24/04/2013

AGRICULTURA - NATURAL FERTILIZANTES

Natural Fertilizantes comercializa 
insumos orgânicos e apresenta excelentes resultados

 Odil Mendes, que reside em Rio Branco do Ivaí/PR, cultiva na propriedade 2 estufas de tomates da variedade Guaca. O rendimento está sendo dentro dos padrões de qualidade exigido no mercado de tomates. Segundo o técnico agrícola Anésio Raizer Paulini Júnior, responsável pelo departamento técnico da Natural Fertilizantes, a qualidade dos tomates produzidos por Odil Mendes foi alcançada por meio de adubação balanceada e monitorada através de análises de solo e foliar. Com isso, eliminou-se o fator excesso nutricional. Outro ponto importante é a recuperação e manutenção do solo por meio da adubação com pó de rocha Ipirá e adubo Terra Fértil. Odil Mendes espera colher uma produção elevada, calculando entre 1.000 a 1.200 caixas de tomates em duas estufas de 50 metros. Em 12 dias de colheita atingiu a produção de 200 caixas de tomate. Outro fator interessante é a sanidade foliar da cultura alcançada por meio de aplicações semanais de pó folhar – um produto derivado do pó de rocha comercializado pela Natural Fertilizantes. O brix e a qualidade desses tomates que estão sendo produzidos por Odil Mendes são de padrões excelentes no que se refere à forma, tamanho, cheiro, sabor e um grande grau de pigmentação vermelho chamado Licopeno – um pigmento vermelho encontrado em elevada concentração em tomate e nos derivados, melancia, goiaba e mamão papaya. O licopeno é o antioxidante mais eficiente dentre todos os carotenoides testados. Ele é capaz de sequestrar oxigênio singleto, reduzir a mutagênese e inibir o crescimento de células cancerígenas, principalmente na próstata. (Embrapa Hortaliças)
Cruzmaltina - O município de Cruzmaltina também é referência quanto à adubação natural. Quem mostrou os detalhes foi o administrador da estufa Valdecir na propriedade de Osvaldo Bressami. Valdecir mostrou-se contente com a qualidade e rendimento dos tomates que está colhendo na propriedade. Segundo ele, a maior diferença observada foi na maior produção e sanidade, uma vez que são feitas aplicações semanais com pó de rocha foliar.
Corumbataí do Sul - Já na cultura do café, Corumbataí do Sul/PR também está obtendo bons resultado com uso do pó de rocha, e adubo Terra Fértil na cultura do café. Destaca-se o agricultor Dorival Baguete, que nunca tinha visto na lavoura galhos bem formados e de boa sanidade. Ele utilizou os produtos em 6 mil pés de café com 20 anos de idade. “Estou muito contente. Nunca vi nada igual. Gostei e recomendo os produtos”, sugeriu Baguete. 
(Fonte - Jornal Paraná Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...