23/07/2010

Instituto de Identificação constata falta de informação em certidões emitidas por cartórios -

O Instituto de Identificação tem constatado falta de informação nas certidões de casamento ou nascimento emitidas pelos cartórios a partir de março. Os documentos deixaram de informar a comarca em que foram emitidos, o que impossibilita a emissão da carteira de identidade. A falta do dado obriga o cidadão a voltar ao cartório emissor para que a informação seja inserida, o que às vezes tem custo. Quem procura o Instituto de Identificação do Paraná para fazer o documento de identidade deve verificar, antes de ir até os locais de atendimento, se no registro de nascimento ou certidão de casamento consta a comarca onde o registro ou certidão foi lavrada. Isso porque a Lei 7.116/1983, regulamentada pelo Decreto 89.250/1983, que assegura a validade nacional às carteiras de identidade, determina que o documento deve ser expedido com “nome, filiação, local e data de nascimento do identificado, bem como, de forma resumida, a comarca, cartório, livro, folha e número do seu registro de nascimento ou casamento”. Como a Lei de Registros Públicos (6.015/1973) não exige que a certidão de nascimento contenha o nome da comarca onde o registro foi lavrado, muitas pessoas não conseguem tirar a identidade até que solicitem nova certidão que contenha a comarca ou o acréscimo da comarca no documento original. “Os funcionários do Instituto cumprem a lei. Se o documento não traz as informações necessárias, o requerente deve regularizar a certidão na sua origem, o seja, no cartório que a emitiu”, diz o delegado Cláudio Telles, diretor do Instituto de Identificação. Telles diz que o instituto não está omisso sobre o problema. “Oficiamos o presidente do Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná, Roberto Jonkzyk, e o ministro corregedor da Corregedoria Nacional da Justiça, Gilson Langaro Dipp, em março, sobre a necessidade de se acrescentar a comarca aos registros expedidos, sob pena de causar insatisfação e tumulto entre nossos funcionários e os cidadãos que buscam o documento”.

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