24/01/2011

PRAIAS NO PARANÁ

Aumenta o número de locais próprios para banho no Litoral - 21/01/2011 15:30
A qualidade da água para banho nas praias e rios do Litoral paranaense está melhor a cada semana. Isto é o que aponta o sexto boletim da balneabilidade para o Litoral, Costa Oeste e Norte do Paraná divulgado nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Nesta última avaliação, dos 49 locais monitorados semanalmente pelo órgão ambiental no Litoral, 41 pontos encontram-se próprios para banho e apenas oito locais foram considerados impróprios e serão sinalizados com bandeiras vermelhas. São dois pontos próprios a mais do que na semana anterior, quando 39 locais foram indicados para a recreação. Ao todo, 26 pontos serão sinalizados com bandeiras azuis e 15 pontos serão sinalizados com bandeiras amarelas. Estes, em condições climáticas normais são adequados para banho, mas durante e após chuvas intensas devem ser evitados. “Os veranistas e moradores que procuram as praias do Paraná estão mais conscientes a cada ano. Nas centrais de atendimento do IAP, instaladas na orla, a procura por informações é constante. Além disso, o trabalho de fiscalização e orientação sobre a importância da correta ligação do esgoto também ajuda muito a reduzir a poluição das praias”, diz o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto.
ALTERAÇÕES – Em relação à semana anterior, dois locais apresentaram melhoria nas condições de balneabilidade neste sexto boletim. São eles: o ponto localizado no Largo Lamenha Lins, no rio Nhundiaquara, em Morretes e o ponto localizado na praia das Caieiras, em Guaratuba, na rua Frederico Nascimento. Ambos estavam impróprios para banho e tornaram-se próprios em condições climáticas normais. Os resultados das análises serão divulgados semanalmente até o final do mês de março, no endereço eletrônico www.iap.pr.gov.br. Os veranistas também podem obter informações em três centrais do IAP instaladas na orla de Guaratuba, no Morro do Cristo; em Matinhos, na rotatória central e em Pontal do Paraná, no balneário de Ipanema.
COSTA OESTE E REGIÃO NORTE – Na costa Oeste todos os 16 locais monitorados nas praias artificiais do Lago de Itaipu encontram-se próprios para banho. O ponto monitorado, na represa Capivara, localizado no terminal turístico municipal de Primeiro de Maio – região Norte – permanece IMPRÓRPIO para banho, devido aos altos índices de floração de Algas que podem ser tóxicas por contato primário e pela ingestão acidental da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...