28/07/2010

DESTAQUE DESTA QUARTA-FEIRA 28-07-2010



MINISTÉRIO PÚBLICO DIVULGA NOTA SOBRE OPERAÇÃO VALE DO IVAÍ

OPERAÇÃO VALE DO IVAÍ - Investigação do MP-PR desarticula quadrilha de traficantes que agia de dentro de cadeia

Uma ação coordenada pelo Ministério Público do Paraná, a partir da Promotoria de Justiça de Ivaiporã, norte do Estado, culminou em 75 prisões e na desarticulação de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas que atuava na região. Realizada nesta quarta-feira, 28 de julho, com apoio das Policias Civil e Militar (200 agentes), a Operação Vale do Ivaí é resultado de uma investigação de oito meses conduzida pelo MP-PR. O responsável pelo caso é o promotor de Justiça Marco Aurélio Romagnoli Tavares. No total, foram expedidos 102 mandados de prisão, que seguem sendo cumpridos. O promotor de Justiça explica que a quadrilha agia de dentro da carceragem da Delegacia de Ivaiporã. Os quatro líderes do bando, todos já condenados, ordenavam a compra de drogas em Guaíra e Foz do Iguaçu. O produto seguia direto para a cadeia, onde era dividido e distribuído pela região. O esquema funcionava com apoio de policiais – dois investigadores e dois agentes de carceragem que trabalhavam na delegacia foram presos hoje. “Acreditamos que a quadrilha agia há mais de um ano e é uma das maiores em atividade no Vale do Ivaí”, afirma Tavares. Das pessoas detidas, 42 já se encontravam presas na cadeia. Todos agora serão ouvidos e na sequência denunciados pelo Ministério Público do Paraná por crimes de tráfico, associação para o tráfico, quadrilha e concussão, entre outros. O MP-PR destaca ainda que essa foi apenas a primeira fase da Operação. A investigação prossegue.

Gripe H1N1: casos graves e mortes caem em todo Brasil

Vacinação de 88 milhões de pessoas tem reflexo direto na redução de casos graves e mortes, que vem sendo observada desde março. No entanto, Ministério da Saúde continuará monitoramento do vírus pandêmico no país

Uma análise preliminar dos números parciais da gripe H1N1 no Brasil mostra que o número de casos graves hospitalizados e de mortes vem caindo continuamente desde o início de março, em todas as regiões. O período entre 28 de fevereiro e 6 de março, correspondente à semana epidemiológica (SE) 10, foi o que teve o maior número de casos hospitalizados este ano – 79, ao todo. Entre 11 e 17 de julho (SE 28), não houve nenhum registro de casos internados pela influenza H1N1. A mesma diminuição é observada em relação ao número de mortes: foram 11 entre 21 e 27 de fevereiro (SE 9) e nenhuma entre 4 e 17 de julho. A redução é resultado direto da vacinação de 88 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica, entre 8 de março e 2 de junho (ver gráfico abaixo). Até o momento, o número de casos graves e mortes está menor do que no ano passado, o que mostra a efetividade da vacinação no controle da doença. Mesmo assim, juntamente com os estados e os municípios, vamos manter o monitoramento da gripe H1N1”, diz o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna. “Fizemos a maior vacinação já realizada no mundo, o que permitiu proteger as pessoas mais vulneráveis ao vírus H1N1. Vacinando os que estavam mais expostos, conseguimos reduzir drasticamente a circulação do vírus no país”. Os números são parciais, sujeitos a alterações. A atualização do banco de dados é feita pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Primeiro debate entre candidatos ocorre semana que vem-
A Universidade Positivo realiza na próxima segunda-feira (2), o primeiro debate entre candidatos ao Senado pelo Paraná. O encontro está marcado para às 19h, no Teatro Positivo. Confirmaram presença os candidatos Roberto Requião (PMDB), Gleisi Hoffmann (PT), Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP). Pela programação, os universitários também farão perguntas aos postulantes. Na terça-feira (3), os estudantes universitários poderão ouvir as propostas de quatro candidatos ao governo estadual. Cada um terá uma hora para expor propostas e projetos. Pela programação, Beto Richa (PSDB) ministra palestra às 9h e em seguida participa de uma rodada de perguntas com o público. Às 10h será a vez do candidato do PDT, Osmar Dias, ministrar palestra e participar do bate papo. E às 11h, os candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal pelo PV, Paulo Salamuni e Rubens Hering sobem ao palco.

Ladrões roubam caminhão e assaltam ônibus e casa
(tribuna news)Os assaltantes não dão trégua em Arapongas. Ontem (27) mais três roubos foram registrados na cidade, de acordo com relatório da Polícia Militar (PM) divulgado nesta quarta-feira (28). Um caminhão Mercedes Benz frigorífico branco, placas ABZ- 1379, de Cambira, estava carregado de carne e estacionado no pátio do Frigorífico Frigomax, na Rua Drongo , quando o guariteiro viu o ajudante que trabalha com o veículo de carga ser rendido por um bandido armado. O trabalhador foi mantido como refém. O assaltante seguiu com o Mercedes até Londrina, onde abandonou a vítima. No interior do bau do caminhão três porcos e duas novilhas abatidos, além de R$ 20 milem dinheiro e cheques. ÔNIBUS - Por volta das 22h45 de ontem (27), dois homens armados assaltaram um ônibus da Val quando o coletivo trasitava pela AVenida Maracanã, próximo Conjunto Águias (região Norte de Arapongas). Um dos ladrões estava armado com revólver. A dupla roubou dois telefones celulares, R$ 120 em dinheiro e 60 passes para circular timbrado da Val. Em seguida os marginais evadiram-se a pé. CASA - Na Rua Chororó Negro, 151, um homem com várias passagens pela polícia invadiu uma residência, agrediu a vítima com socos e pontapés e em seguida roubou computador completo, câmera fotográfica e Playstation 2. A PM foi informada que o bandido fugiu em um veiculo Fiat 147 de cor branca.

Casos de HEPATITE B preocupam o Brasil
O número de casos confirmados de hepatite B chegou a 14 mil e 600 em 2009, um aumento de 8% em relação a 2008. De acordo com o Ministério da Saúde, o fato pode estar relacionado à redução do uso de preservativos. O vírus é transmitido por via sexual ou sanguínea. O Ministério decidiu ampliar em 163% as doses de vacina contra a hepatite B disponíveis no ano que vem.
350 bilhões de isenção de impostos por causa da Copa
O governo estima que deixará de arrecadar 350 milhões de reais com a isenção de impostos para materiais, bens e serviços de empresas envolvidas na construção e reforma de estádios para a Copa de 2014. De acordo com a Receita, a renúncia fiscal este ano deve chegar a 35 milhões. A medida provisória que determina a isenção entra em vigor em agosto.

ORTIGUEIRA - Município deverá prestar contas na web
A Promotoria de Justiça de Ortigueira, na região dos Campos Gerais, firmou TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – com o Município para que as informações relativas à administração pública sejam publicadas na internet. O documento foi assinado na terça-feira, 27 de julho, e passará a valer dentro de dois meses. Com o objetivo de dar maior transparência na gestão pública, o TAC estabelece a publicação do orçamento de Ortigueira, dos recursos disponíveis, do patrimônio público, da prestação de contas enviada ao Tribunal de Contas, além da movimentação financeira, das despesas e dos processos licitatórios para a compra de serviços e materiais. A prefeitura também deverá manter atualizado no site informações como as obras em andamento, a lista completa dos funcionários públicos concursados e não concursados e, inclusive, diárias de viagem e o motivo de sua liberação. O termo prevê ainda prazos para atualização constante dos dados. A população deverá ter acesso a estas informações no site www.ortigueira.pr.gov.br em 60 dias – caso contrário, o município terá de pagar multa de mil reais por dia de atraso na publicação. De acordo com a Lei Federal 131/2009, que exige a publicidade em tempo real da gestão pública, em especial da movimentação financeira das instituições públicas, municípios do tamanho de Ortigueira, com aproximadamente 25 mil habitantes, tem até 2013 para cumprir a determinação legal, mas o promotor de Justiça da Comarca, Juliano da Silva explica que como a cidade não possui nenhuma publicidade das contas municipais, é necessário que a medida seja tomada imediatamente, atendendo ao princípio constitucional da publicidade: “A Lei 131 fala de publicidade em tempo real. Esta sim, poderá ser adotada até 2013. Mas o cidadão precisa ter acesso às contas públicas para poder acompanhar a gestão e fiscalizar os gestores. E, neste sentido, a internet é o meio mais prático para cumprir a regra”, diz o promotor.

MATINHOS – MP-PR requer exoneração de servidores contratados irregularmente pela prefeitura
A Promotoria de Justiça de Matinhos apresentou nesta quarta-feira, 28 de julho, ação civil pública contra o Município para garantir na Justiça, liminarmente, a exoneração de servidores nomeados irregularmente para cargos comissionados. O Ministério Público requer ainda, no mérito da ação, a declaração de inconstitucionalidade das leis municipais que permitiram a criação desses cargos, que deveriam ter sido ocupados mediante realização de concurso público, pois se tratam de funções técnicas e não de assessoramento, bem como a obrigação da prefeitura de não efetuar novas contratações nesses moldes. A responsável pela ação é a promotora de Justiça Carolina Dias Aidar de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...