23/03/2013

Reunião da AMUVI – Associação dos Municípios do Vale do Ivaí

OUÇA NO LINK DE VÍDEO - fala dos prefeitos durante a reunião e entrevista com Carlos Gil
 Prefeitos reunidos em Apucarana debateram vários temas, entre eles a Segurança Pública, que tem preocupado prefeitos da Região. O Prefeito Carlos Gil, presidente, demostrou competência para elencar temas, debater e buscar soluções
No dia 22 de fevereiro de 2013, a AMUVI, sob a presidência do Presidente da entidade, Luiz Carlos Gil, Prefeito de Ivaiporã – PR, fez uma reunião, que contou com a presença da maioria dos prefeitos da região, no Clube 28 de Janeiro, de Apucarana. O Presidente fez a abertura e em seguida chamou autoridades convidadas para fazer apresentações, entre elas: Sérgio Segóvia da Silva, da Receita Federal de Maringá, que veio falar sobre a Declaração dos Municípios, FPM, e retenção de Parcelamento (MP 589). Da Secretaria de Fomento do Paraná, o senhor Jurandir Oliveira, fez um pronunciamento sobre financiamentos disponíveis aos municípios. Da Caixa Econômica, a presença de Marcos de Almeida, o tema da fala dele foi micro crédito. Por sugestão de “Carneiro da Metafa”, prefeito de Jandaia, também estava presente o representante do Instituto Fábio Vieira, que veio expor detalhes de um projeto de oftalmologia que já deu certou em outros estados, e também pode ser implantado na região. Ao deixar a palavra livre, vários prefeitos se pronunciaram, a começar pelo Presidente, que disse que também tinha notícias boas, uma delas é o reconhecimento do Território Vale do Ivaí, que reúne os municípios da região e que agora poderá receber recursos. Da organização dos Consórcios Intermunicipais para formação da Patrulha que fará o conserto das estradas rurais, inclusive, dois grupos que reúne entre seis e sete municípios cada, que já estão prontos. Recursos que estão disponíveis para ajudar as prefeituras a fazer estradas rurais, da Fundepar que tem projetos prontos para os Prefeitos utilizarem e reivindicar recursos para a educação. O serviço de iluminação pública que passará obrigatoriamente se responsabilidade das prefeituras e outros. Beto Preto, prefeito anfitrião, falou sobre segurança pública, lamentou os 09 homicídios registrados em 2013, e disse que melhorar a segurança vai muito além do que novos policiais e viaturas, e que tem feito sua parte para conter a insegurança.  OUTROS PREFEITOS USARAM DA PALAVRA: 
    "Ná do Açougue”, de Bom Sucesso criticou a determinação para que prefeituras assumam a iluminação pública, e disse que os prefeitos precisam parar de dizer amem a tudo. “Magrelo” de Lidianópolis, convidou para o 9º arrastão ecológico no Rio Ivaí, e criticou a ação do ministério público que tem colocado os prefeitos em situação difícil ao determinar certas obrigações. Ana Mazeto, de Califórnia, lamentou os crimes em Mauá da Serra, falou sobre segurança e agradeceu a Cohapar, pois conseguiu recuperar projetos que estavam perdidos. Prefeito em exercício de Cambira, criticou o IAP e pediu que um representante do órgão vá a reunião. Disse que eles tem demorado para dar liberações, mas são eficientes na hora de multar as cidades. Moises de Andrade, de Rio Bom, convidou para festa do município “Espeto no Bambu” e falou sobre segurança. Regina Magri, de São Pedro do Ivaí, e outros prefeitos também usaram da palavra. Antes de encerrar, Carlos Gil, fez um comentário sobre segurança pública, inclusive dizendo achar que a grande solução é tratar as pessoas com dependências químicas, no caso o Crack. Para ele, a falta de locais para tratamento de viciados tem sido uma dificuldade. Ele está viabilizando um espaço em Ivaiporã para dar apoio as famílias. “A droga é a origem para a maioria dos crimes, se combater o avanço, estaremos colaborando para o fim da violência” Disse ele. A próxima reunião da Amuvi, ficou marcada para acontecer em Arapuã, inclusive com alguns temas já definidos, entre eles, o debate entorno da questão da iluminação pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...