07/09/2010

CRÔNICA DO BERIMBAU - Independência ou dependência


História da Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico- Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
O processo de independência - Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência. O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole. Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
COMENTÁRIO DO BERIMBAU- Esse é um dia especial, é um dia de reflexão, é um dia que voce também precisa gritar pela sua independência, ou voce acha que é independente? Acha que o Brasil está independente ? Se fossemos independentes, não seria necessário tirar dinheiro da saúde, da segurança pública, da educação dos nossos filhos, para pagar uma dívida que já pagamos e pagamos muito caro ao FMI. Como somos independentes se ficamos presos dentro de nossas casas, enquanto os bandidos ficam soltos nos oprimindo e nos ameaçando. É ser independente saber que o dinheiro dos nossos impostos paga policiais, ou agente da Polícia, como no caso de Ivaiporã, onde Policiais bandidos faziam parte do narcotráfico e transportavam droga na viatura da Polícia Civil. É independente o comerciante trabalhar para tratar de seus filhos e ser morto covardemente porque reconheceu o ladrão que havia assaltando duas, três vezes o seu comércio em Mauá da Serra? Pense nisso, veja o crack batendo a sua porta, e voce sem poder fazer nada, observe os recordes de impostos pagos e a cada dia o serviço público é pior. O comerciante vai falindo porque não consegue fechar as contas, e o agricultor vai sendo vencido porque pagam uma merreca pelo seu trabalho tão suado.
Mas voce que se diz independente aceita tudo, aceita um aumento na taxa de ilu
minação e no IPTU de até 400% como fez o Prefeito OSVALDO CAMPOS DE ALMEIDA, de Borrazópolis, tudo isso porque a cidade estava em crise, precisava de dinheiro, mas depois ele comprou com essa grana, um carro de luxo jogando o seu imposto no ralo. É independente Ficar isolado do município por causa de uma ponte por cerca um ano, como está acontecendo na zona rural de São João do Ivaí, e o Prefeito Juninho não está nem ai, e ainda acha que o povo é impaciente. É ser independente, ao dar uma vitória de 5 votos de diferença para um Prefeito, como o VANZELA, de Bom Sucesso, que depois de eleito, acha que a Prefeitura é a casa da mãe Joana, abandona tudo e entregou a cidade para os buracos e para o abandono. Ver deputados estaduais meter a Mão no seu dinheiro e depois votar justamente para aqueles que até hoje não explicaram o que fizeram. Trocar seu voto a troco de uma promessa, de um favor. E em Mauá da Serra, professores, alunos, fizeram um lindo desfile de Sete de Setembro, mas na hora do prefeito HERMES fazer o seu discurso de esperança, de compromisso com a pátria, ele não apareceu, e sabe onde ele estava, segundo assessores, tinha ido Pescar. Olha se somos independentes assim, me desculpe, isso não é ser independente, é ser dependente. E talvez seria melhor dizer: “Sé é para o bem de todos, eu digo que não fico, vou experimentar outros mundos porque esse é desumano” Diz o radialista RONALDO ALVES SENES, o berimbau
ASSISTA O VÍDEO COM O COMENTÁRIO COMPLETO DOS RADIALISTAS JOÃO VALENTIM E BERIMBAU


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Berimbau... diga por mim também ao povo que "NÃO FICO!"... amigo, você é muito audacioso, e corajoso em suas palavras, é interessante o seu destaque pelo questionamento, da "dependência" ou "independência"... por muitas vezes, eu também, me pergunto aonde estão os questionadores? os sonhadores de um país melhor? hoje, esse maravilhoso sonho, se tornou apenas uma grande utopia... me pergunto então onde estão os indivíduos que não colocam suas idéias em prática? vivemos em um país de pessoas empreendedoras, capazes, e porque ainda mesmo diante da atualidade, da vinculação massiva do conhecimento, ainda é possível observar cada vez mais a desilusão, quer seja com a política, ou seja com a atual situação financeira, dessa forma vê se um mundo contraditório, se pararmos para refletir, não iremos muito longe, na observação, que sabemos que "as pessoas pensam", mas muitas vezes são desencorajadas a guerriar pelos seus propósitos, quer por falta de apoio, ou compromisso, onde esta "cumpra-se"? perdeu-se como o "ACREDITE-SE"?

    ResponderExcluir

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...