14/02/2013

DENGUE NO PARANÁ- "Avanço da doença"

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou 844 casos de dengue na última semana. Seis cidades paranaenses estão em situação de epidemia. Desde de agosto de 2012, são quase três mil e quinhentas notificações
No Vale do Ivaí, Ivaiporã registrou o primeiro caso, e em Apucarana, tem dois novos casos 
As regiões centro-oeste e noroeste do Paraná preocupam a Secretaria de Estado da Saúde pelo grande número de casos de dengue registrados neste verão. De acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira (13/02), as seis cidades em situação de epidemia (Peabiru, Paranavaí, São Carlos do Ivaí, Fênix, Japurá e Quinta do Sol) estão nessas duas regiões e concentram 72% do total de casos registrados no Estado desde agosto de 2012. No Vale do Ivaí, tem três novos casos, dois em Apucarana e o primeiro registrado em Ivaiporã. O informe confirma 844 casos a mais que no último boletim. Dos 3.439 casos, 3.134 são autóctones e 305 importados. Também foram confirmados seis casos graves da doença, sendo três por febre hemorrágica da dengue e três casos com complicações. Um deles foi de um advogado aposentado de 75 anos que morreu em Campo Mourão. Ele era morador de Peabiru, hipertenso, tinha passado por tratamento contra o câncer, e procurou tratamento tardiamente - três dias após o início dos sintomas. Embora 3.439 casos tenham sido confirmados no Paraná, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, ressalta que o Estado não está em situação de epidemia, visto que a incidência estadual é de apenas 30,02 casos por 100 mil habitantes, considerada baixa pelo Ministério da Saúde.
“A situação não se compara a 2010, quando havia 71 municípios em epidemia e 33.456 casos confirmados”, afirmou o secretário. Outra diferença está no porte dos municípios em epidemia. Dentre os seis atualmente nesta situação, cinco têm menos de 15 mil habitantes. Este é o caso de Quinta do Sol, no centro-oeste, que registrou 29 casos e já entrou em estado de epidemia por ter apenas 5 mil habitantes. “Desde o ano passado estamos monitorando esses municípios e enviando apoio para controlar a dengue nessas regiões.”, destacou. Na semana passada, o secretário determinou o envio de medicamentos, apoio logístico e garantiu a realização de mais exames para a detecção da doença na região de Paranavaí. Além disso, 32 municípios em epidemia ou situação crítica receberam R$ 4,2 milhões em recursos do Governo do Estado para reforçar o enfrentamento da dengue. A Secretaria da Saúde também mantém equipes técnicas e unidades de UBV pesado (fumacê) em 12 municípios para o combate ao mosquito adulto. De acordo com o boletim divulgado pela Sala de Situação da Dengue, mais seis cidades também estão muito próximas de atingir taxas de incidência epidêmica, ou seja, 300 casos por 100 mil habitantes. Amaporã, Terra Rica, São João do Caiuá e Tamboara, no noroeste, são cidades vizinhas de Paranavaí. Este também é o caso de Engenheiro Beltrão, que faz divisa com outro município em epidemia – Peabiru. Santa Fé, na região de Maringá, também apresenta taxa de incidência alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...