14/06/2013

Destaque - RIO BOM: "Entrevista com o Prefeito"

Rio Bom construirá casas com tecnologia sustentável pioneira na região Norte, em entrevista, o prefeito falou desta e outras conquistas

OUÇA AQUI - Entrevista com o Prefeito 

O Prefeito Moisés de Andrade, de Rio Bom, que na imagem acima aparece assinando o contrato da compra de uma chácara para construção de casas, concedeu na sexta-feira, 14 de junho de 2013, uma entrevista a Rádio Nova Era, para falar sobre as conquistas que estão sendo possíveis neste início de mandato. Um avanço importante é na área de habitação, segundo ele, o problema do déficit habitacional vai sendo zerado; pois já estão asseguradas 23 casas para Santo Antonio do Palmital, além de um conjunto com 59 unidades na cidade, 40 no campo; e o terreno adquirido para mais 150 moradias, que é na verdade uma Chácara da Igreja. A assinatura do contrato entre Prefeitura, Padre Local e Coahapar,  aconteceu nesta sexta-feira, 14 de junho, e para o Prefeito é um momento histórico. Moisés destaca que outros setores também estão recebendo investimentos, como: agricultura; geração de empregos; comércio, educação, esporte, e outros. Na mesma entrevista, falou sobre o projeto piloto de construção de casas com TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL, que será testado nas 23 unidades do Bairro Santo Antonio do Palmital, algo inédito no Paraná e que vai acontecer em Rio Bom. A entrevista completa está no link de vídeo. 
SOBRE O PROJETO TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL: O governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), assinou convênio inédito nesta terça-feira (11) com a entidade União para Moradia Popular do Paraná e a empresa Rede iVerde para construção de 23 moradias urbanas em Rio Bom, no Norte do Estado, para famílias com renda de até R$ 1.600. Trata-se de um projeto pioneiro no Estado, que prevê a construção das casas com uma tecnologia alemã inovadora, que usa painéis modulares fabricados de forma industrializada (wood frame). As paredes da moradia já saem prontas da fábrica, com janelas e preparadas para receber as redes elétrica e hidráulica. "A Cohapar passa a adotar um novo conceito de construção de casas sustentáveis, no modelo usado nos países europeus. É a demonstração da preocupação do nosso governo em entregar moradias de qualidades a milhares de famílias e cuidar do meio ambiente", afirma o secretário estadual da Habitação e presidente da Companhia, Mounir Chaowiche. "O Paraná está inovando na área de habitação com essa nova tecnologia, começando com um projeto piloto em Rio Bom, que certamente vai virar vitrine nacional", disse o diretor de Programas de Obras da Cohapar, Orlando Agulham, que assinou o convênio com a Rede iVerde e a União para Moradia Popular.
O prefeito de Rio Bom, Moisés Andrade, comemorou o convênio para construção de 23 casas no município. "Vamos entregar moradias da mais alta qualidade a famílias que há anos sonham com a casa própria", disse. O próximo municípios a receber casas com a nova tecnologia será Prado Ferreira, no Norte do Paraná. Serão construídas 20 moradias urbanas em Prado Ferreira. O prefeito Silvio Antônio Damaceno, que também já assinou convênio com a Cohapar e a empresa Rede iVerde. "Vamos atender uma parcela importante da população com casas de qualidade", afirmou o prefeito.  "Todo esse esforço que estamos fazendo em parceria tem como foco melhorar a qualidade de vida ao maior número possível de famílias", disse o secretário-geral da União para Moradia Popular, Roland Rutyma. "E vamos continuar juntos nessa empreitada. As casas com painéis modulares são montadas em duas horas e meia. "Hoje é a tecnologia mais sustentável disponível no mercado", disse o diretor da Rede iVerde, José Márcio Fernandes. O diretor explicou que a tecnologia reduz em 90% os resíduos e a emissão de gás carbônico. A tecnologia tem sido usada com sucesso em casas de alto padrão e agora está sendo adotada em moradias de interesse social, em unidades com 45m². O Paraná é o segundo Estado a usar a nova modalidade de construção. No Rio Grande Sul, 280 moradias foram construídas com a tecnologia wood frame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...