28/07/2012

NOVA REGRA – Em vigor a partir desta segunda

Fiscalização da lei que determina descanso
 para motoristas começa a partir desta segunda-feira e quem não cumprir pode ter a carteira retida.
Em cada três acidentes nas rodovias, um envolve veículos de carga, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Longas jornadas e pouco descanso, uma combinação perigosa. A lei estabelece que a jornada diária do motorista é de oito horas, com duas horas extras, e uma hora de refeição A cada quatro horas de direção, o motorista precisa ter meia hora de pausa, longe do volante. O descanso no fim do dia entre cada jornada está fixado em 11 horas. E para cumprir esse tempo, a rotina do frete precisa ser planejada pelo motorista e pelo contratante. Nas estradas, a partir de agora, é o motorista quem responde pelo tempo de descanso. A Polícia Rodoviária Federal vai usar o tacógrafo, aparelho instalado nos caminhões, para fazer a fiscalização. Os caminhoneiros dizem que para cumprir essas regras, é preciso construir paradas nas estradas. “O caminhoneiro precisa parar em rodovias que não têm a menor estrutura, pontos de apoio, condições de higiene e segurança. Ele teria que parar em locais que não têm nem posto de gasolina e ficar parado durante 11 horas sob pena de ser multado pela Polícia Rodoviária Federal”, afirma Nélio Botelho, integrante do Movimento União Brasil Caminhoneiro. Para o procurador do Trabalho Paulo Douglas Almedia Moraes, a lei é um avanço para o país. “Essa lei é um divisor de águas para mais de dois milhões de motoristas brasileiros. Ela cria condições para que esse pessoal desenvolva suas atividades sem precisar recorrer ao uso de drogas”, acredita ele. Em entrevista a Rádio Nova Era, o Presidente do Sindicato dos motoristas autônomos de Londrina, senhor Dela Rosa, afirmou que a lei é importante, precisa apenas de ajustes, e se tem alguém que não gostou, foram as grandes transportadoras que terão que contratar mais motoristas.    (JN e BLOG DO BEIRMBAU)

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