05/03/2011

COOPERATIVA CRESOL realiza com sucesso uma assembleia em Grandes Rios com associados da região

CLICK EM CADA FOTO PARA VISUALIZAR MELHOR

(Fotos- Presidente Vanderlei/ Vereador Rosálio/ E Diretor Valdomiro)
(Produtos Cresol/ Pe. Geraldino e Roque da Emater de GR)
Nesta sexta-feira, 04 de março, de 2011, a equipe de Reportagem da Rádio Nova Era, esteve na cidade de Grandes Rios acompanhando uma Assembleia realizada pela CRESOL: Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária, com base em Grandes Rios, e filiais em Borrazópolis, Cruzmaltina, e Rosário do Ivaí. O evento que é uma espécie de prestação de contas aos associados, foi realizado no Salão da Cultura, de Grandes Rios, e contou com a presença de agricultores de toda nossa região. Em entrevista a Rádio Nova Era, o Diretor da Cooperativa em Grandes Rios e Região: Valdomiro Garcia, o conhecido “Gordo”, disse que aquela era uma oportunidade de prestar contas aos verdadeiros donos desta cooperativa e também de juntos tomar decisões e dividir lucros e resultados. O Padre Geraldino, hoje de Ivaiporã, que foi um dos lutadores para que a Cooperativa fosse implantada na cidade, também esteve presente e comandou o evento, ao lado do Roque da Emater. Figuras como o Vereador Rosálio Baiano, um dos fundadores da Cooperativa em Grandes Rios, e representantes dos demais municípios também participaram. “Hoje a Cresol consegue oferecer serviços como: Financiamentos com recursos próprios; Cartão de Crédito Cresol; Depósitos a Prazo (Poupança); cheques, seguros, pagamentos de aposentados, e outros diversos serviços, mas não pode ser confundida com um banco, ela é uma Cooperativa de créditos, é não tem com meta principal o Capital, mas sim o associado; estamos crescendo, estamos expandido e isso mostra que essa é uma iniciativa que está dando certo" Disse Presidente Vanderlei. Ele também falou da preocupação com o êxodo rural, por isso a Cresol busca políticas que estão mostrando que no campo o filho do agricultor também poder ter uma renda importante e na maioria das vezes, mais sucesso do que se tivesse deixado a família para aventurar em grandes centros. "Padre Geraldino, quando o senhor disse que queria implantar a Cresol aqui, eu disse: ...esse Padre está com minhoca na cabeça... mas hoje eu venho dizer que o senhor estava certo, é algo que veio para ajudar a nossa cidade, a nossa economia" disse o Prefeito Sílvio Dainês. O Vereador "Rosálio Baiano" um dos fundadores, também participou do evento e disse que se sente realizado. A assembleia terminou com um jantar oferecido aos associados e convidados. Vale ressaltar que a CRESOL vem crescendo e ganhando seu espaço na região. Sem burocracia, uma empresa do pequeno produtor que vem merecendo respeito e está a nossa disposição, principalmente do homem do campo, aquele que planta, cultiva e colhe o alimento que vai parar na nossa mesa e na mesa de pessoas em todo mundo.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA CRESOL:
O Sistema Cresol de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária é fruto da luta dos agricultores familiares por acesso ao crédito e por uma vida digna e sustentável no campo. As cooperativas nasceram das experiências do Fundo de Crédito Rotativo (FCR). Esse fundo, financiado pela cooperação internacional (MISEREOR), foi criado na década de 80 e início dos anos 90, no Sudoeste do Paraná, por um conselho de entidades populares da região. Na mesma época, na região Centro-Oeste, pequenos investimentos também eram financiados pela ACT, hoje TRIAS, para grupos de agricultores familiares. Dessa experiência com o crédito rotativo e com o propósito de ampliar o raio de ação do crédito surge em 1996 as primeiras Cooperativas Cresol, sendo três no Sudoeste do estado do Paraná (Dois Vizinhos, Marmeleiro e Capanema) e duas no Centro-Oeste (Pinhão e Laranjeiras do Sul). Na mesma época do nascimento do Sistema Cresol, foi criado pelo Governo Federal o PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, importante ferramenta para estruturação das cooperativas e das famílias agricultoras. A criação das primeiras cooperativas Cresol e o crescimento registrado logo nos primeiros anos de funcionamento até os dias de hoje, evidenciam a força da Agricultura Familiar, até então excluída do sistema financeiro tradicional.
OUÇA AQUI AS ENTREVISTAS E MATÉRIAS DO RADIALISTA RONALDO SENES, O "BERIMBAU"
(Entrevistas com: Valdomiro, de Grandes Rios, Vanderlei, Presidente da Cresol, Prefeito Sílvio Daines e Vereador Rosálio)

CLICK PARA OUVIR ENTREVISTAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...