06/09/2012

Palestra- BORRAZÓPOLIS: “Paraná sem corrupção”

 Promotor Emiliano Waltrick, da 
Comarca de Faxinal ministrou palestra orientando alunos e professores sobre a importância do voto limpo
OUÇA ENTREVISTA-  No Link de vídeo, a entrevista do Promotor ao Rádialista Berimbau
A Promotoria de Justiça de Faxinal- PR (Região Norte) realizou, na última quarta-feira, 05 de setembro, duas palestras sobre corrupção para os alunos do ensino médio de Borrazópolis, mas precisamente aos Estudantes do Colégio Estadual José de Anchieta. A mesma palestra está sendo ministrada nas demais cidades da Comarca: Faxinal e Cruzmaltina, como também em todo Estado através do movimento denominado “Paraná sem corrupção”. O Exmo. Promotor de Justiça Eleitoral, Dr. Emiliano Antunes Motta Waltrick começou o evento fazendo uma explanação sobre o que é o Ministério e o que ele representa. “Podemos dizer que basicamente o Ministério Público é o defensor dos interesses da sociedade” Afirmou o promotor. Durante a palestra ele exibiu vídeos com exemplos da prática da corrupção não só nos meios políticos, mas também na própria sociedade. Ao longo da Palestra alunos interagiram fazendo perguntas e debatendo o tema. O último assunto abordado foi: Eleições 2012. Dr. Emiliano orientou que o eleitor não deve vender o seu voto e nem votar em candidatos que antes de chegar a um cargo eletivo já desenvolvem uma prática corrupta. “Há uma frase conhecida que diz: Voto não tem preço tem consequência, por isso a necessidade de se pensar bem o voto” Afirmou o promotor em entrevista a Rádio Nova Era/Blog do Berimbau. Ao final das palestras, o Promotor foi aplaudido e recebeu elogios pela metodologia utilizada ao ministrar a palestra, ou seja, abordando uma comunicação simples e objetiva fazendo com que todos pudessem entender o objetivo do Ministério Público.
O QUE É O MOVIMENTO: O Movimento Paraná Sem Corrupção é uma articulação da sociedade contra a corrupção. A iniciativa surgiu em maio de 2012, incentivada pelo Ministério Público do Paraná, e vem conquistando a adesão de diversos parceiros da comunidade escolar, da sociedade organizada, de empresários e de cidadãos paranaenses que não se conformam com a corrupção. O Movimento foi idealizado a partir de ações regionais da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" , lançada em 2007 pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). A campanha, que é nacional, tem como propósito enfrentar a corrupção de duas formas: por meios legais, processando agentes públicos corruptos; e promovendo a conscientização social para a reflexão acerca do tema e a disseminação da cultura da honestidade.
ORTIGUEIRA –        
Município busca parceiros e sugestões para campanha contra a corrupção
O município de Ortigueira, na região Centro-Oriental Paranaense, lançou nesta terça-feira, 4 de setembro, o Movimento Paraná Sem Corrupção. Para formalizar o ato, foi realizada uma reunião na Promotoria de Justiça da comarca. O evento contou com a presença do promotor de Justiça Thiago Artigas Niclewicz; de Ronaldo de Góis, representante da Secretaria Municipal de Educação; Ana Claudia Rosa e Teili Milene Martins Souza, representantes do Colégio Estadual Altair Mongruel, de representantes da Igreja Católica (Paróquia São Sebastião), como a Irmã Maria Cristina Krupek e o Prof. Vandilin Rodrigues; e do diretor da Rádio Placar AM, Antônio Cesar Farias. Todos aderiram formalmente ao Movimento. Thiago Niclewicz falou aos presentes sobre o objetivo da campanha e apresentou as propostas e ações que serão realizadas no município. No momento, ficou agendada uma palestra na Escola Estadual Altair Mongruel, para apresentar o movimento aos estudantes de Ensino Médio. Estudantes e professores se comprometeram a traçar estratégias para envolvimento da comunidade escolar com a realização de atividades relacionadas ao projeto, como concursos, charges, gincanas e outras ações que envolvam música e teatro, a critério de cada colégio. Representantes da Igreja Católica, através da paróquia São Sebastião, se comprometeram a realizar, junto com o grupo de jovens, atividades para divulgar o movimento, como peças de teatro. Também se comprometeram a conseguir exemplares da cartilha de orientação política da CNBB para distribuir aos professores das escolas do município, como material de apoio para o trabalho com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...