10/01/2011

EDUCAÇÃO - PARANÁ

Richa determina pagamento de R$ 41,3 milhões em verbas rescisórias a professores temporários
O governador Beto Richa determinou nesta segunda-feira (9) a liberação de R$ 41,3 milhões para pagar as verbas rescisórias de 32.517 professores e funcionários contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS), não pagos pelo governo anterior ao fim do contrato, em dezembro de 2010. O dinheiro será depositado na conta dos professores e funcionários nesta terça-feira (11). “A regularização dá tranquilidade a esses profissionais, que estão sendo atendidos no seu direito, e nos dá segurança para trabalhar, cada vez mais, por uma Educação de qualidade”, afirmou Richa. A Secretaria de Estado da Educação também anunciou que serão chamados 3.000 profissionais de Educação aprovados em concurso público em 2007 — que tem validade até 2012 — e serão contratados 30.000 professores e funcionários por meio de Processo Seletivo Simplificado, para atender a demanda do início das aulas, em fevereiro. Até o momento, mais de 250 mil profissionais já se inscreveram para esse processo. “Este é o último ano que esperamos recorrer ao PSS. Vamos nos programar e fazer o planejamento para que em outubro esteja tudo preparado para que professores e diretores tenham o planejamento do ano seguinte”, disse o secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns. O secretário disse ainda que, mesmo estando fora das medidas anunciadas pelo governador Beto Richa para corte de gastos de custeio administrativo de 15%, a secretaria da Educação também vai adotar medidas para reduzir gastos de custei. “Estamos adotando métodos de gestão e planejamento profissional para reduzir nossos custos em 15%. Com isso esperamos obter uma economia entre 400 e 500 milhões de reais por ano. Tudo que for poupado será investido em reforma de escolas, compra de equipamentos e aumento de salários, para melhoria da qualidade da educação no Paraná”, afirmou Arns. “Sabemos da situação difícil em que se encontra a educação e temos certeza que com a competência que tem o secretário Flávio Arns e as medidas que estamos adotando vamos rapidamente atingir um patamar de excelência na educação no Estado”, disse Richa. O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, disse que o pagamento das verbas rescisórias dos professores e funcionários representa aproximadamente 5% da folha de salários do Governo do Estado. Os recursos sairão do orçamento para 2011 da Secretaria de Educação e não constavam da relação de restos a pagar pela administração do governo anterior. O pagamento foi anunciado para 31 de dezembro, como a última parcela, depois de consecutivos atrasos no pagamento de férias, férias proporcionais ao tempo de serviço e do salário referente ao mês de dezembro.

SAÚDE -PARANÁ

Estrutura especial passa a atender municípios em alerta contra a dengue, três municípios são do Vale do Ivaí: Califórnia, São Pedro do Ivaí, e Rio Bom
10/01/2011 13:28
A Secretaria da Saúde implantou nesta segunda-feira (10) a sala de situação para monitorar semanalmente os municípios que estão em situação de emergência no combate à dengue. A sala, instalada junto ao gabinete do secretário, é uma das ações do Plano Emergencial Contra a Dengue a serem executadas nos próximos 90 dias. Hoje, 56 municípios do Paraná estão em situação de alerta, sendo Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Jacarezinho e Sarandi os que mais preocupam. O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, explicou que a princípio a sala servirá para atender a situação da dengue, que é a pior já enfrentada no Paraná desde o aparecimento da doença. “Não queremos mais repetir os dados de 2010. As 15 mortes por dengue registradas no último ano poderiam ter sido evitadas. O que temos sentido é que faltou planejamento e gestão em todas as áreas”, afirmou. Posteriormente a sala servirá para atender outras demandas.“Através da sala de situação, os técnicos do programa estadual e os municípios trocarão informações constantemente, e o Estado poderá intervir quando for preciso”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. A sala atenderá exclusivamente técnicos dos municípios, das regionais de saúde e profissionais de saúde. A população em geral, que precisar sanar dúvidas ou fazer algum tipo de denúncia, deve procurar a Vigilância em Saúde de seu município ou a Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde.
PLANO EMERGENCIAL - Além da implantação da sala, nos primeiros 30 dias serão feitos trabalhos bloqueio, com o uso do “fumacê” nos municípios mais atingidos pela doença, e a capacitação de agentes de saúde e de endemias. O Governo também investirá de maneira emergencial na compra de 400 nebulizadores costais (portáteis). “Vamos intensificar as ações de prevenção e de informação, reforçando as campanhas educativas, com o envio de materiais”, enfatizou o superintendente. O plano prevê a ampliação do Levantamento do Índice de Infestação Rápido para o Aedes aegypti (Liraa) de 25 municípios para 65. Nos próximos 60 dias, os 40 municípios incluídos no Liraa receberão treinamento para realizar o levantamento durante todo o ano. O levantamento permitirá identificar as regiões mais vulneráveis. No prazo de 90 dias, o Governo vai apoiar a reestruturação dos comitês municipais de mobilização contra a dengue. “Os comitês tem papel importante no combate a dengue porque são sensibilizadores e fiscalizadores”, explica o superintendente. Ainda neste período o Governo deverá intermediar junto ao Ministério da Saúde o repasse de recursos federais aos municípios mais atingidos pela doença.
NÚMEROS – Na segunda-feira (10) também foi divulgado o novo boletim da dengue com dados preliminares do ano de 2010. Segundo o boletim, foram confirmados 33.456 casos de dengue no Estado, sendo que 32.594 são casos autóctones. A partir dos casos confirmados foram diagnosticados 64 casos de Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) e 121 casos de dengue com complicação – DCC. Quinze pessoas morreram. A região de Foz do Iguaçu teve o maior número de confirmações de casos de dengue em 2010, onde foram confirmados 11.075 casos. A região de Maringá também apresentou números elevados de confirmações (9.231), seguida pela região de Londrina (3.448).
56 municípios em situação de alerta:
Jacarezinho / Londrina /Maringá/Foz do Iguaçu/Sarandi/ Rio Bonito do Iguaçu/ Medianeira/ Santa Terezinha de Itaipu/ São Miguel do Iguaçu/ Cascavel/ Nova Aurora/ Altamira do Paraná/Fênix/Quarto Centenário/Rancho Alegre D'Oeste/Cruzeiro do Oeste/Icaraíma/Iporã/Tapira/Cianorte/São Manoel do Paraná/São Tomé/Amaporã/Inajá/Nova Londrina/Paranavaí/Colorado/Marialva/Nova Esperança/Paiçandu/Santa Inês/Califórnia/Rio Bom/São Pedro do Ivaí/Alvorada do Sul/Cafeara/Cambe/Florestópolis/Jaguapitã/Jataizinho/Porecatu/Sertanópolis/Bandeirantes/Santa Amélia/Santa Cecília do Pavão/Santa Mariana/Barra do Jacaré/ Santo Antônio da Platina/Diamante D'Oeste/Entre Rios do Oeste/Guairá/Maripá/Palotina/Pato Bragado/São Pedro do Iguaçu/Tupãssi/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...