sábado, 31 de agosto de 2013

PRISÃO - Polícia prende ex-assessor especial de Gleisi Hofmannn

O Petista é ex-prefeito de Realeza e é acusado de estupro 
O Site do G1 informou que o   ex-assessor especial da Casa Civil, do Governo Federal, e ex-prefeito de Realeza, no sudoeste do Paraná, Eduardo André Gaievski (PT), foi preso por volta das 6h deste sábado (31) em Foz do Iguaçu, na região oeste, de acordo com a Polícia Civil. Ele vai ser transferido para Curitiba ainda na manhã deste sábado, devendo chegar à capital paranaense por volta do meio-dia. Gaievski é investigado por estupro de vulneráveis, e o mandado de prisão preventiva foi expedido no dia 23 de agosto.  Após as acusações, Eduardo André Gaievski, que há sete meses estava trabalhando como assessor da Casa Civil foi exonerado do cargo. Além disso, na segunda-feira (26), a executiva paranaense do Partido dos Trabalhadores (PT) também o suspendeu do partido. Até ser preso, ele era considerado foragido pela polícia.  Na quarta-feira (28), os advogados de defesa haviam falado pela primeira vez após a prisão preventiva ter sido decretada pela Justiça.

CRIME - TAMARANA: "Menor é morto com dois tiros"

O corpo de um menor foi encontrado na noite desta sexta-feira (30) na zona rural de Tamarana (a 57 km de Londrina), na estrada que liga a cidade ao Bairro Preto. Vitor Hugo Silva Santos, 17 anos, foi alvejado por pelo menos dois tiros. Cápsulas deflagradas estavam ao lado da vítima.  De acordo com a Polícia Militar, o corpo do adolescente foi avistado por um agricultor que passava pelo local e acionou a polícia. A PM ainda informou que o menor tinha diversas passagens pela polícia, inclusive por homicídio.  Vitor Hugo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Londrina. O crime será investigado pela Polícia Civil. (Redação Folha de Londrina )

Destaque - CÂNDIDO DE ABREU

CASA FAMILIAR RURAL DE CÂNDIDO REALIZA VISITA DE ESTUDOS NO LATICÍNIO MOMPIAN
No dia 28 de agosto, uma quarta-feira, os jovens alunos da 1ª série do Curso Técnico em Agropecuária, tiveram a oportunidade de observar de  perto o funcionamento de um Laticínio, ao serem recebidos pela Senhora Helena  Mompian e seu filho Diogo Mompian. Estes acompanharam os jovens em visitação a todos locais da empresa explicando, todo o processo realizado, desde a coleta do leite nas propriedades até a comercialização dos diversos tipos de queijo, ali fabricados. Fomos muito bem recepcionados e a visita foi muito proveitosa, visto que, grande parte dos nossos alunos trabalham com os pais na atividade leiteira, por isso, precisam obter conhecimentos, que os incentive a produzir um leite com mais qualidade. "Agradecemos ao Blog do Berimbau pela publicação de nossas atividades. E, também aos Proprietários do Laticínio Mompian de Manoel Ribas", diz nota divulgada pela  competente e dedicada Professora: Taís Kindziera. 

Obras – GRANDES RIOS: “Calçamento de Ruas”

 Prefeito “Toninho Santiago” em oito meses está realizado sonhos de trinta anos, diz morador da Rua Pasteur
O Prefeito de Grandes Rios Antonio Claudio Santiago, o “Toninho Santiago”, vem recebendo elogios da comunidade de Grandes Rios. “Sou morador aqui da Rua Pasteur, e esta rua sempre foi esquecida. Sofremos trinta anos, e só após a eleição do Toninho, é que as esperanças ressurgiram, e hoje já podemos dizer que vamos sair da lama e da poeira”, disse emocionada uma moradora do Bairro  para a reportagem da Rádio Nova Era. Recentemente divulgamos matérias sobre outras ruas que estão recebendo calçamento em Grandes Rios. Nestas imagens atuais, os maquinários aparecem trabalhando no quarteirão da Rua Pasteur, e segundo informações de secretários municipais, a compra dos maquinários novos e que está possibilitando que as obras avancem levando melhorias na qualidade de vida, com conforto e valorização dos imóveis. Além do calçamento de ruas, outros diversos projetos estão assegurados, e as transformações ocorreram no decorrer deste governo de que está apenas começando. CLICK AQUI- para rever matéria sobre outras ruas que estão recebendo melhorias

Trágico - MANOEL RIBAS a PITANGA

Acidente na PR 466 mata jovem que ocupava carro com placas de Pitanga
Um trágico acidente foi registrado neste dia  31 de Agosto 2013 às  05h30min na Rodovia: PR 466 km 158 e no trecho: Manoel Ribas – Pitanga. Segundo a Polícia Rodoviária, um  Fiat Uno  com placas AUW 8132 de Pitanga PR, conduzido por  Gilmar de Jesus Machado, 25 anos, bateu com um  Caminhão  Scania R124 // IJY 8573, de Bento Gonçalves, da empresa  NT Administradora e Incorporadora LTDA  e que tinha como motorista  Nelson José Frozza.  53 anos. Com a batida houve danos materiais de grande monta e a morte no local de  GILMAR DE JESUS MACHADO,  25 anos, que dirigia o Fiat Uno. 

JAVI´s - SÃO PEDRO DO IVAÍ -PR - "Abertura do Evento"


MAIS FOTOS - CLICK AQUI
Com a participação de vinte e quatro cidades São Pedro do Ivaí celebra abertura do 27º JAVI´s

NO VÍDEO  - Entrevistas com Prefeitos, deputados e outros 
(Click Aqui - Fotos da Paraná Esporte)   A equipe da Rádio Nova Era e Blog do Berimbau, marcou presença na abertura do JAVI´s, descrito pela equipe da Paraná Esporte como uma grande festa, realizada na sexta-feira, 30 de agosto, no Ginásio Seccão. A cerimônia marcou o início do 27º Jogos Abertos do Vale  do Ivaí (Javi´s) e o retorno da principal competição esportiva da região a São Pedro do Ivaí após 10 anos, foi . A competição reúne os municípios de Apucarana, Bom Sucesso, Borrazópolis, Cambira, Faxinal, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Rio Bom, Jussara, Barbosa Ferraz, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Godoy Moreira, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lunardelli, Manoel Ribas, Pitanga, Rio Branco do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí, nas modalidades de atletismo, basquete, bocha, futebol de campo, futebol suíço, futsal, handebol, malha, tênis de mesa, truco, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Aproximadamente duas mil pessoas assistiram a solenidade de abertura que contou com a presença da prefeita anfitriã, Maria Regina Della Rosa Magri; secretário de esportes do Estado, Evandro Rogério Roman; chefe do escritório regional 12 da SEES, Hilton Cesar Carvalho; presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) Carlos Gil; deputado federal Alex Canziani; deputado estadual Nelson Justus; além de outras autoridades locais e regionais. O secretário Evandro Roman falou sobre a atenção que o Governo do Estado está dedicando aos Jogos Abertos do Vale do Ivaí. 
“É uma reivindicação da região para essa competição que se iniciou em 1977 e que está sendo atendida pelo governador Beto Richa. A oficialização dos jogos representa um compromisso deste Governo com a população do Vale do Ivaí no esporte”, frisou. A prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri destacou a responsabilidade de sediar o evento que passa a pertencer ao calendário oficial do Estado. “É uma emoção muito grande e satisfação imensa integrar o Vale do Ivaí trazendo o Javi´s de volta a São Pedro do Ivaí após 10 anos. Além disso, pela 1ª vez, o Javi´s é evento oficial do Governo, o que nos garante a continuidade da competição. O município investiu aproximadamente R$ 150 mil reais em melhorias de infra-estrutura e se não tiver a parceria do Estado fica impossível sediar o evento”, avaliou. Por sua vez, o chefe do escritório regional 12 da Secretaria de Estado do Esporte, Hilton Cesar Carvalho ressaltou que a parceria com o Governo do Estado é um momento marcante para o esporte do Vale do Ivaí. “A festa é de vocês”, resumiu Cesar, referindo-se aos quase 2 mil atletas que irão competir até o dia 7 de setembro. A pira olímpica foi conduzida por Marcio da Silva Cândido, enquanto Juliana Angelo proferiu o juramento do atleta. No final, houve apresentações artísticas locais e um show de acrobacias com o grupo Ginasloucos. (Matéria – Vídeo Ronaldo A. Senes, o “Berimbau”, texto – Berimbau e AEN – Fotos – Berimbau e AEN)


"ESPORTES" - Borrazópolis no Javi´s em São Pedro do Ivaí

A imagem principal  é da delegação de Borrazópolis, que esteve presente na abertura do Jogos Abertos do Vale do Ivaí.  Além dos atletas, familiares, e o secretário de Esportes - Sidnei Sampaio, também marcaram presença.  A abertura ocorreu no dia 30 de agosto, de 2013. Durante toda semanas, cerca de 20 atletas de Borrazópolis, participam de jogos em várias modalidades.  ATENÇÃO - Click em cima de cada foto para visualizar ela maior. 


Polêmica- ARIRANHA DO IVAÍ:


Peritos convocados pela Justiça fazem perícia minuciosa em maquinários da Prefeitura utilizados na administração anterior
Uma das cinco máquinas que estão sendo periciadas
O Prefeito Silvio Grabriel Petrassi, do PMDB, que tem enfrentado transtornos desde o início do seu mandato, por não poder utilizar os maquinários; o motivo é uma suspeita de subfaturamento e até de fraude na reposição de peças, recebeu na quarta-feira, 28 de agosto, um perito judicial, que esteve na cidade para fazer uma avaliação em maquinários. Assim que assumiu o seu mandato, Petrassi e sua equipe de Governo, suspeitaram que poderia haver irregularidades na aplicação de cerca de 900 mil reais, gastos no conserto destas máquinas e que mesmo assim, foram deixadas em condições precárias. A perícia está sendo realizada por engenheiros mecânicos de concessionárias autorizadas e por um perito que é engenheiro mecânico, nomeado pela Justiça, profissionais competentes e capazes de avaliar a condição das máquinas e o desgaste ou não de peças supostamente repostas. Nossa reportagem recebeu informações que várias irregularidades foram detectadas, mas em contato com o Prefeito Silvio Petrassi, ele disse que não tem nada para declarar no momento, pois vai aguardar o relatório final que será entregue pelos peritos a justiça e a Prefeito  em breve, e que só após essas informações, é que vai se pronunciar ou tomar as devidas providências, se elas forem necessárias.  O ex-prefeito Carlos Bandeira de Mattos, também disse que está tranquilo e não vai se pronunciar se não for acusado. Afirmou apenas que no reparo das tais máquinas, existia uma funcionário com conhecimento e que era o responsável por fiscalizar o serviço realizado pelos mecânicos, e que ela acredita que o mesmo tenha feito isso.  Nossa reportagem continua acompanhado o desenrolar das investigações. Ao todos, cinco máquinas, estão sendo periciadas.

Crime- LUNARDELLI: “Embriagues ao volante”


Motorista capota veículo e no atendimento do acidente foi constatado que ele havia ingerido bebida alcoólica
A Polícia Rodoviária de Ubá do Sul, foi às 16h00min atender um acidente de trânsito na PR 082, próximo ao Município de Lunardelli. E no atendimento da ocorrência, tipo capotamento, envolvendo um veículo GM/Celta de placas CNK 7114, conduzido por Rafael Ferraz Garcia, de 29 anos, foi realizado o teste do etilômetro e se constatou 0,51mg/L, ou seja, embriagues ao volante. O condutor foi autuado conforme prevê o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, e  encaminhado para Delegacia de Polícia Civil São de João do Ivai, onde ficou detido.LIDIANÓPOLIS - Embriagados no volante: Em Lidianópolis, na frente do Posto da Polícia Rodoviária do Porto Ubá, dois motoristas foram autuados por embriagues ao volante durante a noite de sexta-feira para sábado, 31 de agosto de 2013. A Polícia Rodoviária realizava uma Operação com o etilômetro, e vários condutores foram fiscalizados. Em breve mais detalhes. 
IVAIPORÃ -  Batida entre Vectra e Moto
Na sexta-feira, 19:20  horas em Ivaiporã, na Avenida Marechal Cordeiro de Farias, no Jardim Belo Horizonte, próximo a Madeireira Boscardin, ficou ferido DIEGO WEIBER FERNANDES, 18 anos. Ele foi  a única vítima de um acidente envolvendo um  Vectra conduzido por IBRAHIM YASSIN, e uma  Motocicleta marca Honda, 150, pilotada pelo próprio DIEGO WEIBER FERNANDES.  Ele não corre risco de perder a vida.
JARDIM ALEGRE - Dois acidentes no perímetro urbano
Dois acidentes em Jardim Alegre, no primeiro uma mulher de 27 anos, conduzida uma S-10 de cor prata pela Rua Dom  Pedro II  com a Avenida Paraná, quando surgiu um aposentado de  73 anos que estava conduzindo uma bicicleta marca Monark  e colidiu na lateral da caminhonete.   O homem fraturou  a clavícula  e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Jardim Alegre.  O SEGUNDO ACIDENTE, foi na 
Avenida Matos Leão  com a Travessa João Lopes Pereira, a pessoa de Maria Roselia Pontes de Menezes de 44 anos, conduzia um GOL de cor cinza pela Av. Matos Leão e ao fazer uma conversão foi atingida por  um Ford modelo Pampa, conduzido por um jovem de  21 anos. Houve apenas danos. 


POLÍTICA - Ex-prefeito tem direitos suspensos por improbidade no PR


O ex-prefeito de Laranjal, região centro-sul do Paraná, Juvenal Taborda de Miranda, teve os direitos políticos suspensos pela Vara Cível da Comarca de Palmital por ato de improbidade administrativa.  O Ministério Público apontou prejuízo aos cofres públicos no ano de 2006, quando o então prefeito teria utilizado veículo do município para uso particular. Os veículos levariam cargas de pedra britada até uma propriedade particular do ex-prefeito, onde funcionava fábrica de pré-moldados. Essa empresa realizava serviços para a Prefeitura Municipal, utilizando-se de funcionários e maquinário públicos no fornecimento de pedras brita ao estabelecimento.  A promotoria sustenta ainda quem um veículo Gol comprado para a prefeitura para uso da Secretaria de Agricultura, era "largamente utilizado pelo ex-prefeito para fins particulares totalmente estranhos ao interesse público local".  (folha de Londrina)

Roubo- APUCARANA: “Ladrões invadem Lavanderia”


Assaltantes amarram funcionários de empresa e fogem levando 3 mil calças e dois veículos
Apucarana registrou um assalto na noite de sexta-feira, 30 de agosto, numa lavanderia no Contorno Sul, e no Jardim Catuaí. No local, ladrões invadiram uma lavanderia, fizeram funcionários reféns e saíram dois veículos e três mil calças. Em nota a Polícia Militar informou que as vítimas contaram que foram surpreendidas por quatro meliantes, encapuzados e armados com pistolas, os quais após anunciar o roubo, os amarraram e na seqüência, carregaram aproximadamente 3.000 (três) mil calças da Empresa, roubando ainda um veículo VW/Gol 1.0, Cor Vermelha, Ano 2004, placas ALU-1545/Apucarana-Pr, que pertence a Silvério. Ele perdeu também R$ 150,00 reais em dinheiro. Já do funcionário Wagner foi roubado o veículo GM/Prisma Maxx, Cor Preta, Ano 2010/11, Placas ASU-6224/Apucarana-Pr, e R$ 600. O roubo ocorreu por volta das 20h30min, mas somente foi possível acionar a PM por volta das 23h, quando tiveram auxilio de outro funcionário que reside nos fundos da Empresa. O veículo Prisma foi localizado abandonado nas proximidades da linha férrea, no Parque Industrial Norte.
OUTROS BRONCAS NA REGIÃO:
SÃO PEDRO DO IVAÍ – Furto em restaurante: Na Avenida Eugênio Bastiani, o dono de um restaurante, percebeu que furtaram alguns objetos após arrombar o local pela Janela. Ele notou a falta de um cofre pequeno que estava vazio. Ainda certa quantia em moedas; panela de pressão/Eirilar 22 ltrs; panela de pressão Nigro 12 ltrs; microondas/Cônsul 18 ltrs; e um processador/Philips.
JANDAIA DO SUL – Ladrão de Cavalos: Um menor de 11 anos, foi apreendido na tarde de sexta-feira, 30 de agosto, acusado de furtar cavalos. Ele foi detido pela própria vítima, um sitiante do que tem uma propriedade na BR 376, no Jardim Panorama. A vítima notou que os ladrões seguiram sentido Mandaguari, e ele saiu no encalço dos suspeitos, conseguindo visualizá-los, mas eles empreenderam fuga, e somente o menor foi seguro. Eles abandonaram sete animais, entre seis cavalos e uma égua.
CAMBIRA – Três ocorrências: Várias broncas foram registradas na madrugada de sábado, 31 de agosto de 2013, na Expocam, e no Rodeio da Bela Vista do Cambira. As quatro horas, ladrões levaram uma Santana Quantum, de placas CCP-2995/Mandaguari, que estava no estacionamento da festa. O segundo caso foi a prisão de dois jovens foram de Mailon Rodrigo Ferreira, 20 anos, e Marcelo Lemes Vieira, 31 anos. Houve uma denúncia que Mailon portava uma arma de fogo, e na abordagem, apesar da arma não encontrada, ele e seu amigo Marcelo desacataram a PM. Ainda no mesmo evento foram registrados dois casos de Lesão Corporal. Uma briga do lado de fora, onde um jovem levou uma facada nas costas, nada muito grave, e um cidadão que foi separar uma briga, num bar que fica no lado de fora e também foi ferido com uma garrafada.



"COLUNA SOCIAL" - 15 anos da linda Jennifer Dias Rodrigues, de Kaloré

 Completou aniversário neste dia 31 de agosto, a linda e simpática  Jennifer Dias Rodrigues, de Kaloré.  Ela chega aos seus 15 anos,  esbanjando  muito charme.  A mensagem chegam da mãe:   "Hoje filha querida você está fazendo 15 anos, que emoção para um coração de mãe que te carregou no ventre e desejou para sua vida os melhores e maiores sonhos.  Que data especial para se fazer planos de felicidade, solte sua alegria e deixe-a bailar no compasso da emoção.  Você é uma linda jovem que está deixando para trás um mundo de bonecas e de fantasias infantis, para fazer parte do mundo maduro e complicado dos adultos. Não tema nada minha filha, ao seu lado estou e estarei sempre, pois meu amor por você é infinito, forte e ultrapassa qualquer fronteira de tempo ou de distância. Eu te amo filha e quero que sintas a minha emoção por te ver completar 15 anos. Viva intensamente o dia de hoje ele é inteiramente seu e receba o carinho de todas as pessoas que te cercam e que te desejam somente o bem, este momento agora é somente o começo, o início de uma vida linda e plena de realizações que você irá trilhar, com todo o meu amor e o meu apoio por muitos anos. Parabéns Filha Pelo Seus 15 Anos!" Mensagem enviada pela Sua Mãe Sonia Dias Rodrigues e Pai Luiz Alves Rodrigues...



sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Reviravolta- MAUÁ DA SERRA: “Assalto a Banco”


Delegado Gustavo Dante da Silva, disse a Nova Era na manhã desta sexta-feira que filho e dono da casa onde assaltantes do Banco Sicredi foram mortos em Mauá Serra também estão presos e fazem parte da quadrilha 
Imagens do Pai e Filho apresentados pela Justiça
 
 NO VÍDEO - A entrevista com o Delegado falando das novas prisões

O Delegado Dr. Gustavo Dante da Silva concedeu uma entrevista exclusiva a Rádio Nova Era, na manhã desta sexta-feira, 30 de agosto de 2013, e anunciou em primeira mão ao repórter Berimbau a identidade de mais dois presos do caso do assalto ao Banco Sicredi, e que resultou na morte de dois bandidos e do Sargento Aderson Joani. A revelação do delegado foi surpreendente, ou seja, o dono da casa que se fazia de vítima dizendo que os bandidos o fizeram refém e invadiram sua residência para se esconder da Polícia, era na verdade a pessoa responsável por dar guarida ao bando. Por isso ele – JORGE ALVES BUENO, e o filho LUCIANO MARQUES BUENO, foram detidos. Consta inclusive no sistema de filmagem do Banco, que o rapaz, Luciano, entrou no banco meia hora antes para estranhamente trocar uma nota de 100 reais. Ele também colocou no guarda objetos uma chave de fenda e um alicate, com o objetivo de testar se no local cabia uma arma de fogo, e se a porta giratória de segurança estava funcionando. “Pai e filho não conseguem explicar todas estas coincidências, por isso foram presos e não temos dúvidas da participação deles no crime”, afirmou o delegado. Ainda segundo Gustavo, o bandido que fugiu com um gol vermelho, ainda está sendo procurado. No dia do crime, foi preso Bruno Batista Colovati, 26 anos. Já Bento Pereira Junior, 45 anos, e Caio Vieira da Silva, 23 anos, morreram no confronto com a Polícia.  (CLICK AQUI)  para rever matéria do dia do assalto

CANCELADAS: “Borrazópolis, Ribeirão Claro e Mandaguaçu”



Caminhadas Internacionais na Natureza são desmarcadas em três municípios do Paraná, um deles no Vale do Ivaí
Ivaldete e Regina - Emater Ivaiporã e Borrazópolis
A reportagem da Rádio Nova Era, falou na tarde desta sexta-feira, 30 de agosto de 2013, com a funcionária da Emater Regional de Ivaiporã – Ivaldete A. Z. Zarpellon, e ela confirmou que três caminhadas que estavam programadas foram canceladas: “É com tristeza que informamos o cancelamento de 3 caminhadas do mês de setembro”, disse Ivaldete. Ainda segundo ela, em Borrazópolis, Ribeirão Claro, em Mandaguaçu, o eventos seriam realizados no mesmo dia, 15/09/2013. As duas primeiras foram realmente canceladas, já em Mandaguaçu, o evento está apenas sendo adiado para 27 de outubro. “Em Borrazópolis, existem duas pessoas da comunidade do Bairro Placa São Vicente, que estão doentes, e os organizadores disseram que não há clima para a caminhada no momento. Em Ribeirão Claro, os problemas são mais específicos e não temos o conhecimento exato”, finalizou Zarpellon.

Luto - NOVO ITACOLOMI

Morre Sebastião Gonçalves da Silva, aos 88 anos 
Faleceu em Novo Itacolomi, aos 88 anos,  o senhor Sebastião Gonçalves da Silva. Ele era pai do ex-vereador "Manuca", e pessoa muito conhecida em Novo Itacolomi, e região. A família decidiu pelo velório no Centro Comunitário, e sepultamento  ainda sexta-feira, 30 de agosto, de 2013. 

"COLUNA SOCIAL" - Níver do Vereador Claudinei, de Rosário do Ivaí

O Presidente da Câmara de Vereadores, de Rosário do Ivaí,  Anízio Cesar Lino Silva, juntamente com o Prefeito Ademar Alves da Silva,e os demais vereadores parabenizam o Vereador Claudinei Aparecido Cândido, pelo seu aniversário e deseja que esta data se repita sempre,com Saúde e realizações.

Compagas vai ampliar rede de gás natural nos Campos Gerais


A Compagas apresenta, entre os dias 3 e 5 próximos, o projeto de expansão da rede de gás natural para os Campos Gerais. A expansão prevê a construção de 80 quilômetros de tubulação em Ponta Grossa, Carambeí e Castro. A ampliação da malha vai atender a demanda industrial, que na região conta com clientes como Ambev e Cargill.  O presidente da Compagas, Luciano Pizzatto, disse que a orientação do governador Beto Richa é dotar a região de toda infraestrutura necessária para abrigar as novas indústrias captadas através do Programa Paraná Competitivo. “Os Campos Gerais poderão contar com um combustível mais econômico e menos poluente, contribuindo para a qualidade do meio ambiente. Além disso, a disponibilidade de gás natural pode ser um vetor para atrair mais indústrias para região”, disse.

Destaque - RIO BRANCO DO IVAÍ

João Maria de Oliveira assume Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco do Ivaí
Durante reunião no posto de saúde, o prefeito Gerôncio anunciou na tarde desta quarta-feira (28) o novo secretário municipal de Saúde, em substituição a Rosinéia Martins Amorin que deixou o cargo no início da semana. Assume a pasta João Maria de Oliveira que vinha atuando como funcionário da prefeitura.  Durante a reunião o prefeito ressaltou que a indicação de João ocorreu após conversações com a sua equipe de comando e que seu ingresso nessa área vem reforçar a equipe da saúde municipal, principalmente pelo fato de que Rosinéia continuará atuando no setor. “A Rosinéia continuará atuando na saúde, bem como toda equipe permanece dando apoio e suporte ao novo secretário” disse o prefeito. A ex-secretária esclareceu que deixa o comando da Saúde para tratar de assuntos particulares e também descansar, já que vinha atuando há vários anos e desde outras gestões no serviço público municipal de saúde.   O novo secretário agradeceu a confiança e disse que sabe dos desafios que irá encontrar. “Assumo este compromisso porque sei que poderei contar com o apoio da administração municipal, da Rosinéia que fez um grande trabalho como secretária, e do Conselho de Saúde para desempenhar um papel a contento da população. Também queremos contar com o apoio importante da Câmara de Vereadores”, revelou o novo secretário de saúde João Maria de Oliveira.  Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rio Branco do Ivaí.

SEMINÁRIO NACIONAL

Artagão Júnior participa do 1° Seminário Nacional por um Novo Marco Regulatório das Telecomunicações
30/8/2013
O deputado Artagão Júnior participou, na quinta-feira (29) do 1° Seminário Nacional por um Novo Marco Regulatório para as Telecomunicações, na sede do Parlamento gaúcho, em Porto Alegre (RS). O evento, organizado pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), entidade da qual Artagão Júnior é tesoureiro geral, contou com 35 parlamentares vindos de 20 estados, incluindo presidentes e relatores das CPIs. Ficou acordado que será encaminhado à Câmara Federal um documento oficial da Unale cobrando a instalação de uma CPI nacional.  Atualmente, há 16 CPIs instaladas nas Assembleias do Brasil, com a perspectiva de implantação de mais três para as próximas semanas. Foram debatidos ainda pontos para a edição do Marco Regulatório das Telecomunicações que também será encaminhado à Câmara, que está formatando nova legislação sobre o tema por um grupo de trabalho. Na Assembleia do Paraná, a CPI já apresentou relatório final.  O seminário contou com a palestra do professor e consultor especializado em telecomunicações, Ethevaldo Siqueira, que falou sobre os sistemas de telefonia e internet no Brasil, destacando a grande deficiência dos serviços no país, que prejudica e fere os direitos do consumidor: “O povo brasileiro é maltratado e desrespeitado”.   O evento foi promovido pela Comissão especial sobre telefonia da Unale, em parceria com a CPI da Telefonia da Assembleia Legislativa do rio Grande do Sul (ALRS), ambas presididas pelo deputado Ernani Polo (PP).  Dados-  

SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL


Novo salário mínimo é R$ 296,94 menor  que o piso do Paraná
Anunciado hoje por Miriam Belchior (Planejamento), o novo salário mínimo nacional - R$ 722,90 a partir de janeiro de 2014 - é ainda R$ 159,69 menor que a menor faixa do piso regional paranaense (R$ 882,59) e R$ 296,04 menor do que a maior faixa do mínimo pago no Paraná, hoje R$ 1.018,94. As duas faixas extremas do piso paranaense são R$ 204,59 e R$ 340,94 maiores do que o salário mínimo nacional atual: de R$ 678,00.  O piso regional estadual tem seu reajuste em 1º de maio de 2014 e, conforme as projeções, deverá ficar entre R$ 994,50 (a menor faixa) e R$ 1.148,24 (a maior faixa) - respectivamente R$ 271,6 e R$ 425,34 maiores do que o piso nacional que será valido a partir de janeiro do próximo ano.

Esporte - APUCARANA


Apucarana promove 1º Campeonato Regional Circuito do Café
Tem início no dia 8 de setembro, nos campos da Fazenda Ubatuba e Distrito de Pirapó, o 1º Campeonato Regional Circuito do Café/Esportes Camisa 10/Secretaria de Esportes e Lazer de Apucarana. “Além de equipes de Apucarana também estarão participando os municípios de Marumbi, Rio Bom, Califórnia e Mandaguari”, destaca o prefeito Beto Preto (PT). Ele esclarece que a rodada estava prevista para ter início neste domingo, para devido a disputa dos Jogos Abertos do Vale do Ivaí (Javi’s), em São Pedro do Ivaí, a organização achou por bem adiar o início da competição.  Segundo a secretaria de Esportes, professora Dione Gaspar, serão dois grupos com oito equipes. “O Grupo “A” joga na Fazenda Ubatuba. Já o Grupo “B” disputa as partidas no Campo do Pirapó”, informa.  No Gripo A estão os times da Fazenda Ubatuba/Pulsar Eletromecânica, Sport Center, Quilômetro 28, Jardim Marissol, Jilo Futebol Clube, Nenhum de Nós/Rolkits Rolamentos, Farmácia Santana e Marumbi Esporte Clube. No Grupo B disputam Pirapó Esporte Clube, Bozo Califórnia, Vila Nova, Cavan, AMUB/Rio Bom, Novo Itacolomi, Tupã/LH Eventos e Canarinho/Mandaguari.
Confira a cobertura completa do campeonato pelo site www.oesporte.com.br.

Furto – IVAIPORÃ: “Furto e recuperação”


Ladrões arrombam e furtam veículos da Secretaria Regional da Agricultura que estavam no pátio de um Posto de Combustível
A ocorrência começou a ser registrada na Av. Brasil, no Auto Posto do Carmo, na manhã de quarta-feira, 29 de agosto, quando um funcionário da Cresol ligou para a polícia dizendo que deixou dois veículos: um gol placas AMM5468 e Fiat uno - placas AQV7381, pertencentes a Secretária de Estado do Abastecimento, mas que eram utilizados pela Cooperativa Cresol, e quando o mesmo foi buscá-los, percebeu que o gol havia sido furtado e o Fiat Uno estava arrombado com o painel danificado, sendo que o ladrão tentou funcionar o veículo. Buscas foram feitas e somente por volta do meio dia, um amigo do funcionário da Cresol, ao saber do fato, contou que havia visto o veículo estacionado na rua Juarez Cleve. A equipe de PMs foi ao local indicado e localizou o carro com as portas abertas e o painel danificado pela ligação direta. A Polícia investiga para tentar identificar os ladrões. 
OUTRAS OCORRÊNCIAS 
IVAIPORÃ- Morador diz que teve carro furtado
Um jovem chamou a Polícia para registrar um furto na Av Brasil. Ele contou que estava em sua casa na companhia de um indivíduo conhecido pela alcunha de “Gordinho” e por volta das 03h00min da madrugada, foi ao banheiro, momento em que o “Gordinho” pegou seu carro, um VW pointer de placas CIV0139, de cor azul, e evadiu se do local. Após constatar o furto do veiculo a vítima fez contato via telefone com o autor e na sequência localizou o carro danificado na Avenida Brasil. O acusado não foi encontrado.
IVAIPORÃ-  Calote em  mototaxista: Um mototaxista foi contratado para fazer uma carrida do centro da cidade até a Vila Monte Castelo, na rua Bulha. Quando chegou no local, o passageiro mostrou uma nota de 100 reais, e disse que iria entrar na casa do seu tio para trocar, e depois  despareceu. Na casa, o mototaxista descobriu que estavam apenas dois pedreiros, e que o dono estava viajando. Assim percebeu então que havia caindo no golpe.
IVAIPORÃ- Carro capota na Rodovia: Próximo a Coamo, um carro gol com placas de Ivaiporã, saiu da rodovia e quase capotou na tarde de quarta-feira, 29 de agosto. O veículo era conduzido por Sebastião Costa Filho. Ele a passageira Ana Paula De Lima, 19 anos, sofreram apenas escoriações leves.
FAXINAL –Agride e sufoca esposa:  Uma mulher de 34 anos, disse que foi agredida pelo marido de 44 na Rua Antônio Garcia da Costa. Ela contou que seu amasio a espancou com socos em sua cabeça e ainda foi sufocada para não poder pedir por socorro. Com a chegada da Polícia, se contatou que o homem estava com sintomas de embriagues. O caso foi registrado na quarta-feira, 29 de agosto.
APUCARANA – Furto de veículo: Em Apucarana ladrões levaram na quarta-feira, 29 de agosto, um veículo que pertence a Patrícia Cristina Marchi. O carro foi estacionado na Rua Munhoz da Rocha, 456 – Barra Funda., sendo que uma hora depois a dona percebeu que ele havia sido levado. Trata-se de um Saveiro 1.6 Ce Cross, cor prata, placas ASV-9276/Arapongas. Dentro do veículo havia material de educação física, uma bola de plástico, uma bota feminina preta, nº 36 e um óculos de sol/Ellus.
SÃO JOÃO - Furto de moto no Cemic:Um  homem que já identificado pela Polícia, entrou no prédio do CEMIC, em São João do Ivaí, e furtou uma motocicleta na manhã de sexta-feira, 30 de agosto, de 2013.  A vítima de nome Silvana, registrou o boletim, mas a moto foi recuperado abandonado no meio de um mato. 

Contrabando- NOVA TEBAS e MANOEL RIBAS:


Carro capota com 300 quilos de Maconha e de 274 pacotes de Cigarros contrabandeados
 Às 15h20min de quinta-feira, 29 de agosto, de 2013, a Polícia rodoviária foi acionada para comparecer na PRC 487 entre Nova Tebas à Manoel Ribas, com a informação que havia ocorrido um capotamento. Ao chegar no local se constatou que o carro era um I/Citroen C4 Pallas com placas AWY-0765 da cidade de Curitiba/Pr. Seu condutor não foi localizado pois evadiu-se do local. Também se constatou que parte da carga (cigarro e maconha) estava esparramada próximo ao veículo. Os policiais do DPM de Manoel Ribas e Nova Tebas faziam a segurança do local. Após consulta do chassi do veículo se comprovou que as placas e o chassi do mesmo não conferiam com a documentação encontrada no interior e havia indícios de adulteração. O carro na verdade foi roubado em Curitiba. Após remoção do veículo para o Posto Rodoviário de Pitanga foi feita a contagem dos cigarros totalizando 274 pacotes com 10 maços cada, sendo: 12 pacotes da marca TE, 77 pacotes da marca Classic e 185 pacotes da marca Eight e uma grande quantidade de maconha embalada em tabletes e pesando 301,9 Kg. Após feita toda a documentação necessária veículo e carga foram encaminhados a Delegacia da Polícia Federal de Guarapuava.

AGRICULTURA - "Dia a Dia da agricultura"


Reginaldo Pavesi fala sobre a nova geada que caiu na quarta-feira, 28 de agosto, faz  críticas ao atual Ministro da Agricultura e aborda outros temas 

NO VÍDEO - Ouça entrevista com Reginaldo Pavesi
No quadro “DIA A DIA DA AGRICULTURA”, pela Rádio Nova Era, o agrônomo Reginaldo Pavesi, de Faxinal, falou nesta quinta-feira, 29 de  agosto. Entre os temas abordados estão: A geada que caiu na quarta-feira, dia 28 de agosto na região. Preços de produtos, as últimas notícias do campo, a falta de apoio do Governo, e  uma crítica ao Ministro da Agricultura. Para ouvir, click no link de vídeo. 

PROFESSORES/ MANIFESTO

Professores protestam em dia que marca 25 anos de conflito com policiais
(GAZETA DO POVO)   Professores e servidores da educação pública do Paraná protestam em Curitiba nesta sexta-feira (30) no dia que marca os 25 anos do conflito com policiais que ocorreu em um protesto no Centro Cívico da capital em 1988. Além de docentes da cidade, representantes do interior vieram em quase 70 ônibus para participar da manifestação, que começou nesta manhã na Praça Santos Andrade. Em seguida seguiram para pontos estratégicos. No Centro, professores relembram os conflitos com a polícia que ocorreram em uma passeata em 1988.  Mais cedo, a presidente da APP, Marlei Fernandes de Carvalho, previne que, no caso de a negociação proposta pelo sindicato não avançar, os professores irão acampar em frente à sede do governo. “O governo já conhece as nossas reivindicações, a única resposta que a categoria quer hoje é o pagamento. Nos devem mais de R$ 40 milhões em pagamento de progressões, promoções e implantação do piso salarial. Queremos sair daqui com uma folha de pagamento complementar”.    A professora Tereza Lemos, coordenadora da APP Curitiba Norte, também citou a dívida e criticou a postura do ex-governador Álvaro Dias sobre a manifestação.  Interior -  Pelo menos 20 cidades do interior confirmaram a realização de manifestações para esta sexta. A maioria delas ocorreu  pela manhã. Integram a lista de cidades: Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo de Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Congoinhas, Urai, Santa Mariana, Bandeirantes, Leópolis, Ribeirão do Pinhal, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Toledo e União da Vitória.

MST - PROTESTO: "Rodovia é interditada em Jardim Alegre"

Trabalhadores do Movimento Sem Terra do Assentamento Oito de Abril fazem protesto em Jardim Alegre
Trabalhadores Sem Terra, oriundos do Assentamento Oito de Abril, em Jardim Alegre, fecharam a Rodovia PR 466,  em um dos trevos de acesso a cidade na manhã de 30 de agosto, de 2013. Segundo os líderes, o objetivo é protestar contra políticas públicas ineficientes e a falta de empenho no projeto de Reforma Agrária.  Os trabalhadores falam de várias pendências existentes junto ao INCRA, que tem dificultado o assentamento de novas famílias, e o apoio aquelas que já conquistaram um pedaço de terra. O movimento aproveita para dar apoio as  manifestações que acontecem no Brasil, pedido mais saúde, educação, e menos corrupção.   Segundo a Polícia Militar,  o grupo formado por cerca de 200 pessoas, interditou a pista completamente, mais depois de alguns minutos liberou a via, e assim deve permanecer o dia todo.  

 

CONTAGEM REGRESSIVA

Vale do Ivaí: Abertura do JAVIs acontece nesta sexta-feira

 NO VÍDEO - Entrevista com a Prefeita Regina Magri, de São Pedro do Ivaí, que faz o convite

Começa nesta sexta-feira (30) os Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVIs). Esta é a 27ª edição da competição, na qual participam vários municípios da região. Neste ano, mais de duas mil pessoas entre atletas e comissões técnicas marcam presença. Um número bem superior do registrado em 2012: foram 1.271 atletas inscritos. Os Jogos Abertos do Vale do Ivaí se destacam pela importância da valorização dos esportes regionais. “São esportes que fazem parte da cultura local e que nem sempre vemos em outros jogos, como bocha, malha e truco”, aponta Mauro João Cachel, gestor sócio-esportivo da Secretaria do Esporte do Paraná (SEES). Ao todo, são 12 modalidades em disputa. Esportes tradicionais como futebol, handebol, vôlei e basquete não ficam de fora. O gestor sócio-esportivo da SEES também destaca outro ponto positivo deste caráter mais regional: atletas competem pelas suas cidades, e não necessariamente pelos municípios pelos quais estão federados. A 27ª edição dos Jogos Abertos do Vale do Ivaí será realizada no município de São Pedro do Ivaí, que já sediou o evento em outras oportunidades. Os jogos acontecem durante uma semana, com início nesta sexta-feira, dia 30, e encerramento no outro sábado, dia 7 de setembro. O JAVIs é uma realização do Governo do Paraná, através da SEES, e do município de São Pedro do Ivaí. A Secretaria do Esporte apoia com a premiação, material esportivo, alimentação, organização, coordenação, imprensa e arbitragem. Já o município oferece os estádios, ginásios e a estrutura necessária para a realização do evento. O secretário de esporte, Evandro Rogério Roman, também marca presença. Ele deve prestigiar a abertura dos Jogos Abertos do Vale do Ivaí, que será realizada às 19h desta sexta-feira.

Trágico - LIDIANÓPOLIS: "Morre homem atropelado"

Agricultor que sofreu acidente em estrada rural morre internado em Ivaiporã
Faleceu nesta madrugada o senhor: IVO NASCIMENTO, conhecido como "QUEIXADA". Pessoa muito conhecida e querida na cidade de Lidianópolis. Segundo informações que recebemos de Edivaldo Viana, funcionário da Prefeitura, informações que há alguns semanas, a vítima estava indo trabalhar em uma fazenda próximo a cidade de Lidianópolis, e foi colhido por uma camionete Fiat Furgão, sendo que o motorista e o veículo também são da cidade de Lidianópolis. A vítima após o acidente passou por algumas cirurgias, mas não resistiu os ferimentos e nesta madrugada de sexta feira dia 30 de agosto veio a falecer no hospital maternidade de Ivaiporã. VELÓRIO: A família decidiu que o seu seria velado na capela mortuária de Lidianópolis, o sepultamento às 17:horas no cemitério municipal de Lidianópolis.

IBGE: População brasileira já passa dos 200 milhões


Uma nova contagem da população, divulgada pelo IBGE, mostrou que o Brasil ultrapassou uma fronteira histórica. E identificou mudanças no comportamento dos brasileiros. A marca de duas centenas de milhões de pessoas foi atingida em dois de dezembro 2012. Hoje, já somos 201 milhões de brasileiros, e seremos mais até 2042, quando o país terá 228 milhões de pessoas. Depois disso, a população começará a diminuir e vai encolher durante 18 anos, recuando para 218 milhões de habitantes.  Vida mais longa para os brasileiros nas projeções para o futuro. Em 2060, a expectativa é que, em média, os homens cheguem aos 78 anos e as mulheres aos 84 anos. São cerca de sete anos a mais para eles e quase seis pra elas. Estes anos a mais vão mudar a relação entre a parcela da população que trabalha e a que é sustentada. Hoje, para cada 100 indivíduos em idade produtiva, existem 46 dependentes. Em 2060, deve passar para 66 o número de sustentados. Entre eles, mais de um quinto será de idosos.

POLÊMICA- APUCARANA

Reunião fecha o cerco contra venda clandestina de gás
Uma reunião entre representantes das revendas de gás de Apucarana, o promotor de Justiça Vilmar Fonseca e representante do Núcleo Setorial das Revendas de Gás de Maringá tratou, nesta quarta-feira (28), de medidas contra o comércio clandestino de gás no município. As empresas presentes na reunião são integrantes do Núcleo Setorial das Revendas de Gás do Programa Empreender, desenvolvido no município através de parceria entre a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA) e a Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná (FACIAP). A reunião aconteceu no auditório da ACIA. O promotor explicou que um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) pode ser firmado entre o Ministério Público e as revendas de gás, mas salientou que o documento vai exigir o que já determina a legislação.

"COLUNA SOCIAL"- A Beleza de Nilza Santos, de Ivaipoirã


 
A Moça da foto é Nilza Santos, e ela foi fotografada pelo João Batista Pires, do "Foto Pires" de Ivaiporã.   A Jovem foi a ganhadora do Book sorteado na Rádio Ivaiporã Fm, o  sorteio ocorreu no dia dos Namorados.  Simpática, bela, e muito sorridente, Nilza fez as fotos recentemente.  A ela, parabéns.  


Destaque - APUCARANA

Jantar comemora Dia Nacional do Corretor Imobiliário em Apucarana
 Um jantar realizado no dia 27  de agosto, de 2013, reuniu representantes das imobiliárias de Apucarana para comemorar o Dia Nacional do Corretor Imobiliário. O jantar, realizado na Churrascaria Amigão Brete, foi organizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA) e pelo Núcleo Setorial Imobiliário, do Programa Empreender, desenvolvido através de parceria entre ACIA e Faciap. “É uma satisfação vermos o segmento aqui reunido, primeiro porque ele tem uma função estratégica no desenvolvimento e na economia do município, segundo porque as empresas deste setor também formam a força de um dos núcleos setoriais mais importantes do Programa Empreender”, avaliou o presidente da ACIA, Júnior Serea. O jantar foi aberto a empresas nucleadas e não nucleadas. 

"COLUNA SOCIAL" - Aniversáriando em Jaguariúna- SP

Recebemos uma mensagem com homenagens a uma morador de  Jaguariúna- SP, e que completa aniversário neste dia 30 de agosto.   Os parabéns foram enviados por sua irmã   Dinelma Aguiar e familiares:  "Hoje é o seu dia, é um grande dia. Dias e anos se passaram e você continua especial e querida por todos que a conhecem e a admiram. Eu gostaria de lhe fazer uma eterna poesia, poesia que ficasse registrada em seu coração, como presente e recordação. Você é um presente de Deus, luz que encoraja e faz viver. És uma rosa perfumada, pura e cristalina, é rocha que não se abala, e com a brisa leve descontraída, és uma pessoa linda. Você tem o dom de amar, tem a simplicidade, a paciência, e o carisma que fazem de você um ser maravilhoso. Eu te adoro e te admiro por tudo que você é, por tudo que você representa, pelo simples fato de você existir. Que este dia seja como o Sol, brilhe com toda intensidade, com toda sua plenitude e magia, te desejo toda a felicidade do mundo. Que hoje seja um grande dia, que o amor que nos uniu um dia por laços familiares, possa nos unir sempre. Você é uma grande irmã. Feliz aniversário..!!" diz mensagem.

AMUVI- Prefeitos do Vale do Ivaí se reúnem em Cambira


Prefeito de Cambira
 Os prefeitos que compõem a AMUVI marcaram reunião para esta  sexta-feira, 30, em Cambira. O encontro, coordenado pelo presidente da associação, o prefeito Luiz Carlos Gil de Ivaiporã foi agendado na semana passada para às  14h30, no Centro de Convivência do Idoso. Na reunião, os prefeitos fazem uma avaliação da audiência que tiveram na semana passada, em Curitiba, com o secretário estadual de Segurança Pública, Cid Vasques, e também com o presidente do Tribunal de Contas do Paraná. Também será dado o primeiro passo para a criação de consórcios entre os municípios, visando assumir os serviços de iluminação pública a partir de janeiro de 2014.  O Prefeito de Cambira, e o Prefeito de Ivaiporã, presidente da AMUVI é que convidam a todos.   (Roberto Junior)

AVANÇOS NA EDUCAÇÃO

Richa garante reajustes salariais, promoções e progressões de professores
O governador Beto Richa confirmou hoje o pagamento de 0,6% sobre os salários de setembro e a implantação das promoções e progressões aos professores paranaenses. Em outubro, adianta a última parcela de 3,94% da equiparação salarial. “A educação é a nossa maior prioridade. Estamos empenhando todo nosso esforço para assegurar as conquistas dos professores que trabalham pelo futuro dos paranaenses”, disse Richa. Com a equiparação, pela primeira vez na história, os professores concursados vão ingressar na carreira com salário inicial igual aos demais servidores de nível técnico superior. Em outubro, o salário dos professores para jornada de 40 horas semanais será de R$ 2.237,08, mais R$ 649,24 de auxílio transporte, totalizando vencimento inicial de R$ 2.886,32. Atualmente, o piso nacional para a mesma jornada é de R$ 1.567,00. Com os novos índices, o aumento salarial de 2013 para os professores atinge 11,35% e acumula em menos de três anos 50,16%.

CAMPEÃO DOS JOGOS ABERTOS

Cambé desbanca favoritos e fica com o título dos Jogos Abertos do Paraná
Terminou em grande estilo a 56ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, divisão B, realizado de 23 a 29 de agosto em Arapongas com a participação de 2.800 atletas em 11 modalidades. A cidade de Cambé levou o título de campeão geral dos JAPs com 40 pontos, três a mais que a vice-campeã Pato Branco.   O último dia foi cheio de decisões, com grandes jogos de basquete, handebol, futsal, vôlei e futebol. Antes, Campo Largo e Guarapuava levaram o vôlei de praia. No bolão feminino deu General Carneiro, no masculino quem levou foi Ponta Grossa. No kickboxing Maringá dominou e levou nos dois naipes. Na bocha masculina quem venceu foi Teixeira Soares e as mulheres de Pato Branco levaram o ouro.  No futebol, os atletas de Cidade Gaúcha entraram para história do município conquistando o título da modalidade, vencendo a partida por 2 a 0 em cima de São José dos Pinhais. O triunfo é inédito para a cidade de 12 mil habitantes, que além da primeira colocação também garantiu uma vaga na divisão A 2014.  Invicta e sem perder nenhum set na competição, a equipe de voleibol masculino de Francisco Beltrão conquistou o título inédito da Divisão B nos 56º Jogos Abertos do Paraná (JAPs).

JARDIM ALEGRE- Desaparece com filha em Pouso Alegre

Uma jovem de nome Aline Frauzino, 22 anos, desapareceu no dia 28 de agosto, de Pauso Alegre, em jardim Alegre. A família está muito preocupado, pois alega que a moça tem juízo de criança, e além do mais, ao sair levou consigo uma filha de dois meses de vida de nome Shuiã Frauzino. Quem souber notícias, ligue para rádio Nova Era - 43 3452 1233 ou 99816178

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

IVAIPORÃ- Incrições para o processo seletivo do IFPR

(Colaborações- Luiz Carlos Senes)

Obras – RIO BRANCO DO IVAÍ


Prefeito Gerôncio vem fazendo um grande trabalho de recuperação de estradas rurais
 A Prefeitura Municipal de Rio Branco do Ivaí está realizando a recuperação de todas as estradas do município. O prefeito Gerôncio não tem medido esforços para que as obras de recuperação cheguem a todas as localidades da zona rural. O objetivo é deixar todas as estradas consertadas e com boa trafegabilidade. Essa semana a equipe comandada por Raul da Silva Araújo, está recuperando o trecho do bairro Pinhal Grande na Vila Rural, no Bairro Canta Galo aondea situação era precária desde a última gestão. Os trabalhos já chegaram no bairro 42, Cafezinho, Vila Formosa, Assentamento Egídio Brunetto e outros bairros. A maioria das solicitações de lideranças comunitárias era pedindo a recuperação de estradas, e o prefeito Gerôncio imediatamente destinou os maquinários para estes trabalhos de melhoria das vias rurais. "Vamos recuperar todas as estradas da zona rural do nosso município e assim melhorar as condições para os agricultores, moradores da zona rural, e aos alunos que utilizam o transporte escolar. É mais conforto aos sitiantes e pessoas que andam todos os dias pelas nossas estradas", afirmou Gerôncio, que aproveitou para agradecer a todos os funcionários do Setor Rodoviário comandados por Raul.

Evento - APUCARANA:

Divulgada programação da 9ª Feicafé
A comissão organizadora da Feira do Café, no distrito do Pirapó, divulgou ontem a programação completa do evento que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Estão mantidas as tradicionais atividades técnicas direcionadas aos cafeicultores, além dos concursos Café Qualidade e o do “Bolo de Café”.  A Feicafé também volta a dispor ao público o “Cantinho do Café”, servindo bebidas e doces à base do café. A programação do evento começa já no dia 14 de setembro, com o concurso “Rainha do Café 2013”, às 21 horas, no salão paroquial. No primeiro dia da festa, dia 20, uma sexta-feira, as atividades começam às 14h15 com uma sequência de palestras, no Centro Comunitário de Pirapó, sobre os temas “Segurança”, “Alternativas de diversificação e gestão de renda”, “O café uma oportunidade de diversificação”.  Logo em seguida, às 17 horas, acontece o encerramento do concurso “Café Qualidade”, fase regional. A abertura oficial da 9ª edição da Feicafé está reservada para o início da noite, às 19 horas, emendando com o concurso do “Bolo de Café”.

FISCALIZAÇÃO - ARAPONGAS

CREA fiscaliza aterro de Arapongas
Agentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do PR (CREA-PR) fiscalizaram recentemente o aterro sanitário municipal de Arapongas. A ação estadual, de caráter orientativo, foi realizada neste mês em outros sete aterros do Estado. O de Arapongas é o único da região incluído nesta lista. Na parte estrutural foram averiguados as existências de lagoas de tratamento do chorume, de sistema de drenagem de águas pluviais e gases gerados no local, de membrana impermeabilizante na base do aterro e se a área está cercada. Outros fatores que a lista de checagem incluiu foram às presenças de catadores e animais.  A parte documental também foi verificada pelos fiscais, como o projeto do aterro. Outro item importante e que garante a segurança da saúde pública é a atuação de um profissional habilitado na operação do aterro, pois a atividade requer conhecimentos técnicos e de legislação adequados.  “Nas fiscalizações orientamos sobre a necessidade da operação do aterro ter o devido acompanhamento técnico dentro de várias especialidades da engenharia, em especial nas áreas química, civil e sanitária”, diz o agente de fiscalização, o engenheiro químico Bruno Trevisan Takemura. O aterro sanitário de Arapongas absorve diariamente 105 toneladas de resíduo urbano e é operado por uma empresa terceirizada pela administração municipal.  Em 2008, o CREA-PR fez uma fiscalização em todos os aterros sanitários do Estado, porém de uma forma mais simplificada. Desta vez, a ação foi realizada por equipes especializadas, ampliando a abordagem com o levantamento das condições dos aterros, a verificação de itens como licença ambiental, drenagem de águas pluviais, drenagem de gases, drenagem e tratamento de chorume e análises químicas realizadas, entre outros. Concluído esse trabalho, agora o CREA-PR elaborará um relatório reunindo informações de todas as fiscalizações realizadas no Paraná. Além de Arapongas, a ação estadual vistoriou os aterros de Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Cianorte.