01/09/2011

"COLUNA DO PE. NATALÍCIO" "BOTINAS E REMOS" (Lc 5, 1-11)

Era 1° de novembro de 1971, primeira sexta feira do mes. Acontecia uma reunião na casa do meu pai em Jacutinga, na água do Querubim. O Diácono Nestor José Pereira, coordenava a Diaconia da Serrinha, estava ali criando uma Igreja Base. Nossos vizinhos estavam ali reunidos e todos concordaram com a organização daquela comunidade. Mas o problema era escolher um coordenador. Depois de muita conversa e troca de idéias, o meu pai foi indicado para coordená-la. Mas meu pai não tinha estudo pois nunca freequentou a escola. Para resolver a questão, fui nomeado para dirigir as reuniões. Meu pai era o coordenador da comunidade e eu dirigia as reuniões! Naquele ano, eu iria completar 17 anos ( 07 de dezembro ), mas também nunca tinha ido à escola. Sabia um pouquinho mais por ter aprendido com minha mãe que também nunca frequentou a escola. Aquilo era um desafio! Eu não sabia falar em público. Não saia de casa pra nada a não ser para ir a Igreja. Não ia em festas, não ia em bailes, não saia nem para jogar bola. Por aí, dá pra imaginar o quanto sofri com a responsabilidade de dirigir aquelas reuniões. Porém, pouco a pouco fui me soltando e criando coragem. Gostei da "coisa" e fui melhorando! Em pouco tempo comecei a organizar outras comunidades naquela Diaconia. Quase todas as noites tinha reunião. Naqueles trilhos cheios de orvalho, poeira ou barro, mas gostava daquilo! Lembro-me que fazia algumas pregações absurdas aos olhos de hoje! Mas, fazia-as com convicção. Hoje eu sei que eram ensinamentos equivocados. Mas achava que estava certo. Lembro-me que preguei fortemente o final do mundo para o ano dois mil. Recordo-me, ter afirmado com todas as letras: "Um mil passará, mas dois não interará"! Eram ensinamentos passados pelos nossos avós. Só depois é que descobrir a verdade e fui corrigindo-me. Quantas "butinadas" nas pedreiras! Quantas "butinadas" na fé do povo! Foi naquele ano que eu adquiri a minha primeira Bíblia que conservo comigo até hoje! Aquelas primeiras experiências eram tão pequenas, quase insignificantes, mas foram o começo de uma grande pescaria! Sentia queimar dentro de mim um chamado para avançar para as águas mais profundas. Parecia ouvir Jesus repetindo pra mim o que falou para os Discípulos: "Avancem para as águas mais profundas e lancem as redes". A pescaria foi fantástica! (Lc 5, 1-11).Da mesma forma que os Discípulos se "ferraram" nos remos para pescar, eu me ferrei nas botinas e fui para o Seminário! Eu não tinha sapato bonito. Mas percebo que a pescaria está sendo fantástica também! Porem, ainda não terminou. Existem ainda muito peixe pra pescar! Estamos precisando de mais gente na pescaria. Agradeço a tantas pessoas que estão me ajudando. Especialmente agradeço ao povo de Marilândia do Sul, que tem me ajudado demais, principalmente nos tempos da Festa da Padroeira! É maravilhoso ficarmos juntos no trabalho e unidos na oração...

ORAÇÃO:

Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito!
- Dispertai em nós o Grande Desejo Missionário!
- Dai-nos força e coragem para avançar as águas mais profundas!
- Conservai-nos unidos na pescaria do Vosso Reino!
- Abençõai as pessoas que cooperam comigo aqui na Paróquia!
- Recebei nossos louvores pelas pessoas corajosas na Obra Missionária...
AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...