10/09/2010

IVAIPORÃ COM DIGNIDADE E RESPONSABILIDADE - um projeto do Prefeito CIRO FERNANDES

Prensa aumenta capacidade de reciclagem do lixo em Ivaiporã - 10/09/2010



ENTREVISTA
CLICK AQUI E OUÇA UMA DAS PARTICIPAÇÕES AO VIVO DO REPÓRTER BERIMBAU, DIRETO DO EVENTO

click e ouça

COBERTURA AO VIVO NESTA SEXTA-FEIRA, feita pela Rádio Nova Era, de Borrazópolis. Uma prensa hidráulica vai aumentar a capacidade de reciclagem do lixo e facilitar o trabalho dos recicladores da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ivaiporã – Copemari. O equipamento foi entregue pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não-Alcoólicas (ABIR) nesta sexta-feira (10). A prensa, adquirida pela empresa Tetra Pak, é uma ferramenta utilizada pelos recicladores para agilizar o processo de armazenamento das embalagens. A ação faz parte de uma parceria firmada pelo Governo do Estado, através do Programa Desperdício Zero da Sema, a ABIR e o município. O projeto também prevê a distribuição de cartilhas, que serão entregues nas escolas, voltadas à educação ambiental, a capacitação dos recicladores e o apoio técnico e administrativo para as cooperativas de reciclagem. Além da entrega do equipamento, o projeto “Multiplicadores Ambientais e Inclusão Social” reuniu cerca de 2,5 mil crianças da rede pública de ensino que participaram do chamado circuito ambiental com atividades voltadas a educação ambiental. “Trata-se de uma iniciativa que irá proporcionar melhores condições de trabalho aos recicladores e também incentivar os nossos recicladores que desempenham um trabalho tão importante”, declarou o assessor especial da Sema, Maurício Frederico, representou o secretário do Meio Ambiente na solenidade. “Estamos trabalhando junto com o setor privado para garantir que as embalagens vazias voltem para a cadeia produtiva da reciclagem, garantindo assim, o escoamento sustentável”, garante o coordenador do Programa Desperdício Zero da Sema, Laerty Dudas.
MULTIPLICAÇÃO – Os representantes dos municípios foram orientados sobre a formação dos monitores para o evento “
Rumo ao Desperdício Zero”. Também foi discutida a capacitação de professores das redes pública estadual e municipal de ensino para a formação de agentes multiplicadores ambientais e inclusão social no Paraná. O projeto também prevê a capacitação de catadores de materiais recicláveis, para promover melhoria na qualidade de vida e desenvolver a capacidade empreendedora, com utilização adequada das técnicas necessárias à atividade, visão de negócio e de sustentabilidade.
GESTÃO - As ações de reciclagem
no Paraná são coordenadas pelo Programa Desperdício Zero, que conta com a parceria do grupo G22 + 1 – formado por representantes dos municípios responsáveis por 90% dos resíduos gerados no Estado. O grupo reúne-se periodicamente com técnicos da Secretaria do Meio Ambiente para discutir ações e responsabilidades dos grandes geradores em todos os setores.


Um comentário:

  1. Eu fui uma multiplicadora voluntaria no circuito...foi bacana poder ensinar, e interagir com todos
    Multiplicadores Ambientais eu adotei essa ideia.

    ResponderExcluir

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...