14/08/2010

A PEDIDO DE LEITORES - Mais detalhes da Internet barata da COPEL que estará disponível em 60 dias


Paraná institui seu Plano Estadual de Banda Larga
Estado terá programa de internet popular usando fibras ópticas da Copel

O Paraná saiu na frente do Brasil e já começou a concretizar seu programa estadual de banda larga, que tem como principal objetivo universalizar o acesso da população à internet por meio de conexões em alta velocidade. O programa foi instituído nesta terça-feira, 10 de agosto, pelo governador Orlando Pessuti com a assinatura de um decreto criando o Plano Estadual de Banda Larga, que viabiliza a massificação dos serviços aproveitando a estrutura da rede de fibras ópticas da Copel e concedendo tratamento tributário especial às pequenas provedoras de acesso, que repassarão tais vantagens aos seus clientes sob a forma de serviços de baixo custo. "Através da nossa Copel, vamos chegar a todos os lares com o acesso por banda larga", afirmou Pessuti. "Foi preciso promover alguns ajustes de ordem tributária para tornar viável essa parceria com os pequenos provedores, mas o importante é que a população receba esse benefício". O governador disse que a assinatura do Decreto que institui o Plano "é o coroamento de um trabalho iniciado há dois anos e que teve importante participação da Copel e da Secretaria da Fazenda". As expectativas indicam que dentro de 30 a 60 dias, as provedoras locais e regionais de internet no Paraná já estejam em condição de iniciar a comercialização da internet popular.
Interiorização - O presidente da Associação Paranaense de Provedores de Internet, Marcelo Siena, elogiou o esforço do Governo do Paraná de buscar uma solução ao problema representado pelo alto custo de acesso à internet por banda larga que prestigiasse as empresas de pequeno porte. "A instituição desse Plano Estadual de Banda Larga faz do Paraná o primeiro estado brasileiro a ter um programa de tal magnitude, e por suas características, promove não só a inclusão digital mas, também, a interiorização e a integração regional por prestigiar as empresas de pequeno porte". Para a Copel, o Plano Estadual de Banda Larga significa ampliar o alcance e a utilidade social de sua infra-estrutura de telecomunicações. "Hoje temos 2.100 escolas públicas interligadas ao nosso sistema de telecomunicações pelo programa Paraná Digital", disse o presidente Ronald Ravedutti. "Onde houver fibra óptica da Copel, haverá internet popular a baixo custo". O sistema da Copel alcança hoje 227 dos 399 municípios paranaenses. Até 2013, a Companhia quer estar presente em todos eles.
O programa- O Plano Estadual de Banda Larga com o objetivo de propiciar a inclusão digital dos paranaenses vai aproveitar os mais de 16 mil quilômetros de fibras óticas instalados pela Copel Telecomunicações, oferecendo conexões em banda larga no atacado -- a preços menores e com isenção de ICMS -- a provedores de acesso à internet. Como contrapartida ao menor custo de conexão à rede mundial, os provedores locais se comprometerão a oferecer o serviço de internet de banda larga aos cidadãos de sua área de cobertura a preços a partir de 15 reais. O Plano também alcançará as prefeituras, abrindo condição financeira às administrações municipais para implantarem as chamadas "cidades digitais", que leva aos cidadãos a infra-estrutura de serviços para acesso público a partir das novas tecnologias e redes telemáticas. "A viabilização deste plano só é possível porque boa parte da infraestrutura de rede já existe por meio da Copel", informou Ravedutti. "No Brasil, não há outro Estado com condições tão favoráveis para a implantação de um programa de universalização do serviço de banda larga ao cidadão, a instituições e a empresas, o que certamente se constituirá num diferencial competitivo insuperável para o desenvolvimento do Paraná". O presidente da Copel também destacou a finalidade social do Plano e a sua vinculação com os princípios da sustentabilidade que norteiam as ações da empresa. "Estamos possibilitando a inclusão digital de um contingente significativo de cidadãos paranaenses, que em razão das prioridades sociais defendidas pelo governador Pessuti e dos compromissos que uma empresa pública como a Copel deve ter, passarão a dispor de todos os recursos e informações existentes na rede mundial de computadores".

Um comentário:

  1. Nossa, até que enfim uma boa notícia que irá beneficiar muitas pessoas de baixa renda. Pessoas estas que com certeza, após ter acesso a informação será mais fácil de reverter essa posição econômica!

    ResponderExcluir

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...