11/09/2013

CREA-PR capacita associações de engenheiros da região


Associações de engenheiros e arquitetos de Apucarana e região receberam, na terça-feira, 10, à noite, treinamento sobre os trâmites legais para prestações de contas que fazem anualmente ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). A capacitação, realizada na sede da regional do CREA em Apucarana, teve a participação de representantes das associações dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA), de Arapongas (Asenarag) e de Rolândia (AEAAR), além das Associações de Técnicos do Paraná (ASTEPAR).   Ministrado pelo gerente do departamento de relações Institucionais do CREA-PR, Claudemir Marcos Prattes, o treinamento visa evitar erros neste processo de prestação de contas, acarretando a suspensão dos recursos que o Conselho envia às associações de engenheiros. O CREA-PR repassa as entidades de classe um percentual do recolhimento em cima da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nos respectivos municípios.  Conforme a resolução 1032 do CONFEA, os valores desse repasse só podem ser aplicados na valorização profissional, como palestras, cursos e participação em eventos. “A reunião foi justamente pautada na necessidade de cumprimento desta legislação. O CREA-PR precisa saber da destinação desse dinheiro, pois o mesmo é um recurso público. O CREA-PR, por sua vez, presta conta ao Conselho Federal e ao Tribunal de contas”, observa o gerente regional do CREA-Apucarana, Djalma Bonini Júnior.
NOTÍCIAS DA QUINTA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO 
Emprego industrial cresce pelo 22.º mês consecutivo no Paraná
A industrialização no Paraná dá marcas consecutivas acima da média nacional. O emprego na indústria parananense cresceu pelo 22.º mês consecutivo. Alta de 0,3% em julho e de 1% nos últimos 12 meses - melhor média do país. Os dados do IBGE avaliou dez estados e mais Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Na mesma comparação, média nacional recuou 0,8% - a 22.ª queda seguida no Brasil.  No acumulado de janeiro a julho de 2013, houve avanço de 0,9% na criação de empregos no parque fabril do Paraná. A média nacional registrou retração de 0,8%. Onze dos quatorze locais pesquisados apresentaram queda. A expansão no Paraná foi influenciada por novos postos de trabalho nos setores têxtil, fumo, produtos químicos, alimentos e bebidas e máquinas e equipamentos.
Idoso passa por cirurgia após enfiar abobrinha no ânus
A nota é do Site Tribuna News, e diz que:  um homem cujo nome não foi divulgado pelas autoridades procurou auxílio em dois hospitais públicos de Maringá, na noite de terça-feira (10), para retirar uma abobrinha que els mesmo enfiou no próprio ânus. O idoso de 63 anos foi atendido no Hospital Municipal, onde foram feitos todos os exames de urgência e constatou-se que realmente o objeto no ânus dele era uma abobrinha. Como ele tinha tentado tirá-la à força, ainda em casa, a abobrinha quebrou e ficou mais difícil de ser retirada. Após exames, o homem foi encaminhado ao Hospital Universitário para ser submetido a uma cirurgia de urgência. Com muita vergonha, o homem contou a funcionários dos dois hospitais que o acidente aconteceu enquanto ele assistia a um filme pornô. A ideia era introduzir apenas uma parte da abobrinha, mas o leguma foi sugado e ele não conseguiu mais retirá-lo.
Richa prevê R$ 25 milhões para incentivo ao esporte
O governador Beto Richa enviou a Assembleia Legislativa projeto de lei que cria a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e que prevê a concessão de créditos do ICMS para investimento em projetos desportivos. A lei já no primeiro ano garante R$ 25 milhões em poio e patrocínios de atletas. Pelo projeto, as empresas poderão destinar entre 0,01% a 3% do pagamento do ICMS para projetos esportivos credenciados pela Secretaria Estadual do Esporte. O projeto será votado nos próximos dias pelos deputados paranaenses.  "A medida dará aos atletas que estão começando a condição necessária para se dedicarem ao esporte. Sabemos o quanto o esporte contribui para a boa formação das pessoas, no aspecto educativo, de saúde e socialização, além de afastar o jovem de males como a droga e o álcool. Temos vários programas voltados ao esporte, que continuaremos ampliando e aprimorando”, disse Richa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...