16/09/2011

NOTAS - 16 de Setembro, de 2011

Vacinação contra sarampo termina nesta sexta-feira no Paraná
Termina nesta sexta-feira (16) a campanha de vacinação contra o sarampo. Até esta quinta-feira (15) já foram vacinadas mais de 808 mil crianças com idade entre um e sete anos. A meta prevista é imunizar aproximadamente 880 mil crianças em todo o Estado. As crianças que ainda não receberam a dose da vacina neste ano devem comparecer ao posto mais próximo de sua casa. São mais de 2,4 mil pontos de vacinação em todo o Paraná. “A vacina é extremamente importante, pois protege também contra a rubéola e a caxumba”, enfatizou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. O vírus do sarampo não circula no país desde 2001. “A vacina é o meio mais eficaz de evitar o reaparecimento do vírus”, ressalta o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. A Secretaria da Saúde orienta aos pais que levem a caderneta de vacinação de seus filhos ao posto e que verifiquem se todas as vacinas estão atualizadas.
Conselho aprova o feijão transgênico desenvolvido por cientistas brasileiros
O Conselho Técnico Nacional de Biossegurança - órgão consultivo do governo para produtos geneticamente modificados - aprovou hoje o feijão transgênico, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O produto resiste a uma das maiores doenças da cultura do feijão: o mosaico dourado, transmitido pela mosca branca. O feijão transgênico ainda irá passar por alguns procedimentos técnicos e as sementes deverão chegar aos produtores em três anos. O assunto já gerou polêmica, principalmente por pessoas que são contra a transgenia e acreditam que como não há uma forma de comprovar, o feijão, possa provocar danos a saúde.
Governo eleva IPI de carros importados para estimular produção interna
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou um aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados para carros importados de fora do Mercosul até dezembro de 2012. O imposto de veículos com até mil cilindradas, por exemplo, passou de 7% para 37%. Estarão livres do aumento os veículos com no mínimo 65% de peças nacionais. Como houve queda na venda de veículos nacionais, e aumento de importados o objetivo e proteger as empresas Brasileiras, e estimular a produção de carros no país.
Anvisa proíbe venda de mamadeira plástica que contenha BPA
Anvisa decidiu proibir a fabricação e a venda de mamadeiras que contenham bisfenol A - chamado também simplesmente de BPA. O bisfenol-A é usado na produção do policarbonato, um tipo de plástico, transparente e resistente. Estudos no exterior sugerem que, mesmo em quantidades pequenas, o BPA pode causar problemas neurológicos e hormonais, principalmente em bebês e crianças pequenas. “Tem sido associado ao aumento da freqüência da síndrome de hiperatividade, também associado ao desenvolvimento da puberdade cada vez mais precoce no sexo feminino e, na vida adulta, os meninos expostos poderão desenvolver infertilidade”, aponta Tânia Bachega, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Em adultos, o BPA foi relacionado a câncer de mama, distúrbios no coração e obesidade. Essa substância também é usada para fabricar vasilhas, copos plásticos. Mas esses itens continuam liberados. “No momento, a discussão principal, a preocupação são com as crianças por conta da imaturidade do sistema dela de eliminação. De metabolizar e eliminar esse material”, explica Denise Rezende, gerente de Alimentos da Anvisa. Mamadeiras com BPA já foram banidas da União Européia, na China, no Canadá e em estados americanos. No Brasil, a fabricação e a importação será suspensa em 90 dias. O que estiver em estoque só poderá ser vendido até 31 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...