gomes

Uma Kombi pegou fogo no Pátio do Posto Matrix e quase um fato mais grave aconteceu.  O risco de ocorrer uma explosão era grande, mas os frentistas tiveram a ideia de empurrar o veículo em chamas para longe das bombas de combustíveis, evitando um explosão que poderia ser de grandes proporções.  Segundo Marcos Cesar Scacabarossi Filho,  sócio proprietário do Posto, o problema foi com a Kombi que incendiou após um curto na instalação. Outro detalhe é que a equipe do Posto Matriz se mostrou muito bem preparada para oferecer segurança aos clientes e funcionários.  O corpo de Bombeiros foi acionado, e demorou cerca de 20 minutos para chegar no local. A Kombi ficou completamente destruída. Funcionários do Posto disseram que o motorista fazia o abastecimento e na hora de acionar o motor, percebeu o incêndio. O Posto fica na Avenida Minas Gerais, e na Vila Nova.   As causas do sinistro seriam apuradas. O  (Foto publicada no  Blog do Márcio Gomes)

Destaque- FAXINAL: “Entrevista com o Prefeito”


Prefeito Adilson Lino diz que a festa está sendo feita em época de crise mas com apoio de colaboradores. O problema dos lixões, arrecadação ruim,  diversas obras asseguradas e aumento de salário para servidores também foram temas da entrevista
NO VÍDEO - Entrevista   com o Prefeito
O Prefeito Adilson Silva Lino, concedeu na manhã desta quinta-feira, 28 de novembro de 2013, uma entrevista especial a Rádio Nova Era. Vários temas foram abordados, mas ele começou falando sobre a programação especial da Festa do Tomate 2013. Segundo ele, grandes shows já viraram tradição, e que a festa não é só lazer, mas sim um evento com valor agregado, por divulgar o nome os produtos e as potencialidades do município, entre elas, o tomate que é de qualidade e tem sido hoje uma importante fonte de renda. OBRAS-   
O Prefeito também enumerou diversas obras que foram asseguradas mesmo num ano de crise, e disse que em 2014, mudanças significativas vão acontecer na área de saúde, com a contratação de novos profissionais e edificações, citando a UPA e a reforma do Hospital. CORREÇÃO DE SALÁRIOS  Outra notícia anunciada pelo prefeito, foi a correção nos salários de funcionários. Ele está preparando uma correção que vai não só ajustar o índice da inflação anual, mas também possibilitar um aumento real e fazer justiça com alguns servidores que ao longo dos anos foram sofrendo perdas. LIXÕES- O Prefeito comentou sobre a difícil missão das prefeituras em resolver o problema dos lixões a céu aberto. Falou da necessidade dos municípios de se consorciar, assim como foi discutido com o Secretário do Meio Ambiente, que esteve em Borrazópolis. Ele também reclamou do IAP de Ivaiporã que o multou em 27 reais por causa do lixão, multa que avaliou como injusta. OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA.


FACULDADE EFICAZ: Cursos Técnicos Presenciais e gratuitos


Chegou o momento de se profissionalizar gratuitamente, em Maringá a Faculdade Eficaz em parceria com a FGF, oferece por meio do Pronatec os cursos técnicos abaixo sem custo para as pessoas interessadas que tenham concluído o ensino médio. Informe-se: 43 99845299 ou 43-99845299 Francielton/Francieli

AUMENTO DO PEDÁGIO

Pedágio fica em média 5,72% mais caro nas rodovias do Paraná
As tarifas de pedágio nas rodovias do Paraná vão sofrer um aumento de 5,72%. O reajuste foi divulgado em Diário Oficial nesta quinta-feira (28) e passa a valer a partir da zero hora de domingo (1º). De acordo com o governo, o percentual foi proposto pelas seis concessionárias de pedágio junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e homologado pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar). O aumento será o mesmo para todas as concessionárias.  Conforme o DER, a definição do custo de pedágio inclui vários serviços. Entre eles estão manutenção, conservação, restauração, serviços médicos emergenciais, resgate mecânico e inspeção de tráfego. A soma desses serviços é calculada por quilômetro e acrescida de despesas administrativas, impostos, seguros e financiamentos.  Em setembro deste ano a Associação das Concessionárias de Pedágio entregou à comissão da CPI dos Pedágios, da Assembleia Legislativa do Paraná, caixas com 150 quilos de documentos para serem analisamos por deputados e técnicos. A documentação havia sido solicitada pela CPI para esclarecer assuntos como balanços patrimoniais, orçamentos de obras, contratação de empresas e funcionários terceirizados e passagem de veículos por cancela.   À época, a coordenação da CPI disse que a documentação deve ajudar a comissão a dar respostas para a população.  (G1)

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...