16/06/2011

"Polêmica em BORRAZÓPOLIS" Tribunal de Contas aprovou com ressalvas as contas do Prefeito OSVALDO

Tribunal de Contas do Paraná queria saber porque ADILSON LUCHETTI, o "Didi", recebeu em 2008 o salário de Prefeito e de vice, mas a Câmara fez vista grossa e aprovou as contas como se nada tivesse acontec ido


(Click na imagem acima para visualizar maior trechos do parecer)


O Grupo de oposição ao Prefeito Municipal, Osvaldo Campos de Almeida, do PT, de Borrazópolis, não gostou da atitude da Câmara de Vereadores, que fez vista grossa a um parecer do Tribunal de Contas do Paraná, que aprovou com ressalvas as contas do Prefeito Municipal, de 2008, época em que ele tinha como vice prefeito: ADILSON LUCHETTI, o “Didi”, hoje um importante empresário dono da Loteadora Bella Casa, numa sociedade com o filho do atual Prefeito de Califórnia AMAURI BARRIQUELO, mas que não aparece publicamente, pois a informação é que a empresa tem como sócio o Prefeito. Um outro político de Borrazópolis chegou a ser cogitado como dono da empresa, mas os dados nunca foram confirmados. O detalhe que chama atenção é que o Tribunal de Contas achou estranho, o fato de não haver extratos bancários comprovando o pagamento do Salário do Vice Prefeito, em um dos meses do ano citado (2008). No seu parecer, o Tribunal diz: "Devidamente submetidos os autos a análise da Diretoria Técnica e do Ministério Público junto a este Tribunal de Contas, a Diretoria de Contas Municipais, em manifestação conclusiva, através da Instrução nº 3537/09 – DCM Contraditório (fls.325), opinou pela Regularidade das Contas, ressalvando-se a ausência de extratos bancários e de informações relativas aos subsídios do Vice Prefeito". Mas abaixo o Tribunal ainda ressalta outros detalhes: "Entretanto, merece ressalva a ausência de alguns extratos bancários e de informações relativas ao subsídio do Vice-Prefeito Municipal, os quais, por si, não são capazes de inviabilizar a análise das contas ou macular a totalidade da Gestão do Sr. Prefeito Municipal." Isso quer dizer que o Tribunal não reprovou as contas do senhor Prefeito, mas encaminhou para a Câmara de Vereadores analisar e encontrar uma justificativa, isso não ocorrendo a Câmara deveria devolver as contas para o TC. Em Borrazópolis, os vereadores até diagnosticaram o Problema, que teria sido o seguinte: Em 2008, o Vice Prefeito “DIDI”, assumiu a Prefeitura enquanto OSVALDO CAMPOS DE ALMEIDA, estava de licença, só que ao final do mês, na hora de receber o pagamento, o vice Prefeito, não teria se contentado em receber apenas o seu salário de vice, ou que fosse o do Prefeito, cerca de 10 mil reais, e recebeu os dois de uma só vez. Essas informações foram confirmadas por pelo menos dois vereadores que formaram uma comissão e analisaram o documentos do Tribunal.
EXPLICAÇÕES - Ouvido pela nossa reportagem, o ex-vice Prefeit
o ADILSON LUCHETTI, disse que tem certeza que quando ele assumiu a Prefeitura em 2008, não recebeu o salário de vice e de Prefeito, que recebeu somente o do vice, ou somente o de Prefeito, e que alguém recebeu o salário de Prefeito, e que pode ter sido o próprio Prefeito Osvaldo, isso mesmo estando de licença. Ele disse também que quem faz as prestações de contas é a senhora Doroti, e que ela deve saber o que exatamente aconteceu, pois ele não se lembra. Disse ainda que nem ficou sabendo de nenhuma polêmica na Câmara e o que Tribunal deve apenas ter se confundido e que se não havia extrato é porque não foi recebido o tal dinheiro. "Voce acha que eu iria me sujar por tão pouco, voce me conhece Berimbau" afirmou Didi. O atual Presidente da Câmara, Vereadores LUCIO MARCELO ALVES DE OLIVEIRA, do (PHS), mais conhecido como “LUCIO DA SAÚDE”, foi questionado pelo Repórter Berimbau se quando a Câmara votou a aprovação das contas sem se preocupar com a ressalva do TC, se o mesmo era o Presidente, ele respondeu que não recordava mais. Perguntado então porque votou a favor do então vice Didi, ele também disse que não tinha nada a revelar, e que o repórter deveria falar com um funcionário da Câmara, que ele, o funcionário, sabia mais do que ele. “Liga lá vê com ele, eu não sei direito isso não” Disse o vereador descartando o repórter como se não fosse ele o nobre edil. O Vereador EDILSON DE OLIVEIRA, do (PMDB), mais conhecido como “POLACO DA LOJA” que fazia parte da comissão que analisou a ressalva das contas do Prefeito, e votou contra na Comissão, disse que votou desta forma até que fosse comprovado a origem do dinheiro pago e que houvesse uma explicação informando porque o vice recebeu os dois salários em um único mês. Resultado, o tema foi parar no Plenário da Casa de Leis, e a maioria que dá sustentação ao Prefeito, aprovou as contas. No mesmo dia, foi solicitado verbalmente nas explicações pessoais para que “Didi” desse explicações, e apresentasse o documento exigido pelo TC, mas Didi, informou ao Berimbau que nem sabe se a Câmara votou algo neste sentido.
COMENTÁRIO DO BERIMBAU – É la
mentável essa “vista grossa” praticada pela Câmara de Vereadores de Borrazópolis, primeiro porque o Próprio Prefeito Osvaldo e alguns vereadores vasculharam as contas de alguns ex-prefeitos em busca de falhas para denunciar na Justiça, ou qualquer picuinha existente, ato que somos a favor, é preciso fiscalizar mesmo, mas e agora? com eles é diferente? ai se pode fazer vista grossa?. Bem, há vereadores como Lúcio da Saúde, e SÔNIA REGINA DA SILVA BERTI LUCCHETTI (PHS), que se consideram os donos da ética, e que ficam horas discursando em plenário sobre questões do passado bem menos relevante do que este fato em questão, mas na hora em que um fato de suposta irregularidade pode ter ocorrido na atual gestão, ai eles fazem vista grossa. Sonia, talvez faça isso por ser parente do ex-vice Prefeito; algo que não deveria ocorrer jamais na sua função de vereadora, pois a imparcialidade precisa estar presente em seus atos. E o vereador Lucio da Saúde, que nem se lembra mais do que aconteceu... O que pensar?. Ou será que o pessoal do grupo deles é brindado na Câmara?. Borrazópolis, paga um imposto cruel, um IPTU com um reajuste vergonhoso, implanto pelo atual prefeito e com aval dos vereadores de situação, que não estão nem ai, apesar de ver o povo reclamando fazem de conta que tudo anda “as mil maravilhas”.... E como deve estar sobrando dinheiro no caixa da Prefeitura, pois obra não se realiza, então não se importam se estão recebendo salário duplo, ou se o Prefeito está de férias, ou o que ocorreu... Borrazópolis, 2012 está chegando, prestem atenção, pois esses políticos que se negam a dar explicações hoje, vão bater sua porta novamente, ai sim, voce pagador de IPTU, Alvará e outros, terá valor .... Reflita. Não estamos afirmando que houve irregularidade, mas acho que no mínimo, o Didi, que era Prefeito, deveria ir a Câmara e explicar o fato, afinal, explicar, justificar, dizer que tudo bem, não arranca pedaço de ninguém... ou será que não é bem isso?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...