06/11/2010

-

Governador participa da inauguração do Centro de Educação Profissional do Senac


O governador do Paraná, Orlando Pessuti, participou da inauguração do Centro de Educação Profissional (Cep) do Senac, em Apucarana na sexta-feira (5). “A estrutura vai contribuir muito para capacitação e formação profissional dos jovens da região do Vale do Ivaí”, afirmou. A instalação da escola vai suprir a carência bastante de mão de obra especializada no setor do comércio. “O propósito do Centro de Educação Profissional é ajudar os empresários de Apucarana e região disponibilizando no mercado trabalhadores melhor preparados”, explicou o diretor regional do Senac Paraná, Vitor Monastier. O Centro de Educação Profissional vai atender a 14 municípios. Isso significa que aproximadamente 340 mil pessoas poderão usufruir os cursos ofertados que vão desde a área de saúde, como enfermagem, à gastronomia. O diretor do Senac informou que a escolha dos cursos que são ofertados teve como base a análise das necessidades regionais. “Seria no setor de beleza, que também é uma demanda nacional, e na gastronomia, principalmente, para lanchonetes. Temos ainda a saúde, já que muitas pessoas convergem para cá para cuidar da saúde”. Segundo Monastier, o serviço de saúde hoje é bastante qualificado e exige uma mão de obra especializada, como radiologia e exames laboratoriais.

Darci Paiana, presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomercio), acrescentou que a estrutura não se destina apenas a busca por um emprego. “Ele traz a melhoria na qualidade do atendimento no comércio, na área de serviço e na área de turismo”. Segundo o presidente, é preciso dar um retorno para os empresários e comerciários que sustentam a federação com uma boa qualificação profissional. “Onde chega o Senac, chega o crescimento do comércio”, complementou. O governador Pessuti destacou que, especialmente, o centro do estado sofreu no processo de colonização e ficou esquecido durante algum tempo, o que dificultou o desenvolvimento local. “As rodovias desviavam ou contornavam o centro do estado”, explicou o governador. Segundo ele, a concretização do Centro significa atender a uma necessidade da região. “Além de capacitar o profissional a assumir responsabilidades na empresa que trabalha, é ainda mais importante para a comunidade que será beneficiada com os serviços” avaliou o prefeito de Apucarana João Carlos de Oliveira.
PAVIMENTAÇÃO – Durante a inauguração do Centro de Educação Profissional do Senac, em Apucarana, o governador Orlando Pessuti assinou autorização para que os municípios de Mauá da Serra, Califórnia, São Pedro do Ivaí e a própria Apucarana iniciem processo licitatório para obras de pavimentação asfáltica. No total foram destinados R$ 2 milhões. “Esse recurso contribuirá de forma decisiva para melhorar as condições de trânsito e circulação de pessoas no Vale do Ivaí”, afirmou Pessuti. Esta é mais uma etapa do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento (Recap), vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que financia, a fundo perdido, obras para recuperação de ruas e avenidas dos municípios paranaenses. Segundo o prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira, o programa é de grande importância. “É o problema mais visível e mais sentido pela população”. De acordo com o prefeito, os resultados deste programa serão excelentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...