21/06/2013

POLÊMICA NO PARANÁ - “Aumento da energia”


Tarifa de energia elétrica subirá 14% no Paraná
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta quinta-feira a aplicação de um aumento médio de 14,61% nas tarifas da distribuidora paranaense Copel, a ser aplicado a partir do dia 24 deste mês. A notícia preocupou os paranaenses, pois algumas pessoas mais bem informadas não conseguem entender como um Estado que exporta energia, tem preços mais altos do que outros estados que não são produtores. A Justificativa é que o aumento foi influenciado, principalmente, pela alta do custo da energia elétrica comprada pela empresa. Somente esse item teve um impacto de oito pontos porcentuais no reajuste da empresa, explicou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. O preço da energia, por sua vez, subiu em parte por conta do aumento da cotação do dólar, que reflete diretamente no custo da energia da usina de Itaipu. Segundo Rufino, cerca de 20% da energia distribuída pela Copel vem da hidrelétrica binacional, que atrela o preço de seus megawatts ao dólar. Além de Itaipu, também pesou o custo da energia das termelétricas contratadas por disponibilidade. A Copel atende cerca de 4 milhões de unidades consumidoras no Paraná. Para os consumidores residenciais, que recebem energia em baixa tensão, o aumento médio será de 14,42%, enquanto as indústrias (alta tensão) pagarão, em média, 14,86% a mais.
BETO RICHA DIZ QUE É CONTRA- O governador Beto Richa disse nesta quinta-feira, 20, em Londrina que vai pedir para que a Copel não atenda a pedidos da Aneel e mantenha a tarifa da conta de luz. Richa disse que o reajuste de 14,6% reflete os equívocos da política de energia do governo federal. "Vou pedir para a Copel segurar e ver exatamente o que é isto. Acredito que em função das últimas estiagens, o governo federal teve que colocar à todo vapor as usinas termelétricas em operação. Essas usinas, além de mais poluidoras, são muito mais caras, mas salvaram o país de um apagão. A Aneel está passando os gastos desta operação, este aumento, para várias concessionárias de energia. Eu não sabia anteriormente e pedi para a Copel segurar (o aumento) para tomar pé da situação".

Um comentário:

  1. Porque temos que pagar energia tão cara assim, cobram em Dolar e recebemos em Real. Acho que esse aumento pode ser uma manobra politica....

    ResponderExcluir

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...