20/07/2010

PLANTÃO SAÚDE COM DR JÚLIO DUTRA DA HUMANAMED DE FAXINAL


No artigo de hoje, Dr. Júlio Cesar Nogueira Dutra fala sobre o tema:

"Ajude o médico a ajudar voce"

Uma consulta médica é sempre cheia de variáveis. Muitas vezes, médico e paciente são dois estranhos que terão alguns minutos para se conhecer, saber o que um espera do outro e talvez nunca mais se encontrar. Ou, ainda, para iniciar um relacionamento longo, respeitoso e profissional.

Também podem surgir desentendimentos e mal-entendidos. A falta de comunicação pode gerar um erro no diagnóstico ou no tratamento e as conseqüências podem ser desastrosas. Portanto, é muito importante que médico e paciente estejam sempre bem preparados para a consulta.

Do lado do paciente, é necessário pensar em tudo o que envolve sua queixa. Seja qual for o motivo, reúna o que estiver relacionado a ela e a você. Leve consigo os nomes e dosagens de todos os medicamentos que toma e tomou nos últimos tempos, inclusive vitaminas ou aqueles tidos como naturais. Os últimos exames realizados e informações sobre doenças como hipertensão ou diabetes em parentes próximos ou doenças hereditárias são relevantes.

No caso de um sintoma específico, tente preparar um relatório de quando surgiu, como foi, como tem evoluído, e também como você tem dormido e se alimentado. Lembre-se dos últimos passeios, viagens, produtos de higiene e limpeza utilizados em casa. Se já tiver feito uma consulta anterior sobre o mesmo motivo, seja franco e apresente os exames e o parecer profissional. Por fim, não minta ou omita jamais sobre o consumo de cigarro, álcool, drogas e hábitos de vida. “O médico não está ali para julgá-lo, e sim para ajudá-lo”. Qualquer uma dessas informações pode mudar completamente a indicação de tratamento ou os exames para complementar o diagnóstico. Suas dúvidas também devem ser levadas ao médico.

Só saia do consultório se estiver totalmente esclarecido de tudo o que foi dito, sem nenhuma dúvida quanto aos exames ou medicamentos. Não tenha receio de perguntar para que servem, quando e como devem ser tomados, e qual o prazo para a realização dos exames. Você também deve saber quais os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos e, caso algo fora do esperado ocorra durante o tratamento, como proceder ou a quem recorrer.

Enxergue no médico um amigo confidente e lhe passe todas as informações necessárias para que ele de fato possa lhe ajudar, somente assim médico e paciente terão sucesso em sua busca pela cura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...