05/09/2011

"COLUNA DO PE. NATALÍCIO" - "UM LENÇO NO COLO" (Lc 7, 11 -17).

Foram 13 anos que passei estudando para ser ordenado Padre. Quantos planos! Quanto planejamento! Quando comecei os estudos (1975), parecia que estava tão distante! Nossa família pensava assim: "Será que vamos conseguir?" Parecia coisa quase impossível! Os anos foram passando! As pessoas ajudando em todos os sentidos! Quantas orações! Quantas campanhas financeiras! Aquilo que parecia impossível ia ficando mais claro. Em cada curso que terminava a esperança ficava mais nítida. Terminei o Ensino Básico em 1977. Comecei o Cuso Técnico em Magistério em Ivaiporã e terminei-o em Apucarana em 1980. Depois fiz o Curso de Filosofia que terminou em 1983. Daí veio a etapa final. O Curso Teológico em Londrina, de 1984 a 1987. No final do curso, a espectativa aumentou ao máximo sobre a aprovação da ordenação e combinar as datas para as cerimônias do Diaconato e Presbiterato. Fiquei muito feliz quando confirmaram as ordenações! Aquilo era inexplicável! Meus pais pareciam não acreditar! Um analfabeto "carpidor de roça" vai ser Padre! Fui ordenado Diácono no dia 5 de março de 1988 na Paróquia Santíssima Trindade de Arapongas. Marcamos a Ordenação Presbiteral para 29 de maio do mesmo ano. O mes de Nossa Senhora tem uma mística extraordinária. Poderia ter marcado a Missa de Ordenação para Jacutinga, onde moravam meus pais. Preferi marcar em Ivaiporã, na Paróquia Bom Jesus, porque as estradas eram muito ruins e poderiam prejudicar a chegada das pessoas. As estradas eram todas de terra e não tinham nem cascalhamento. Se chovesse seria muito complicado. De fato, na noite de 28 para 29 de maio, choveu a noite toda. Muita gente não conseguiu chegar para as 9 horas da manhã, quando começou a Santa Missa de Ordenação. Dom Domingos (de saudosa memória) presidia. A missa começou sem a presença de minha família. Tinha sonhado com papai e mamãe entrando comigo pela nave da igreja! Não deu! Tive a companhia do casal de Padrinhos (Sérgio Spolador e Elza). Meu coração estava apertadinho imaginando a angústia dos meus familiares se batendo nas estradas barrentas. Eles sofriam lá e eu sofria ali no banco da igreja. Eles só chegaram depois da leitura do Evangelho, quando fui chamado lá diante do altar e escutava a homilia... Quando percebi a chegada dos meus pais não consegui conter as lágrimas! Chorei muito! Lembro-me que meus Padrinhos estavam do meu lado, levantaram-se pra que meus pais pudessem sentar. Lembro ainda que meu Padrinho Sérgio colocou um lenço em meu colo. Entendi aquilo como uma forma de conforto e soledariedade. Isso ainda hoje me faz lembrar da atitude de Jesus ao consolar as pessoas. Na cidade de Naim, uma mãe viúva, chorava muito porque o seu filho único tinha morrido e ia ser sepultado. Jesus teve compaixão da mulher e disse para não chorar. Tocou no caixão e ordenou que o jovem se levantasse. O jovem levantou-se e foi devolvido à sua mãe (Lc 7, 11-17).
Podemos imaginar a imensa alegria da mulher. Possivelmente ela continuou chorando. Mas não de tristeza, e sim, de emoção e de alegria! De fato existem várias razões para chorar. Pode ser de dor, tristeza, emoção e de alegria! Seja qual for a razão que nos faz chorar, Jesus pode sempre nos consolar. Imagino quantas mães chorando a perda de seus filhos. Imagino quantas viúvas deprimidas pela morte do marido. De qualquer forma, chorar faz bem! O mesmo Jesus afirmou: "Bem-Aventurados os que choram, porque serão consolados." (Mt 5, 4). Nesta época são muitas as pessoas que choram aflitas. Vivemos tempos de forte aflição. Precisamos nos preparar para confortar as pessoas em suas angústias! A Igreja pode fazer muito neste sentido e já está fazendo! Destaco aqui a Pastoral da Sobreidade, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança e outras. Precisamos ficar unidos nesta Grande Batalha! Juntos no trabalho e unidos na oração...

ORAÇÃO:

Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Continuai a confortar-nos em nossas angústias!
- Dai-nos sabedoria para confortar as pessoas aflitas!
- Orientai-nos para podermos chorar na hora certa!
- Fazei-nos chorar os nossos pecados como o Rei Davi!
- Recebei nossa gratidão pela compaixão de Jesus aos aflitos...
AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...