09/08/2012

Polêmica em LIDIANÓPOLIS: “Cantina de Colégio será mantida”

Uma reportagem da Rádio Nova Era/Blog do Berimbau sobre a cantina de um Colégio de Lidianópolis gerou debate na comunidade escolar que decidiu manter o estabelecimento dentro da escola
OUÇA AQUI- Entrevista com a Diretora Simone Quiezi no link de vídeo
Uma reportagem exclusiva da Rádio Nova Era/Blog do Berimbau, que repercutiu em outros órgãos de imprensa da região, a exemplo do que ocorre com outras matérias que publicamos,  gerou polêmica em Lidianópolis. Três mulheres que supostamente são mães de alunos do Colégio Dom Pedro I, entraram em contato com o Repórter Berimbau para reclamar de uma cantina existente no colégio. Elas disseram que seus filhos, como vários outros, são carentes, e a venda de guloseimas, estava provocando um constrangimento, pois seus filhos não podiam comprar os produtos e pediam o fechamento da cantina. Gentilmente a diretora do Colégio  Simone Quiezi,  passou a debater o assunto com a comunidade escolar. Nesta quinta-feira, 9 de agosto de 2012, a escola emitiu uma nota sobre a decisão. Segundo a Diretora, todas as questões foram analisadas, e o Colégio decidiu pela manutenção da cantina, mesmo o diante da polêmica. Veja a nota assinada pela Diretora: Após matéria veiculada nos meios de comunicação: Rádio Nova Era, Blog do Berimbau, e outros que copiaram a informação, informando que “várias mães”, tendo apenas uma identificado-se como “Marli Santos, moradora da Água da Limeira” teriam entrado em contato com a Rádio Nova Era para reclamarem que não possuem condições financeiras para que seus filhos possam comprar as “guloseimas” vendidas na Cantina do Colégio D. Pedro I, imediatamente a discussão foi aberta a toda a comunidade escolar. A comunidade escolar é formada por alunos, pais/mães ou responsáveis, professores e funcionários. Como nenhuma discussão pode ser pautada em apenas uma pessoa, foram criados espaços para a discussão do funcionamento ou não da Cantina, e, vencido todo o processo de amplo debate, a Comunidade Escolar vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
1- do ponto de vista legal, não há o que discutir, pois a cantina é legalizada, com toda a documentação exigida pela Prefeitura e Secretaria de Estado da Educação, sendo de responsabilidade da Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF do Colégio. A Lei Estadual n°14.855 de 19/10/2005 autoriza o funcionamento das cantinas nas escolas públicas e particulares, bem como estabelece os produtos a serem comercializados.
2- todas as representações da Comunidade Escolar votaram por unanimidade que a Cantina continue aberta em Assembléia Geral Ordinária realizada no dia 26/07/2012;
3- e, por fim, não encontramos na documentação escolar, nenhuma mãe com o nome “Marli Santos, moradora da Água da Limeira”. Esta mãe está convidada a comparecer na Escola para sanar suas dúvidas. A presença da família na escola é sempre muito bem vinda, além de ser seu dever acompanhar a vida escolar dos filhos. A gestão democrática é uma prática permanente nesta instituição e nenhuma decisão é tomada sem ampla discussão e consenso da Comunidade Escolar. Lidianópolis, 06 de agosto de 2012.” Diz a nota. A dona de casa Marli, disse a nossa reportagem que continua não concordando, disse também na quarta-feira, procurou a promotoria de Justiça em Ivaiporã, e que o ministério público prometeu vereficar se há ou não irregularidade.  Veja no link de vídeo a fala da Diretora Simone Quieze.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...