07/01/2011

COMO ESTÃO AS PRAIAS DO PARANÁ

Governo divulga o quarto boletim de balneabilidade - 07/01/2011 17:51
Os resultados das análises que avaliam a qualidade da água para banho das praias do Litoral paranaense, Costa Oeste e região Norte - foi divulgado nesta sexta-feira (07) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) - autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O quarto boletim de balneabilidade apresenta 38 pontos próprios para o banho de mar e rio, sendo 24 locais sinalizados como próprios para banho (bandeiras azuis) e outros 14 locais com restrição para banho por um período de 24 horas após chuvas intensas, sinalizados com a bandeira amarela. Serão sinalizados com bandeiras vermelhas apenas 11 locais que encontram-se impróprios para banho.
LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS - No município de Pontal do Paraná os nove pontos monitorados pelo IAP mantiveram-se próprios para o banho de mar nesta análise. Em Matinhos, são 16 locais monitorados e apenas três considerados impróprios para o banho. Em Guaratuba, o monitoramento ocorre em 13 pontos da orla e a água aparece imprópria para o banho em 5 locais. Na Ilha do Mel, dos seis pontos monitorados, um está impróprio para banho - localizado na praia de Encantadas, 250 metros à direita do Trapiche. Em Morretes, o ponto localizado no Largo da Lamenha Lins, no rio Nhundiaquara, está impróprio para banho, assim como a Ponta da Pita em Antonina. Os trechos de praia monitorados pelo IAP em Matinhos e Guaratuba apresentaram maiores alterações, se comparado com as análises da semana anterior. Em Guaratuba, dois pontos tornaram-se impróprios – localizados na rua 29 de abril e à esquerda da rua Ponta Grossa. Em Matinhos, o ponto localizado na rotatória da Avenida Curitiba tornou-se impróprio para o banho de mar. O IAP atribui estas alterações ao grande número de veranistas que estiveram no Litoral para as festas de Ano-Novo, estimado em 2 milhões de pessoas. Nesta temporada, o IAP estará monitorando 49 locais durante 17 semanas. Entre eles, 44 pontos em 27 balneários, 4 pontos em rios de Morretes (Marumbi, Nunes e Nhundiquara) e um ponto na baía de Antonina. Os resultados das análises serão divulgados semanalmente até o final do mês de março, no endereço eletrônico www.iap.pr.gov.br. Os veranistas também podem obter informações em três centrais do IAP instaladas na orla de Guaratuba, no Morro do Cristo; em Matinhos, na rotatória central e em Pontal do Paraná, no balneário de Ipanema. O monitoramento da balneabilidade é realizado pela Diretoria de Estudos e Padrões Ambientais (Depam) desde a temporada 1989/1990.
COSTA OESTE E REGIÃO NORTE – O grande número de visitantes também influenciou nos resultados da balneabilidade das praias artificiais do Lago de Itaipu nesta semana. Dos 16 locais monitorados, dois tornaram-se impróprios para banho devido ao baixo PH da água - resultado do volume de pessoas e da ocorrência de altas temperaturas climáticas. Os dois pontos impróprios estão localizados no município de Marechal Cândido Rondon, em Porto Mendes. Já o ponto monitorado, na represa Capivara, localizado no terminal turístico municipal de Primeiro de Maio – região Norte – continua próprio para banho.
ALERTA - Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência que são utilizados para recreação. O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...