16/11/2012

MEIO AMBIENTE - Arrastão no Rio Ivaí de Grandes Rios a Fênix

VEJA AQUI - Vídeo com entrevistas e imagens
 
Associação de pescadores do Porto Ubá, prefeituras, instituições como a UNIVALE de Ivaiporã, ficam impressionados com a quantidade de lixo retirada do Rio Ivaí
A direita o Prefeito Celso Antonio Barbosa, de Lidianópolis, um apoiador
 É impressionante e revoltante a quantidade de lixo que foi retirada do Rio Ivaí na região da Balsa do Marolo, município de Grandes Rios até a Ponte do Porto Ubá, durante o primeiro dia do Arrastão Ecológico realizado por iniciativa de Pescadores, Moradores, Empresários, Prefeituras de Lidianópolis e de outras cidades, alem do apoio de instituições de ensino e outros voluntários. O arrastão foi programado para acontecer em três dias, com encerramento no dia 17 de novembro, de 2012, mas nos dois primeiros dias foram cerca de 2 toneladas de materiais retiradas. “É difícil acreditar que um cidadão tenha coragem de chegar na barranca do Rio e fazer desta obra tão bela da natureza, nosso Rio Ivaí, um lixão. A equipe encontrou plásticos de todos os tipos e até carcaças de fogões velhos, cadeira de área, churrasqueiras, recipientes de agrotóxicos, inclusive com restos de veneno, poluindo o Rio e matando peixes” Disse o Radialista Ronaldo Alves Senes, o Berimbau, ao mentar o fato. Na quinta-feira e na sexta-feira, 16 de novembro de 2012, a Rádio Nova Era, abriu os microfones da emissora para que os participantes pudessem falar do trabalho que estava sendo realizado. Na sexta-feira, numa colaboração do assessor de imprensa da Prefeitura de Lidianópolis, Edvaldo Vianna, a emissora entrevistou o  Professor  Fábio, da faculdade UNIVALE, de Ivaiporã, bombeiros e o policial florestal aposentado, senhor Eduardo, conhecido como “Mula”. Estas e outras entrevistas estão no link de vídeo a esquerda  no início da matéria.
MAIS SOBRE O ARRASTÃO: A Associação de Pescadores de Porto Ubá decidiu promover nos dias 15,16 e 17 de novembro, o 8º Arrastão Ecológico no Rio Ivaí. O objetivo da ação é retirar do leito do manancial, resíduos sólidos que são abandonados os jogados de forma criminosa por moradores ribeirinhos, agricultores e pescadores amadores. Com esta atitude, os pescadores buscam conscientizar os frequentadores do Rio Ivaí. No início de 2012, os pescadores recolheram uma grande quantidade de embalagens plásticas como: garrafas de refrigerante, sacos de biscoito, salgados, maços de cigarros, latas de cerveja, além de embalagens de agrotóxicos. O Prefeito- Celso Antônio Barbosa (Magrelo), como sempre fez e a exemplo do Prefeito Marcos Sobreira, ofereceu todo suporte ao evento. O secretário da Associação de Pescadores de Lidianópolis, Marildo de Oliveira, disse que neste ano, a quantidade de lixo retirada do Rio Ivaí, no primeiro arrastão do ano  foi assustadora, e neste segundo arrastão, o resultado não tem sido diferente. Em nota enviada a Rádio Nova Era, a UNIVALE- Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, de Ivaiporã, informou que iria se unir a Colônia de Pescadores e Prefeitura para ajudar na limpeza do Rio. Inclusive no primeiro dia, vieram professores e 36 alunos. De Borrazópolis, Cruzmaltina, e outras cidades, várias pessoas foram participar.

(MATÉRIA - Ronaldo A. Senes, Berimbau,  com colaboração especial de Edvaldo Viana, de Lidianópolis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...