21/05/2013

Dengue- LUNARDELLI:



Ações no município de Lunardelli para combater a Dengue foram realizadas na véspera do dia 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia
 Neste dia 21 de maio, véspera do dia 22 de maios, dia de Santa Rita, foram realizadas atividades no município de Lunardelli a fim de direcionar ações de enfrentamento da dengue. A cidade recebe milhares de romeiros. Lunardelli tem 24 casos confirmados, e mais 10 aguardando confirmação. E pensando na integração das atividades de combate e área de atuação, a integração dos ACE (Agentes de combate a endemias) e ACS (Agentes comunitários de saúde) tornou-se ferramenta necessária e fundamental para o combate a endemias, especialmente a Dengue. Durante toda manhã estiveram reunidas as lideranças políticas e sociedade organizada, discutindo com a Secretaria de Estado da Saúde representada pela 22ª Regional através de sua Diretora Cristiane Papin, e sua equipe de profissionais de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, buscando meios de trabalho e adequação no combate a dengue. A tarde as equipes de ACE do Município de Lunardelli juntamente com a coordenação Regional de Vigilância Ambiental da 22ª RS e ACE dos Municípios de Jardim Alegre, Lidianópolis, Ivaiporã, Manoel Ribas e Ariranha, desencadearam uma força tarefa visitando as residências das áreas que tiveram casos positivos, esta área conta com cerca de 50 quarteirões que serão vistoriados primariamente, sendo esta atividade estendida para os demais quarteirões na próxima semana. Equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria do Município de Lunardelli juntamente com a Vigilância Sanitária da 22ª RS estiveram visitando os pontos estratégicos (Borracharias, Recicladoras e Lixões ), vislumbrando a situação local e conscientizar os donos sobre a aplicabilidade da resolução nº 29/2011 em seus estabelecimentos, o momento foi oportuno para a notificação de diversos destes estabelecimentos já dando prazo para a aplicação e a formulação do Programa de Gerenciamento de Resíduos destes pontos estratégicos. A utilização da comunicação por rádio local, carro de som, foi definida como prioritária para o momento, juntamente com outras atividades de campo. Também uma reunião no CRAS, com as lideranças políticas, e chefias de secretarias do Município, com objetivo de buscar o envolvimento envolver todos no momento ao combate da dengue. Estiveram presentes Vereadores, Secretarias como: infra estrutura, limpeza urbana, saúde, educação, serviço social dentre outras áreas. A Secretaria de Estado da Saúde através de seu representante Flávio concedeu entrevista a Rádio Nova Era, e fez uma fala no sentido de que haja integração de todos para que se preocupem com o momento e estejam sensibilizados. O Prefeito Municipal, sensibilizado, decretou para a sexta feira realização de um Arrastão por todas as Secretarias da Prefeitura, tendo como local de concentração a praça central as 08h00min. “Pedimos a colaboração de toda a população do município de Lunardelli para este arrastão” Disse Cristiane Papin, da regional de saúde, a Rádio Nova Era.

Um comentário:

  1. Obrigado Ronaldo Alves Senes, pela ajuda na divulgação das ações propostas pela Secretaria de Estado da Saúde, através da 22ªRegional de Saúde do Paraná, onde a preocupação e a seriedade com sua população é o principal motivo de realização destas atividades. Que a população nos ajude no combate a Dengue e as outras endemias que nos atinge, pois assim estaremos implementando sistematicamente as políticas públicas de saúde e assim diminuindo os seus efeitos na sociedade. Um abraço conte sempre com nós.

    ResponderExcluir

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...