14/06/2013

Fiscalização – BORRAZÓPOLIS: “OPERAÇÃO AIFU”

 “Ação Integrada de Fiscalização Urbana” (Aifu)  é realizada em estabelecimentos comerciais de Borrazópolis

 LINK DE VÍDEO - veja matéria completa com imagens e entrevistas

Uma operação denominada Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) teve início às 19:00 horas para vistoriar os estabelecimentos comerciais da cidade de Borrazópolis na noite desta sexta-feira (14 de junho). Foram feitas abordagens de pessoas, e efetuadas autuações em estabelecimentos comerciais. Participaram da ação, policiais: civis e militares, bombeiros, vigilância sanitária, conselho tutelar, Ministério Público e fiscais da prefeitura. Segundo informações, o objetivo principal foi dar apoio aos Fiscais da Prefeitura para que eles realizassem uma vistoria nos estabelecimentos; ao mesmo tempo, outras infrações foram fiscalizadas. Nos locais onde se constava falta de documentações exigidas, os bares e lanchonetes foram fechados para que na segunda-feira, possam regularizar a situação e voltar a funcionar. Vale ressaltar que foram 15 estabelecimentos fiscalizados, e dez fechados, todos apenas por falta de algum tipo de documentação, como a regularização do certificado de vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros e do alvará de funcionamento. Segundo o Sargento Gilmar Soares, o positivo da operação é que não foram constatados crimes, como venda de bebida alcoólica para menores; drogas, porte de arma, e outros. Ele também ressalta a colaboração dos comerciantes, e das pessoas que foram abordadas, por tanto, não houve problemas do tipo desacato, ou qualquer tipo de resistência. O Tenente Vinicius, da Rotam, de Ivaiporã, que comandou a operação, falou a nossa reportagem, na entrevista ele explicou exatamente os objetivos da operação. 
REVOLTA – Alguns comerciantes fiscalizados procuraram a nossa reportagem para reclamar. No caso do Play bar, na Rua independência a Proprietária disse que esteve na prefeitura e conversou com o funcionário responsável pelo setor de fiscalização, e com orientação dele, achou que estava tudo regular. Quem também se revoltou e falou com a Rádio Nova Era, foi o Arildo Jacinto, do “Espetos Bar”. Segundo ele, a documentação do seu restaurante esta em dia, mas mesmo assim a fiscalização da prefeitura direcionou a operação para o seu estabelecimento: “Eu tenho toda a documentação, inclusive pedi cinco ou dez minutos para ir em casa buscar e não permitiram. Fecharam o meu restaurante fazendo eu passar por um constrangimento desnecessário. Estou com carne aqui, bebidas, que iria comercializar no fim de semana, e isso ficará tudo perdido” Disse Arildo. Segundo ele, minutos depois, ele foi a Delegacia e tentou falar com o funcionário da prefeitura para mostrar a documentação exigida, mas não houve o bom senso e ele foi tratado como se fosse um criminoso. “Vou entrar na Justiça com uma ação de danos morais e ressarcimento do prejuízo que vou ter” Finalizou ele.
O QUE É AIFU - A Aifu é uma ação coordenada pela Secretaria da Segurança Pública em que participam diversos órgãos com o intuito de fiscalizar os estabelecimentos comerciais. Esta foi a primeira ação deste tipo realizada em Borrazópolis. “O trabalho de orientação e autuação vai continuar e deve ocorrer em toda região”, disse um dos Policiais. Além da fiscalização sanitária, que é um dos principais focos da Aifu, os policiais também verificam outras irregularidades, como a presença de menores em locais e horários inadequados, poluição sonora, foragidos da Justiça, armas e drogas, se a lei antifumo está sendo aplicada, além de outros delitos que precisem ser coibidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...