28/07/2011

"COLUNA DO PE. NATALÍCIO" "TRABALHO DE CRIANÇA" (Mt. 13, 37-43)


Quando a gente é criança, gosta muito de brincar! Criança e brincadeira estão sempre juntos. Tudo serve pra criança brincar! Eu e meus irmãos não éramos diferentes. Eu brincava mais com meu irmão Miguel, terceiro fillho do meu pai e minha mãe. Tudo servia pra gente brincar. Qualquer pedaço de madeira servia como cavalo de pau. Qualquer toco de viga, servia como um carrinho. Me lembro muito de ter brincado com carrinhos de carretel de linha. Mas também me lembro dos momentos de estudo que mamãe se dedicava com a gente. Começava a conhecer as letras do ABC. Depois aprendia o BEABÁ (soletrar), depois a cartilha de nomes e finalizando com livros de pequenas histórias. Mas além de brincar e estudar havia os pequenos trabalhos, considerados "trabalhos de criança".Quantas vezes, me lembro como se fosse hoje, quando eu e meu irmão brigávamos, minha mãe despejava uma bacia de arroz em cima da mesa e mandava a gente "escolher arroz". Tínhamos que separar toda a sujeira que tivesse no meio daquele monte de arroz. E separar também alguns grãos com casca. Lembro-me que havia tres montes. O maior era do arroz bom que ia pra panela. O outro era de arroz em casca que voltava pro pilão. E o outo monte era sujeira que jogava fora. No evangelho Jesus nos fala de algo parecido. Diz que o Reino do Céu é como a rede que é lançada e pega todo tipo de peixe. Peixes bons, peixes ruins e as vezes lixo também! Os peixes bons são recolhidos no cesto e o resto é jogado fora. (Mt 13, 37-43). A "rede" do Reino de Deus continua sendo lançada no meio do mundo. E continua pescando muita gente. Algumas pessoas permanecem, outras, se perdem. E nesse sentido, que o Movimento de Cursilho é um bom exemplo. No ano que vem (2012) fará 50 anos que este Movimento exise no Brasil. Pescando gente para o Senhor. São tres dias de Retiro ouvindo palestras e rezando muito. Pode ser feminino adulto e jovem. Também masculino adulto e jovem. Em algumas Dioceses há também o Decolores feito com adolescentes entre 14 e 16 anos. Percebe-se que é uma obra de Deus, mas nem todos perceveram. Existem aqueles que se perdem e correm o risco de ser jogados fora como peixe podre! Em se tratando de escolha de arroz ou de pescaria isso não é complicado. Mas em se tratando do Reino de Deus, a coisa fica séria. É que a "rede" que Jesus fala é a Palavra de Deus que toca a todos nós. Alguns ouvem a Palavra, se convertem e mudam de vida. Mas há aqueles que ouvem a Palavra mas não mudam de vida. Esses serão jogados fora. Como a sujeira do arroz ou como peixe estragado... É preciso continuar jogando a rede anunciando a Palavra. E rezar muito para acontecer a conversão. Sendo assim, continuo insistindo para rezarmos juntos e trabalharmos unidos...

ORAÇÃO:
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito!
- Conservai-nos sempre no caminho do bem!
- Fortalecei-nos na missão de converter as pessoas!
- Concedei-nos a graça de estarmos sempre dentre de Vossa Rede!
- Santificai os trabalho do Movimento de Cursilho, neste seu Jubileu de Ouro!
- Aceitai nossa ação de graças pelo Vosso Reino implantado entre nós...
AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...