23/07/2013

Destaque -LIDIANÓPOLIS –


Prefeito e pescadores são recebidos pelo Secretário do Meio Ambiente Luiz Eduardo Cheida, na pauta o projeto de regionalizar a "Patrulha Ambiental"
Secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Cheida, recebeu em Curitiba-PR, o Prefeito Municipal de Lidianópolis-PR, Celso Antônio Barbosa, o "Magrelo", juntamente o o Vereador Dorival Caetani e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marildo de Oliveira. Na pauta, a atuação da Patrulha Ambiental, formada por pescadores artesanais residentes em Porto Ubá, às margens do rio Ivaí, em Lidianópolis-PR e que diante de limitações à pesca profissional, vêm desenvolvendo atividades de Educação Ambiental e Defesa Civil, com destaque para a atuação de seus integrantes quando da cheia histórica do Ivaí, semanas atrás. Tratou-se ainda da organização dos municípios do médio Ivaí em consórcio que possa regularizar os serviços prestados pela Patrulha Ambiental e o histórico da mobilização regional para proteção da bacia hidrográfica em relação ao seu pretenso aproveitamento hidrelétrico. Discutiu-se, ainda, sobre a política de proibição de pesca.
Sobre este assunto, a promotora de justiça de Campo Mourão-PR, Dra. Rosana Araújo de Sá Ribeiro Pereira, a partir de demanda verbalizada em reunião do Movimento Pró Ivaí-Piquiri na Câmara de Vereadores de Maringá, em 06-06-13, está organizando reunião a ser realizada na Câmara de Vereadores de Campo Mourão-PR, em outubro próximo, envolvendo as entidades de pesquisa da região, prefeitos municipais, comunidade de pescadores artesanais (Porto Ubá, no Ivaí e Porto Inahy, no Piquiri), promotores de justiça e gestores do Instituto Ambiental do Paraná, SEMA, SEAB e Polícia Militar Ambiental, para tratar da política de pesca nas bacias do Ivaí e Piquiri. Entre as instituições de ensino a serem consultadas, UEM, UEL, UFPR (Palotina-PR), UNIOESTE (Toledo-PR),FACILCAM (Campo Mourão-PR) e entidades regionais que vêm se integrando à discussão, através de palestras de alunos do PEA-UEM dentro do movimento Pró Ivaí-Piquiri: UNIVALE (Ivaiporã-PR), FAFIJAN (Jandaia do Sul-PR), UNICESUMAR (Maringá-PR), UNOPAR (Londrina-PR) e UEM (Goioerê-PR). A participação da comunidade científica, da população e das autoridades municipais, discutindo a gestão dos recursos hídricos a partir dos poderes locais, influenciando assim a gestão estadual, é estratégia fundamental do movimento Pró Ivaí Piquiri. (Colaboração – Promotor Robertson de Azevedo, de Maringá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...