09/04/2013

RELIGIÃO/ BORRAZÓPOLIS: "Habemus Diácono"

"Geraldo Ministro" de Borrazópolis acaba de ser anunciado pelo Bispo diocesano de Apucarana  como  Diácono Permanente da Igreja Católica
O Ministro de Eucaristia Geraldo Luíz de Souza, de Borrazópolis, um santo e dedicado homem,  recebeu merecidamente a autorização para ocupar o posto de Diácono Permanente da Igreja Católica. A conquista veio depois de cinco anos de estudos, e de uma vida exemplar  e de  quase 30 anos de prestação de serviços a Igreja Católica, de Borrazópolis e Região. “Geraldo Ministro” como ficou conhecido, começou a servir a Igreja desde que muito jovem, e é muito querido por toda comunidade. Ela revelou que a reportagem da Rádio Nova Era, que a alegria é imensa e que o seu compromisso é o de continuar pregando o evangelho e fazendo o que sempre fez, ou seja, sendo um servo do senhor.  A sua ordenação ocorre no dia 10 de agosto em Borrazópolis, e será presidida pelo  Bispo Dom Celso Marchiori, da Diocese de Apucarana.  Na missa da Crisma, realizada também em  Borrazópolis, no dia 06 de abril, de 2013,  o Bispo concedeu a Geraldo, a instituição do Ministério de Acólito, que é  autorização para que ele participe de modo especial do ministério eucarístico da Igreja. A ele é confiada de forma permanente à missão de auxiliar os padres no desempenho de suas funções e também de distribuir a sagrada comunhão aos fiéis, mesmo enfermos, como ministros extraordinários. É também um ministério próprio dos leigo e obrigatório para aqueles que um dia serão ordenados diáconos ou presbíteros. No dia 06 de abril,  foi instituído o ministério de Leitor, e ele tornou-se leitor ou proclamador oficial da Palavra de Deus. É um ministério especial dentro do povo de Deus para proclamar a Palavra na assembléia litúrgica e para instruir na fé as crianças e os adultos, preparando-os para receberem dignamente os sacramento(fotos feita na igreja de Edson Satoshi)

 ENTENDA MAIS SOBRE SER DIÁCONO:
Na Igreja Católica, o Diácono é um ministro religioso que está no último dos sete anos de estudos - em média - que levam à carreira clerical. Há os diáconos em grau permanente que podem ser homens solteiros, casados ou viúvos, que é o caso de Geraldo. Entretanto a admissão de um homem casado ao diaconato necessita de um consentimento por escrito da esposa sendo necessário que a família leve uma vida condizente com os valores cristãos e que o matrimônio tenha ocorrido há no mínimo a 5 anos. A ordenação no diaconato paralisa o estado dos solteiros e viúvos, de modo que estes após o sacramento não podem mais se casar, devendo permanecer celibatários. No caso Geraldo, alem de cinco anos de estudo, a cúria de Apucarana distribuiu cerca de 30 cartas pela comunidade. Das famílias que receberam é necessário que pelo menos 30% digam sim, e segundo levantamento, das 30, pelos menos 18 disseram sim para Geraldo. Em seguida, vem a ordem do Bispo que também foi sim. O diácono pode realizar, sob orientação de um sacerdote, algumas celebrações religiosas, batismos e abençoar casamentos, além de fazer homilias e pregações. Cristãos católicos que receberam o sacramento da Ordem colaboram com o Bispo, cooperam com os presbíteros na diaconia da palavra, na liturgia e na caridade de uma diocese. Não consagram a hóstia nem ungem enfermos, como também não atendem confissões. Podem e devem administrar igrejas, ser bons aconselhadores, praticar obras de caridade e piedade e dar a bênção mesmo não sendo sacerdotes. Os poderes de um diácono são: ministrar os sacramentos do batismo e do matrimônio, dar bençãos diversas, dar a benção do santíssimo sacramento, fazer a celebração da palavra, distribuir a sagrada comunhão e fazer pregações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...