23/08/2011

TIRANDO DÚVIDAS - Em alta nas ruas, envelopamento de carro atrai consumidores


Os pedestres mais atentos e os adeptos das modificações automotivas já notaram: a moda do carro "envelopado" pegou no Brasil. Caracterizados pela cor preta com acabamento fosco, os carros que passam pelo procedimento chamam a atenção. Mas, apesar de parecerem pintados, são só adesivados: eles recebem camadas de um material especial colante que reveste a pintura original, dando novo visual ao automóvel. A ideia nasceu no hemisfério norte (mais precisamente em países da Europa e nos Estados Unidos) e chegou ao Brasil há pouco mais de dois anos, de forma restrita. Agora, popula,riza-se nas ruas. Envelopamento atrai donos de carros básicos e também de modelos de luxo; na imagem, especialistas posicionam película sobre a carroceria do automóvel
FIQUE ATENTO
Documentação: Se a cor do adesivo for diferente da cor predominante do carro, o documento deverá ser alterado no Detran.
  • Se apenas partes do carro forem adesivadas (para-lamas, capô, etc), a atualização do documento não é necessária.
  • Manchas: Segundo funcionários da Preto Fosco, se a adesivagem for feita em partes do carro, pode haver diferença de tom entre a pintura das partes cobertas e daquelas expostas ao sol, após algum tempo.
  • Remoção: Verifique sempre a garantia dada pela empresa. A Preto Fosco, ouvida na reportagem, diz garantir sua película por até dois anos. Na remoção, uma solução é usada para retirar resquícios da lataria e evitar manchas.
  • O empresário ressalta que, apesar de inicialmente o serviço ter surgido aplicado a carros de alto valor, hoje modelos populares vêm passando pelo processo. "Temos feito muito em Chevrolet Celta. Personalizar o carro atualmente é um desejo de muitos motoristas. Assim como as pessoas alteram o visual de um notebook ou o de um celular com uma capa, querem fazer o mesmo com seus carros", explica.
  • Cotação feita pela reportagem em empresas de envelopamento localizadas em São Paulo e Paraná mostra que o preço médio para envelopar um Volkswagen Gol é de R$ 1.500.
MAIS RÁPIDO QUE PINTURA
Bento conta que o envelopamento leva em média dois dias para ficar pronto -- uma vantagem em relação à pintura tradicional, feita em funilarias, que pode levar semanas. Também não é necessário desmontar o carro. Em raros casos, retiram-se retrovisores, maçanetas e lanternas para a execução do envelopamento. "Após ficar pronto, recomendamos apenas cuidados básicos, como lavar com sabão neutro e evitar o uso de lavadoras de alta pressão, que podem danificar emendas, inevitáveis de serem usadas nos cantos do carro." Interessados devem estar cientes de que se o carro a ser envelopado não for originalmente de cor preta deverá ter sua documentação alterada no Detran. Isso requer pagamento de taxa e apresentação do veículo para vistoria. ( Com Juliana Correa e Uol)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...