sábado, 30 de junho de 2012

“COLUNA SOCIAL” - ANTONIO APARECIDO DIAS, o “Metaleiro”, de níver em Borrazópolis





Neste dia 30 de junho completa aniversário o amigo ANTONIO APARECIDO DIAS, mais conhecido como “Metaleiro”, da cidade de Borrazópolis. Os Parabéns chegam de todos os amigos e familiares, em especial da esposa, professora Márcia Leiroz, que deseja a ele muitas felicidades e muitos anos de vida. Ela também enviou uma mensagem especial com palavras de amor e carinho, e ressaltando o quanto o esposo Antonio é importante em sua vida e que Deus os ungiu para que possam realizar a sua obra. Os parabéns também chegam da Camila, Emília Vitória, e demais amigos, familiares. “Que todos os seus sonhos possam ser realizados, e que Deus possa continuar abençoando o seu caminho... Felicidades”.

Aconteceu em IVAIPORÃ - "Droga na bicicleta"

Homem detido com droga seguia para Ariranha do Ivaí e disse que comprou de criança
Ilustrativo
 Uma denúncia que chegou a Polícia Militar na sexta-feira, 29 de junho, informava que na Rodovia Municipal Nelson Petrassi, no Jardim da Curva em Ivaiporã, duas pessoas estavam levando droga para o município de Ariranha do Ivaí de bicicleta, e passavam nas proximidades do Distrito de Alto Porã. Com a chegada da Polícia os suspeitos foram abordados, e no bolso de João Batista Paes, 46 anos, foi encontrada a quantidade de 23,5g de maconha. Ele foi encaminhado para a 6ª CIPM para lavratura do Termo Circunstanciado. O Detido informou que adquiriu a droga de uma criança, e que a compra foi em Ivaiporã, próximo a SANEPAR. Ele negou que seja traficando e o caso está sendo apurado.

Convenção em BORRAZÓPOLIS- Adilson Luchetti e Joel Gralak são homologados candidatos a Prefeito e vice

 
Na noite do dia 29 de junho, 2012, foi realizada a convenção das Coligações PSB-PSDB-PT-DEM-PHS-PSC nas dependências da Câmara Municipal de Borrazópolis. No ato, como já era esperado, foi homologada a candidatura de Adilson Lucchetti (Didi) para Prefeito e de Joel Gralak para Vice-Prefeito firmando a Coligação Majoritária “FILHOS DESTE CHÃO” e a Coligação Proporcional “SOMOS FILHOS DESTA TERRA, TRABALHANDO POR BORRAZÓPOLIS”. A mestre de cerimônia, foi Eva Cividini, com o Hino Nacional sendo interpretado pela por Irani Aparecida Fitz Lucchetti (esposa do Didi) e acompanhando no teclado a Srta. Rafaeli Cassarotti. Após as bênçãos do Ministro da Igreja Católica Sr. Luiz Dutra, e do Pastor Oziel da Igreja Assembleia de Deus, o Prefeito Municipal Pe. Osvaldo Campos de Almeida, fez o uso da Palavra falando sobre a pessoa de Didi, e recordando que ele foi vice prefeito gestão 2.005-2.008. Em seguida Presidentes de partidos fizeram uso da palavra,   os deputados Luiz Nishimori e Evandro Junior do PSDB, como também os  candidatos a vereador homologados.  Vereadores do grupo de Vilmar Sapatieri do  PV;  PR; PSL também participaram e vão fazer uma coligação independente mais de apoio. O Prefeito de Califórnia Amauri Barichello, que é sócio na Empresa Bella Casa, também estava presente e fez uso da palavra. Para finalizar o candidato a Vice-prefeito fez uso da palavra e expressou a alegria de poder contribuir para o progresso do município. Ressaltou que embora estivesse pensado em não mais fazer parte da política, sentiu que este momento seria importante que ele participasse e pudesse fazer algo pelo município e que estava confiante que ele e o Didi são a parceria certa. Por final o Candidato a Prefeito Didi trouxe sua mensagem, destacou a grande alegria em poder estar recebendo o apoio da comunidade e se sente fortalecido com o companheirismo que tem recebido. No discurso enfatizou a importância do apoio do Prefeito Pe. Osvaldo ressaltou o quanto o Prefeito contribuiu para o progresso do município, dando passos significativos para a regularização e resgate da credibilidade do município e também agradeceu a confiança que o Prefeito nele deposita. Enfatizou que se sente filho deste chão e que quer contribuir para o desenvolvimento e o progresso deste município e que se sente honrado por contar com Joel Pereira como seu Vice, que com certeza vem para somar e trabalhar junto em prol da comunidade.

Governo prorroga redução de IPI para produtos da linha branca e móveis

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou, na sexta-feira, 29,  a prorrogação da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos eletrodomésticos da linha branca por dois meses e a redução do imposto para o setor de móveis por três meses. O ministro anunciou ainda a prorrogação da redução do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o macarrão até dezembro. As desonerações foram condicionadas a três compromissos. Segundo o ministro, indústria e varejo se comprometeram a repassar as desonerações para o consumidor, a manter o nível de nacionalização dos produtos e a manter os níveis de emprego. De acordo com o ministro, que esteve reunido com representantes da indústria e do varejo em São Paulo, as medidas adotadas pelo governo para manter o consumo aquecido têm sido bem sucedidas. As vendas da linha branca, por exemplo, cresceram 22% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Mantega ainda ressaltou que as desonerações têm ajudado a manter a inflação sob controle. “Uma parte da redução da inflação que nós tivemos se deve a essas desonerações”.

Operadoras de telefonia móvel estão proibidas de vender celular bloqueado

  O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) proibiu as empresas de telefonia móvel a vender aparelhos celulares bloqueados ao consumidor. Se descumprirem, as operadoras podem ser multadas em R$ 50 mil por dia. A decisão foi tomada pela 5ª Turma do tribunal, divulgada ontem (29) pelo órgão, em resposta a um recurso apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a sentença de um juiz de primeira instância favorável à prática do bloqueio dos aparelhos. Ainda cabe recurso da decisão. O MPF argumenta que o bloqueio dos celulares caracteriza a prática conhecida como fidelização, obrigando o consumidor a ficar “ligado a uma única operadora”. Já as empresas de telefonia móvel alegam que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autoriza o bloqueio por até 12 meses como forma de fidelização e que, “para conceder determinados benefícios, a operadora arca com o preço do aparelho e acaba por transportar determinados encargos para o mercado”. O relator do processo, desembargador federal Souza Prudente, rebateu o argumento das empresas. De acordo com ele, a norma da Anatel é equivocada por propiciar a venda casada, o que “configura uma violência contra o consumidor”. Para a desembargadora federal Selene Almeida, que acompanhou o voto do relator, a fidelização afronta os direitos do consumidor, porque o que as empresas “estão fazendo, através de descontos concedidos em troca de aparelhos, é restituirem-se do desconto com a prestação do serviço, já que o valor das mensalidades acaba por pagar, com sobras, os benefícios concedidos”, segundo informações publicadas na página do TRF1 na internet.

Capotamento em IVAIPORÃ- "Acidente deixa jovem ferido"

Um carro capotou às 21 horas de sexta-feira, 29 de junho na Rodovia PR 466, no trevo de acesso principal a Ivaiporã. Uma Ford Ranger 4x4, placa JAJ – 4266 de Curitiba, dirigida por ANDRÉ ADRIANO QUADROS, 32 anos, capotou. O motorista sofreu ferimentos considerados graves e foi levado para o Hospital Municipal de Ivaiporã.
IVAIPORÃ – Duas quedas de moto- A PRIMEIRA foi na Avenida Brasil, próximo a Mercearia do Araujo na tarde de sexta-feira. A Motocicleta é uma Honda NXR de Ivaiporã, conduzida por DÉCIO BERTOZOTI CARVALHO, de 40 anos. Ele foi socorrido pelos Bombeiros e levado para o Hospital Municipal. O SEGUNDO caso foi na Rua Faxinal, no Bairro Vila Santa Maria em frente a Fox Painel. Uma Motocicleta marca Yamaha, modelo R1-1100, placa MIP 0101/Curitiba, conduzida por LEANDRO ANTONIO GOES, de 32 anos, caiu por volta da uma hora da madrugada de sábado, 30 de junho de 2012.
ACIDENTE EM FAXINAL - Na sexta-feira, dia 29 de junho, na  Rua José Camargo com a Rua Antonio Garcia da Costa, um fusca tentou fazer uma conversão à direita para adentrar na rua Jose Camargo, e bateu contra o ciclista Senhor J. O. – 76 anos. Após a colisão o condutor do veículo fusca se retirou  do local. A  defesa Civil  conduziu a vítima ao hospital São Luiz com ferimentos na cabeça. Mais tarde em patrulhamento, a PM informou recebeu informações que um tal de Diogo, seria o condutor do carro.

Furto em ROSÁRIO DO IVAÍ-

Ladrões arrombam Mercadão da Construção e levam dinheiro e diversos objetos
Ilustrativa
ROSÁRIO DO IVAÍ - Na madrugada de sexta-feira, 29 de junho ladrões arrombaram a Loja Mercadão da Construção. Segundo o Proprietário, uma janela do escritório foi aberta e ainda a sala da diretoria. Os ladrões arrombaram o cofre, mas não encontraram o dinheiro, pois estava guardado no fundo de uma gaveta. Eles saíram do local levando sua carteira com documentos pessoais; o caixa de dinheiro e várias mercadorias, entre elas: chave de fendas, serra circular, 02 furadeira, 02 maquitas, 1 alicates, som de carro, motosserra, 100 metros de fio polido, 04 rolo de fio, 15 lâmpadas fluorescente, 30 chuveiros, 01 bomba, 01 carteira pessoal com documentos e 50,00 reais. A Polícia investiga o furto.
OUTROS FURTOS - Jardim Alegre e Ivaiporã
JARDIM ALEGRE: Na sexta-feira, 29 de junho, na Rua Azaléia, Parque das Flores a moradora S. P. S., contou que saiu de sua residência por volta das 08:00 horas e ao retornar por volta das 15:00hrs percebeu que a janela do banheiro havia sido arrombada e que foi furtada uma TV LCD.
IVAIPORÃ - Na madrugada de sábado, foi arrombada janela do Restaurante Zílio Churrascaria. Segundo o proprietário Januário, uma levantamento seria realizado para constatar o que foi levado e se realmente houve furto no local.
IVAIPORÃ- Na Rua Joaquim Nabuco, Bairro, Ivaiporã, a vítima I. G. – 31 anos, relatou que saiu cedo para trabalhar e quando retornar encontrou a janela de um quarto de sua residência arrombada e do interior furtado um violão, uma chapinha de alisar cabelo e um secador de cabelo.
IVAIPORÃ- Na sexta-feira 29/06/2012, às 22h50mim, na Av Paraná, uma moradora ouviu um barulho muito alto e ao sair para ver o que era avistou na Clínica Fisio Center, que fica em frente a casa dela, três pessoas pulando a grade e saindo correndo. Ao chegar no local a equipe constatou que a porta da frente estava arrombada e foi levado um Notebook.
IVOPORÃ- Na madrugada de sexta-feira, na Rua Getúlio Vargas, a vítima informou que alguém arrombou seu estabelecimento e do interior furtou vários objetos, documentos e boletos bancários. A equipe fez buscas, mas nada foi localizado nenhum suspeito.
IVAIPORÃ- Em data: 30/06/2012, às 02h15mim, na estrada do Córrego do Imbaú, Chácara Alarcon, a vítima, uma mulher P. R. S. – 26 anos, contou que ao chegar em sua residência se deparou com a janela da cozinha aberta. Foi levado um notebook de marca Positivo.
IVAIPORÃ- Em data: 30/06/2012, às 02h30mim, na Avenida Curitiba, a vítima S. M., arrombou a porta de seu Bar e furtou bebidas e cigarros , não sabendo informar a quantidade.

"COLUNA SOCIAL" - Fotos de Robson Macedo em Aparecida do Norte

 
Recebemos essas fotos do nosso grande amigo Robson Macedo, de Borrazópolis. Elas são de uma viagem que um grupo de pessoas fizeram para Aparecida do norte, entre eles estava o Robson.

GRANDES RIOS- “Agricultores recebem título de terra”

 Durante assembleia do Sindicato Rural de Grandes Rios, 15 produtores receberam títulos do crédito fundiário
Na sexta-feira, 29 de junho de 2012, nossa reportagem esteve em Grandes Rios, acompanhando um grande evento que envolveu cerca de 150 produtores rurais. A organização foi de Jose Carlos Rosa, Presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais, EMATER e demais envolvidos. Durante o evento, o momento mais especial, foi a entrega do título de terra para 15 agricultores que aconteceu graças ao esforço do Sindicado e de algumas pessoas que se empenharam, entre elas o vereador Renato Carlos Camargo, do PMDB, que não mediu esforços para que cada produtor realizasse o sonho de ser sitiante pelo programa inicialmente conhecido como Banco da Terra e hoje denominado Crédito Fundiário (PNCF). Ainda no evento, aconteceram palestras, prestação de contas e outras atividades que foram encerradas com um almoço especial oferecido pelo Sindicato. Da Secretaria da agricultura do Paraná, esteve presente Marcio da Silva, ele foi um dos palestrantes e falou sobre Crédito Fundiário. “Eu quero destacar a cidade de Grandes, pois 60% da recursos do crédito fundiário liberados para o Vale do Ivaí, estão aqui, e isso é uma luta do Sindicato e lideranças” Disse Silva em entrevista a Rádio Nova Era. Vale ressaltar que 15 produtores receberam o título, outros 22 devem receber nos próximos dias, e pode chegar a 100 o número de família beneficias, o que é o recorde a nível de Paraná. A funcionária da EMATER- Maria Vitória Montenegro, fez uma fala importante sobre Pecuária de Leite. Já o Nelson Menolli comentou sobre a cultura do Café. No link de vídeo abaixo é possível ouvir a matéria completa com falas do Presidente do Sindicato, Jose Carlos Rosa, e com o representante da Secretaria da Agricultura, Marcio da Silva.
SOBRE PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO (PNCF): O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário, desenvolve o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.
OUÇA AQUI – Entrevistas com Jose Carlos Rosa, e com o representante da Secretaria da Agricultura, Marcio da Silva

"COLUNA SOCIAL" - Aniversário de Rosana Cláudia Ribeiro Sasaki, de Grandes Rios

O Pessoal do Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto de Ribeirão Bonito, parabenizam a professora Rosana Cláudia Ribeiro Sasaki, que completou idade nova no ultimo dia 29 de junho, uma pessoa muito
querida, sempre muito prestativa e encanta a todos com seu bom humor. Para ela, uma mensagem: “Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sa-bedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o pró-ximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; Parabéns a você nesse dia tão grandioso. Que Deus ilumine sempre você Rosana” Mensagem e votos dos seus amigos Gisa e Zé Mário.

"COLUNA SOCIAL" - A linda CAMILY VITORIA VIEIRA ROCHA, de níver em Jardim Alegre

 
Uma Princesa completa aniversário em Jardim Alegre: CAMILY VITORIA VIEIRA ROCHA, que chega aos seus dois aninhos de vida, e é filha do competente funcionário público (Prefeitura) Benicio Silva Rocha e da simpática Juliana Vieira Da Silva Rocha. Para homenagear a filha, o casal enviou uma mensagem especial: "Razão de nossas vidas! Parece que foi ontem que estávamos ansiosos pelo seu nascimento, não víamos à hora de poder vê-la pessoalmente, e quando nasceu que felicidade imensa, aquele serzinho tão pequetito, amamos você desde o momento que soubemos que estaria para vir ao mundo, você chegou e transformou em alegria tudo que aqui existe, é incrível como esse amor aumenta dia pós dia, é inexplicável esse sentimento, mas podemos afirmar com toda certeza que foi algo que jamais havíamos sentido antes, como é Maravilhoso! Quando paramos para pensar, acabamos rindo sozinhos, recordando aquele rostinho inchadinho e vermelho, para nós o maior tesouro que alguém poderia receber, Deus confiou em nós colocando você em nossos Braços e hoje já completa seu 2º Aninho de vida, se éramos felizes antes, agora com você, nos completamos por inteiro. Camily Vitória você veio para brilhar, estrela que ilumina nossas vidas, sua graça e beleza se reflete na sua espontaneidade, linda, carinhosa, encantadora, sua simpatia erradia raios de felicidades a quem esta ao seu redor, por isso você é especial, nossa fonte de Vida, Mamãe e Papai Te Ama de mais e somos muito Orgulhosos e Gratos a Deus pela sua existência” Assinam a mensagem as famílias: Rocha e Vieira).

Luto em BORRAZÓPOLIS- Morre em Sarandi Francisco Honorato dos Santos

Morreu em Sarandi o senhor FRANCISCO HONORATO DOS SANTOS, aos 84 anos. Ele morou por muito tempo em Borrazópolis, onde trabalhava como guarda do Estádio Municipal. A família comunicou que o corpo seria translado para ser velado na Capela Mortuária de Borrazópolis, com sepultamento às 17 horas de sábado, 30 de junho de 2012.

AGRICULTURA - Paraná colhe o maior volume de milho safrinha de todos os tempos -

O Paraná está começando a colher o maior volume de milho safrinha já produzido no Estado desde a década de 70, quando se iniciou o plantio do grão na segunda safra. Dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento apontam que deverão ser colhidos 10,3 milhões de toneladas de milho, o que corresponde a um aumento de 62% sobre o volume de produção do mesmo período do ano passado. Com o desempenho da segunda safra de milho, o Departamento de Economia Rural (Deral) da secretaria estima que mais da metade da produção de grãos da safra 2011/12, que está em fase final, será de milho. A pesquisa de campo referente ao mês de junho, divulgada nesta sexta-feira (29), projeta uma safra de 31,5 milhões de toneladas de grãos, próxima à produção do ano passado, que atingiu 31,9 milhões de toneladas.  O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, diz que o desempenho da safra paranaense foi bom, apesar da ocorrência de seca, seguida de geadas e chuvas. “Felizmente essas ocorrências foram regionalizadas e não provocaram impactos fortes na produção de milho da segunda safra e no trigo, principais produtos cultivados durante o inverno no Paraná”. O secretário lembrou que as perdas ocorridas com a soja foram compensadas pelo aumento na produção do milho safrinha. Para os produtores também está havendo uma compensação com o aumento nas cotações dos produtos. Ele chamou a atenção para o bom desempenho nos preços da soja, que subiram 45,2% este ano. Ortigara disse que o clima foi mais prejudicial para o feijão da segunda safra, que provoca sérios impactos de aumentos de preços aos consumidores. Do total previsto para a safra de grãos no Paraná, cerca de 53,3%, que correspondem a um volume de 16,8 milhões de toneladas, serão de milho, informou o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni. A pesquisa mensal reavaliou a expectativa de safra do milho safrinha e constatou aumento na produtividade do grão, mesmo com ocorrências localizadas de frio e excesso de chuvas. A produtividade que estava estimada em 5.070 quilos por hectare evoluiu para 5.092 quilos, um aumento de 31% em relação ao ano passado.  ClICK AQUI PARA CONTINUAR LENDO

Colisão em APUCARANA- "Acidente envolve quatro veículos"

Quatro veículos se envolveram em uma colisão na Rodovia BR-369, nas proximidades do Posto de Combustível de Aricanduva entre Apucarana e Arapongas. No relatório do Corpo de Bombeiros consta entre os carros um FIAT, modelo UNO, de Arapongas; um FOX, de Apucarana, conduzido por Paula Maria de Souza, um Corola, placa de Apucarana, conduzido por ARNALDO RODRIGUES DA SILVA, e uma Moto YAMAHA, modelo XTZ, também de Apucarana. Pelos menos quatro pessoas ficaram feridas, entre elas o condutor do Uno de Arapongas, o passageiro G.H, de 15 anos, e o condutor da motocicleta de Apucarana, sofreram escoriações graves.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

AGRICULTURA - Mais detalhes sobre o que é o "Pó de Rocha Ipirá"

Anésio Raizer Paulini Junior
Publicamos recentemente uma informação sobre Pó de Rocha Ipirá, um potente fertilizante produzido pela empresa Natural Fertilizantes. Muitas pessoas, principalmente agricultores, ligaram pedindo mais informações, e quem falou a nossa reportagem foi o Técnico Agrícola Anésio Raizer Paulini Junior, da Empresa Natural Fertilizantes que está desenvolvendo o produto na Região vale do Ivaí.
 Pó de Rocha Ipirá, O que é? -É um composto natural, farinha de rocha intemperizada, chamado de regolito, que é um formado de diversos minerais que sofreram modificações por milhões de anos sendo disponibilizado através da interação com a matéria orgânica e água. Solo Natural de Ipirá enriquece a fração inorgânica do solo de maneira gradativa melhorando sua qualidade. Solo Natural de Ipirá possui macros e micronutrientes essenciais e úteis para as plantas. Contém Naturalmente 54% Sio² Os solos surgem da rocha, um cm de rocha demora 200 anos para se decompor, Primeiro A rocha se forma como (Magmáticas) e se decompõem em forma de (Segmaticas), ou sedimentar. 
 Por que complementar a adubação com Pó de Rocha Ipirá? Os solos surgem da rocha, um cm de rocha demora 200 anos para ser intemperizada, Primeiro A rocha se forma como (Magmáticas) e se decompõem em forma de (Segmaticas), ou sedimentar. A resistência contra doenças das plantas é determinada basicamente pela habilidade do hospedeiro em limitar a penetração, desenvolvimento e/ou reprodução do agente invasor. Por outro lado, a tolerância é caracterizada pela habilidade da planta em manter o seu crescimento de modo satisfatório, apesar da infecção ou do ataque da praga. Mesmo sendo geneticamente controladas, a resistência e a tolerância são bastante influenciadas por fatores ambientais. Dentre estes, destacamos a nutrição mineral da planta, cuja fertilidade do solo pode ser manipulada por meio da adubação e correção da acidez. A ciência já demonstrou o envolvimento do silício em vários aspectos estruturais, fisiológicos e bioquímicos da vida das plantas, com papéis bastante diversos.  O silício tem um papel importante nas relações planta-ambiente, pois pode dar à cultura melhores condições para suportar adversidades climáticas, edáficas (Conjunto de animais que dependem diretamente do solo como minhocas, vermes besouros) e biológicas (natureza viva), tendo como resultado final um aumento e maior qualidade na produção. Estresses causados por temperaturas extremas, veranicos, metais pesados ou tóxicos, por exemplo, podem ter seus efeitos reduzidos com o uso do silício. Um dos efeitos benéficos que se sobressaem é o seu papel em reduzir a susceptibilidade das plantas a doenças causadas por fungos. A resistência das plantas às doenças pode ser aumentada por meio da formação de barreiras mecânicas e/ou pela alteração das respostas químicas da planta ao ataque do parasita, aumentando a síntese de toxinas que podem agir como substâncias inibidoras ou repelentes. Barreiras mecânicas incluem mudanças na anatomia, como células epidérmicas mais grossas e um grau maior de lignificação e/ou silicificação (acúmulo de silício). A sílica amorfa ou “opala” localizada na parede celular tem efeito marcante sobre as propriedades físicas desta. Ao acumular-se nas células da camada epidérmica o silício pode ser uma barreira física estável na penetração de alguns tipos de fungos, principalmente em gramíneas. Neste aspecto, o papel do silício incorporado à parede celular é semelhante ao da lignina, que é um componente estrutural resistente à compressão. 
 Como age o Silício em uma Planta? Além da barreira física, devido à acumulação na epiderme das folhas, o silício ativa genes envolvidos na produção de compostos secundários do metabolismo, como os polifenóis, e enzimas relacionadas com os mecanismos de defesa das plantas. Deste modo, o aumento de silício nos tecidos vegetais faz com que a resistência da planta ao ataque do fungo patogênico aumente, devido à produção suplementar de toxinas que podem agir como substâncias inibidoras do patógeno. Alguns exemplos de doenças que encontram resistência do hospedeiro com a suplementação de silício incluem bruzone e mancha parda em arroz, cancro-da-haste em soja, oídio em trigo, soja, cevada, pepineiro e tomateiro, rizoctoniose em arroz e sorgo, cercosporiose em cafeeiro, dentre outras. A tecnologia baseada no uso do silício é limpa e sustentável, com enorme potencial para diminuir o uso de agroquímicos e aumentar a produtividade através de uma nutrição mais equilibrada e fisiologicamente mais eficiente, o que significa plantas mais produtivas, com menos doenças e mais vigorosas.  (Fonte Oscar Fontão de Lima Filho/ Embrapa Artigos)
VEJA AQUI -
 VÍDEO com detalhes sobre aplicação do produto na alfafa  

 VÍDEO com detalhes sobre aplicação do produto no café

APUCARANA - Ladrões arrombam Mercado e levam dinheiro


Mais de dois  mil foram furtados 
Dois ladrões entraram pelo telhado do Supercercado Alvorada, na Rua Osvaldo Cruz. No local, o proprietário mostrou para a Polícia o escritório onde o meliantes tiveram acesso depois de arrombar o telhado e recortar o forro de PVC. Foram levados R$ 2.179,35 em moedas e cédulas de diversos valores. A ocorrência foi registrada na quinta-feira, 28 de junho.
Policias do DEIC e GOE em Apucarana
APUCARANA- Exportando bandidos
Quase 80 policiais de duas instituições: DEIC e GOE, de São Paulo e Policialmente local, cumpriram na sexta-feira, 29 de junho de 2012, vários mandados de buscas e prisão numa ação denominada: “Operação Pontal” . Há informações que bandidos da cidade estão praticando roubos até em outros estados, como São Paulo. A descoberta foi feita através de escutas telefônicas. “Agora que os bandidos daqui estão incomodando lá fora, vieram aqui fazer alguma coisa, e quanto aos assaltos praticados aqui no município, vivemos um clima de insegurança e praticamente nada está sendo feito” Disse um morador de Apucarana que enviou um e-mail para a nossa Coluna.

Acontece em ROSÁRIO DO IVAÍ - "Dia do Brinquedo no CEMEI" Mina Antunes

O centro Municipal de Educação Infantil Mina Antunes Ribeiro comunica a toda a população de Rosário do Ivai e região que estará fazendo o dia do brinquedo neste domingo dia 01/07/2012 , o passaporte será a 10 reais, a criança tem direito em todos os brinquedos, das 13:30 as 20:00 horas. Agradecemos aos patrocinadores: Unopar Virtual Rosário do Ivai, confeitaria sabor real, auto escola Lyder, Posto Puma, Auto elétrica Fortunato, auto mecânica Caroço, Mercadão da Construção, Movéis Apucarana, Móveis Santa Rita, Fármacia Santa Helena, Secretário da saúde Onivaldo, Supermercados Dona Lurdes, Latícinio Rosário, loja da Roseli, Farmácia do Júnior, Escritório Rosário.E a todos que ajudaram direto e indiretamente para que esse evento acontecesse.

"COLUNA SOCIAL" As belas garotas do Handebol de Jardim Alegre

O Colégio Estadual Anita Garibaldi de Jardim Alegre está em festa, pois vem sendo bem representado pelas alunas do Handebol nos jogos Escolares do Paraná na cidade de Francisco Beltrão. A Direção agradece o empenho e dedicação do Professor Fábio Rodrigo Marinzeck e Professora Sara Jane, também as alunas pelo espírito esportivo e garra com que venceram todas as fases destes jogos.

Roubo em ORTIGUEIRA – “Bandidos invadem fazenda”


  Onda de insegurança continua

A Polícia de Ortigueira registrou mais um assalto a propriedade Rural. Desta vez os bandidos invadiram a Fazenda Querência da Serra no Distrito de Natingui, por volta das 16 horas de quinta-feira, 28 de junho. Eles só saíram do local às 20 horas levando dinheiro, objetos e um veículo. Quem solicitou a Polícia foi um funcionário das iniciais L P L. Ele contou que dois assaltantes em uma motocicleta e armados com revólver anunciaram o roubo e trancaram a família no quarto da casa que fica na sede da propriedade. Quatro horas depois eles saíram levando: um rádio de transmissão de telefone, uma jaqueta de couro, duas botinas, uma calça jeans, um revolver calibre 38 municiado com seis cartuchos, R$260,00, e uma motocicleta XTZ Yamaha. A Polícia foi avisada, fez buscas, mas ninguém foi preso. Um morador do Bairro, falou a Rádio Nova Era, ele lembrou o grande trabalho do Delegado Bradok que foi transferido da cidade  por causa de sua posição política e por interesse daqueles que sentiram que a popularidade do Delegado pudesse ameaçar o seus poderes. 

"IVAIPORÃ TEM" Studio ACP - Com produções em geral - confira

Eleições em BORRAZÓPOLIS - Vilmar Sapatieri desiste de ser candidato a Prefeito

Vilmar Sapatieri
Marcelo Pires
O empresário Vilmar Sapatieri anunciou na sexta-feira, 29 de junho de 2012, que não será mais candidato a Prefeito pelo PSL. Ao conversar por telefone com a nossa reportagem ele disse que está frustrado e magoado com as manobras políticas que foram feitas para tirá-lo fora da disputa. Sem citar nomes falou sobre algumas lideranças que estavam certas para registrar candidatura como vereadores na sua chapa que reuniria três partidos PSL; PV e PR, mas que foram atraídas por uma força oculta e estranha que Vilmar denominou como “Poder”. Segundo ele, o seu grupo foi assediado e atacado covardemente inviabilizando sua candidatura. Disse ainda da possibilidade de sua filha: Sandra Sapatieri, ser candidata a vereadora. Quem o Vilmar apoia? perguntou Berimbau: “Foi uma decisão difícil para mim não ser candidato, não quero nem pensar em política neste momento; respeito a todos e em breve devo tomar uma decisão sobre isto” respondeu Vilmar. Com isso, sobraram dois candidatos: DI do PMDB, e o DIDI do PSB, ou seja, no dia 7 de outubro, vai ser o dia D da Política em Borrazópolis. E O MARCELÃO -  O Marcelão Pires, todo ano é a mesma coisa, ele anuncia, anuncia, anuncia... que vai ser candidato e nunca sai, ou é porque seu potencial é irrisório, ou porque  tem outras estratégicas obscuras que não sabemos;  o pior é que ele passou os quatro anos criticando o pré candidato Didi, e agora parece que tudo faz parte do passado.  Aja paciência para tanta incoerência. Mas é um bom rapaz, tem qualidades, e o futuro só a Deus pertence... Só  é bom lembrar, existe algo chamado credibilidade que uma vez perdida nunca mais se conquista . . . 

ELEIÇÕES EM IVAPORÃ- Sai primeiro candidato a vice-prefeito em Ivaiporã


Matéria do Jornal Paraná Centro  informou que durante a reunião realizada nas dependências da Rádio Ubá, em Ivaiporã, na quarta-feira, dia 27 de junho, foi definido o médico Adail Rother Júnior como pré-candidato a vice-prefeito na chapa majoritária do PMDB. O partido lançou, no sábado, dia 23, o nome do empresário Luiz Carlos Gil, como pré-candidato a prefeito de Ivaiporã. A reunião contou com a presença de presidentes e representantes de partidos que devem compor a coligação, e também de outras siglas que ainda não decidiram se irão se aliar a Gil. A escolha foi definida após duas horas e meia de debate, quando os partidos expressaram opiniões e posicionamentos relativos à coligação. Adail Júnior é filiado ao PMDB e exerceu o cargo de secretário de Saúde por 2 vezes. Durante a reunião, a executiva do PSD também anunciou apoio à pré-candidatura de Luiz Carlos Gil. Dessa forma, são sete as siglas partidárias que apoiam o empresário: PMDB, PP, PHS, PT do B, PSB, PTB e PSD. O PPS e o PDT, que também participaram da reunião, irão realizar encontros, nesta quinta-feira, dia 28 de junho, quando devem definir o caminho que irão tomar nas eleições de 2012.

Descaso em BORRAZÓPOLIS- “Fila dos desesperados”

BERIMBALADAS 
Moradores de Borrazópolis
na fila quase interminável em busca de exames, um descaso da Prefeitura com a saúde pública  numa cidade que cobra os impostos mais caros do Paraná
Quem passou pela região do Posto de Saúde de Borrazópolis, no centro da cidade,  na madrugada de sexta-feira, 29 de junho de 2012, se impressionou com uma enorme fila que se formou no local, o que na verdade tem sido comum quase todos os meses. Alguns dos pacientes chegaram por volta das 04:00 horas madrugada. É importante ressaltar que o mais impressionante não é a fila que chega a constranger o doente, mas sim os motivos dela. “Eu estou com problemas de saúde, até depressiva por causa disso, não tenho como pagar um exame, fiz a consulta no começo do mês, isso depois de enfrentar uma outra fila que é a das consultadas, e mesmo não podendo, tive que esperar até o final do mês para marcar o exame pela Prefeitura, tratam a gente como se fossemos bichos” Disse uma moradora revoltada que é da Vila Verde e estava no local. O Prefeito Municipal e então vice prefeito que foi secretário de Saúde não cansam de se esconder atrás da saúde dizendo de boca cheia que este setor é o melhor da administração, imaginem então como estão os piores, cito como exemplo: Agricultura que nem tem secretário e o Esporte que tanto se prometeu e está abandonado, uma vergonha. Em relação a fila, uma funcionária da Prefeitura diz que é uma judiação e que a prefeitura deveria marcar o exame automaticamente, ou seja,   assim que ele é solicitado pelo médico, e não de mês em mês ou a cada 60 dias, como já teria ocorrido. “Há até pacientes de câncer, que precisam fazer exames e outro procedimentos urgentes e ficam em filas, um absurdo” revelou a funcionária. Recordamos aqui o caso de um cidadão que veio a Rádio Nova Era, em 2011 pedir socorro e dois dias depois morreu acusando o município de não prestar atendimento como deveria.  No começo do mês, o pai de uma criança teve que ir a Arapongas buscar ataduras para filha internada, porque no Hospital nem isso havia. Vale ressaltar que os funcionários não são os culpados, eles também são vítimas do descaso. Outra moradora, que pediu para divulgar seu nome temendo perseguição ligou após falarmos sobre o problema na Rádio Nova Era, ela disse que mulheres que buscar endovaginal e mamografia chegam a ficar um ano na fila. Segundo ela, é muito difícil ouvir do médico que há possibilidade de estar com um câncer e ainda ter que ficar um ano na fila esperando a vontade política que quem não está nem ai. Na prefeitura Municipal ninguém quis comentar o assunto. “Essa é saúde de primeiro mundo que a Prefeitura vem divulgando, coitado do cidadão que paga impostos caríssimos e é tratado assim” Disse o Repórter Berimbau em seu programa de Rádio.
RESPOSTA -  Por telefone a secretária de Saúde Celina Mathias, falou a nossa reportagem. Ela disse que os exames das pessoas que ficam na fila  foram todos marcados, e que são exames de sangue. Sobre a fila, disse que é uma questão de organização, e que as pessoas sabem disto. Ela também acusou nossa reportagem de fazer a matéria apenas com o intuito de perseguição política.  Sobre a falta de ataduras, ela desmente as pessoas que denunciaram, informando que isso nunca ocorreu.  Em relação aos exames de mamografia, endovaginal, também nega que existe demora. Segundo ela, quando é caso suspeito, ou mais grave, é marcado de forma mais urgente, agora os casos apenas preventivo, há sim uma fila, mas não tão demorada. 


"COLUNA SOCIAL" -Ana Paula e Alysson comemorando 4 anos de namoro


A Professora de Dança Ana Paula Rolin, de Borrazópolis completa quatro anos de namoro no dia 29 de junho. Para comemorar ela mandou uma mensagem ao namorado: Alysson "Amar é olhar para dentro de si mesmo...E dizer eu quero! É viver intensamente e sonhar...E se perder no meio de tantos sonhos...É estar presente até na ausência...É vencer através do silêncio...Amar é ser adulto e criança ao mesmo tempo...É viver a vida em versos...A maior e mais emocionante experiência humana...Amar é ter o Sol e querer apenas uma estrela...É ter o mar e querer apenas uma gota d' água...É ter o mundo e querer apenas VOCÊ". TE AMO HOJE E SEMPRE - Coração: ASSINADO Ana Paula

Acidente em MANOEL RIBAS- “Colisão deixa mulher ferida”

Era por volta das 17 horas de quinta-feira, 28 de junho, quando a equipe da Defesa Civil de Manoel Ribas foi acionada para atender um acidente na Avenida Sete de Setembro, próximo ao posto do Kiko. A colisão envolveu um Fiat, modelo Fiorino, placa BOG-8898 de Manoel Ribas, conduzido por DIORGES LACERDA e uma Motocicleta Honda Pop 100, placa AOW-4940 de Manoel Ribas, conduzida por ROSIANE SOUSA SILVA, de 35 anos. A condutora da moto sofreu ferimentos e foi levada para o Hospital Municipal, mas sem risco de perder a vida.
IVAIPORÃ - Caminhão carregado com fogões tomba-  
No acesso a cidade de Ivaiporã, trevo da PR 466, houve o tombamento de um caminhão Mercedes Benz, conduzido por  Saulo Ransatti Pereira, ele transportava fogões, e houve danos materiais, mas nada de grave aconteceu com o condutor.

 

Aconteceu em APUCARANA - “Embriagues ao Volante”

foto ilustrativa

Chevette de Mauá da Serra bate em Fiat Marea de Apucarana

A Polícia Militar de Apucarana revelou a Rádio Nova Era/ Nova Am que foi preso na cidade um motorista de nome Luiz Carlos Braga, 24 anos. Ele é acusado de provocar um acidente na Rua Benedito José dos Santos no Jardim Paulista, quando dirigida um Chevette, placa ABB-7543 de Mauá da Serra. Quem o denunciou foi o condutor de um Fiat/Marea, placa AJK-7169/Apucarana, que contou que estava estacionado quando o Chevette atingiu seu carro. Policiais constataram que o Chevette de Mauá da Serra estava com débitos na documentação, o condutor não possuía CNH ou permissão para dirigir e que apresentava sintomas de embriagues. Ao fazer o teste do de alcoolemia, o resultando foi 1,66 mg/L, caracterizando a embriagues ao volante. O preso foi levado para a Delegacia e autuado em flagrante.

EDUCAÇÃO EM BORRAZÓPOLIS- Atividades diferenciadas do EJA


Professores que atuam no EJA (Ensino de Jovens e Adultos) que funciona no Colégio Estadual José de Anchieta, fizeram atividades diferenciadas com os alunos; sabendo que trata-se de um público diferenciado pela questão de serem adultos que trabalham e tem outras responsabilidades, a escola deve achar meios e maneiras de fazer com que o aluno aprenda de maneira mais prática e com mais calma. Sendo assim os professores que trabalham com essa modalidade de ensino sempre estão procurando maneiras de fazer com os alunos interajam entre si e troquem experiências, para que assim o ambiente escolar torne-se cada vez mais agradável e convidativo aqueles que ainda não concluíram seus estudos.   

 
ESCLARECIMENTO DA PROFESSORA LÚCIA VIEDEMANN

“Gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho de cobertura de notícias do nosso município. Hoje ao ler esta matéria, que fala sobre o bom desempenho dos professores que ministram aulas na EJA (Educação de Jovens e Adultos), me vejo muito feliz, pois como todos sabem a EJA foi uma conquista de minha gestão enquanto diretora; e como educadora sabia da necessidade destas pessoas de mais idades, muitas já avós (os), trabalhadores que necessitam de um certificado para arrumar um emprego. Já formamos várias pessoas e a procura está cada vez maior. O Colégio José de Anchieta hoje está com uma equipe de profissionais pra lá de bom. Então só para reforçar, continue assim, alertando a população das coisas ruins e também das coisas boas. Seu Blog está atingindo um número elevadíssimo de pessoas e nossos alunos na maioria também são seus leitores. Abraços!!!” Diz a nota

Roubo em APUCARANA- “Caminhoneiro é assaltado ”


Um caminhoneiro foi vítima de sequestro relâmpago no final da tarde de quinta-feira (29) no cruzamento da Avenida Gaturano com a rodovia PR-444, na cidade de Arapongas. De acordo com relato da vítima à Polícia Militar, o caminhoneiro foi rendido por quatro homens logo após estacionar o veículo. Os assaltantes estavam em um veículo VW Santana. Após a abordagem, um dos integrantes da quadrilha ficou no caminhão e ele foi obrigado ir até uma agência do Banco do Brasil, onde realizou um saque no valor de R$ 3,5 mil, o qual repassou para os elementos para reaver o caminhão. Após voltarem ao local onde o caminhão estava, os ladrões pegaram o comparsa e libertaram a vítima, fugindo na sequência. O caso está sendo investigado pela polícia mas ainda não há pistas dos assaltantes. (bonde)

PREVISÃO - Simepar terá estações meteorológicas em todos os municípios do Paraná


O Instituto Tecnológico Simepar, ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vai ampliar a Rede Paranaense de Monitoramento Hidrometeorológico (RePMH), com a instalação de estações automáticas em todos os municípios do Paraná. O projeto de ampliação, em parceria a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, vai receber investimentos de R$ 7,25 milhões do Fundo Paraná. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, explica que a ampliação impacta múltiplos setores econômicos, como o de energia, transportes e agricultura, além de defesa civil, saúde, lazer e turismo. “Com a implementação da rede hidrometereológica, somada a outras medições, o Paraná se destaca no país com o mais moderno e abrangente sistema de monitoramento ambiental”. A expansão vai possibilitar o registro das variáveis diretamente nas áreas urbanas e rurais que apresentam vulnerabilidade relacionada a enchentes, inundações e deslizamentos de terra. Com a longa série de variáveis que serão coletadas, o Simepar vai gerar informações cruciais para a tomada de decisão tanto pela Defesa Civil quanto pela agroindústria, transportes, energia e outras áreas.

ASSALTO - Caminhão roubado em mandaguari recuperado em Apucarana

Na madrugada desta sexta-feira (29), na Rua Interventor Manoel Ribas, no centro, Miguel Fernandes Garcia e sua família ouviram o barulho vindo do caminhão Chevrolet, cor laranja, ano 79, placas ADD-9819/Mandaguari. Após abrir a porta da casa e sair para a rua já não encontraram o veículo. A Polícia Militar foi acionada, os PMs Rivelino e Alexandre em patrulhamento alcançaram o caminhão nas proximidades do Distrito de Caixa de São Pedro, município de Apucarana. Foi preso em flagrante Anderson Rodrigo Azevedo, 30, morador do Jardim Esplanada. Diante da situação, o caminhão e o preso foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Mandaguari.  (Por Rubens Silva)

CAMBIRA - Deputado Artagão Júnior faz entrega de maquinário

Em Cambira, nesta quinta-feira (28), o deputado Artagão Júnior fez a entrega de uma escavadeira hidráulica (R$ 350 mil) e um caminhão basculante (R$ 150 mil), ambos viabilizados junto ao Governo do Estado. O deputado esteve reunido com a prefeita Neusa Bellini, com o secretário administrativo Sidney Bellini, demais secretários, vereadores e lideranças.  Recursos para o abatedouro municipal - O deputado Artagão Júnior aproveitou a oportunidade para levar o convênio da Seab (Secretaria da Agricultura e Abastecimento), no valor de R$ 50 mil para a compra de equipamentos que serão destinados ao abatedouro municipal. A prefeita Neusa ainda informa que nesta sexta-feira (29), o município inaugura a Super Creche Olga Sanches. No sábado (30), inaugura a unidade básica de saúde. Ambas as obras são provenientes de recursos do governo federal. (Fotos: Meri Pichelli - Reportagem Victor Almeida

INELEGÍVEIS - "Candidaturas autorizadas"


TSE libera candidatura de políticos com contas de campanha rejeitadas na eleição de 2010

O Tribunal Superior Eleitoral derrubou na noite desta quinta-feira (28) a decisão que barrava os chamados "contas sujas" das eleições deste ano. Cerca  de 21 mil políticos estão nesta situação e a medida beneficia o PT e outros  17 partidos. Por quatro votos a três, os ministros do TSE decidiram que os candidatos às próximas eleições municipais precisam apenas ter apresentado contas da última campanha eleitoral, independentemente dessas contas terem sido aprovadas ou rejeitadas pela Justiça Eleitoral. De acordo com o entendimento do TSE, a desaprovação de contas não é impedimento para que os chamados contas-sujas concorram às eleições municipais deste ano. Votaram a favor desse entendimento os ministros Dias Toffoli, Gilson Dipp, Henrique Neves e Arnaldo Versiani. Essa decisão atende a um recurso de 14 partidos e modifica uma decisão anterior do próprio TSE, que determinava que os candidatos às eleições não podem ter tido contas da última campanha rejeitadas, ou seja, não podem ser “contas sujas”. Votaram a favor da manutenção desse entendimento Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia e Nancy Andrighi, mas eles foram derrotados.

ANS autoriza reajuste de 7,93% na mensalidade dos planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou que as operadoras de planos reajustem mensalidades em até 7,93%. O aumento ficou acima do índice oficial de inflação acumulado nos últimos 12 meses. Vale pra planos individuais contratados desde 1999 e deve atingir oito milhões de beneficiários. O novo valor começa a ser cobrado a partir da data de aniversário do contrato do cliente e é retroativo a maio deste ano.

GRIPE A - Confirmado 1º caso de gripe A em Londrina em 2012

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso de gripe A em Londrina neste ano. Uma criança de três anos, que ficou internada por três dias no Hospital Infantil, foi contaminada pelo vírus H1N1. Ela recebeu atendimento na unidade hospitalar e recebeu alta na última segunda-feira (25). Os exames feitos na menina foram divulgados nesta quinta (28) pelo setor de Epidemiologia do município. O caso é o primeiro registrado em Londrina e o segundo da 17ª Regional de Saúde, que constatou que outra criança foi contaminada pelo vírus da doença no município vizinho de Cambé. Assim como a criança londrinense, a menina cambeense recebeu tratamento no hospital e já foi liberada. A Secretaria de Saúde trabalhava ainda com a hipótese de a doença ter matado uma mulher em Londrina no último final de semana, o que foi descartado por exames realizados em um laboratório do Governo do Estado. Até agora, o estado do Paraná registrou 180 casos de gripe A e 13 mortes por causa da doença, um deles em Apucarana. (Folha de Londrina e Rádio Nova Era)

PEDOFILIA - PF prende suspeitos de compartilhar pornografia na internet

Entre os presos estava o Radialista Mução  


A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (28) 32 suspeitos de compartilhar na internet pornografia com crianças. A operação policial foi realizada em 11 estados e no Distrito Federal. A investigação de seis meses descobriu que essa rede de pornografia se espalha por 34 países. Entre os presos estava o radialista Rodrigo Vieira, que ficou famoso com o pseudônimo de Mução. De acordo com a delegada Kilma Caminha, foram apreendidos conteúdos de pornografia infantil em computadores do radialista. O Advogado de Viera nega que ele tenha cometido tais crimes.

"COLUNA SOCIAL" - Aniversário de SUELI ESTHER SILVA LINO, de Grandes Rios

Quem completa idade nova no dia 29 de junho, é uma Super mulher; mãe, e esposa: Seu nome é Sueli Esther Silva Lino, ex-prefeita de Grandes Rios. Seus filhos Edinho, Adilson (Prefeito de Faxinal), Julio Cesar Silva Lino (Pré candidato a prefeito de Grandes Rios), seu esposo Edson Silva Lino , noras e netos desejam toda felicidade do mundo. Na foto Dona Sueli aparece com seu Neto mais novo, o lindo Lucas. “Que Deus realize todos os seus sonhos e obrigado por tudo que tem feito por nós”.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Notícia para FAXINAL - "Aumento para funcionários e obras"

Prefeito Adilson e vereador Paulino
 Portela comentam sobre aumento de salário para funcionários e obras que serão realizadas

 OUÇA AQUI - Fala do Presidente da Câmara e em seguida do Prefeito

O Presidente da Câmara de Vereadores de Faxinal - Paulinho Portela, e o Prefeito Adilson Silva Lino, concederam entrevista ao Repórter Berimbau. Eles comentaram sobre uma sessão extraordinária que ocorreu no dia 27 de junho, em que vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 058/2012, de autoria do Executivo, que concede revisão geral na remuneração salarial dos servidores públicos. O reajuste é de 4,78% e será repassado tanto a funcionários ativos, como inativos e pensionistas do município. A Câmara de Faxinal aprovou, no dia 22 de junho, proposições do Executivo que destinam R$ 300 mil a obras de recape asfáltico na via que liga o município de Faxinal ao distrito de Nova Altamira (Faxinalzinho). O Projeto de Lei (PL) nº 056/2012 libera um Crédito Adicional Especial de R$ 250 mil e o 057/2012, um Crédito Adicional Suplementar de R$ 50 mil, ambos com a mesma finalidade.

Aconteceu em FAXINAL-

Homem corta a corda e impede irmã de praticar suicídio
ilustrativo
Um homem ligou desesperado para a Polícia Militar, o motivo é que ele flagrou a própria irmã cometendo o ato extremo. Segundo ele, a mulher havia tentando o suicídio, porem ele chegou no momento e conseguiu cortar a corda. Em seguida identificou que ela estasva vida, então levou a mesma para o Hospital Municipal. Na manhã de quinta-feira, 28 de junho de 2012, o hospital informou que a vítima não corria mais risco de perder a vida. A ocorrência foi registrada em um sítio do Bairro Três Barras, na quarta-feira, 27 de junho.

PARANÁ - Lago da usina de Mauá começa a ser enchido

O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul (formado pela Copel, com 51%, e pela Eletrosul, com 49%) começou na quinta-feira (28), o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Mauá, entre Telêmaco Borba e Ortigueira, nos Campo Gerais. Para isso, foram fechados os dois túneis que desviavam a água do rio Tibagi para que a barragem pudesse ser construída no leito. Todo o procedimento foi realizado em cerca de cinco horas. “A operação de fechamento das comportas foi muito bem planejada e concluída com sucesso em um tempo muito menor do que o previsto”, comemorou o superintendente-geral do Consórcio, Sergio Luiz Lamy. Antes do início do enchimento, todas as famílias que residiam na área a ser alagada foram retiradas e as construções, demolidas. A área também foi desmatada, desinfectada e desinfestada, e foi concluído o resgate dos sítios arqueológicos encontrados. A partir de agora, o prazo para enchimento vai depender das vazões afluentes, que dependem do regime hidrológico. Considerando a média histórica, a expectativa é de que o enchimento do reservatório dure cerca de 90 dias. Nessa perspectiva, os testes dos equipamentos com água começariam a ser realizados com o reservatório na cota mínima operacional (aproximadamente 65 dias após o fechamento). As  unidades geradoras serão:   Unidade Geradora 1 da Casa de Força Principal – quinze dias depois, entrará em funcionamento a Unidade 1 da Casa de Força Complementar (que vai gerar 11 dos 361 megawatts da potência instalada total do empreendimento). O desvio do rio Tibagi pelos dois túneis foi feito em setembro de 2009. A partir disso, foi possível manter sem água o local, no leito do rio, onde começou a ser erguida a barragem. 630 mil toneladas de concreto compactado com rolo foram aplicados.   O reservatório da UHE Mauá terá uma área de 84 quilômetros quadrados.
PROTESTO - Veja o artigo que recebemos:  (Sem Correção) Já anunciaram na mídia o maravilhoso fechamento das Comportas de Mauá! Mas de ontem para hoje já recebemos 3 telefonemas nos alertando de que no sopé da Barragem e na foz do Rio das antas, Jusante de Mauá começou o desastre tão anunciado por nós todos da UEL, está ocorrendo uma mortandade de peixes enorme e os pescadores predatórios já estão se aproveitando e capturando centenas de kilos de peixes. As pessoas que ligaram estão apavoradas com o que está acontecendo e nos pedindo apoio. Já contactei a Força Verde, mas não deram muita importância e não liguei ao IAP por motivos óbvios, mas peço que todos tentem se mobilizar. Estou vendo se consigo enviar alguém daqui para registrar o fato. Pelo que conheço, esse fato vai ocorrer por alguns dias e terá reincidências ainda mais graves, mas o mais agudo é agora com maldito fechamento das comportas. Isso é um padrão para esse tipo de Usina. Esse é o desenvolvimento do nosso Governo!!!?. Assinado Mario Orsi

ATENÇÃO ALUNOS - Inscrições para o ProUni já estão abertas



 O Ministério da Educação (MEC) abriu no dia 28 de junho as inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos a alunos de baixa renda em insituições particulares de ensino superior. Para o segundo semestre de 2012, estão disponíveis 90.311 bolsas. Desse total, 52 mil são integrais e 37 mil são parciais, que custeiam 50% da mensalidade. Os interessados deverão acessar o site do ProUni  até segunda-feira (2 de julho). Podem se candidatar ao programa alunos de baixa renda que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e atingido pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas, além de não ter zerado a nota da redação.  A lista dos pré-selecionados será divulgada em 5 de julho. Haverá ainda uma segunda chamada, prevista para 20 de julho. (AB)

CRAS DE JARDIM ALEGRE -

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JARDIM ALEGRE EM PARCERIA COM O SENAC REALIZOU CURSO DE ARRANJOS DECORATIVOS PARA MULHERES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA 
O curso aconteceu nos dias 18 a 22 de Junho. No curso as participantes puderam aprender técnicas modernas sobre decorações. Com intuito de oferecer aprimoramentos que possam auxiliar na geração de renda, e, ainda qualificações profissionais aos beneficiários do Programa Bolsa Família e aos demais usuários da Assistência Social, o CRAS comunica que há uma agenda de trabalho social, bem como de cursos que se estendem até o final do ano. Aos interessados em participar das atividades favor procurarem informações no CRAS.

AGRICULTURA - Plano safra e agência para prestar assistência técnica a produtor

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff informou nesta quarta-feira que o governo federal pretende criar uma agência para cuidar da área de assistência técnica e extensão rural. Segundo ela, o objetivo é suprir a fragilidade do país na área e disseminar boas práticas agrícolas. Ao discursar no lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013, Dilma disse também que o governo trabalha em um Plano Nacional de Armazenagem. Ao falar sobre a criação da agência, após a solenidade, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, lembrou que o país dispõe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para fazer estudos na área. O plano anunciado prevê R$ 115,2 bilhões para financiar a agricultura comercial. A presidenta informou que, caso esse crédito seja todo gasto antes do término da vigência do plano, mais recursos serão liberados. “Não haverá restrição de recursos caso os R$ 115 bilhões não cheguem até o final da safra.” O valor previsto no plano supera o montante destinado ao setor no ciclo 2011/2012, R$ 107,2 bilhões. A taxa de juros de referência das operações foi reduzida de 6,75% para 5,5% ao ano. Dilma ainda destacou a importância da agricultura para o enfrentamento da crise econômica internacional e considerou que não há contradição entre a preservação ambiental e a agricultura comercial. Ela citou dados sobre o crescimento da produção com pouco avanço da área ocupada. “Conseguimos crescer nossa agricultura em 180% e, ao mesmo tempo, ter um crescimento de cerca de 30% da área ocupada. Isso é crucial porque mostra que somos capazes de crescer com uma área relativamente reduzida, mostra que o crescimento não é incompatível com preservação ambiental”, disse acrescentando que o Brasil tem 60% dos biomas florestais intocados, mesmo sendo a maior potência agrícola.

"COLUNA SOCIAL" - Uma grande festa na Valdar Móveis de Borrazópolis

 

Aconteceu nesta quarta-feira, 27 de junho  em Borrazópolis o Show de Prêmios da Valdar Móveis. Foi uma grande festa entre a equipe da Valdar, formada por belas vendedoras, simpáticos funcionários, e os clientes que lotaram o estabelecimento para participar da promoção. Ninguém pagou nada, e recebia gratuitamente uma cartela para concorrer.  A gerência da  loja agradece a todos. 


Operação em BORRAZÓPOLIS-

Operação São João resulta em apreensões de veículos e porte de droga
O Sargento Gilmar Soares, informou que por determinação do Comando da 06ª CIA INDEPENDENTE, de Ivaiporã, foi realizada uma Operação especial. O Resultado foi a apreensão de uma motocicleta Honda CG/ cor preta com documentos atrasados, um Monza de cor branca na Praça da Republica, também com débitos nos documentos e por volta das 21 horas um cidadão de 35 anos, foi abordado na Av. Brasil com uma pequena porção de maconha que caracterizou apenas consumo.

CALIFÓRNIA - Obras de melhorias interrompem abastecimento em Califórnia

A Sanepar informa que, em função da realização de obras de melhorias na estação de tratamento de água de Califórnia, nesse domingo (1º. de julho), será necessária a interrupção do abastecimento. O serviço será executado das 8h às 16h, apenas com boas condições climáticas. A previsão é que a distribuição de água seja normalizada de forma gradual no período da tarde de domingo. A Sanepar pede para que todos façam uso racional da água, para que o sistema se recupere o mais rápido possível. Moradores de imóveis que possuem caixa d’água com reserva suficiente para 24 horas, não deverão sofrer desabastecimento. Serviço de Atendimento ao Cliente: 3429-1419. Ao ligar tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Para mais informações, acesse: www.sanepar.com.br

CURSO EM FAXINAL e CRUZMALTINA

Curso Empreendedor Rural Administração Rural
O Presidente do Sindicato Rural de Faxinal: Alfredo Alves Miguel Junior, comunica que haverá um importante curso de Empreendedor Rural Administração Rural. Objetivo: Desenvolver o poder pessoal dos empreendedores do agronegócio ampliando sua capacidade influenciadora nas transformações do setor e da sociedade . A Carga Horária: 136 horas, os aprovados receberam um certificado com todas essas horas.  Vagas: 20 a 25 alunos. Pré-Requisitos: Idade mínima: 18 Anos. Conteúdo Programático:
- O Programa Empreendedor Rural;
- O empresário rural e suas competências;
- Fundamentos econômicos;
- Especificidade do setor agropecuário;
- A família e a propriedade rural;
- Ciclos de vida das pessoas e das empresas;
- Planejamento participativo das empresas;
- Globalização e políticas econômicas;
- Cadeias Agroindustriais;
- Estratégias de comercialização;
- Instituições da Agropecuária;
- A legislação agrária;
- O setor rural e o meio ambiente;
- Funções da administração rural;
- O projeto e as ações futuras.
Os melhores projetos vão concorrer a uma viagem internacional de semana.
Local do Curso em Faxinal: Sindicato Rural de Faxinal - na Rua Iany de Oliveira Munhoz 1526, todas as sextas-feiras das 08:00 as 17:00 h, inicio dia 13/07/2012.
Local do Curso em Cruzmaltina: Colégio Estadual Pe Gualter Farias Negrão - Rua Pe Gualter Farias Negrão, s/n Centro, todos os sábados das 08:00 as 17:00 h, inicio dia 07/07/2012.

Acidente IVAIPORÃ e APUCARANA –

Ciclista fica gravemente ferido em Ivaiporã e criança de 06 anos morre vítima de acidente em Apucarana
Por volta das 19 horas, um homem ficou gravemente ferido em um acidente envolvendo uma bicicleta e uma caminhoneta na Avenida Souza Naves, próximo a Bicicletaria do Branquinho. A vítima que conduzida a bicicleta é MIGUEL DE LARA. A Caminhonete marca Hyundai, placa ASJ-1932 de Guarapuava, tinha como motorista DANIEL DE LIMA. MIGUEL DE LARA., 38 anos, foi levado para o Hospital Municipal.
Trágico em APUCARANA -  Morre criança de 06 anos
Morreu na quinta-feira, 27 de junho Ana Beatriz Nicolino, de 6 anos, que estava internada no Materno-infantil do Hospital da Providência. Ela foi vítima de um acidente no sábado (23), na BR-376 (Rodovia do Café), no trevo de acesso para o distrito do Pirapó entre Apucarana e Cambira. A menina e o pai João Roberto Nicolino, estavam em um veículo Fiat Uno de Apucarana quando aconteceu a batida envolvendo uma caminhão de Mandaguaçu. O Pai continua em estado grave a filha faleceu.

IVAIPORÃ - Homem encontrado morto em via
JARDIM ALEGRE- Marido agride a eposa
FAXINAL - Amásio ameaça companheira
SÃO JOÃO DO IVAÍ - Furto em residência
SÃO JOÃO DO IVAÍ- Mulher agredida pelo cunhado
APUCARANA - Recuperada moto roubada
CALIFÓRNIA - Moto furtada e recuperada

Aconteceu em MARILÂNDIA DO SUL- Mais um condutor detido por embriagues

Mais um caso de embriagues ao volante foi registrado em Marilândia do Sul. Segundo um Boletim de Ocorrências divulgado pela Polícia Militar, foi conduzido até o destacamento da PM, o jovem Douglas Rafael de Paula, 23 anos, e a ocorrência foi registrada na Rua Silvio Beligni na quinta 27 de junho ás 20h50min. “Estávamos na Rua Silvio Beligni quando notamos um motociclista conduzindo uma Honda CG 125, Ano 1988, Cor Vermelha, placa AAU-9954/Marilândia do Sul-Pr, trafegando em alta velocidade e em direção perigosa colocando a vida dele e pedestres em riso; a equipe fez a abordagem e apreensão da moto, sendo que no destacamento foi feito o bafômetro no condutor e constatado 0,97/Mg/L” Informou a Polícia Militar de Marilândia.
KALORÉ - Infração de trânsito e perturbação:
Por volta da meia noite da madrugada de quinta-feira, 28 de junho de 2012, a Polícia Militar de Kaloré recebeu uma denúncia anônima que um vários veículos estavam praticando direção perigosa na Av. Paraná, quando a viatura chegou ao local, avistou apenas uma motocicleta Honda/CG 125 Titan vermelha placa AFQ-9711/Kaloré-Pr. O seu condutor estava empinando e realizando outras manobras perigosas. O condutor não obedeceu a ordem de parada e fugiu praticando direção perigosa até uma estrada rural, onde a moto encalhou. O veículo e o menor foram apreendidos.

Luto em BORRAZÓPOLIS - Morre o Pioneiro “JOÃO SANTANA” aos 94 anos


Na manhã de quinta-feira, 28 de junho de 2012, foi comunicado pela família, o falecimento do senhor JOÃO JOSE DE SANTANA, o conhecido “JOÃO SANTANA” de 94 anos, que era morador da Vila Santa. Católico praticante, e um dos pioneiros da cidade, ele morreu deixando familiares e muitos amigos. O senhor “JOÃO SANTANA” deixa filhos e muitos amigos. Ele era casado com Eva Santana, também já falecida. Ressaltamos que durante toda sua vida teve um comportamento exemplar, e sua história serve de exemplo para todos nós. A Gerência da Rádio Nova Era, emitiu uma nota com os pêsames a toda família, em especial aos filhos: Pedrelina; Aparecido Jose; Maria Conceição Santana; Jose Bastista; João Jose; Francisco Jose; Luiz Batista; Antonio Jose; Miguel Jose, Inês de Santana; e Sandra Cristina, a última adotiva.   (Colaboração _ Funerária Nossa Senhora de Lourdes 433452 1258)
VELÓRIO - Na Capela Mortuária e sepultamento às 08 horas da manhã de sexta-feira. 
Luto em ROSÁRIO DO IVAÍ-  
Na cidade de Rosário do Ivaí, faleceu a funcionária da APAE- MARIA HELENA FIALHO, a notícia foi divulgada também na manhã de quinta-feira, 28 de junho de 2012, pelo APAE e familiares.
Luto em BORRAZÓPOLIS e JANDAIA
Faleceu o Valmir Marcus, muito conhecido na cidade pois trabalhou por muito tempo como funcionário da COPEL em Borrazópolis. Ele morreu em Jandaia do Sul.Corpo velado na Capela e sepultamento na sexta -feira, 29 às 13 hora, incialmente era às 17 horas.