30/09/2010

ELEIÇÕES 2010 - Jornais Repercutem polêmica sobre a não divulgação de pesquisas no PARNÁ - veja


Divulgada última pesquisa de intenções de voto para o governo do estado, BETO e OSMAR estão tecnicamente empatados
A RÁDIO CBN- Cascavel, divulgou nesta quinta-feira, 30 de setembro de 2010, uma pesquisa eleitoral para o Governo do Estado. Segundo a emissora, a sondagem foi feita em 45 cidades do Paraná, sendo ouvidas 1.199 pessoas, e foi registrada no TRE em 25/09/10 com número 22928/2010, e foi realizada pela RADAR ESTATÍSTICA LTDA. Os números mostram BETO RICHA, com 51,7%, OSMAR DIAS com 47,4%, sendo que os demais candidatos ficaram com menos de 1%; brancos e nulos 2,5% Indecisos 9,3%. Sem considerar brancos, nulos, os dois principais candidatos tem- BETO RICHA, 51,7%, OSMAR DIAS 47,4%. A pesquisa ainda aponta que Osmar 13% tem 13% de rejeição e Beto Richa- 11%.
Osmar: pesquisa não divulgada fez Paraná passar vergonha-
Em visita a Londrina na reta final de sua campanha para o governo do Paraná, o senador Osmar Dias (PT) voltou a atacar seu principal adversário, Beto Richa (PSDB), por barrar a divulgação de pesquisas na Justiça. "Ele está nervoso. Proibiu todas as pesquisas fazendo o Paraná passar a vergonha de ser o único estado cuja população não tem direito de conhecer as pesquisas eleitorais", criticou. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, também criticaram a não divulgação dos dados do Ibope e Datafolha. O juiz federal Nicolau Konkel, juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), explicou a decisão de impugnar a divulgação dos levantamentos. As pesquisas devem atender aos critérios da legislação eleitoral, que são técnicos, para não limitar o âmbito de escolha do eleitor. A amostra tem que estar o mais próximo possível da realidade do Estado. E se não estiver, precisam ter critérios de ponderação adequados, que não foram apresentados", afirmou Konkel. No caso do Datafolha, a pesquisa foi impugnada por ter perguntas sobre a avaliação do presidente Lula. "Entendi que não houve intenção do instituto de condicionar a resposta do eleitor, mas a sequência podia levar o eleitor a fazer uma escolha que talvez não fosse dele, em especial no caso dos indecisos.

Osmar: pesquisa não divulgada fez Paraná passar vergonha-
Em visita a Londrina na reta final de sua campanha para o governo do Paraná, o senador Osmar Dias (PT) voltou a atacar seu principal adversário, Beto Richa (PSDB), por barrar a divulgação de pesquisas na Justiça. "Ele está nervoso. Proibiu todas as pesquisas fazendo o Paraná passar a vergonha de ser o único estado cuja população não tem direito de conhecer as pesquisas eleitorais", criticou. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, também criticaram a não divulgação dos dados do Ibope e Datafolha. O juiz federal Nicolau Konkel, juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), explicou a decisão de impugnar a divulgação dos levantamentos. As pesquisas devem atender aos critérios da legislação eleitoral, que são técnicos, para não limitar o âmbito de escolha do eleitor. A amostra tem que estar o mais próximo possível da realidade do Estado. E se não estiver, precisam ter critérios de ponderação adequados, que não foram apresentados", afirmou Konkel. No caso do Datafolha, a pesquisa foi impugnada por ter perguntas sobre a avaliação do presidente Lula. "Entendi que não houve intenção do instituto de condicionar a resposta do eleitor, mas a sequência podia levar o eleitor a fazer uma escolha que talvez não fosse dele, em especial no caso dos indecisos"
TRE suspende pesquisa Ibope no Paraná-
O juiz auxiliar Luciano Carrasco, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, acatou pedido e determinou a impugnação da pesquisa Ibope. O levantamento foi encomendado pela Rede RPC.
O Ibope iria ouvir 2.002 eleitores entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro. A sondagem era para presidente, governador e senador. No despacho, o magistrado alegou haver irregularidades na pesquisa. O pedido formal de impugnação foi feito pela coligação 'Novo Paraná', que apoia o candidato Beto Richa (PSDB). Protesto -Entidades que apoiam o candidato Osmar Dias (PDT), prometem fazer hoje (30) uma manifestação pública na Boca Maldita contra a falta de publicação de pesquisas no Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...