17/11/2010

AGRICULTURA EM LIDIANÓPOLIS - Vereador “Val do Pessuti” orienta produtores sobre vacinação contra a febre aftosa e brucelose

A sub-unidade veterinária de Lidianópolis, vai completa 06 anos, e foi criada no ano de 2005, época que o atual governador: Orlando Pessuti, era o secretário da agricultura do Estado Paraná, juntamente com o Prefeito Marcos Euzébio Dias Sobreira “Marcão” (PMDB). Durante esses anos, o funcionário público e vereador Dorival Caetani o “Val do Pessutti” , vem desempenhando um bom trabalho em prol dos produtores rurais, facilitando a vida do agricultor, onde são feitas as guias de GTA - Guia de Transporte Animal; é feita também o controle das vacinas de febre aftosa e brucelose. Hoje o município, possui 15.000 cabeças de gados, todas são controladas pela subunidade. A campanha de febre aftosa teve inicio no dia 01 de novembro e vai até o dia 30 de novembro. O produtor tem que trazer a idade do animal, o sexo, INCRA, endereço e os dados pessoais do produtor, e assim ele fica apto para aquisição da vacina, que são adquiridas em casas agrícolas ou cooperativas credenciadas para vender o medicamentos que custa em torno de R$1.69 a doze. Caetani disse que o criador deve também ficar atento com a brucelose, que alem de causar prejuízo para o criador, ela também pode causar transtornos a saúde do humano. A vacina para este tipo de doença é feita em todas as fêmeas de 03 à 08 meses de idade, e acontece sempre no inicio do ano, finalizou Caetani. (Edivaldo Vianna)
REGIÃO DE IVAIPORÃ - - A veterinária ANDREOLA- da Seab de Ivaiporã, entrou em contato com a Rádio Nova Era, para informar que menos de 30% dos produtores compraram a vacina para vacinar o rebanho até este dia 17 de novembro de 2010, algo que é preocupante. Ela alerta que os produtores não devem deixar para última hora, principalmente por que há perspectiva da vacina faltar, e não vacinação do rebanho pode acarretar em multa e outras punições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...