30/08/2010

REBELIÃO EM IVAIPORÃ- A noite deste domingo, e a madrugada desta segunda-feira foi infernal no presídio superlotado de Ivaiporã-

(Foto - Tribuna Online)
Uma rebelião provocou medo e transtornos durante a noite em Ivaiporã. Nesta segunda-feira, 30 de agosto, de 2010, as Policiais Militar e Civil, informaram que passaram a madrugada trabalhando para conseguir conter a rebelião. Foram utilizados mais de 51 homens da PM, entre eles integrante da ROTAM de APUCARANA e BATALHÃO de choque da cidade de Londrina. Um dos motivos da rebelião foi a revolta dos presos com o delegado que cortou durante as visitas, a entrada de menores, ou seja, adolescentes que viviam maritalmente com os presos e faziam visitas íntimas, há também outras reivindicações re reclamações como alimentação, superlotação e outras. Hoje o presídio, que tem capacidade para no máximo 40 presos, abriga cerca de 160. “Olha, o que constatamos que é durante a rebelião eles destruíram tudo, cubículos, objetos deixando a situação insustentável” Disse um PM que não quis se identificar. Nesta manhã, os presos amanheceram isolados e vigiados pela PM que conseguiu entrar no presídio durante a madrugada. Na manhã desta segunda-feira, a Polícia Militar informou que foram utilizados 51 policiais, e 14 viaturas, sente 7 da Segunda CIA; 1 da ROTAM de Ivaiporã, 3 da ROTAM de Apucarana, e 3 do BATALHÃO DE CHOQUE de Londrina.
MATÉRIA PUBLICADA PELO JORNAL TRIBUNA NEWS_
No início da noite de ontem (29), os detentos da 54ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ivaiporã, iniciaram uma rebelião que terminou por volta das 2h45, desta segunda-feira (30). O setor da carceragem masculina ficou totalmente destruído, com várias grades e camas arrebentadas. O motim só foi contido depois que os policiais entraram disparando bombas de efeito moral e transferiram os rebelados para o solário. Apenas um detento que se encontrava em poder dos amotinados ficou ferido, com parte da orelha cortada. Para a retomada da Cadeia foi realizada uma operação com cerca de 50 homens do Grupo de Choque de Londrina, PMs do 10º Batalhão de Apucarana, da 2ª Companhia de Ivaiporã e da 54ª DRP. A entrada na carceragem foi dificultada pelos detentos, que utilizaram grades, camas, colchões e cobertores, para fazer uma barricada na porta principal. O Corpo de Bombeiros também participou da operação e usou uma ferramenta hidráulica para cortar as grades que bloqueavam o caminho. O Delegado Antonio Silvio Cardoso disse que a justificativa para o ato deste domingo, seria uma fuga frustrada, somada a superlotação da cadeia que tem capacidade para 40 pessoas e abriga atualmente cerca de 170 detentos. Alguns dos amotinados reclamavam também de benefícios que eles tem direito e a justiça não concedeu ainda. Cardoso assinala que a invasão a carceragem só aconteceu, depois que todas as possibilidades de negociação foram esgotadas. “Foram mais de seis horas de conversas com o pessoal que se intitulava os cabeças da situação, mas não teve jeito de resolver o problema pacificamente”, assinala. O delegado relatou ainda que a carceragem masculina, por enquanto, não tem condições de ser utilizada. “Ela ficou praticamente destruída e vai ter que passar por uma reforma”. Hoje, Cardoso vai se reunir com a justiça da Comarca para tentar encontrar uma solução para o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...