24/10/2011

"COLUNA DO PE. NATALÍCIO" "MEU QUERIDO PAU-BRASIL" (Lc 13, 18 - 21)

Em 2004, quando eu celebrava os meus 50 anos de vida, estava de Pároco na Paróquia Bom Jesus. A Campanha da Fraternidade daquele ano tratava sobre a água. "Água Fonte de Vida" era o lema. No começo da Quaresma daquele ano, foi feito uma cerimônia de abertura da Campanha, nas margens do rio Ivaí, no Porto Ubá. Eu não pude estar presente, mas, algumas pessoas da Paróquia estavam lá! Contaram-me que a cerimônia foi bonita e importante! Tinham sido distribuídas várias mudas de Pau-Brasil. Paulo Andreis e outros companheiros trouxeram tres mudinhas. Eram tão pequenininhas no pequeno frasco de terra. Essas mudinhas ficaram ali no quintal encostadas na parede por vários dias enquanto se decidia onde seriam plantadas. Os dias passaram e as mudinhas ficaram lá! Como estavam escondidas atrás da casa, ficaram como esquecidas. Algum tempo depois, quando já tínhamos celebrado a Páscoa, percebi que apenas uma das tres estava viva. Lastimei pela morte das duas e decidi adotar a última, que já era tão pequenininha e, agora, quase morta. Fui na praça da igreja, do lado de cima da mesma, e encontrei um toco podre de uma árvore antiga. Cavei um pequeno buraco ao lado, plantei a minha relíquia e coloquei uns toquinhos de madeira em volta para protegê-la. Cheguei mesmo a avisar os vizinhos, ali perto, para me ajudarem a defedê-la. Aquela "coisinha tão miúda", gostou daquele cantinho e da minha atenção e foi crescendo, crescendo e crescendo! No começo do próximo ano, ela estará completando seu oitavo aniversário. Está muito linda e maior que eu! Já está de sementinhas! Este é "meu querido Pau-Brasil!" A história deste Pau-Brasil, faz-me lembrar da Parábola da Semente de Mostarda. Tão pequenininha! Tão insignificante! Mas depois cresce e fica imponente! Prestando serviço as aves dos céus que vem fazer seus ninhos! Assim também é o Reino dos Céus, como afirmou Jesus (Lc 13, 18 - 21). Na verdade, Jesus conta duas pequenas Parábolas com o mesmo objetivo. A semente de mostarda é pequenininha e o fermento na massa de pão é pouquinho. O Reino dos Céus também é assim! É pouquinho! É pequenininho! Mas faz a grande diferença na vida da gente. O povo costuma dizer que o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada! Muita gente continua afirmando que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os que Ele escolhe. Quande Deus escolhe alguém, Ele o trata com carinho! Eis aí a diferença. Como aquela pequena mudinha de Pau-Brasil, assim também são tantas pessoas sofridas, humilhadas e discriminadas. Mas se forem acolhidas com carinho, poderão prestar grandes serviços para a humanidade. Precisamos ter coragem de socorrer e acolher quem é oprimido e discriminado. É assim que eu creio, é isso que eu prego e que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:

Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fortalecei-nos em nossas fraquezas!
- Não permitas que desanimemos diante das dificuldades!
- Dai-nos a Graça de socorrer e acolher os fracos e pequenos!
- Continuai a implantar o Vosso Reino entre nós!
- Aceitai nossos louvores pela implantação do Vosso Reino entre nós...
AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...