20/07/2010

Detran passa a emitir credencial para vagas exclusivas de estacionamento -

A partir desta segunda-feira (19), o Detran/PR passará a emitir a credencial de estacionamento para idosos e deficientes físicos (ou com dificuldades de locomoção), dos municípios que não possuem trânsito municipalizado ou não firmaram convênio. A medida foi adotada, após acordo entre essas cidades, para que os moradores que necessitam não fiquem sem a credencial. O Detran irá emitir credencial de 168 municípios, seis na Região Metropolitana de Curitiba. Para quem mora em uma dessas cidades basta comparecer à unidade do Detran da região e apresentar carteira de habilitação ou documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.
GRÁTIS – O documento terá validade de dois anos. O serviço não tem custo e a credencial estará disponível para retirada depois de 10 dias úteis. A coordenadora de habilitação do Detran, Maria Aparecida Farias, lembra que, no caso de idosos, é necessário ter 60 anos completo para solicitar o serviço. Já os portadores de deficiência física ou que possuem dificuldade de locomoção é necessário apresentar ainda, laudo médico atualizado, constando a deficiência ou dificuldade de locomoção – se o usuário não for condutor. De acordo com a coordenadora, o Detran emitirá credencial somente dos municípios que constam na listagem em anexo. “É importante que o usuário saiba que nos casos em que existe orgão municipal de trânsito, a própria prefeitura fará a credencial”, esclarece.

Monitoramento do comércio e uso de agrotóxicos já está em vigor no Paraná -
Entra em vigor a partir desta segunda-feira (19) o Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos do Paraná (Siagro), que vai monitorar eletronicamente o comércio e venda de agrotóxicos em todo o Estado. Com isso, todas as informações de receitas para compra de agrotóxicos emitidas para os produtores deverão ser enviadas eletronicamente para a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização e de Insumos, Adriano Riesemberg, com as informações no banco de dados será possível, por exemplo, reunir diagnósticos de interesse público como a verificação de um ataque de pragas ou a orientação para a utilização mais segura de agrotóxicos. O objetivo da Secretaria com o novo sistema é incentivar a prática de uma agricultura com uso racional de produtos químicos , dando garantias ao consumidor de um produto saudável e de qualidade. O sistema estava previsto para entrar em vigor em abril, mas foi prorrogado a pedido da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Foi solicitado um tempo de adequação ao novo sistema que foi desenvolvido em parceria pela Secretaria da Agricultura, Celepar e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea). O pedido foi feito em vista que alguns associados não concluíram a conversão dos seus sistemas em tempo hábil. O Siagro prevê o envio eletrônico de informações das receitas emitidas no Estado, deixando disponíveis essas dados no Departamento de Fiscalização e da Defesa Agropecuária (Defis), onde será feito o monitoramento do comércio. A partir desta data, toda semana os comerciantes de agrotóxicos estarão obrigados a enviar as informações referentes às quantidades comercializadas na semana anterior, informou Adriano Riesemberg. Hoje são emitidos anualmente cerca de 3 milhões de receitas, com a utilização de 80 mil toneladas junto à agricultura paranaense. Com esse novo banco de dados, o monitoramento será mais ágil e eficiente, possibilitando um gerenciamento eletrônico do que está sendo usado em campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...