01/11/2011

"COLUNA DO PE. NATALÍCIO" "CADA UM NA SUA" (Lc 17, 7 - 10)

Padre Luiz Pereira, ou simplesmente, Padre Luizinho. Um grande amigo meu no presbitério de Apucarana. Tive o privilégio de trabalhar com ele por alguns anos numa mesma cidade. Eu era Pároco na Bom Jesus e ele na Santíssima Mãe de Deus em Ivaiporã. Depois, por quatro anos, ele foi prefeito daquela cidade. Fez um grande trabalho. Mas foi muito melhor como Padre do que como prefeito. Quantos trabalhos fizemos juntos para a igreja de Ivaiporã: Caminhada com Maria, Procissão de Corpus Christi, Semana Santa, etc. (Nem podia imaginar que, um dia, seria eu, pároco de seus familiares em Marilândia do Sul!) Por muitas vezes, Padre Luizinho me ajudou na Paróquia Bom Jesus, presidindo missas, atendendo confissões, dando Palestras e Bençãos! Sempre foi muito querido pelo povo daquela Paróquia. Mas, disse várias vezes, que não gostaria de ser Pároco ali depois de mim. Porque eu tinha muitas atividades e ele achava que não conseguiria realizá-las. Padre Luizinho não conseguia entender o fato de, numa primeira sexta feira do mês, ficar o dia todo na igreja dando Benção, sem sair nem para almoçar. Como eu conseguia passar o dia visitando famílias de todas as crianças da Primeira Eucaristia. Me lembro que, brinquei com ele dizendo: Sinto a mesma coisa que você quando está pescado da beira do rio. Você gosta muito de pescar e passa a semana inteira pescando. Eu também faço a minha pescaria, como você! Mas, pescando gente! Claro que isso era apenas uma brincadeira! Sei que Padre Luizinho tem grandes qualidades para pescar gente. Suas missas são animadas e impolgantes e cativa muita gente! Quando pega um violão faz um grande trabalho evangelizando pela música. São bem conhecidas suas Palestras sobre motivação e orientações para vencer a depressão. Esse seu trabalho encontra-se disponível numa série de CDs.
Se fizermos uma comparação entre os nossos trabalhos, poderíamos dizer que cada um é bom em coisas diferentes. Ninguém pode ser bom em tudo! Por isso é que a Comunhão dos Dons e dos Talentos é importante e atraente. CADA UM NA SUA, fazendo o melhor! Não apenas cumprindo tarefas ou obrigações. Quem só cumpre obrigação é como um servo inútil, como disse Jesus Cristo no Evangelho: "Somos servos inúteis! Só fizemos o que nos foi mandado" (Lc 17, 7 - 10). Acho ridículo, a pessoa que age assim, seja Padre ou não. Devemos ir além das nossas obrigações. Não devemos fazer só aquilo que nos mandaram e só porque mandaram. Devemos ir além! Devemos ter gana de perfeição de sucesso e de realização. Essa é uma gula que não é pecado. Num outro trecho do Evangelho, Jesus manda sermos perfeitos como o Pai é Perfeito. Na verdade isso é impossível! Jamais seremos como Deus! Mas a proposta de Jesus, segue nesse sentido de buscarmos sempre progredir e nunca nos acomodarmos. Por isso é que tenho insistido na seguinte tese: "Se posso ser grande, porque ser pequeno? Se posso dar mais, porque dar menos?". É ridículo a gente se contentar com o mínimo. Mas há um conceito introjetado em nossa cultura sobre o mínimo esforço. Segundo esta tese, basta tirarmos a nota mínima pra passar de ano. Não importa se aprendeu ou não a matéria. Importa tirar a nota mínima necessária! Não aceito esta tese, até porque Jesus foi contrário também. Ele afirmou que: "A árvore que dá frutos, será podada para que dê mais ainda." Esse é o ensinamento de Jesus. É isso que eu creio. É asiim que eu prego. E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:

Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos o Santo prazer naquilo que fazemos!
- Fortalecei-nos para fazermos mais e melhor aquilo que assumimos!
- Não permitas que tenhamos inveja ou ciúmes uns dos outros!
- Incentivai-nos na cooperação dos Dons que temos em comum!
- Acolhei nossos louvores pelas pessoas sedentas de perfeição...
AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...