16/06/2011

Brucelose em ARAPUÃ -

SEAB pede apoio da Polícia para abater animal na zona rural de Ivaiporã, a informação é que o bovino estava com brucelose
Nesta quarta-feira, 15 de junho de 2011, uma equipe da SEAB – Secretaria de Agricultura e Abastecimento Regional de Ivaiporã, através da equipe de Defesa Sanitária Animal, acionou a Polícia Militar para dar apoio no abate de um animal em um sítio que fica na zona rural, em uma das localidades do Município de Arapuã. “Prestamos apoio para abater um Animal bovino que estava no sítio, com suspeita de Brucelose, foi realizado o serviço com o uso de um disparo de arma de fogo” Informou a Polícia Militar. Por telefone, conversamos com a veterinária ANDREOLA, da SEAB, de Ivaiporã. Segundo ela, outros sacrifícios de animais têm sido feitos na região, e que a divulgação não é feita para não prejudicar os produtores rurais que tiveram casos em suas propriedades. Ela também assegurou que a população pode ficar tranquila, porque tudo está sob controle da Seab.
SOBRE BRUCELOSE ANIMAL - É uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella com várias espécies, cada qual com um hospedeiro preferencial o que confere à brucelose características próprias de disseminação, sendo predominante no Mediterrâneo a Brucella mellitensis que provoca a forma humana mais grave da doença. A repercussão nos animais difere segundo a espécie infectante e a do animal contaminado. A transmissão da bactéria se faz por ingestão de produtos do animal infectado, pelo consumo do leite não pasteurizado ou do próprio queijo. A doença pode ser contraída também pelo contato com o animal (aborto, placenta, feto, sangue), através da pele, por feridas mesmo as imperceptíveis, as brucelas podem ser aspiradas diretamente do ar. A ingestão do alimento contaminado propicia a multiplicação das bactérias na mucosa intestinal de onde elas se disseminam. O período de incubação (tempo que vai da contaminação ao início dos sintomas) varia de duas semanas a dois meses. A doença não se transmite de pessoa a pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...