19/08/2011

"COLUNA DO PE. NATALÍCIO" "ESPELHO DA SAUDADE" (Mt 22, 34 - 40


A igreja Católica no Brasil tem um belo costume de celebrar a Semana da Familia, começando no segundo domingo de agosto. É uma oportunidade maravilhosa para valorizar o projeto original bíblico sobre a Família. Também podemos defendê-la dos vários ataques que sofre das doutrinas pagãs. De ponta a ponta, no Brasil, medita-se e celebra-se o tema escolhido pela CNBB. As Comunidades e as Famílias. As Pastorais e os Movimentos. Não poupam esforços. De fato a Família é patrimônio da humanidade! É obra prima do Criador. Como dizia o Beato João Paulo II "O futuro da humanidade passa pela família". Familias sadias formam pessoas sadias. Quantas pessoas delinquentes! Quantos presídios lotados! Quantos criminosos, ladrões, prostitutas... Frutos de famílias mal organizadas. Sou um defensor ferrenho da família! Sou filho de uma família pobre, mas religiosa e equilibrada. Tenho prazer em falar da minha família. Minha vocação tem muito a ver com isso. Minha mãe foi minha catequista! Meu pai não sabia ler nem escrever, mas ensinava-nos experiência de vida. Muitas coisas ele não sabia explicar, mas vivia corretamente. Foi com meus pais que aprendi os Mandamentos de Deus. Guardei no coração os dez mandamentos que são resumidos em dois:"Amar a Deus e Amar o Próximo". Quando o mestre da lei perguntou a Jesus, qual era o maior Mandamento; o Mestre não teve preguiça! Falou do primeiro e do segundo Mandamento. Jesus era um grande catequista. Ensinava com sabedoria (Mt 22, 34 -40). É dever de pai e mãe catequizar os seus filhos. O Beato João Paulo II, quando esteve no Brasil pela primeira vez, em 1980, fez esta afirmação: "Os pais são os primeiros catequistas. De fato as crianças aprendem mais com o testemunho dos pais do que com aulas e pregações nas igrejas e nas escolas. O testemunho dos pais são decisivos na formação dos filhos. A imagem de um pai ou de uma mãe rezando ajoelhado vale muito mais do que várias horas de catequese sobre oração. O meu pai não sabia ler ou escrever, mas sabia rezar o terço, cantar o Ofício de Nossa Senhora, Cantar Folia de Reis e muitas outras coisas da religiodade popular. Ele sabia, praticava e ensinava. Ele falava pouco. Suas palavras tinham um poder incrível. Tenho muitas saudades dele. Essa saudade fica maior quando ouço uma música de Tonico e Tinoco, cujo nome é: "Véio Pai" Entre outras coisas a música diz o seguinte: "O meu pai já ta véinho, não pode mais trabalhá. Brincando com seus netinhos, passa o tempo a recordá... Quando encontrar um velhinho, respeite a sua idade. É a sombra do passado, é o espelho da saudade." Na verdade esta música traz orientações para pais e filhos. Os pais precisam dar bons exemplos e conselhos pra mocidade. Até porque os pais também são filhos. Que saudades que eu tenho do pai do meu pai (José Silvério meu padrinho de Batismo). Os filhos devem respeitar os mais velhos, que tem experiência de vida e nos ensinam pelo testemunho. Porém isso não anda acontecendo. Existe muito abuso e desrespeito com os pais e pessoas idosas. Porém isso há de mudar. Estou trabalhando pra isso e convido a quem puder: Venham conosco. Vamos rezar juntos e trabalhar unidos...
ORAÇÃO:
Ó Deus! Pai de Poder! Pelo Vosso Poder Infinito!
- Fortalecei nossas famílias na misão de catequizar!
- Orientai as novas gerações para respeitarem os mais velhos!
- Confirmai nos pais o dever de testemunharem os Vossos Mandamentos!
- Abençõai toda a obra catequética da Vossa Igreja!
- Aceitai nossa gratidão pelo bom exemplo dos nossos antepassados...

AMÉM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...