25/11/2013

Projeto - IVAIPORÃ: "Inaugurada a Casa do Adolescente"

 Em um prazo recorde a prefeitura de Ivaiporã implantou a "Casa do Adolescente", um importante projeto de ressocialização idealizada pela Dra. Albertina D. Takiuti

NO VÍDEO - Entrevista com a Primeira Dama Gertrudes e com a Dra. Albertina D. Takiuti

A exemplo do que já ocorre em Faxinal- Pr, a Prefeitura de Ivaiporã, num brilhante trabalho da Primeira Dama e Diretora do Departamento de Assistência Social de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy e do prefeito Carlos Gil, implantou no sábado, 23 de novembro, de 2013 a “Casa do Adolescente”. “É um prazer muito grande você saber que conseguiu resgatar alguém envolvido nas drogas ou com outros problemas. Eu sempre digo: ou você fecha os olhos e finge que você não está vendo, ou você abraça a causa de verdade e vai fazer algo”, disse a primeira dama emocionada. O projeto vai dividir o espaço no local onde já funcionava a “Casa de Vivência”. “Eu conheci esta casa, na época do Mélvis, e depois disso o local só foi se deteriorando, e quando assumi, percebi que não havia condições para receber as crianças neste local. Então chamei a sociedade, e para minha surpresa, pintores, pedreiros, enfim, pessoas da comunidade se reuniram num mutirão e assim restauramos tudo num fim de semana. Tínhamos aqui 28 crianças e hoje já passa de 200”, salientou Gertrudes. 
Durante a inauguração, prefeito e esposa contaram com a presença honrosa, ou seja, da idealizadora do projeto no Brasil, Dra. Albertina Duarte Takiuti, uma médica ginicologista, de origem pobre, mas que se transformou num exemplo de dedicação, inteligência, e superação. Ela é uma das mais renomadas profissionais no trato de questões do adolescente, e professora da Universidade de São Paulo. “Eu estou emocionada, eu estou honrada, pois esta Casa do Adolescente de Ivaiporã é um exemplo, por ser um espaço que a gente sonha. Já temos 32 casas, 30 em São Paulo, uma em Faxinal, e esta aqui de Ivaiporã, mas a de Ivaiporã é uma das casas mais completas porque ela tem o espaço mental que inclui dança, artesanato, ambulatório e outros, e isso passa a ser um local de convivência dos adolescentes”, disse a Dra. Albertina. “Os adolescentes se ressocializam e isso é um diferencial, pois cada Casa do Adolescente que implantamos é uma a casa de detenção a menos no Brasil”, finalizou ela. Ainda em sua fala, Albertina elogiou o prefeito Carlos Gil pela rapidez e disse que a casa de Ivaiporã é mais bonita do que as de São Paulo, e por isso a cidade receberá o prêmio “Francisco Mendes” durante o Segundo Seminário Internacional para Adolescência nas Américas, justamente pela rapidez e pela integralidade na implantação do projeto. Gil assistiu uma palestra de Albertina na Univale (faculdade), e saiu convencido que o projeto seria implantado em Ivaiporã.  A coordenação ficará por conta da   pedagoga Aparecida Pires de Lima. 
O maior parto e fazer renascer aqueles que já nasceram, diz Albertina
SOBRE - DRA. ALBERTINA DUARTE TAKIUTI - Entre os prêmios de reconhecimento recebidos pela Dra. Albertina Duarte Takiuti, está a indicação ocorrida em 2005, onde ela foi uma das 52 brasileiras escolhidas pelo movimento 1000 Mulheres pela Paz para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz coletivo. Em 2008 - recebeu o prêmio Mulher mais influente na categoria Medicina e Saúde pela revista Claudia, onde teve o maior índice de votação. A “Casa do Adolesente”, com 30 unidades no Estado de São Paulo, em 2012, o projeto foi adotado por Faxinal numa iniciativa da administração do Prefeito Adilson Silva Lino, e agora chega a Ivaiporã para fazer a diferença. Dentro do projeto, uma equipe multidisciplinar oferecem saúde e acompanhamento psicológico. Temas importantes como tirar dúvidas sobre o seu corpo, a sexualidade, gravidez precoce, questões psicológica, transformam o local em uma verdadeira casa de apoio ao adolescente. 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...