17/09/2010

RACIONAMENTO DE ÁGUA EM FAXINAL

Sanepar pede uso racional da água em Faxinal
Faxinal é sede dos Jogos da Juventude do Paraná, no período de 17 a 25 de setembro, com a participação em torno de 2.500 atletas. Com esse aumento no consumo de água, aliado ao tempo quente e seco, a Sanepar solicita à população que faça uso racional da água, evitando lavagens de calçadas, carros, e atividades que possam ser adiadas.
Como utilizar a água racionalmente:
• Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduzindo o tempo para 10 minutos o consumo cai para 70 litros.
• Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo, são gastos 7 litros de água.
• Enquanto faz a barba, com a torneira aberta, um homem gasta 65 litros de água. Feche a torneira enquanto faz a barba, e só volte a usar água para enxaguar. Com a torneira fechada não gastará um litro.
• Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas não fecham a torneira durante a escovação e gastam 10 litros.
• A válvula de descarga é um grande vilão no consumo de água. Sozinho o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência. Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora.
• Deixar a mangueira aberta enquanto lava o carro, nem pensar! Se você fizer isso vai gastar 360 litros, ou seja, a cota diária de 2,5 pessoas. Só lave o carro com mangueira com bico de pressão ou balde.
• Lavar a louça da família também exige mudança de habito, porque para cada pessoa se usa 112 litros. Mude o hábito. Feche a cuba da pia, encha de água. Ensaboe toda a louça e enxágüe com água limpa.
• Procure usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas.
• A água que fez o último enxágüe das roupas, no tanque ou na máquina pode perfeitamente ser usada para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Também serve para molhar plantas, jardim ou lavar o carro.
• Os vazamentos são grandes vilões. É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente. Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias.
• A sua criatividade vai lhe ensinar como fazer economia de água, usando-a sem desperdício. E lembre-se a água que você desperdiça está fazendo falta na casa de uma família amiga que mora em outro bairro.
Sanepar, 17 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...