01/02/2013

DESTAQUE- POLÍTICA

 Há 30 anos, Orlando Pessuti, venceu sua 1ª eleição para Dep. Estadual com 21.092 votos

Após concluir o curso de Medicina Veterinaria na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pessuti passou a atuar como extensionista da Emater e decidiu se candidatar ao cargo de deputado estadual para representar a região do Vale do Ivaí. Orlando Pessuti presidiu o Conselho Regional de Medicina Veterinária de 1987 a 1990. Ainda quando estudante já demonstrava sua liderança e no período de 1977 a 1978 foi presidente da Casa do Estudante Universitário (CEU).  Orlando Pessuti atua na política paranaense desde 1982, quando exerceu pela primeira vez um mandato como deputado estadual, cargo ao qual foi reconduzido por outras quatro vezes consecutivas, representando a agricultura e os temas de maior relevância à nossa sociedade. Neste período, além de presidente da Assembleia Legislativa, Pessuti idealizou e presidiu o Bloco Parlamentar Agropecuário, participou da elaboração da Constituição do Paraná, lutou contra a venda Copel e se posicionou com firmeza em demais episódios, que o levaram a se tornar o vice-governador do Estado, de janeiro de 2003 a março de 2010.  Em abril de 2010 passou a exercer o cargo de Governador do estado do Paraná até 31de dezembro do mesmo ano. Parabéns Orlando Pessuti pela sua trajetória em prol do desenvolvimento do Paraná!
Conheça a trajetória política de Orlando Pessuti

Orlando Pessuti nasceu em Califórnia, na época município de Apucarana (PR), no dia 10 de março de 1953. Filho de Natal Pessuti e Idalina Pinese, é casado com Regina Fischer Pessuti.
Formado em Medicina Veterinária pela UFPR, faz parte do quadro de funcionários da Emater (PR).
Foi presidente da CEU (Casa do Estudante Universitário) de 1977 a 1978, e do Conselho Regional de Medicina Veterinária de 1987 a 1990.
Em 1982 foi eleito pela primeira vez deputado estadual.
Em 1986 foi reeleito, desta vez deputado estadual constituinte.
Em 1990 conquistou o terceiro mandato como o sexto deputado mais votado do Estado.
Em 1994, foi reconduzido à Assembleia Legislativa.
Em 1989 foi reeleito 2º Vice–Presidente da Casa. Em 1991 foi escolhido líder do governo e líder do PMDB.
Em 1993 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, cargo que ocupou até fevereiro de 1995. Durante a viagem do ex-governador Mário Pereira ao exterior, de 21 a 27/10/94, assumiu interinamente o governo do Paraná.
Ocupou desde o primeiro mandato, a presidência de várias comissões, entre elas, as de Agricultura, Indústria e Comércio; de Ecologia e Meio Ambiente; de Saúde Pública e de Recursos Humanos, e foi também relator-geral da Comissão Especial da Lei Orgânica dos Municípios em 1985.
Foi presidente do Bloco Parlamentar Agropecuário, criado na Assembleia Legislativa para defender os interesses dos produtores rurais.
Em 1998 foi reeleito deputado estadual pelo PMDB.
Foi suplente da CCJ e membro da Comissão de Agricultura e da Comissão de Saúde. Foi também líder do PMDB.
Em 1999 foi eleito em Recife, Pernambuco, 1º Vice-Presidente da UNALE (União Nacional dos Legislativos Estaduais).
Em 2002 e 2006 foi eleito vice-governador do Estado do Paraná, quando assumiu o governo interinamento por viagens do então governador Roberto Requião de Mello e Silva.
Em 2010 assumiu o governo do Paraná após Roberto Requião se licenciar do cargo para concorrer ao Senado da República no pleito de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...